segunda-feira, dezembro 23

Eleições Europeias 2014

A 25 de maio de 2014 os portugueses irão eleger os deputados que os irão representar no Parlamento Europeu durante os próximos 5 anos. Neste novo mandato o plenário será diminuído para 751 deputados, razão pela qual Portugal irá perder um lugar. Outra das novidades deste escrutínio é que após a eleição dos eurodeputados será o Parlamento Europeu a eleger o próximo presidente da Comissão Europeia. O slogan das Eleições Europeias 2014 é AGIR. REAGIR. DECIDIR. Pretende sublinhar que os eleitores europeus podem exercer o seu poder, através das urnas, para determinar a futura direção da Europa. Mas qual a importância desta eleição? Qual o papel dos eurodeputados? As respostas no Sociedade Civil de hoje.

1 comentário:

Unknown disse...

Acabam de dizer que as eleições europeias não decorrem na mesma data, o que não é totalmente verdade. Decorrem nos 28 estados membros, entre 22 e 25 de maio de 2014, pela tradição de se votar em certo dia da semana. Nós votamos sempre ao domingo, as eleições são no domingo, noutros não é bem assim. Mas de grosso modo as eleições sao na mesma data porque o novo mandato é o mesmo para todos os deputados do PE.

Além disso, há candidatos para a presidencia da comissao, e até à data estao ja confirmados o Martin Schultz pelo Partido Socialista Europeu, e o Alexis Tsipras pelo Partido da Esquerda Europeia. É verdade que não houve uma mudança nos tratados que leve a uma eleição directa, mas fica subjacente que o conselho europeu irá propor ao PE o candidato vencedor.