quinta-feira, janeiro 11

INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ

O PR marcou o 2º referendo da interrupção voluntária da gravidez para 11 de Fevereiro de 2007. Um mês antes, queremos discutir as posições dos diferentes movimentos civis sobre esta temática, até porque os principais partidos da AR (PSD e PS) demitiram-se da tomada de uma posição oficial sobre a intenção de resposta no referendo. Em 1998 o “não” à despenalização ganhou com 51% dos votos expressos. Dia 12 de Fevereiro de 2007 como será?

210 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 210 de 210
Anónimo disse...

quem lolou?

Anónimo disse...

NÃO ESCREVI NADA COM A INTENÇÃO DE INSULTAR, MAS SE O VEÊM DESSA FORMA, O QUE É QUE EU POSSO FAZER?
PEÇO DESCULPA A QUEM SE OFENDEU...

MAS A VERDADE É QUE OS ASSUNTOS QUE EU REFERI, SÃO DIGNOS DE UM DEBATE, ACHO EU, TALVEZ NÃO AQUI, TALVEZ NOUTRO SITIO...

MAS SÃO ASSUNTOS QUE ME DÃO QUE PENSAR, E EU ACHO QUE NÃO PODEMOS SEPARAR AS COISAS UMAS DAS OUTRAS...

UM PADRE NÃO PODE DIRIGIR UMA IGREJA AO FIM DE SEMANA E UM BORDEL DURANTE A SEMANA, COM A DESCULPA QUE OS LUCROS SÃO PARA A IGREJA...
ATENÇÃO, NÃO ESTOU A DIZER QUE O FAZEM...
APENAS ACHO QUE NÃO PODEMOS SEPARAR AS COISAS, PELO MENOS DE QUALQUER MANEIRA...

QUANDO POLUIMOS MUITO UM RIACHO, O RIO EM QUE ELE DESAGUA TAMBEM VAI ACABAR POR FICAR POLUIDO, É SO UMA QUESTÃO DE TEMPO, PERCEBES?
ISTO ESTÁ TUDO PEGADO, PELO MENOS PARA MIM...

QUANDO FALO COM ALGUEM TENTO TER A MENTE ABERTA, PARA PERCEBER BEM O QUE ME QUEREM DIZER...

NINGUEM TEM O EXCLUSIVO DA SABEDORIA, NEM EU, FOI POR ISSO QUE VIM AQUI...

SE NÃO ESTAMOS ABERTOS, VEMOS TUDO COMO UM ATAQUE, NÃO SABEMOS VER A DIFERENÇA ENTRE UMA CRITICA E UMA CRITICA CONSTRUTIVA...

FIQUEM BEM, EU VOU FICAR POR AQUI...
SE Á PARTIDA ACHAM QUE NÃO PODEM MUDAR DE OPINIÃO, SE TÊM IDEIAS PRECONCEBIDAS, NÃO ESTÃO REALMENTE ABERTOS AO DEBATE, E EU NÃO...

MAIS UMA VEZ PEÇO DESCULPA SE OFENDI ALGUEM, MAS EU VOU CONTINUAR A PENSAR NESSES ASSUNTOS, PRECISAMENTE POR ME INCOMODAREM...
NÃO OS VOU ENTERRAR, NÃO OS VOU ESQUEÇER, VOU CONTINUAR A PENSAR NELES, DÁ-ME IMENSO PRAZER PENSAR, DÁ-ME IMENSO PRAZER DESCUBRIR COISAS, POR MAIS PEQUENAS QUE SEJAM...

FIQUEM BEM

CHAU, ATE QUALQUER DIA, PORQUE NÃO É MUITA A DISPONIBILIDADE QUE TENHO PARA ESTAR ASSIM A CONVERSAR...

Ninha disse...

Acho muito triste quando se chega ao ponto de chamar assassinas às mulheres que,infelizmente, tiveram de recorrer ao aborto...e é ao mm tempo muito revelador do tal espírito tão falsamente ético e tão falsamente moral dos que defendem o não!E já agora, acho que é importante esclarecer que quem defende o SIM, também defende que devem ser criadas melhores políticas de apoio à maternidade, melhores campanhas informativas de contracepção e planeamento familiar...isso todos queremos, como é óbvio...mas uma coisa não impede a outra...o aborto surge, no meio disto tudo, como mais uma opção e que, eu acredito, para qualquer mulher, será sempre a última opção a tomar...mas que deve existir, como já existe actualmente, só com a diferença de que as mulheres que optam pelo aborto serão melhor acompanhadas e melhor informadas...Eu não sei nada mas acho que é tão ou mais importante proteger a vida da mulher..e não permitir que continuem a morrer mulheres numa marquesa qualquer sabe-se lá onde, simplesmente porque há um grupo de gente que acha que pode decidir por ela e diz que ela é uma assassina e, como tal, prefere deixá-la entregue a si mesma, culpando-a pela sua decisão, sujeitando-a a situações precárias que todos nós sabemos que ela vai ter que enfrentar num aborto clandestino!E falta-me ainda falar dos tais impostos...que pelos vistos é um novo argumento...parece que há muita gente que está muito chateada com o facto de ter que pagar por um serviço de saúde...porque se trata de um serviço de saúde, senhoras e senhores...então e nós não pagamos impostos para o tratamento de toxicodependentes, para o tratamento das doenças relacionadas com o tabaco,para manter os presos em locais com conforto,para tratar mulheres que fizeram um aborto clandestino que correu mal...pagamos imposto para tanta coisa e só este é que custa pagar??Pois eu acho que vale bem a pena, se isso me garantir que mais nenhuma mulher vai morrer ou ficar com danos irreversíveis por ter sido sujeita a um procedimento perigoso!

Anónimo disse...

Pois
Todos sabemos dar uma opinião na vida dos outros. Mas na realidade as coisas não me parecem tão fáceis quanto aquilo que li neste blog.
Há uma enorme carga emocional por trás de uma decisão deste tipo.
É claro que também penso nesse bebé indefeso, que está a ser carregado como um fardo por uma mãe que não o deseja.
É triste, muito triste e muito difícil escolher numa situação destas.
Que todas as pessoas que aqui se mostram com tanta veemência na sua posição sejam de facto postas à prova, numa situação verdadeiramente difícil.
E para que não seja mal entendida, não decidi ainda como votar. Será que eu tenho o direito de decidir sobre a vida de outras pessoas???
É meu dever, por outro lado, defender a vida humana. Estranha e complicada decisão esta, para se tomar de ânimo leve.
Ponho-me a pensar em todas as crianças, que vieram ao mundo e têm direitos, e os supostos defensores dos direitos humanos, deixam que essas crianças sejam vítimas de abuso sexual, sejam espancadas até à morte, sujeitas a todo o tipo de agressões, tal cinismo depois afirmarem-se a favor da vida.
Isto não pode simplesmente ser tratado como uma questão mediática, uma oportunidade de aparecer na tv.
Sejamos conscientes, qualquer que seja a decisão tomada, os abortos vão continuar a acontecer.
As pessoas, defensoras dos direitos humanos, garantem a essas crianças que hão-de narcer, uma vida digna e à qual têm direito?
Mostrem atitudes, e não cartazes....
As vezes isto simplesmente parece uma palhaçada....

E eu continuo sem saber como votar....

Anónimo disse...

DEBATE SOBRE O ABORTO

Para todos os que quiserem debater o assunto de forma serena e responsável:

http://www.eco-gaia.net/forum-pt/index.php/topic,226.0.html


.

Anónimo disse...

Mas será que não há ninguém responsável a moderar este blogue?

Podiam começar, por exemplo, por apagar os comentários insultuosos e despropositados.

Quem disse que precisamos de sair do país para ver fundamentalismo? Ele está aqui bem presente. Até parece uma luta clubística.. francamente! Fico triste em ver que transformaram um assunto delicado num veículo de insultos e crítica fácil.

Anónimo disse...

Voto NÃO ao aborto, porque os argumentos do Sim, perante todos os argumentos do Não, são completamente INSUFICIENTES! para decidir que haja uma lei que defenda o aborto!
Já pensaram nisso?

Anónimo disse...

Não, Liberalizar é permitir que se OPTE, é deixar que se ESCOLHA, apenas isso e cada um é livre para escolher o que fazer consigo próprio. Acabem de vez com o preconceito!

Anónimo disse...

Parece-me que quer para quem vote sim, quer para quem vote não, o aborto não é uma solução, é um remedeio.
Não estou totalmente de acordo com o projecto proposto, aliás, na sua maioria estou em desacordo. Mas adopto a filosofia "do mal o menos". O facto é que os abortos clandestinos são um problema que tem que ser resolvido.
Claro que a solução não passa por realizá-los noutro sítio, mas não os ter de realizar de todo! Felizmente existem variados métodos anticontraceptivos à disposição, o problema está no desconhecimento e mais importante ainda, na falta de interesse nesse "conhecimento".
Entre uma mulher fazer um aborto e ter o filho, e depois eu ver na televisão que mais uma criança foi sujeita a maus tratos, que existem cada vez mais crianças para adopção que nunca terão um pai e uma mãe que lhe dêem o amor, carinho e educação essencial para o desenvolvimento de um ser humano equilibrado e (dentro do possível) feliz... Então prefiro que faça um aborto até às 10 semanas, poupa-se muito sofrimento à criança! Porque à mulher que teve o filho, em qualquer uma das opções citadas anteriormente, só terá 9 meses de "desconforto".
Não concordo em vários aspectos da lei, acho que o estado não deveria "comparticipar" tal acto.
Não é um acto de necessidade médica, gravidez não é uma doença.
É um acto egoísta claro que como tal deve ser suportado financeiramente pela pessoa egoísta. O estado deve intervir depois, obrigando a um seguimento pelo planeamento familiar assegurando que não se volta a repetir. Basicamente, deve fazer com que o aborto não seja simplesmente necessário, existem soluções que passam pela prevenção!
Quanto à descriminalização do aborto aceito até um limite razoável. Mas a lei não está a ser cumprida mesmo em limites completamente irracionais! Uma mulher que faz um aborto às 24 semanas, em que em termos médico o bebé pode nascer e sobreviver, quanto a mim é uma assassina! Parece-me que não há dúvidas que uma mulher que mata um bebé é uma assassina, uma mulher que faz um aborto às 24 semanas não é diferente!
Quanto ao limite referido (10 semanas) não se pode dizer o mesmo.
Eu voto "SIM", não por achar que isto é uma solução mas por achar que esta mudança vai levar a outras mudanças mais importantes - ao investimento na educação, no planeamento.
Falando em linguagem política, espero que seja mais barato investir no planeamento familiar do que financiar "n" abortos, não só pelo custo da intervenção como dos potenciais problemas de saúde para um elemento da sociedade produtivo (a mulher), nada conveniente no que toca ao "estado".

Anónimo disse...

O estado não deve impor leis que vão contra o livre arbítrio de cada
um!
As leis dos homens existem mas não são compridas, por isso, não é uma questão de lei mas sim uma questão de consciência, de formação de evolução!
Não sou a favor de que se destrua a vida, mas cada um será sempre responsável pelos seus actos
e terá que assumir as consequências!
As leis do Universo ( lei da causa e efeito ou karma) são incontornáveis...!!!!!!!!

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 210 de 210   Mais recente› Mais recente»