quinta-feira, novembro 4

Onde cortar no orçamento familiar e ainda poupar?

Segundo o inquérito à Literacia Financeira do Banco de Portugal, os portugueses não poupam porque não têm dinheiro.
Além dos fracos recursos económicos, os portugueses não têm hábitos de poupança. 89% preocupa-se em poupar, mas só 52% admite poupar dinheiro para o futuro.
Independentemente da apresentação do Orçamento do Estado, nos últimos dias os conselhos às famílias não são nada otimistas. O desemprego tende a aumentar, a fatia para os impostos é cada vez maior e, consequentemente, as condições sociais e económicas das famílias degradam-se. Neste SC trocamos por miúdos os cortes que o OE irá aplicar às famílias e damos dicas para emagrecer o orçamento familiar sem cortar no essencial e ainda criar hábitos de poupança.

Convidados:
Susana Albuquerque, Secretária-geral da ASFAC – Ass. de Instituições de Crédito Especializado
João Oliveira, APFN – Associação Portuguesa de Famílias Numerosas
Pedro Santos, Administrador Onebiz e Consultor financeiro
João Martins, Pres. APEFI – Ass. para o Posicionamento Estratégico e Financeiro

3 comentários:

David (DeltaFox) disse...

Quanto á sugestão de comprar e aproveitar as promoções nos Hiper-Mercados,
cuidado ! As promoções são feitas para se comprar mais (comprar apenas por estar em promoção) e não para se poupar.

Os Hipers são tambem responsáveis pelo fecho de pequenas lojas nos arredores e eventualmente de alguns fornecedores dessas mesmas lojas. 50% (?) daquilo que é vendido nos grandes espaços é importado de países como a china.
Quanto ás marcas brancas, agora que há a ideia de que são mais baratas, nem sempre o são. Deve-se ter atenção a isso.

marca d'água azul-turquesa disse...

Boa tarde. Fala-se tanto em poupanças, e diz-es que é possível poupar. Mas, gostava que me dissessem com que valor de ordenados é que se pode poupar.Isto porque, com com um ordenado de 800 ou mesmo 1000 euros não se consegue poupar. Com um filho menor para educar, com prestação de casa mensal, combustível para ir trabalhar porque o trabalho é incompatível com uso de transportes públicos, como é possível poupar? Passa-se fome e não se educa o filho? É que, por muitos cortes que eu tenha vindo a fazer, o dinheiro não me chega. Gostaria que me respondessem a isso.
Obrigada

Moni & Gininha disse...

Boa tarde.

Antes de mais quero agradecer pelo programa - muito útil e importante para todos nós (há que alertar consciências e não enfiar a cabeça na areia).

Gostaria de rapidamente expor a minha situação e pedir a opinião aos participantes.

O meu marido ganha cerca de 700 euros/mês, eu estou a dar formação mas só vou receber dinheiro para o próximo ano, temos um filho de 17 meses e temos uma despesa mensal que ronda os 1400 euros. Tivemos de vender o nosso carro (10 mil euros) para nos mantermos durante algum tempo.

Perante esta situação que foi provocada por falta de consciência e de visão das nossas finanças e de algumas escolhas erradas é possível poupar? Neste momento, o que sinto é que vai ser difícil sobreviver.

--
Cumprimentos,

Mónica