segunda-feira, outubro 31

Aprenda a ser austero

O termo austeridade entrou no léxico dos portugueses e tudo indica que veio para ficar. Mas será que austeridade financeira passou a ser um objetivo de todos nós? De que forma podemos apertar mais o cinto? Que investimentos devemos por de parte ou pelo contrário, adiar? Fará sentido adaptar métodos orçamentais anuais e planear todos os gastos de forma mais antecipada? Como fazer estender o orçamento familiar a todos os gastos? Como poupar em todas as áreas será o tema neste dia mundial da poupança em que o Sociedade Civil prepara-se para dar dicas e conselhos práticos para viver com menos sem perder qualidade de vida.

Convidados:
Luís Barreto Xavier
, Consultor na área de Investimentos
Rita Pinho Rodrigues, Deco Proteste
Bárbara Barroso, Jornalista, Especialista em Finanças Pessoais
Inês Domingos, Investigadora do Centro de Estudos Aplicados UCP

4 comentários:

Alexandre disse...

Parabéns! Ser austero, quer dizer que se é muito rigoroso nos seus princípios.

Uma pergunta, recomendam o uso de plásticos para aquecer o almoço no trabalho?

Qual a opinião sobre as complicações de doenças relacionadas com o uso de plásticos na alimentação como o Bisfenol A, com problemas de cancro mamário, da próstata, ec.

Sermos rigorosos com os nossos princípios como se relaciona com ser poupados?

Com os melhores cumprimentos,
Alexandre

Margarida disse...

Vou dizer algo que não é fácil de ouvir mas é na minha opinião. Nós os portugueses que queremos poupar pagando cada vez menos por tudo o que podermos negociar mas... não estamos dispostos a deixar de ter algumas coisas para diminuir despesas. Por exemplo tv cabo ! Muitas vezes estão as empresas a esmagar margens, a despedir funcionários para conseguir os preços que o mercado pede, enquanto se calhar deveriamos pensar um pouco fora da caixa e dizer. Será que eu posso ter determinado bem ou serviço?

Maria José disse...

São capazes de tentar explicar como é que com um mapa de salários como o de Portugal querem que uma pessoa poupe e amealhe para "os luxos" de mudar o frigorífico que já não funciona bem ou ir ao médico ou comprar uns sapatos para substituir os velhos e gastos, quando tem casa, comida e roupa lavada para sustentar? Acho que todas estas pessoas que falam na televisão se esquecem que a maioria não vive do mesmo modo que eles (não ganham o que eles ganham), se calhar deviam descer à terra antes de comentar, não?

Dustspell disse...

Se nos fossemos definir pela a aritmética ao planear/calcular a cada passo/direcção...

Agora deixo uma provocação...Certos convidados (Incluindo a apresentadora) se ornamentavam com bijutarias / adereços , que no fundo têm somente como objectivo ornamentar e alimentar a vaidade e dai em tempo de austeridade , toca a pensar antes de os comprar e assim quem sabe possam após um ano abrir uma cadeira de restaurantes... ;)

Os prazeres são parte integra de uma saudável existência, não querendo induzir que não se deva poupar mas para pequenos gestos/vícios jamais poderão se cortar em nome da sobrevivência..


Se tire o copo de vinho a final de fria noite a quem não tem como comer e verão como esse sujeito naturalmente se encontrará mais pobre...

Falem de poupança mas com praticabilidade e não armados de régua...