terça-feira, outubro 4

Deficiência auditiva

Dos 6,1% de portugueses portadores de deficiência, 13,2% sofre de uma deficiência auditiva – dados dos Censos 2001. Além das questões sociais e de aprendizagem que este problema acarreta queremos neste Sociedade Civil abordar uma técnica ao serviço da deficiência auditiva – o implante coclear. Trata-se de uma técnica que possibilita a recuperação da audição de pessoas que sofrem de deficiência auditiva profunda. Os especialistas presentes vão hoje falar desta técnica e de outras, assim como dar visibilidade aos problemas das pessoas que em Portugal sofrem de uma qualquer deficiência auditiva.

Convidados:
Carlos Ribeiro, Dir. Serviço Otorrinolaringologia Centro Hospitalar de Coimbra
Ana Mineiro, Coordenadora da Licenciatura em Língua Gestual Portuguesa do Instituto de Ciências da Saúde da UCP
Paulo Oom, Médico Pediatra
Maria José Salgueiro, Confap

1 comentário:

Anónimo disse...

Boa tarde,
Quero salientar o excelente trabalho desenvolvido diariamente pela equipa do Sociedade Civil, bem como aplaudir a escolha do tema de hoje, que diz respeito a tantos portugueses, de forma directa ou indirecta.
Gostaria de lembrar (não esquecendo todos os surdos que utilizam a Língua Gestual Portuguesa) que muitos dos deficientes auditivos/surdos usam a Língua Portuguesa como forma de comunicação primeira no seu dia-a-dia, pelo que teria sido importante que este programa em especial tivesse sido legendado.
Por último, gostaria de referir a existência da OUVIR (Associação Portuguesa de Portadores de Próteses e Implantes Auditivos, criada recentemente - http://www.ouvir.pt/.
Obrigada,
Inês Laborinho