quinta-feira, novembro 12

Diabetes – prevenção e educação

Os dados mais actuais são um grito de alerta sobre a diabetes em Portugal: 2,5 milhões de portugueses sofrem da diabetes e pré-diabetes, cerca de 400 mil não sabem que o são, entre os 20 e os 79 anos a prevalência de diabetes é de 11,7% e 20 mil jovens são dependentes de insulina.
No próximo sábado é o Dia Mundial da Diabetes e queremos dar resposta às seguintes dúvidas: como se deve comer? É necessária a contagem dos hidratos de carbono? Como tratar da saúde dos pés e da saúde visual? Como se utilizam correctamente as bombas de insulina? Como se previnem e tratam hipoglicémias? No fundo, como se previne e como se educa para viver e conviver com a diabetes.

Convidados:
José Manuel Boavida, Director Clínico da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal
Maria João Afonso, Associação Portuguesa dos Nutricionistas
João Jácome de Castro, Director do Serviço de Endocrinologia e Diabetes do Hospital Militar
Rute Horta, Representante da Associação Nacional das Farmácias

8 comentários:

tfss disse...

eu ja tive uma professora com diabetes tipo 1 e a meio da aula ia ejectar se

tiago simoes 14 anos

Sylvie disse...

Boa tarde!
A diabetes atinge as pessoas magras (e que têm cuidados com o consumo de açucares, por ex.)ou só as obesas?

Quais os sintomas?

Obrigada
Cmp
Sylvie

Sylvie disse...

Eu acho que as doses agora são cada vez maiores á moda da América! (o que é mau!) No MacDonald`s por ex, os menus "normais" são acompanhados com um copo de coca cola quase de litro! Para quê? :-/

Sylvie disse...

Obrigada pela resposta.
Eu sempre fui mt magra e nc pensei sequer que tivesse que ter grandes cuidados com a alimentação. Acontece que de há uns tempos para cá perdi peso. Juntamente a uma grande má disposição diária ao acordar e que só passa com açucar. Leva-me a pensar se será diabetes...

Unknown disse...

Eu sou diabetico a 12 anos e tenho um irmao que ficou diabetico a menos de 4 messes, descoberto por mim pelo aparelho que uso, pelos vistos sendo genetico.

Daniel B.

Sylvie disse...

Quando fazemos análises, nas que temos que ir em jejum, há muita gente que não respeita totalmente o jejum e bebe um café, por ex. Isto afecta os resultados? e a que ponto?

Paula disse...

nas minhas gravidezes sempre fiz diabetes gestacionais alem de ser filha e neta de pai e avos diabeticos, vai para 10 anos que não tenho médico de familia e aos que vou nunca deram grande importância ao familiares diabéticos nem a diabetes gestacionais,por isso fui a um medico particular o qual me detectou a diabetes e me pasou a seguir ainda hoje o meu centro de saude ( alverca) sabe que eu sou diabética e ainda não me contactou para qualquer intervençãonem a saber se precisava de médico por isso é muito fácil de dizer que os centros de saude tem que estar em articulação com os doentes diabéticos mas na pratica não é isso que passa.obrigada
Paula Martins

laura disse...

oferta de empréstimo de dinheiro
Boa noite Eu estou trabalhando com um banco particular
personnne Laurentian que ajuda a todos os que necessitam de financiamento e meu
condições são simples e o dinheiro transferir sua propriedade pelo meu securiser
I Banco concessão de fundos a partir de € 2.000 a € 900.000 a longo prazo e
Curto prazo último reembolso. Para a sua atenção você está preso
descoberto bancário você estiver em que você está em um grande
dificuldade financeira; Estou disposto a ajudá-lo, dando-lhe
Um oportunidades todos os necessitados com uma taxa muito
Acessível por favor me contactado por mail: chantellegomez0@gmail.com