quarta-feira, fevereiro 15

A vez do consumidor esclarecido

A austeridade trouxe várias mudanças ao estilo de vida dos portugueses: uma delas foi o controlo de gastos e a reflexão sobre a necessidade de adquirir certos produtos. Deixámos de olhar exclusivamente para o desejo de ter certos produtos e passámos a incluir o fator preço na equação no momento da compra. Sabe-se que esta nova tendência de consumo aponta para uma redução da frequência da compra e para aquisições em quantidades mais pequenas. E, acima de tudo, sobressaem as preocupações em aproveitar oportunidades como saldos ou promoções. A compra deixa de ser um instinto guiado por um sentimento para ser uma reflexão consciente da necessidade de obter o produto. Estaremos a tornar-nos consumidores mais esclarecidos?

CONVIDADOS:
Natália Nunes, Gabinete de Apoio ao Sobreendividado Deco
Rita Coelho do Vale, Católica-Lisbon School of Business & Economics da UCP
Bárbara Barroso, Jornalista e especialista Finanças Pessoais
João Martins, Pres. APEFI - Ass. para o Posicionamento Estratégico e Financeiro

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