quinta-feira, junho 14

Dar sangue

No início deste ano, Paulo Macedo, ministro da Saúde, afirmou que a perda de isenção nas taxas moderadoras fez diminuir o número de dadores em janeiro e fevereiro.

Mas o caso mediático do filho de Carlos Martins, jogador da seleção nacional de futebol, fez disparar o número de doadores de sangue e de medula óssea. Agora que já foi identificado um dador, o ministro apela para que se mantenha a prática de doar sangue.

Face a uma quebra de 15% nas dádivas, o Hospital de São João, no Porto, vai fornecer o transporte e convencer as empresas a dispensarem os trabalhadores para darem sangue.

Neste dia do dador de sangue, o Sociedade Civil mostra-lhe como pode ajudar a salvar vidas.

CONVIDADOS

Carla Matadinho, Manequim
Hélder Trindade, Presidente do Instituto Português do Sangue e da Transplantação
Joaquim Moreira Alves, Presidente da Federação das Associações de Dadores de Sangue e Vice-presidente da Federação Mundial de Dadores de Sangue
Carlos Aldeia, Responsável do Serviço de Imunohemoterapia do Hospital Litoral Alentejano

4 comentários:

DiasBrancoBernardoCosta disse...

Seria bom questionar o custo do sangue aos hospitais e quem lucra com este negócio. Aplicar um litro ronda os €1000 de custo aos hospitais.

Carlos Alberto disse...

Boa tarde. Estou a gravar para ver mais tarde.

Depois de analisar o alinhamento para o programa de hoje vejo algo em falta. Então não estão a pensar em discutir as alternativas ao uso do sangue?

Em vista da dimensão deste problema não seria mais razoável concentrar meios e esforços nas alternativas seguindo os exemplos de muitas instituições e investigadores?

Exemplo: U.S military to train in bloodless medicine - http://digitaljournal.com/article/287219

Unknown disse...

Por favor será que me podem informar qual o site que mencionaram no final do programa,
que seria algo parecido com
www. fazacontecer.com? Não é este, seria parecido, penso, Obrigada.

Unknown disse...

por favor podem informar-me o nome do site que mencionaram no fim do programa sobre sangue e dadores? Seria qualquer coisa como www.fazacontecer.com, mas penso que não seja este.