terça-feira, dezembro 19

A FICÇÃO QUE SE TORNOU REALIDADE

A década de 70 foi rica na produção de ficção sobre o pós-ano 2000. Criaram-se robots, o laser, viagens espaciais regulares, hologramas, teletransporte, clonagem e outros efeitos especiais que hoje são uma realidade diferente da do Espaço 1999. Agora que estamos a virar mais um ano, o que é que ainda é ficção e que realidade promete o futuro?

2 comentários:

Anónimo disse...

Não podemos ter certezas do que puderá acontecer no futuro, mas se nos informarmos poderemos imaginar o que mais provavelmente poderá acontecer, especialmente se pensarmos na ganância e no egoismo que infelizmente prolifera entre as pessoas e especialmente as empresas e governos, o que se torna num verdadeiro cancro para a sociedade e a natureza.



A technologia é uma faca de dois gumes, tanto pode ajudar a Humanidade e a Natureza, como a pode destruir, o que é bem verdade na maioria dos casos. Poucas são as tecnologias que se podem denominar verdadeiramente amigas do ambiente.



Tomemos os exemplos concretos dos Organismos Geneticamente Modificados (OGMs/Transgénicos). Esta é uma tecnologia que favorece apenas as industrias de bio-technologia, provocando efeitos devastadores na saúde das pessoas, dos animais e do ambiente.

Está comprovado cientificamente que estes organismos (que não existem na natureza) provocam alergias, intoxicações a longo prazo, entre outros problemas de saúde nas pessoas. A nível ambiental a situação é bem mais grave, porque acaba por alterar e destruir os ecosistemas e a biodiversidade, levando mesmo à extinção de espécies de fauna e flora.

Os OGMs são sem dúvida uma maior ameaça que armas químicas e biológicas como os virus, isto porque os OGMs têm a capacidade de se reproduzir, e uma vez lançados no ambiente, é impossível os detectar e destruir todos esses organismos. É um claro caso de "caixa de pandora aberta". Ainda mais grave que os OGMs, é a futura technologia denominada de "Biologia Sintética", que é basicamente não apenas modificar ou criar um gene dentro de uma cadeia de ADN, mas sim fazer toda uma cadeia de ADN de raiz, e se modificar só um gene tráz tantos problemas e imprevisibilidades, o que será criar todo um código de ADN?



Há muitos outros assuntos que se podem falar, como por exemplo no problema energético, em que o petróleo que é a maior fonte de energia usada a nível global, já atingiu o pico e dentro de 10 anos poderá haver graves problemas no fornecimento de petróleo, o que no pior dos casos, poderá colocar as nações e sociedades do mundo no caos total, o que poderia desenvolver em sociedades do estilo "Mad Max" (o filme).




Outra questão que gostaria de salientar e que é importante para o futuro do planeta e da humanidade, é a questão do consumismo selvagem, da sobre-exploração dos recursos naturais, da destruição e poluição da Natureza pelas sociedades consumistas que temos.

O Planeta chegou a um ponto limite, em que não consegue regenerar-se devido à exploração intensiva de todos os seus recursos. Isto está já a trazer graves problemas ambientais a nível mundial, como as alterações climatéricas, seca e desertificação, falta de água doce para milhões de pessoas, entre muitas outras questões que se revelam cada vez mais e de forma desastrosa.
É um facto que se a Humanidade mundial, especialmente os países mais desenvolvidos, a India e a China, não se consciençalizarem para a questão da protecção do ambiente, do excesso de consumo superfluo, que temos de mudar os nossos hábitos urgentemente de forma a minorarmos o nosso impacto no Ambiente, os nossos filhos terão de viver num mundo destruido pela ganância dos seus pais e avós.

O "segredo" para tentarmos viver em comunhão e harmonia com a Natureza, é tentar viver da forma mais sustentável possível.


Para mais informações:

- http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php/topic,203.0.html

- http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php/topic,111.0.html




Para o futuro, proteger o Ambiente é o aspecto mais crucial e prioritário, se queremos preservar a Natureza e a Humanidade.



Paulo
LX

You don't ask I don't tell disse...

Depois de ouvir o que esse senhor que é Engenheiro Fisico disse apenas tenho a declarar É UM MESTRE!Espéctaculo
Apenas o posso comparar ao meu Professor de electromagnetismo e ondas (Mario Pinheiro que também é um mestre).
Portugal com mais 2/3 individuos com essas ideias e mentalidades evoluia e muito!

FERNANDA ÉS LINDA!!!!!