segunda-feira, maio 2

Função Pública: que mudanças?

A função pública portuguesa tem uma massa salarial equivalente a 14,5% do PIB, contra a média de 11% na Zona Euro. Há hoje em Portugal pouco menos de 700 mil funcionários no setor público, mas o Governo pretendia reduzir em 75 mil o seu número, que era de 708 mil em 2007. Este objetivo ainda não foi alcançado, apesar de se reformarem cerca de 20 mil por ano e dos limites impostos às contratações. São estes funcionários que podem agora ver os seus salários mais reduzidos, enfrentar despedimentos, ver cortado o 13º ou o 14º mês, assistir ao fecho de serviços e departamentos e terem que deslocar-se para outras zonas do país. O que é necessário fazer para reformar a função pública? Que medidas deverá a “troika” impor nesta área? Duas perguntas intrinsecamente ligadas, que o SC procurará hoje esclarecer.

Convidados.
Álvaro Santos Pereira, Economista
Helena Garrido, Subdirectora Jornal de Negócio
Bettencourt Picanço, Presidente Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado
Francisco Ramos, Presidente Instituto Nacional de Administração

5 comentários:

Helder disse...

Boa tarde a todos!
Parabéns pelo programa, é do melhor que existe na tv em Portugal.
A função pública é muito importante no funcionamento do país e não deveria ser usada como "bandeira política".
Conseguiu-se "fomentar o ódio" contra quem trabalha no Estado.
Os trabalhadores do Estado são tão honestos como qualquer outro trabalhador. E mais, existem excelentes profissionais a trabalhar no Estado como no sector privado. E pelo que se ouve, no estado só ha "mandriões". Tal não é verdade.
Se é preciso fazer cortes, que sejam feitos. Não estejam é sempre a "bater nos mesmos.

democracia4all disse...

Tenho vergonha de ser Português devido a esta gente e cada um sabe bem, porque a consciência deve pesar nesta classe de pessoas que pouco trabalha, que mais regalias tem, e sem mérito, valor, produtividade, e por ai fora, todos sabem que existe cunhas, favores, amigos dos amigos, militantes dos partidos, mas sabem quem são? Como se sabe que trabalha e tem mérito e quem anda lá para roubar o país e o povo?

rapaz disse...

Boa tarde.
Aqui deixo alguns exemplos do que devia ser feito em Portugal.

Reformas na Suiça:
http://www.youtube.com/watch?v=N5Sa6ravE1w

A Política na Suécia sem luxos, sem mordomias e com muita transparência:
http://www.youtube.com/watch?v=5mLSS7ZUGVk
http://www.youtube.com/watch?v=3aC4A7bSnXU
http://www.youtube.com/watch?v=ZxruR3Q-c7E
http://www.youtube.com/watch?v=3iLEN2_UpDA

João Silvério disse...

Basta retirar da função publica os amigos dos politicos que se estima que sejam acima dos 100.000 e dos mais bem remunerados...

democracia4all disse...

Como é possível num estado democrático, uma empresa que eu ajudo a manter, e que pago não só para ver porque raramente vejo a RTP, fazer censura? É isto que os senhores tanto apregoam!!! Pois se não publicam os meus comentários só porque não gostam, ou discordam, esquecem-se que não estão a ter uma atitude democrática, muito pelo contrário, mas deve ser os efeitos que se fazem sentir da velha senhora, devem dar o exemplo por que são pagos por todos nós, o povo por e simplesmente delega competências em algumas pessoas para fazerem a gestão, mas não para fazerem o que fazem, quando começarem a fazer queixa destas atitudes anti democráticas talvez acordem.... Tenho pena de não ter metido a baixo a minha contribuição para a RTP, mas é o que vou fazer...