quinta-feira, novembro 24

“Como aumentar a produtividade?”

O apelo é feito pelo próprio presidente da República: é preciso aumentar a produtividade do país. Não há dúvidas que é necessário estabelecer um equilíbrio nas contas públicas e que vamos todos viver com muito menos do que nos anos anteriores e, tudo indica, trabalhar mais para levantar um país mergulhado numa recessão profunda. As empresas estão apertadas por dificuldades de acesso ao crédito, mas pedem mais esforço aos trabalhadores. A única forma de voltarmos a aceder aos “mercados” é aumentando as exportações, mas também o output do trabalho. Quais os desafios dos próximos tempos? De que forma podemos dar todos um maior contributo ao país? Como sermos mais produtivos?

Convidados
Firmino Cordeiro, Pres. AJAP - Ass. dos Jovens Agricultores de Portugal
Ricardo Morais, Departamento de Gestão e Estratégia da Faculdade de Economia e Gestão - UCP Porto
Jorge Marques, Dirigente APG - Ass. Port. dos Gestores e Técnicos dos Recursos Humanos
Fátima Carioca, Professora AESE - Escola de Direcção e Negócios

2 comentários:

Marta Gonçalves disse...

O governo portugês deveria dar um incentivo à compra de produtos portugueses. Neste momento de crise as pessoas procuram o mais barato e infelizmente por vezes, os produtos estrangeiros (made in China) são muito mais baratos, e não os portugueses.

Márcio disse...

Para aumentar a produtividade, é necessário, acima de tudo ter coordenação no serviço.
Infelizmente, estamos num país com salários muito baixos e grandes impostos, que em junção ao mau funcionamento das empresas, desmotivam os trabalhadores.

As pessoas precisam de motivação pra poderem fazer um bom trabalho. Se não for financeiro, pelo menos com condições de vida.