terça-feira, maio 8

Poupar nos combustíveis


Portugal tem dos combustíveis mais caros da UE-27. Dados comparativos entre 2010 e 2011 mostram que os portugueses consumiram menos combustíveis. Só a gasolina de 98 octanas sofreu uma quebra de 24,2%.

Algumas bancadas parlamentares apresentaram iniciativas para regular o mercado. Mas entretanto, com os sucessivos aumentos, os portugueses têm de aprender a fazer uma gestão eficiente dos combustíveis.

Velocidades moderadas, direção alinhada, circular de vidros fechados e evitar o ar condicionado são algumas das dicas que os condutores nacionais podem adotar.

Esta é apenas parte do problema. Além do aumento dos preços das matérias-primas, dos transportes públicos e dos alimentos, as novas fontes são mais poluentes do que o petróleo convencional.

Convidados:

 Rogério Soares, Membro da Associação Cidadãos Auto-Mobilizados
 Francisco Ferreira, Coordenador de Energia, Alterações Climáticas da QUERCUS
 Sofia Santos, Representante da Associação Cristã de Empresários e Gestores
 Afonso Paiva e Pona, Coordenador da Especialização em Energia da Ordem dos Engenheiros

1 comentário:

Miguel Macedo disse...

O Homem já desenvolveu tecnologias que à alguns anos era impensável que fossem possíveis. Portugal em comparação com outros países tem algumas situações de indole de geomorfologica que por um lado são vantagens (produção de energia hidrica e eolica), mas na questão da mobilidade são o principal problema que temos de vencer. Não temos de copiar os outros temos é de ver qual as melhores opções para o nosso caso.