quinta-feira, fevereiro 9

Cooperativas e desenvolvimento local

"As cooperativas suportaram muito bem a crise financeira recente e isto ocorre por estarem fortemente vinculadas às comunidades em que estão inseridas”, afirmou Ban Ki-Moon, secretário-geral das Nações Unidas. Este é o Ano Internacional das Cooperativas e o Sociedade Civil quer aproveitar a efeméride para esmiúçar o papel destas entidades em Portugal. Contribuem para o desenvolvimento sócio-económico? Para a redução da pobreza? Têm algum papel na criação de emprego? E na integração social? Neste programa queremos avaliar as potencialidades das cooperativas portuguesas, o que produzem e de que forma estimulam a economia local.

CONVIDADOS:
Aldina Fernandes, Secretária-geral Adjunta da Confagri
Eduardo Graça, Presidente Cases - Cooperativa António Sérgio para a Economia Social
José Manuel Jerónimo Teixeira, Pres. Confecoop - Confederação Cooperativa Portuguesa
Rosa Maria Carreira, Rede Animar e direcção Coolabora - Consultoria e Intervenção

2 comentários:

Antonio F. Moreira disse...

Boa tarde,

Sou um pequeno agricultor e tenho cerca de 5000 metros de terreno e propus-me a plantar alfaces, dirigi-me à cooperativa agrícola da minha zona e disseram-me que não me poderiam apoiar na comercialização porque isso não faz parte das suas funções.

Vendem-me produtos de apoio à agricultura com valores iguais ou próximos às lojas comerciais, não apoiam a venda e distribuição, qualquer pessoa, inclusivé, pode fazer compras nessas lojas... para além de não cumprirem a missão de que os srs. no programa estão a falar, desvirtuam completamente a ideia cooperativa e no fundo estão a beneficiar de apoios indevidos.

Conversa... conversa... conversa...conversa...

Antonio F. Moreira

Contos e continhos..... disse...

Boa tarde....eu gostava de saber o que é preciso para "formar" uma coperativa e quais são realmente as funções assumidas por uma cooperativa?! Porque na minha zona de habitação não existe nenhuma. Estou desempregada e gostaria de ser mais produtiva para o País sem ter de depender dos subsidios que o estado paga...Obrigada