terça-feira, novembro 21

HÁ BOA OU MÁ TELEVISÃO?


97% das famílias portuguesas têm televisão em casa e 84% dos portugueses vê televisão todos os dias. A televisão passou a ser uma companhia, independentemente do conteúdo, ou os espectadores sabem escolher entre boa e má televisão? E o que é boa televisão e má televisão?

3 comentários:

Anónimo disse...

Entre a boa televisão e a má televisão depende e muito a perspectiva de quem a vê e de quem a faz. É impossivel quantificar, pois vê-se de tudo.

Se por um lado penso que os conteúdos nos canais generalistas são abusivamente desinteressantes, pois os formatos semelhantes são utilizados à exaustão, por outro entristece-me que de generalistas têm muito pouco. É dificil fazer uma inclusão de temas e programas abrangente, mas se formos a analisar a grande maioria da programação é repetitiva.

Daí que os telejornais sejam em grande parte a reflexão da própria gestão temática de cada canal. Basta compreender que quem procura informação hoje em dia não se deixa dirigir pelo telejornal, vai à procura dessa mesma informação, visto que a que nos é presenteada está viciada por módulos de venda e audiência. Não há uma verdadeira concorrência entre canais se não há um esforço (não querendo descurar o trabalho de cada um, pois é evidente aqueles que se destacam) para se fazer melhor e diferente, tendo em vista a informação e não a repetição da mesma informação sob outra marca.

Resumindo a minha opinião... há mais do que uma televisão, e hoje em dia cumpre a função maioritaria de entreter. No entanto se o caminho principal continuar a ser o entretenimento a televisão corre sérios riscos de ficar para trás.

Aproveito para deixar a sugestão, o programa Sociedade Civil é de interesse público, e tem um formato apelativo já para não falar de que os temas na sua grande maioria são conversados de forma bem acessível, porque não, no final de cada semana colocar o programa online para consulta/visualização? Assim quem trabalha no horário do programa e não tem possibiidade de o ver em directo, poderia ter mais essa acessibilidade à informação.

Continuação de bom trabalho, e boa semana. :)

Anónimo disse...

minha cara fernanda deixe-me felicitá-la pelo se excelente programa , aliás deixe-me dizer que a rtp2 é de longe o canal que melhor serve ao interesse publico , pena é que grande parte das massas continue a valorizar programaçao do estilo floribella ou morangos com açucar.peço-lhe que leia a minha opiniao inda que disfarce as palavras floribella e morangos com açucar.muito obrigado pla boa televisao.força 2

Anónimo disse...

Para a pessoa que escreveu o primeiro comentário a este tema:
o Sociedade Civil já está on-line! Neste Blog do programa há no lado direito algo que diz: "programas emitidos". Se seleccionar essa opção terá acesso aos programas sempre mais recentes (por datas), em vídeo. Eu própria sugeri isso várias vezes, e fiquei contente quando percebi que se tinha concretizado. Aproveito para felicitar a iniciativa. Porém, o ideal ainda seria lançar o programa para horário nobre... por ser um dos melhores neste momento, e por pouca gente lhe ter acesso.
Andreia