terça-feira, janeiro 26

Seguro de vida para crédito é obrigatório?

Na maioria das vezes o seguro contratado é sempre uma exigência do banco, não uma obrigação legal.
Desde o final do ano passado existem novas regras: todos poderão fazer, após contratação do seguro, atualizações ao capital seguro. O decreto-lei estabelece ainda a obrigatoriedade da instituição de crédito informar a empresa de seguros sobre o montante em dívida.
Mas que regras novas são estas? Como estabelecer estas atualizações? Estão as instituições bancárias a exigir destes seguros condições que vão além do que é a preocupação de salvaguardarem os seus créditos? Todos os esclarecimentos, com os melhores especialistas, neste SC.

Convidados:
Leonor Coutinho
, Vice-Presidente da Associação Portuguesa dos Utilizadores e Consumidores de Serviços e Produtos Financeiros
Pedro Carvalho da Fonseca, Advogado
Mónica Dias, Técnica da DECO Proteste
Manuel Fidalgo, Jurista e Consultor para a área do Consumo no Gabinete de Apoio ao Imigrante Consumidor do Centro Nacional de Apoio ao Imigrante

12 comentários:

Simple disse...

Boa tarde,

Pretendo colocar duas questões:

- Como é que eu sei, se o valor que pago relativo a seguro de vida, associado ao meu crédito à habitação, está actualizado;

- Como é que posso saber se o banco actualiza, junto da seguradora, o montante que está efectivamente em dívida. Para que assim, pague só o devido.

Obrigado e parabéns pelo programa, com uma ressalva especial para a instituição DECO, ai representada pela Dr.ª Mónica Dias.

Paulo Lopes da Costa | Gestor de Seguros disse...

Penso que não de deve generalizar: afirmar que todas as contas associadas a um crédito habitação traz custos é uma informação errónea. Para o comprovar basta inquirir o mercado e os consumidores. No início do programa tinha-se como assumido que não havia créditos habitação sem seguros de vida e as provas estão em estúdio!

graciete goncalves disse...

Será legal o Banco exigir que se pague no acto da escritura o seg. de vida e desemprego pelos primeiros 5 anos (1.000 euros)?

Lurdes Silva disse...

Boa Tarde,
Gostava de saber se um seguro de vida tem validade para ser "reclamado". Ou seja, eu e o meu marido comprámos casa há 8 anos e há 7 que foi diagnosticado um cancro no meu marido. Nunca informámos o banco porque existiam outras prioridades, como tratamentos para fazer,...Mas há pouco mais de uma semana contactei a minha agencia e perguntei o que era necessário fazer uma vez que as condições da apólice sofreram alterações para um dos Tomadores e o foi atribuida incapacidade de 80% ao meu marido. O banco diz que vai informar-se mas que acha que já passou muito tempo para reclamar. Isto pode ser verdade? A apólice nada refere.
obrigada.
Lurdes Silva

JORUI disse...

Ouvi há pouco falar em seguro sobre duas pessoas para garantir empréstimo à habitação, onde se deu a ideia de que se um dos titulares falecer, a Seguradora só paga 50% do capital.
Então não existe o seguros Temporário sobre duas cabeças em que se calcula a idade actuarial comum (média dos dois) para achar a taxa a aplicar ao capital exigido?

José disse...

Boa tarde,

Duas questões:
- existe na contratação de um seguro algum período (tipo 15 dias), em que o segurado possa rescindir o contrato, tal como se faz a troca de um produto?

- com a nova lei as seguradoras também passam a ser obrigadas a enviar periodicamente informação sobre o capital seguro?
Pergunto isto porque a "minha" seguradora praticamente nunca me enviou qualquer informação e porque pedi durante 3 anos a actualização do capital, e só após pegar numa calculadora me apercebi que não tinham actualizado nada...


Obrigado

a disse...

bOA tARDE
Possuo um seguro vida há uma década.
Uma vez que foi dito que se poderá actualizar face ÀS CONDIÇÕES DE MERCADO,TEREI QUE MUDAR PARA OUTRO MAS PERCO TODO ESTE DINHEIRO!
uMA AMIGA PERDEU TUDO O QUE JÁ TINHA PAGO...

oBRIGADA
PARABÉNS PELO PROGRAMA

Spirit disse...

Sou diabético insulino dependente e comprei casa á pouco tempo a entidade bancaria fez o seguro á minha esposa e não me fez a mim.

Gostava de saber se poderei ter um seguro igual ao da minha esposa ou não?

Na altura disseram.me no Banco que para ter seguro tinha de ser um seguro especial mais caro que o normal.

Obrigado

joaquim Geraldofultr

Alexandre disse...

Não paguei o seguro porque mais uma vez não me foi enviado para pagar.Contactei a mediadora e disse que não precisava pagar iniciar-se-ia agora.Solicitei à comp para pagar o prémio com o deste ano mensalmente e pediu-me uma declaração em como não houve alteração ao meu estado de saude.Não é um abuso de poder?è que no passado paguei dois prémios muito tempo depois.

Unknown disse...

*** ESPECIAL SEGUROS DE VIDA ***
Tem um crédito habitação?
Quer transferir o seu seguro de vida para outra companhia?
Pergunte ao seu banco qual o efeito da mudança.
Se a mudança de seguro de vida resultar numa nova prestação, compare os custos do crédito e os prémios do seguro de vida.
Se a diferença compensar MUDE DE SEGURO DE VIDA.
Alerta: O seu banco só pode agravar o SPREAD se tal estiver previsto no seu contrato.
Consulte-nos para SEGUROS DE VIDA. Temos SEGUROS DE VIDA DE QUALIDADE e que ajudam a poupar!
Francisco Moreira da Silva - Mediação de Seguros, tel: 962 021 370 , email: vaiseguro.seguros@gmail.com

Castello disse...

oferecido de empréstimo entre detalhe

São detalhe no sector financeiros que fornece à empréstimos todas as às pessoas sérias e honestos que têm necessidade a ser feitas para aumentar a sua esfera de atividade ou para criar seja a sua atividade. Pu-lo com um empréstimo de 3.000 euro, em aumento de 25 milhões de euro, com baixa uma taxa de interesse dos 3% anual. e tem-se a possibilidade de escolher o período de reembolso que faz para vocês. por conseguinte poderia ser mesmo você está na necessidade, diz-me rapidamente. São à completa disposição para ajudá-los a obter satisfação mais curto no tempo possível. O meu endereço correio eletrónico é: castello.vladmir@gmail.com

Castello disse...

Oferecido de empréstimo ao privados

Estou pronto para atribuir-vos um dinheiro que vai de 2.000€ tem 1.000 000€ com uma fraca taxa de interesse que equivale aos 3% para as vossas necessidades pessoais e diferentes por conseguinte excitado não o contactou para importa que tem necessitado por último que vocês pudesse dão os passos à suivres em tempos curtos. Correio eletrónico: castello.vladmir@gmail.com