terça-feira, novembro 8

“Complicações com gripes”

O inverno começa a aproximar-se e com ele vêm o frio e as complicações de saúde, nomeadamente gripes, constipações e agravamento das doenças pulmonares e respiratórias. Os grupos de risco estão há muito identificados – crianças, grávidas e idosos. É a estes grupos que os conselhos mais se destinam, porque necessitam de cuidados redobrados. Mas qual a melhor proteção contra as gripes? De que forma podemos preparar-nos para o frio? Devemos vestir muita roupa? E há alimentação específica para estados gripais? As receitas dos especialistas, neste Sociedade Civil.

Convidados:
Ana Leça, Dir. Serviços da Prevenção e Controlo da Doença da DGS
Raquel Guiomar, Inst. NAcional Dr. Ricardo JOrge
Rute Horta, Farmacêutica
Helena Cid, Nutricionista

1 comentário:

Miguel Prata Gomes disse...

Chamo-me Miguel Prata Gomes, docente da Esc. Superior de Educação de Paula Frassinetti -Porto. Sou coordenador em Portugal da equipa de investigadores universitários do Projecto STRONG -Supportive Tools for Resilient, Open-minded and Non-violent Grassroot work in schools. É um projecto de investigação/intervenção internacional (Suécia, Alemanha, Polónia, França e Portugal) e tem como linha de força trabalhar a prevenção da violência nas escolas através de instrumentos (para pais, professores, alunos... e comunidade educativa) com a finalidade de aumentar a resiliência dos estudantes. Em Portugal, está a ser implementado, desde Janeiro 2011, em 3 escolas: os resultados e a publicação científica de um Manual/toolbox para professores/alunos/pais será publicado em 2013 (neste momento dispomos já de resultados muito interessantes). O nosso trabalho foi encomendado pela Comissão Europeia e será amplamente divulgado.
Pensamos que eliminar a violência é algo muito complexo que deve ser tratado nas suas raizes multifacetadas com carácter psico-social; mas um passo fundamental é conseguir "imediatamente" que os jovens vítimas consigam construir "resistência/resiliência" frente à agressão no seu mundo escolar -este é o nosso objectivo pragmático.
Para mais informações: mpratagomes@gmail.com
https://sites.google.com/site/strongproject1/home