quarta-feira, fevereiro 9

Bronquite e broncopneumonia

A gripe deste ano caracteriza-se por afetar as vias respiratórias. Instala-se de forma progressiva e os sintomas demoram a manifestar-se. Por isso, não raras vezes quando o doente vai ao médico já está com uma bronquite ou broncopneumonia, alerta a Sociedade Portuguesa de Pneumologia.
Neste Sociedade Civil queremos alertar para os perigos da demora em ir ao médico e de que forma podemos prevenir-nos.
O que pode ajudar a curar uma doença que se instala nos pulmões perto de 12 semanas? E quando atinge crianças e idosos? Como evolui uma gripe para broncopneumonia? O contacto com ambientes de fumo e ar-condicionado agrava o estado de saúde? O ABC da bronquite e da broncopneumonia neste Sociedade Civil

Convidados:
António Diniz, Consultor DGS
João Cardoso, Sociedade Portuguesa de Pneumologia e Director Serviço Pneumologia Hospital Santa Marta
António Pereira, Diretor Colégio Atlântico
Tiago Galvão Pereira, Farmacêutico

5 comentários:

Nélia disse...

A cerca de ingerir água que é muito importante.
O que fazer com crianças que não gostam de béber água, como é o caso da minha filha.

armanda disse...

boa tarde o meu f com 3anos etem tido esses sintomas desde outubro e á qual liguei para a saude 24 nesta ultima vez e foi encaminhado para o centro de saude e o médico de familia nao o quis atender dizendo que os da saude 24 só querem encher os centros de saude, tendo eu de ir a outra instituição privada para ser atendido e diagnosticaram bronquiolite negligencia!!!!!

Mara disse...

Olá, Fernanda
Sou asmática desde os 3 anos (família carregada). Tive um percurso escolar todo marcado por ela.
Fui prof no secundário e universitário.
Há 6 para 7 anos foi-me diagnosticada DPOC (fibrose idiopática).
Tive de me reformar e deixar de morar na linha de Cascais e passar para o Sul.
No ano passado, na fisioterapia, apanhei Gripe A. Tudo isto é contraditório e quase surreal.
E, para os seus convidados, para quando os genéricos para doenças como as nossas.
Abraço
Obrigada
Teresa

Mara disse...

Boa tarde,


tenho 26 anos e sofro de bronquectasias.
Sempre que tenho uma gripe ou constipação sofro sempre bastante com o rescaldo da mesma, uma vez que fico com muitas secreções que se acumulam onde tenho os brônquios dilatados.


Além da medicação diária que me permite evitar nova infecção respiratória, nomeadamente pneumonias, que tive 2 nos últimos 5 anos, a ginástica respiratória é mesmo a única forma de me aliviar e permitir respirar melhor e acaba por ser mesmo também uma forma de evitar novas infecções.


Obrigado,


Filipe

Unknown disse...

boa tarde,o meu nome é Julia e sou mae de 3 filhos pequenos. Tenho bronquite asmatica e os meus filhos sofrem frequentemente de bronquiolite. No mes passado o meu menino mais novo (3 meses) esteve internado em Guimaraes com uma bronquiolite aguda, ele ficou muito melhor apos varias secoes de cinesiterapia no hospital. Uma semana depois teve alta. mas gostaria de saber se juntamente com este tipo de tratamento podemos utilizar um humidificador no quarto das criancas e se é realmente util no tratamento da bronquiolite ?