quarta-feira, outubro 19

Renovação do comércio tradicional

As evidências e os dados sobre o comércio tradicional são bastante reais: em média, estão a fechar 100 lojas por dia e desde 2008 já perderam o emprego cerca de 63 mil pessoas. A Confederação do Comércio e Serviços aponta as três principais causas: há desregulação do setor, o excesso de concentração de espaços comerciais e obviamente a crise. Encontrados os problemas de que forma é que o setor do comércio tradicional pode contornar os seus problemas? Qual a melhor forma de se renovar? Que comunicação deve ser feita aos consumidores? A proximidade com os consumidores é uma vantagem? É certo que as empresas que mais fecharam tinham como negócio o retalho e a restauração, mas também foi nestas duas áreas que abriram nos últimos tempos mais sociedades. Neste Sociedade Civil saiba de que forma pode aproveitar mais o comércio local e tradicional.

Convidados:
Vasco de Mello
, Vice-presidente Confederação do Comércio e Serviços de Portugal
Manuel António Pereira, Associação Renovar a Mouraria
Nuno Camilo, Pres. Ass. de Comerciantes do Porto
Susana Costa e Silva, Dir. Departamento de Marketing da Faculdade de Economia e Gestão UCP Porto

3 comentários:

Mário Pereira disse...

O comercio tradicional teria de ter a mesma estratégia de negócio das grandes superfícies. Não está em causa a dimensão para ter ideias criativas! Os comerciantes tem de se associar e inovar tal como acontece nos centros comerciais, que aliás é um conjunto de lojas. Existem as associações que funcionam tão mal como as antigas cooperativas que reuniam os produtos dos agricultores tradicionais. Casos de sucesso são do tipo: Carne alentejana, vinhos UDACA, etc... Projectos arrojados que vingam naturalmente. O marketing é muito importante. Marketing relacional.
Mário Pereira

Sebastião disse...

Boa tarde, é preciso não esquecer que numa parte significativa do comercio tradicional o único funcionário é, simultaneamente o proprietário, gestor, etc... Quando pensamos em mudar horários, não deveríamos antes pensar em deixar de consumir da forma como o fazemos? O conforto dos centros comerciais contrasta com as condições de alguns Centros Históricos, ainda que sujeitos a intervenções recentes... Os acessos, parques de estacionamento, zonas de descanso são bastante diferentes nos dois casos... Tudo isto, aliado a hábitos de consumo imediato, irracional, está a condenar o comercio tradicional.

zanacaio disse...

Estou a acompanhar o programa à pouco tempo mas gostaria de deixar apenas o seguinte comentário relativamente ao facto de as lojas tradicionais encerrarem às 19:00h e não mais tarde como é o caso das grandes superfícies: é claro que se tivessem essa disponibilidade seria muito mais vantajoso para a maioria dos consumidores, no entanto, essa alteração implicaria um aumento do custo dos produtos uma vez que, isso implicaria um aumento no custo da mão de obra... não sei se isto seria vantajoso para o consumidor... e por consequência para o comércio...

Por outro lado já há muito tempo que não se vê ninguém a deixar de atender o cliente por estar perto da hora de fecho. Pelo contrário, as pessoas cada vez fazem um esforço maior para atrair e atender clientes. Se é bom porque revela interesse pela manutenção e melhoria do negócio, também é preciso ter em conta que não deve ser uma atitude tida como generalizada e por isso expectável sempre. Todas os trabalhadores têm direito a ter o seu horário de trabalho fixo e a poder cumpri-lo, sejam eles funcionários ou patrões.
Obrigada