quinta-feira, outubro 20

Osteoporose – um grave problema de saúde pública

800 mil portugueses sofrem de osteoporose. A classe médica revela-se agora particularmente preocupada com o aparecimento de osteoporose em mulheres cada vez mais novas. O problema tornou-se uma questão grave de saúde pública, passando agora pela obesidade nas crianças e adolescentes. Um estudo indica que as crianças que sofrem de obesidade e de diabetes correm o risco de terem fraturas ósseas devido à fragilidade dos ossos. O rastreio é a única forma de detetar esta doença precoce e que rouba vitalidade, mobilidade e qualidade de vida aos doentes. Neste Sociedade Civil vamos incidir na prevenção e saber como se tratam os 800 mil doentes em Portugal. Quais as despesas do Estado no tratamento desta doença? É mais barato prevenir do que tratar? Como fazer o rastreio?

Convidados:
Viviana Tavares
, Médica Reumatologista e Pres. da APOROS - Associação Nacional contra a Osteoporose
Paulo Coelho, Instituto Português de Reumatologia
Rui Mota Figueiredo, Médico Reumatologista Hospital de Santana - SCML
Catarina Durão, Nutricionista

3 comentários:

Jorge Angelino disse...

Kefir
Kefir é uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas. Originário do Cáucaso é formado por lactobacilos e leveduras aptos a fermentar diversos substratos – sendo o leite (caprino ou bovino), historicamente, o mais comum deles.

O metabolismo da colônia de microorganismos consome a lactose e a reduz a caseína, albumina e outras proteínas aos aminoácidos que as constituem, além de sintetizar ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida. Ainda modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.

Economia Colaborativa e Digital disse...

A minha Mulher está se tratando com suplementos nomeadamente O calcioMagnezio, ómega 3 , alho e doublex todo suplementos 100% biológicos da Nutrilite e os resultados estão a ser fantásticos , tanto que já não toma medicamento químico nenhum.

Rui disse...

É certo que os seres humanos fazem muita coisa que os animais não conseguem,uma delas é destruir o ecossistema do qual depende para sobreviver.
A Inteligência animal está em sintonia com a natureza,não vejo elefantes, girafas ,bufalos,etc com problemas de ossos.
Acredito que a grande maioria das doenças humanas está ligada ao envenenamento por pesticidas e outros usados na agricultura e pecuária.A nossa água está contaminada o nosso ar está poluido,a nossa comida está envenenada, o nosso clima está alterado..temos que voltar a ter uma consciência mais ligada a natureza.
Cumprimentos.Rui-Porto