quarta-feira, junho 30

Desmaios: quais as causas?

O que provoca um desmaio? Calor? Desidratação? Ansiedade?
Todas estas causas podem provocar uma síncope (vulgo desmaio), mas a ansiedade é a principal, sendo responsável por 50% das ocorrências. A maioria das vezes, desmaia-se ou sente-se desfalecimento quando há alterações súbitas na postura física ou falta de sal no organismo. Para além destas causas menos preocupantes, 20% dos desmaios em adultos estão relacionados com problemas cardíacos, o que obriga a um acompanhamento clinico mais intenso. Os melhores especialistas de várias áreas dão-nos hoje uma perspectiva holística sobre a causa e a prevenção dos desmaios.

Convidados:
Francisco Araújo, Médico de Medicina Interna – HSM
Isabel do Carmo, Médica Endocrinologista
Mónica Pinto, Médica Pediatra
Bruno Lopes, Bombeiro – Tripulante de Ambulância dos Bombeiros Voluntários

15 comentários:

João disse...

JOÃO

O desmaio é um mecanismo de defesa do sistema nervoso para tentar controlar situações críticas no corpo humano.
Como por ex, traumatismos, hemorragias entre muitos outros. Desliga ou deixa em stand by a consciência, logo a visão, cheiro, audição, tato entre outros e canaliza todos os recursos para as zonas críticas.
É curioso que o ser humano conseguiu usar este mecanismo inconscientemente e involuntariamente em situações como, a solidariedade da Juliana Paes em algumas revistas, o clássico a mulher e o rato, aquela conta do telefone entre outros.

Tecnologia ao serviço da EdUcAçÃo disse...

olá boa tarde, eu já desmaiei talvez se devesse ao calor e ao estar muito tempo em pé, foi uma sensação esquisita, cheguei ao ponto de cair para o chão e bater com a cabeça e também vomitar sem dar conta. muito mau!!!
continuação de bom programa.
Sónia

Inês Pereira disse...

Tenho 15 anos, e cada vez que me levanto tenho a sensação que vou desmaiar. Há cerca de 2 anos que tenho problemas de ansiedade e ataques de pánico. Ainda não consultei nenhum médico. Será que isto pode agravar-se??

Anónimo disse...

Olá boa tarde. Os desmaios são a diminuição da força muscular com perda de consciência repentina fazendo com que a vítima caia ao chão.Existem várias causas tais como: tumores cerebrais e falta de alimentação ou jejum. Continuação de boa semana.

Zeza disse...

Boa tarde,

Gostaria de saber se é normal se, ao acordar e observar uma ferida (feita no dia anterior; um corte no dedo) ficar sem conseguir ver absolutamente nada durante 5 minutos. Não foi um desmaio, simplesmente não via nada. E já agora, nesse dia anterior, quando me cortei, ao ver o sangue estava a rir e a chorar ao mesmo tempo.
Quando desmaio, sinto sempre "zumbido" e fico sempre a tremer.

Obrigada

M. disse...

Tenho 36 anos e nunca desmaiei, mas já senti inúmeras vezes tonturas quando durmo muito pouco.
Um abraço e parabéns pelo programa, muito bom!
Madalena

joao disse...

Foi enfermeiro militar e lidei com o desmaio em varias vertentes. Treino, emoção, cansaço, stress, mal alimentação. Parabens por estas sessões de esclarecimento. No entanto não compreendo porque não foi convidado nenhum enfermeiro para estar presente. Será que estes profissionais nao contribuem?. Bom trabalho. joao

Guardiã das Hortices disse...

Quando era miúda desmaiava quando estava em espaços fechados, em dias d calor e alguém passava muito perfumado. Sabendo disso eu própria aprendi a evitar este tipo de situações (procurava lugares sentados, por ex. e nunca usei perfume...). Já o meu filhote + novo quando aprendeu a andar, se caía e batia com a cabeça, desmaiava, ficava roxo ou pálido, perdia o controle da bexiga. Chegou a fazer várias tacs até q 1 especialista identificou a síncope pálida - melhorando à medida que crescia. Já o meu filhote + velho quando era bebé quando chorava deixava d respirar e ficava roxo até desmaiar. Parece q dura minutos. O que fazer?

Cristiana disse...

neste momento tenho fobia a estar sozinha, e tenho medo de desmaiar apesar de nunca ter acontecido! Como ultrapassá-lo?

Cristiana disse...

por vezes sinto-me com dores de cabeça, suores, formigueiro e tonturas...sei que tenho por vezes as tensões baixas, e tive episódios de hipoglicemia uma ou duas vezes...qual será a causa destes sintomas? Fiz um electrocardiograma, ecocardiograma e análises e os resultados estavam normais...Será do calor? Da ansiedade?

Unknown disse...

Boa tarde,

Tenho 56 anos. Costumo ter tensão arterial baixa na ordem dos 60/110, já desmaiei várias vezes, fui consultada pelo médico de família sobre esta questão e o conselho dado foi andar com um pacote de açúcar no bolso. Tenho receio de consumir demasiado açúcar e em vez de ajudar, poder-me prejudicar. Gostava de ter algum conselho sobre esta questão.

paduaeleao disse...

Sofri uma queda que resultou 3 fraturas na coluna. Ja de alta hospitalar e a utilizar um colete, resolvi tomar um duche e passados alguns minutos no duche, tive 2 desmaios seguidos.
Uma situação horrivel, pq estava sem o colete que protege a coluna.
Como nunca tive um desmaio, qual poderia ser a causa?

Grata pela atenção,
Com os melhores cumprimentos.

D. Abrunhosa, 38 anos

Bertrayal disse...

Boa tarde!
Eu tenho 15 anos, e desde a serca de um ano que sinto tonturas, e por vezes, acabo mesmo a desmaiar, o que toda a minha vida nunca tinha ocurrido. Sinto estes acompanhados a dores de cabeça anteriores, perdas de sentidos e, por vezes, sensações de voou! Ocorre mais quando me vou levantar (mas so estando sentada), subir/descer escadas, e tambem quando estou no banho a lavar o cabelo.
Não recorri ainda a um medico, pois a minha mae responde que não há um porque de ir.

Inês Prata, Guarda.

Unknown disse...

Rui

Gostava de saber se é possivel desmaiar na agua, por exemplo na praia na piscina!!!

Anónimo disse...

Eu já desmaiei 2 vezes no ônibus, estava muito lotado, eu estava suando bastante, estava muito calor, eu estava de pé obviamente. Ainda bem que fiquei desacordada caída no chão apenas alguns segundos, se não teriam roubado meus pertences.
Acho que dias muito quentes, que vc se sente abafada, fica de pé muito tempo acabam contribuindo para o desmaio das pessoas mais suscetíveis. Por isso também que adoro clima frio.