quinta-feira, dezembro 16

Internacionalização sem sair de Portugal

Internacionalizar conceitos, ideias ou produtos criados em Portugal pode ser uma excelente forma de ultrapassar barreiras económicas e os canais habituais de exportação. A internet passou a ser uma forma de comunicação ao mundo. Evitam-se deslocações, mostras em feiras ou eventos culturais e expõe-se em galeria digital o que de melhor se faz em território luso. Há vários exemplos na área do design, na música, na literatura, no artesanato, na arte. Neste Sociedade Civil queremos dar exemplos de produtos/ideias concebidos dentro de Portugal e em que a consagração é vinda do exterior.

Convidados:
Rui Alves, Designer
Maria Mota, Investigadora do Instituto de Medicina Molecular
Rui Delgado, Vice-Presidente da Ass. Nacional Jovens
Pedro Rodrigues, AICEP - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal

2 comentários:

Pedro disse...

Temos muito talento português reconhecido lá fora. Infelizmente parece que cá dentro não faz muito efeito.

Exemplo: Recebi um Red Dot Award em 2009 na categoria TV/Cinema com um trabalho de motion design do programa Quilómetro Zero exibido pela RTP-2.
Segundo me informaram a produtora do programa, para a qual fiz o trabalho, anunciou o feito à RTP 2. No entanto nunca a RTP fez menção deste assunto, que a meu ver seria motivo de orgulho para a estação pública.

Parece que o reflexo das vitórias lá fora nem sempre têm o impacto correspondente cá fora.

Pedro disse...

Podem ver o trabalho "Quilómetro Zero" e link para os Red Dot Awards aqui: http://ingrediente-x.com/work-05.html