Em plena sociedade da informação, analisar o que nos é dito,
confrontar argumentos e analisar cada novo dado é essencial. Este século XXI
obriga as pessoas a não serem consumidoras passivas de informação.
O poder de reflexão e de análise objetiva, o processo de
formulação de conceitos e as conclusões que se obtêm são fruto do pensamento
crítico.
Mas até que ponto esta competência pode ser ensinada? Como
aprendemos a pensar? E que papel têm os estabelecimentos de ensino superior
nesta área?
Como é compreendida, pelos estudantes, a informação diária
que recebem dentro e fora da universidade? O poder de raciocínio poderá ser
mais valorizado do que outras competências técnicas?
Convidados:
Helena Gil da Costa, Coordenadora do Programa de Pensamento Crítico e Docente Universidade Católica Portuguesa - Porto
Rui Pena Pires, Pró-Reitor do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa - Instituto Universitário de Lisboa
Paulo Querido, Jornalista
João Marecos, Presidente da Associação Académica da Universidade de Lisboa
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