quarta-feira, março 20

Papa: uma figura inspiradora para todos?




Aquando da resignação de Bento XVI foram vários os líderes nacionais a demonstrar admiração pelo Sumo Pontífice.
Cavaco Silva sublinhou “a admiração profunda do povo português” e descreve o magistério de Bento XVI como “exemplo de fé e de esperança, na defesa dos valores universais da tolerância e da paz”.
O novo Papa deverá ser escolhido até 31 de março e as especulações sobre quem se seguirá já começaram.
Neste início do século XXI como consegue um Papa inspirar diferentes nacionalidades e gerações? Numa época de mudança de valores, o papel do chefe da Igreja Católica precisa alterar-se?

1 comentário:

isabel malheiro disse...

Boa Tarde
Gostaria tirar uma duvida, a minha sobrinha pediu para ser batizada e foi para a catequese, no ano passado, a catequista disse-lhe que este ano poderia ser batizada e este ano a nova catequista que veio substituir a outra disse-lhe que precisa de ter 3 anos de catequese. Falei com ela pois achei um exagero para um primeiro sacramento de iniciação ter este tipo de exigências, quando eu batizei a minha filha sem qqr preparação pois ela tinha 6 meses. Realcei que este tipo de regras só iria afastar as crianças da igreja e que achava que isso não era bom para as crianças nem para a igreja...enfim confesso que fiquei um pouco desanimada com esta "receção da igreja às crianças que querem ter um porto de abrigo " A minha mãe foi catequista muitos anos e nessa altura não havia tantas condicionantes...
Para o ano que vem ela já tem 12 anos e como sabem os pre adolescentes são pouco proativos e funcionam à semelhança dos seus pares e estou com receio que ela desista deste desejo
Pergunto se esta regra dos 3 anos é mesmo geral a toda a Igreja católica? Não há hipótese de ser batizada antes?
Peço desculpa o desabafo de uma tia a querer ajudar a sobrinha/futura afilhada
bjs
Isabel