segunda-feira, março 28

Mitos do café

Cada português bebe mais de quatro quilos de café por ano, uma média de duas “bicas” (ou “cimbalinos”) por dia. Mas o que importa salientar no consumo desta bebida com mil anos são os mitos e as dúvidas que a envolvem. O café desperta ou dá sonolência? O café vicia? Com que grau de dependência podemos ficar devido ao excesso de consumo? O café faz mal ou bem ao coração? O café mancha os dentes? Produz energia no organismo antes do exercício físico? Faz mal ao estômago? Com açúcar ou sem? Atenua as dores de cabeça? É o melhor amigo da ressaca? Dúvidas para serem respondidas em estúdio pelos especialistas mais indicados.

Convidados:
Alice Vieira, Escritora
Ana Leonor Perdigão, Nutricionista
Maria João Fagundes, Psicóloga
Gorjão Clara, Médico Cardiologista e Especialista do Programa Café & Saúde

5 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde, tenho 50 anos, gosto de café, mas tenho o colesterol elevado.
Li em vários estudos que um dos constituintes do café (o cafenol) é prejudicial ao colesterol.
Devo ou não consumir?

João Ribeiro

Mara disse...

Boa tarde,

Sempre que tenho oportunidade sigo os vossos programas, que considero serem um excelente serviço público. Muitos parabéns!

Tenho algumas dúvidas sobre o café na gravidez. Há médicos que não proibem o seu consumo na gravidez, desde que moderado (1 ou 2 cafés / dia).
Eu adoro café e estando grávida preciso de consumir um abatanado (um café em chávena de meia de leite, mas só com pó de um único café). Tentei prescindir no início da gravidez, mas sem sucesso.
Poderiam esclarecer-me quantas miligramas de café as grávidas estarão autorizadas a consumir diariamente, bem como quantas miligramas tem um abatando?

Desde já agradeço a vossa ajuda.

Cumpriemntos
Célia

Unknown disse...

Boa tarde, comecei agora a ver a vossa emissão e achei o tema curioso. Não sei se já responderam à pergunta que vou colocar mas, ainda assim aqui fica: Quais são os efeitos do café para quem tem problemas de estômago, como ulceras?

Teresa Cardoso disse...

Boa Tarde.

Qual contém mais cafeína, uma bica curta/"italiana" ou uma bica "cheia"?

Parabéns!

Teresa Cardoso

Unknown disse...

trabalho numa urgencia (ars norte)...á 2 meses k nao recebo , nunca vi o chefe ...limitam-se a mandar contratos por fax...e estes sao contratos parte time mas as 40 horas têm k ser feitas...isso é legal??á pouco tive um acidente de viaçao a caminho do trabalho e ninguem sabe aonde devo entregar as papeladas...afinal a nossa empresa esta sempre a mudar fazem os contractos k querem e dizem: se keres keres senao há mais kem keira...