segunda-feira, novembro 11

Porque os miúdos não gostam de matemática?

Nos últimos exames nacionais do secundário os resultados da matemática foram os piores dos últimos sete anos. E à medida que os alunos progridem na vida escolar o gosto pela disciplina tende a diminuir. Os alunos dizem que não gostam, que não percebem, que a matéria não tem aplicabilidade. Os professores justificam os maus resultados com a falta de conhecimentos dos anos anteriores. Por que é que isto acontece? Onde falham os alunos? E os professores? Será possivel tornar a matematica atrativa? Que formação superior exige a matemática como base? Quem escolhe cursos com matemática tem mais oportunidades de arranjar emprego?

1 comentário:

Carmo Valente disse...

A universidade de Aveiro tem um programa "PMate" que envolve todos os graus de ensino, onde a matemática é abordada de forma diferenciada, interactiva muito interessante. Desenvolve-se ao longo do ano e culmina numa mega competição e intercâmbio de muitas escolas a nível nacional. Está disponível para todos os
professores que queiram inscrever as suas turmas.
A forma como a matemática é abordada torna-a mais apetecível e até mesmo desejada pelo desafio que provoca. Os meus alunos viviam a matemática de forma divertida porque se esqueciam dos exercícios mecanizados e menos motivantes.