quarta-feira, março 21

PLANTE UMA ÁRVORE, SALVE O PLANETA

A ideia é simples: quem polui a atmosfera, pode e deve fazer algo para a compensar. Por isso, neste inicio de Primavera, e para assinalar a comemoração do dia da árvore, o SC explica que plantar uma arvore pode ser parte da solução. Um pouco por todo o mundo, o conceito atrai cada vez mais seguidores – a cantora Shakira organizou uma tournée carbono zero, os Óscares puseram a tónica no “salve o Planeta, e no Brasil, por exemplo, os carros alegóricos do sambódromo “renderam” a plantação de 1200 árvores.

12 comentários:

Daniela Gonçalves disse...

Penso que, graças a uma maior informação e consciencialização ambiental, os portugueses já se encontram mais receptivos a campanhas versando sobre o tema da preservação ambiental. A socialização na família e na escola é fundamental neste contexto, bem como a difusão de informação nos media, sobretudo na tv, que é o meio de comunicação social de eleição, em Portugal.
Programas como o "Sociedade Civil" contribuem para uma maior cidadania a todos os níveis. Parabéns!
Daniela Gonçalves

Daniela Gonçalves disse...

Dissertação de Doutoramento: "Informação televisiva sobre Doenças Cardiovasculares e Alimentação": Um estudo do J.N, do "Sociedade Civil" e do "Haja-Saúde".

Pedido de Colaboração!

Estou a seleccionar 50 famílias que consumam este programa, o "Haja-Saúde" e o "Jornal Nacional", para as entevistar.
Contactem, por favor:
Daniela Gonçalves
dangoncalves@gmail.com
telm: 96 831 6519

JM disse...

Plante uma árvore e salve o planeta, faça um amigo e promova a tolerância, escreva um poema e salve-se do "arrefecimento global" das almas ;)

Anónimo disse...

Seria muito importante que as pessoas compensassem a poluição que fazem durante o ano, plantando uma ou mais árvore, mas penso que as pessoas ainda não aderiram a essa iniciativa. Quando somos pequenos, por esta altura, comemoramos o dia da árvore plantando uma, no entanto, esta “tradição” vai-se perdendo à medida que crescemos...

Anónimo disse...

Participe num projecto de reflorestação a nível nacional:

http://www.infonature.org/site-pt/

Navigator disse...

Fala-se muito sobre a arvores nas autarquias em dias específicos.O professor Catarino na sua benevolencia está optimista mas a realidade é que basta sair do centro de lisboa e ver que a construção de todas a localidades continua a crescer "para os lados".Todos os dias há uma terraplanagem e desaparecem dezenas ou centenas de arvores para construir mais casas quando há terrenos livres no interior dessas localidades até mais perto dos equipamentos já existentes.Num país onde a percentagem de segundas habitações é uma das maiores da Europa!Mas em volta são mais baratos e as "parcerias" entre autarcas e construtores falam mais alto.Destroi-se floresta,e o erário público paga para levar a água,luz,telefones,para tornar as respectivas redes maiores com mais perdas e menos eficácia.E todos nós assistimos indiferentes a vista a ficar cada vez menos verde,porque tb vamos querer a nossa casa mais barata.Por isso concordo com o engenheiro ochoa quando diz que não há uma verdadeira educação para este tema,existe sim uma moda que se deve aproveitar para aprofundar para que passe a uma ideologia reivindicativa e estruturante.Um exemplo de moda e oportunismo:Na introdução vi escrito que uma tournée vai atingir a qualificação de carbono zero.Por favor sejamos mais exigentes eu vou ver se consigo descobrir nas entrelinhas qual a definição para a referida tournée para descobrir que certamente contabiliza uma percentagem ínfima da produção do evento.O prejuizo do calculo real seria uma loucura sem qualquer interesse pedagogico.Se fosse tão fácil o planeta não estava assim.A Fernanda Freitas que referiu ter por objectivo certificar o programa dessa forma adicione ao que vai conhecer milhões de watts de som e luz e combustível para logistica incluindo aviação numa tournée e ordenados para pagar.Eu adoro este programa e a opção clara e vocação da sua apresentadora para os temas que tem tratado e por isso mesmo tenho de ser exigente.Peço desculpa por não ser "light",mas tb tenho direito a opinar.Mais uma vez
João Mendes.

Navigator disse...

Não encontrei qualquer referencia a uma tournée carbono zero no site oficial da cantora shakira e este refere-se a nova digressão.Não quero por em causa que essa informação circule.Não acompanho a carreira desta cantora em pormenor.Mas assim volto a conjecturar como se atinge tal feito e não se divulga no site oficial?Isso sim seria um desperdício pois gostava de saber como se faz...

Anónimo disse...

a cantora shakira foi uma das intervenientes no rock in rio 2006, evento carbono zero. é certanente a isto que se refere o resumo.
Gil. ( fã da shakira e da FF)

Navigator disse...

Quando não estiver a trabalhar respondo-te Gil.Tou a falar a sério pq´é preciso algum tempo.Mas o Rock in Rio de certeza que não é uma tournée!Por agora.Depois falarei na questao do CarbonoZero reg.!Até breve se for do teu interesse...

Navigator disse...

Em relação a pessoas há aquelas que admiro ou não e até já o referi mas não sou fanático de nenhuma coisa ou pessoa.A não ser da Biodiversidade!

Navigator disse...

Onde se lê eng.ochoa leia-se eng.Ochoa as minhas desculpas.e tb pela má pontuação,etc.É o que dá trabalhar e ver o sociedade civil ao mesmo tempo.

Anónimo disse...

"Para cada carro plante uma àrvore..."