sexta-feira, outubro 7

Castelos da nossa história

Em tempos, a função era defender povoações e territórios – eram locais estratégicos do ponto de vista militar. Muitas eram as lutas entre reinos pela posse de terras onde o castelo assumia claramente um lugar de defesa. No Dia Nacional dos Castelos não queremos dar uma aula aborrecida, mas mostrar as maravilhas dos castelos de Portugal. De que forma estão aproveitados, nomeadamente para o turismo? Que planos de recuperação existem para estes símbolos de outras guerras, mas muitas vezes locais de assinaturas de paz? Com um leque de convidados abrangente e especializado o Sociedade Civil prepara uma aula viva sobre os castelos de Portugal.

Convidados:
Maria Calado, Vice-Presidente Centro Nacional de Cultura
Pedro Barbosa, Fac. de Letras da UL - Departamento de História e Resp. Cadeira História Militar Medieval
Elísio Summavielle, IGESPAR - Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico
Maria João Sousa, Parques de Sintra - Monte da Lua

2 comentários:

GoEThe disse...

Em Setembro, organizámos o concurso Wiki Loves Monuments com o objectivo de fotografar todos os monumentos da Europa, incluindo Portugal (http://www.wikilovesmonuments.org.pt/). O concurso recebeu a participação de cerca de 250 participantes que enviaram mais de 15000 fotografias, onde os castelos predominavam por serem monumentos belos, majestosos e difíceis de contornar. Um dos objectivos deste concurso foi o de chamar a atenção das populações locais para os monumentos que têm por vezes tão perto deles, mas que muitas vezes são ignorados.

rapaz disse...

Boa tarde.
Fala-se de castelos/fortificações muito bonitos e com muita história, mas porque não se fala também daqueles que estão ao abandono ou muito degradados?
Deixo aqui um exemplo que vi à três dias. A fortaleza/castelo da Juromenha, mesmo junto ao rio Guadiana e que faz fronteira com Espanha, não muito longe Vila Viçosa. O que lá está é simplesmente uma VERGONHA!!!