sexta-feira, maio 25

EXPLORAÇÃO E TRÁFICO DE CRIANÇAS

O desaparecimento recente de uma criança inglesa em Lagos não é o primeiro caso problemático com crianças britânicas no Algarve. Neste Dia Internacional das Crianças Desaparecidas o SC aborda a efeméride nas suas várias vertentes: a dor de perder um filho, o tráfico e exploração de menores e claro, a situação das crianças mais vulneráveis e expostas a este fenómeno. A Comissão Europeia assinala este dia adoptando como símbolo a flor de miosótis, que é conhecida em inglês por "forget me not" ("não te esqueças de mim").

37 comentários:

Anónimo disse...

Só tenho pena que não dêem a mesma importância a todos os outros casos de crianças desaparecidas como deram ao caso de Madeleine. A razão não sei qual é, talvez por ser estrangeira, filha de pais ricos, sei lá…
Penso que as crianças devem ser todas tratadas de igual forma e devem ser mobilizados todos os meios para as encontrar.

A condenação de sequestradores, pedófilos, homicidas, etc. (todos eles criminosos), deve ser bastante severa, mas quantos e quantos destes criminosos não estão ainda em liberdade e nunca se sabe se com vista na próxima vitima.

Anónimo disse...

O tráfico de crianças pode ser feito pelo criminoso que apenas quer uns trocos,é um trabalho encomendado, mas é preciso ir ao fundo da questão, quem lidera estas redes de tráfico? Quem tem interesses no trafico de crianças? Quantas pessoas importantes vimos envolvidas no famoso caso Casa Pia? São Homens e mulheres de poder e dinheiro, que de tão frutasdados que são, necessitam de crianças para lhes dar prazer. É lamentavel Portugal, com tantos casos de crianças desaparecidas, ainda não fazer PREVENÇÃO E EDUCAÇÃO neste campo. Não devemos ver o caso da Maddy como "por ser inglesa teve mais atenção" , devemos louvar o trabalho da PJ e esperar que isto seja fruto de uma evolução, e que daqui para a frente a PJ seja um veiculo de combate a este crime. Há que louvar e não criticar!

Anónimo disse...

Ainda hoje deu uma noticia em que desapareceram 3 crianças entre os 12 e os 15 anos (1 rapaz e 2 raparigas) em que um deles teria sido provavelmente fuga por motivos de mau desempenho na escola, reprovação de ano e que os pais lhe teriam dito que iria ficar de castigo nas férias (não iria à praia).
Sabendo o drama dos pais da Madeleine, como é que estas crianças são incapazes de pensarem no sofrimento dos pais?!
Se chumbou o ano, a responsabilidade é dele e têm que ter consequencias (não violentas, logicamente), ou seja, o castigo. Só tem é que tentar melhorar!
E ainda por cima quando já tinha reprovado também no ano anterior e não teria tido qualquer castigo.

Anónimo disse...

Hoje em dia as prisões são quase hotéis, então porque é que os criminosos haveriam de ter receio de ir lá parar? E ainda por cima as penas nem sequer são assim tão grandes.

Pedro disse...

O desaparecimento de uma criança é obviamente um assunto da maior importância para reflexão das medidas de prevenção e combate a este flagelo. Lamento apenas que a cobertura mediática do caso de Madeleine esteja apenas relacionada com a imagem de segurança em Portugal que é projectada para o exterior, que se quer evitar que seja posta em causa. Pois se falamos de humanismo, um quarto dos telejornais deveria passar a fome que existe nos países africanos e que mata uma pessoa em cada meia dúzia de segundos. Não estaremos a inverter a ordem de importância dos problemas???

Anónimo disse...

Imaginemos que um pai bate num filho e que a criança acaba por fugir de casa. O pai tem a custódia do filho. Pode a polícia devolver o filho ao pai caso este (o filho) tenha hematomas espalhados pelo corpo e diga que o pai lhe bate? Será que a justiça e os direitos humanos não ficam àquem das espectativas devido à brucracia?

Anónimo disse...

Em relação aos casos em que são as próprias crianças a fugir, penso que deveria haver mais rigor na segurança e acesso das crianças a meios como os autocarros para se deslocarem para outros pontos do país ou até do mundo.

Anónimo disse...

A lei portuguesa protege muito os pedofelos.Isso não podia acontecer.Os pedofolos não pensam da sua protecção.Querem é mesmo ter sexo facil e gratis.Isso as crianças são favoraveis a esse tipo de situação.Os pedofolos ou as organizações pedofolas são um conjunto de pessoas com redimentos altos ou altos cargos de multinacionais que traficam crianças em paises que a lei favorecem-os muito.E muitos meios que a policia portuguesa descohece.Deveria haver uma organização policial onde fosse para os Estados Unidos estudar como a policia americana actua a relação a esses casos e ser simplesmente desses casos.Deveria haver uma base de dados de todos os pedofolos e organizações pedofolas portuguesas e internacionais.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!

A questão que farei não se relaciona directamente com o assunto mas gostava que me respondessem:

Conheci um caso de duas irmãs que foram, desde pequeninas e durante vários anos na sua infância, abusadas sexualmente pelo próprio pai. Ninguém nunca soube, só eu. Eram crianças e não sabiam o que estavam a fazer e, como não era de forma violenta, dava-lhes prazer.

Hoje elas não sentem raiva do pai, encaram a vida de uma forma normal, o que é óptimo.

Nestas condições, é normal que crianças vítimas de abuso sexual tenham esta atitude?
Claro que depende muito das crianças, das situações, da educação e dos contextos mas, em geral, é normal?

Como elas existe muitos casos dentro das famílias e, normalmente, não se suspeita de nada porque se supõe que é seguro deixar uma criança com o seu pai ou avô ou tio, etc. porque são família.

Obrigado.

Anónimo disse...

realmente o caso meddy esta nos ultimos dias na comunicação social em geral.. mas pergunto.me se eu portuguesa .. me acontecesse... i n apontando culpa aos pais..
penso.. que a sociedade desculpa mais um ingles k outros portugues.. neste caso.. pk é inconcebivel deixarmos krianças soxinhas em casa com estas idades.. sei k n korro o risco de serem rapatads as minhas crianças..mas os riscos domesticos k akontecem.. k são tambem graves... nisso eles n teem kulpas.. mas... penso k o criminoso .. os estudou.. i estas pratiacas continuadas.. observadas por eles.. faxem kom k estas crianças sejam.. faceis presas...
temos de prevenir.. sempre e constantemente..aceitar k existem mesmo redes etc etc... aos pais das crianças desaparecidas... cabe n desistirem.....gostava k as nossas autoridades continuassem kom os mesmos procedimentos daki para a frente..melhorando e se actualixando .. e aprendendo kom os outros.. por outro lado.. penso k o facto de a comunicação social estar a dar noticias sobre as investigações.. k ajuda os criminosos.. e no panico talvex se "desfaçam" das vitimas nos temos de entender.. k sabe bem saber k as autoridades agem.. mas temos de deixar os criminosos á toua.. sem saber o k se sabe ou não... estas pais ingleses teem sido felixes.. bem akompanhados....tenho duas filhas e n sei o k me poderá acontecer mas sou prudente... calculista e prevenida nastas kestões.. axo k na kestão da internet devia haver tambem komo nos telemoveis os registos das paginas k as pessoas visitam.. k fike gravado... é uma ideia. n sei se util..

Anónimo disse...

Embora muitas pessoas sejam contra a pena de morte, na minha opinião, esta deveria existir, para a maioria destes casos!Não consigo compreender o q leva 1 pessoa a cometer estes crimes, mas também não consigo compreender o q leva 2 pais a irem jantar, muito sossegados, e deixarem 3 crianças a dormir num aparthotel, todas elas quase bebes de colo!!!Eu tenho 1 filha com 3 anos e não seria capaz de o fazer, não só com medo de 1 rapto, mas com medo de qq acidente doméstico!!!Embora, ninguem tenha direito de "tirar" um filho aos pais!

Anónimo disse...

Serão todos os pedófilos criminosos necessariamente?

O que é um pedófilo?

Anónimo disse...

gostava muito de deixar esta sugestão e que se pudesse ser espalhada melhor. a policia americana pede ajuda para este tipo de casos a videntes. talvez se a nossa policia ou a policia inglesa fizesse o mesmo. é que resolvem imensos casos e encontram as pessoas.

CATAVENTO colégio disse...

Boa tarde,

O Catavento - Jardim de Infância está a organizar uma jornada sobre o MEDO.

O evento será no próximo Sábado dia 2 de Junho e iremos abordar as várias faces do medo, incluindo o medo que está subjacente ao tema do programa de hoje.

O "Era uma vez...o Medo!" tem como objectivos gerais reunir profissionais, tanto na área da investigação científica, como da intervenção, em diversas áreas do saber, contribuindo para a divulgação e o debate de ideias e estratégias de intervenção de actuação, realçando os aspectos teóricos, práticos, recreativos e culturais do tema.

Mais informações em www.eraumavezomedo.blogspot.com

Anónimo disse...

A partir de que idade se deve explicar a uma criança que nos deve disser se alguém lhe tocou de forma diferente?

Lurdes - Porto

Anónimo disse...

Gostava de saber por que razão não é investigada pela PJ a lista de alegados pedófilos ingleses a viver no ALgarve? Existe essa lista?

Susana Marques

Anónimo disse...

lurdes.. tal como dixemos . n se bate n se manda po xão.. apartir do momento k eles entendem o k lhes dixemos.. .. é uma kestão de educação.. filhote. aki so a mae i o pai é k podem ver.. n se mostra.. nem ninguem pode mexer.. é so nosso.. eu digo axim as minhas filhas.. digo mesmo.. n vamos andar aki kas nossas coisas de fora.. e expliko.. k na rua n podemos estar como estamos em casa.. a vontade.. o cuidado.. das cuekinhas k tapam etc.. beijinhox

Anónimo disse...

Neste dia, a minha solidariedade e o meu pensamento vai para todas as mães, pais e família de crianças desaparecidas. Sou mãe de dois jovens (20 e 13), tento acompanhá-los, alertá-los e aconselhá-los por ex. sobre os perigos de navegarem na net, o mais que posso, evidentemente sem sufocá-los. Deixo aqui um pedido para a Senhora presente em estúdio da Polícia Judiciária: ACTUALIZEM AS FOTOS das crianças/jovens desaparecidas, conforme a idade que tenham e não a que tinham, por altura, do desaparecimento. Quanto às penas para os indivíduos que atentem contra a privacidade, integridade e dignidade das crianças e jovens, peço PENAS DURAS E PESADAS a nível de justiça!

Anónimo disse...

penso k o registo criminal tb deve ser um documento a apresentar junto kom os passaportes.. embora as fronteiras estejam abertas e ate possam entrar por vias terrestres,, mas é um cuidado k pelo menos limita.os...

Paulo Brás disse...

Boa tarde Fernanda Freitas

Na qualidade educador (professor de informática), deparo-me muitas vezes com jovens sem qualquer acompanhamento nas suas visitas e passeios pela Web... porque é que um pai se preocupa com uma eventual saída do seu filho(a), quer saber com quem vai, o que vai fazer, etc... e na Net não há qualquer preocupação... Devemos saber quem são os amigos virtuais, é importante acompanhar os nossos filhos e pricipalmente educá-los tendo em conta uma correcta Netetiqueta...

Não coloquem computadores nos quartos dos vossos filhos, não os isolem... O computador deve estar num local comum lá de casa onde todos tenham acesso...

... Deixo este alerta, vamos todos lutar contra a exploração e tráfico de crianças.

cumprimentos

paulobras

Anónimo disse...

Quer seja para abuso sexual, trabalho infantil, ou mesmo a morte e venda de orgãos das crianças que são raptadas não será um problema que existe desde que o homo sapiens existe??

Paulo disse...

Há, de facto, pré-condições para a ocorrência de um abuso sexual de crianças.
A titulo de exemplo, uma das pré-condições é a capacidade do abusador superar a resistência da criança: O agressor (abusador) tem de conquistar a obediência da criança, e pode fazê-lo mais facilmente se esta denota alguma insegurança e depravação emocional ou falta de conhecimento sexual; neste âmbito, pode ainda haver necessidade do adulto estabelecer uma relação «inabitual» de confiança com a criança, ou mesmo de empregar a força.
É nos bairros degradados ou junto de familias não estruturadas que os abusadores sexuais de crianças têm o seu "terreno preveligiado", pois é ai que reina o menor conhecimento quanto ao sexo e o maior numero de crianças inseguras e afectadas emocionalmente.
É também ai que reina a probreza, logo a maior dificuldade, por parte dos pais, para que as suas crianças desaparcidas, abusadas,traficadas, exploradas, tenham o mesmo tratamento que está a ter o caso «Madeleine».
A pedofilia tem uma relação controversa com o abuso sexual infantil. O que discutimos, com frequência, é se todos os abusadores de crianças são pedófilos e se todos aqueles que se sentem sexualmente atraídos por crianças são abusadores sexuais...

Há que estar atento aos sinais. Os pais tem o dever especial de cuidade e o Estado também. A verdade é que estes não cumprem e quase nunca são punidos por isso.

Paulo Sempre

Anónimo disse...

Muitos criticam a raça cigana por muitos motivos (uns com razão e outros sem, por incompreensão e intolerância) mas pelo menos no seio deles não existe pedofilia nem maus tratos a crianças pois, nesta cultura, elas são o mais importante e são defendidas e protegidas com unhas e dentes.

Anónimo disse...

Admirei a coragem do Nuno ao dar o seu testemunho na primeira pessoa. Mas atenção também há adolescentes que não são carentes de bens materiais, não estão em familias precárias monetáriamente, e que também saiem de casa para as ruas.. Deixam para trás o conforto que têm em casa para procurar outro conforto que dinheiro nenhum compra, o Amor a fraternidade o carinho e a atenção.
Os pais deviam trabalhar menos, e mentalizar-se que não é por os filhos terem computadores internet, roupas de marca , que são felizes. Todos os filhos precisam de pais na sua ascenção, e a ausencia de afectos não é compensada com bens materiais.

Anónimo disse...

É MUITO URGENTE actualizar e divulgar as fotos de crianças e jovens desaparecidas, é MUITO URGENTE a polícia ser dotada e bem de meios técnicos e humanos para que, quando se verificar o desaparecimento de um/a menor se ponha logo em acção e não perder sequer um segundo para iniciar as buscas no terreno, é MUITO URGENTE os pais estarem atentos quando os seus filhos navegam na net, é MUITO URGENTE castigar severamente os energúmes que fazem mal às crianças/jovens através da Justiça.

Anónimo disse...

Pedofilia é um distúrbio sexual psicológico, emocional que deve ser tratado através de psicoterapia. Há muitas pessoas que se sentem atraídas e têm desejo e fantasias sexuais com crianças mas que se controlam. Outros que não... Mais do que julgar tudo isto, deve-se conhecer os casos e intervir para recuperar ou controlar estes distúrbios para que o problema não persista.

Anónimo disse...

Sociedade Civil tem temas muito importantes, ensinam-nos a viver melhor e a compreender a nossa sociedade. Deste modo, e porque nem sempre tenho horário disponível para o ver, venho pedir que disponibilizem todos os programas já transmitidos, em video, na página oficial.

Obrigada.

Continuação do excelente trabalho.

Anónimo disse...

durante uns tempo no grupo desportivo.. tinha um massagista k apalpava as raparigas (atletas do grupo)sei pk o fex a mim.. .. i nos protegiamo.nos a nos mesmas e as outras nao iam soxinhas para a sala dos infavermelhos etc.. mas nenhuma me contou a mim.. e eu tb n contei a ninguem.. mas sabia k elas me xamavam p n tarem soxinhas e lhes acontecer.. e tambem havia um dentista k apalpava as maminhas as miudas.. i nos komentavamos umas com as outras... n sei se eram pedofilos.. .. n faço ideia eu kom os meus 14 anos axo k nem imaginava k existissem pedofilos.. so sabia k havia homens k vioavam crianças.. mas .. tb era do konhecimento de todos k na casa pia violavam os miudos.. e so se investigou o caso passados estes anos todos.. mas felixmente hoje em dia as consciencias ja estão diferentes.. somos mais informados ..

Anónimo disse...

nao percebo pk é k este vosso programa nao passa na rtp 1... muito mai sutil k as novelas.. a esta hora tão boa...parabens ao programa .. ja venho a akompanhar fax cerca de um ano.. é um programa kom inteligencia i k fax falta a todos nos em geral.. a televisão devia levar uma grande volta.. i acabarem kom tretinhas de novelas a toda a hora.. e reality shows.. e tortulias etc... é so p enxer o tempo.. i estes joguinhos como o programa domino k é so a estrelinhas k la vao sorridentes e felises.. p faxer ainda mais propaganda aos prprios outros rogramas k n faxem o pais andar p frente.. peço desculpa ter saido do tema mas hoje eu tinha de desabafar.. eijinhos á akipa k fax parte do sociedade civil um bem haja...

Anónimo disse...

Não nos podemos esquecer daquelas crianças e bebés (recem-nascidos ou na sua maioria mortos através de abortos) que são raptados e mortos para venderem pedaços de orgãos e células estaminais para investigação, para clínicas privadas e empresas de farmaceuticas.

São aos milhões por todo o mundo todos os anos.

http://www.wakeupnet.net/baby-body-parts-trafficking.htm
http://babypartstrafficking.org
http://www.lifedynamics.com/

Anónimo disse...

BBC - Ukraine babies murdered for stem cell research


By Matthew Hill
BBC Health Correspondent

Healthy new-born babies may have been killed in Ukraine to feed a flourishing international trade in stem cells, evidence obtained by the BBC suggests.
Disturbing video footage of post-mortem examinations on dismembered tiny bodies raises serious questions about what happened to them. Ukraine has become the self-styled stem cell capital of the world. There is a trade in stem cells from aborted foetuses, amid unproven claims they can help fight many diseases. But now there are claims that stem cells are also being harvested from live babies.

Wall of silence

The BBC has spoken to mothers from the city of Kharkiv who say they gave birth to healthy babies, only to have them taken by maternity staff. In 2003 the authorities agreed to exhume around 30 bodies of foetuses and full-term babies from a cemetery used by maternity hospital number six. One campaigner was allowed into the autopsy to gather video evidence. She has given that footage to the BBC and Council of Europe. In its report, the Council describes a general culture of trafficking of children snatched at birth, and a wall of silence from hospital staff upwards over their fate.

The pictures show organs, including brains, have been stripped - and some bodies dismembered. A senior British forensic pathologist says he is very concerned to see bodies in pieces - as that is not standard post-mortem practice. It could possibly be a result of harvesting stem cells from bone marrow. Hospital number six denies the allegations.

Source: http://news.bbc.co.uk/2/hi/europe/6171083.stm

Anónimo disse...

Mais um motivo económico para os lobbies pró-aborto (o governo PS e as clinicas privadas) terem feito pressão para que se pudesse matar bebés no útero, para ganharem dinheiro com o procedimento e mais ainda com o fornecimento de "matéria prima" para a indústria farmaceutica.

Vergonha e corrupção.

Anónimo disse...

Lol, que de Lol não tem nada!

Eu não tenho filhos (ou tenho?), mas ouvir sempre "Não" de quem realmente ama-mos, deve ser tão profundo como perder um filho!

Será que o Mundo está Louco e Perdido?

Mário N. Brito
www.msptx.com

Ponto Verde disse...

Comparar os aeroportos de Madrid, Barcelona e ...Lisboa

em

www.a-sul.blogspot.com

Anónimo disse...

Tráfico de orgãos deverá ser muito maior que os abusos praticados!
Pessoas, sejam crianças ou de maior idade que são dados como desaparecidos, e que tenham sido por esta via, infelizmente não mais vão aparecer.
A China recentemente proibiu o tráfico de orgãos, mas que num país deste tamanho onde a necessidade destes é enorme, bem como em qualquer parte do globo, será muito dificil combater este
crime.
A não ser que surjam equipas que fiscalizem clinicas particulares e outras mais clandestinas.

O abuso sexual, sim já vem desde os primatas que eles próprios abusavam da mulher do outro e brigavam que nem cães, dizem!

Hoje, e porque existe lei aque proibe tais actitudes, será feito pela calada, porque os doentes não falam dos seus hábitos que são punidos na sociedade.

Alguns familiares, vizinhos e amigos poderão saber de tais crimes, mas que se calam, até um dia! Por vezes esse dia nem chega a aparecer.

Desejo que a Maddie e tantas outras regressem a casa, sãs e salvas!

Por último, a web favorece este género de crimes, dado que se geram encontros devido ao entusiasmo criado em redor de uma conversa existente, em que por detrás de um perfil pode estar um criminoso, doente e muito pertinho de arranjar mais uma vitima.

A evolução na sociedade não espera por leis que nem de perto nem longe as conssegue acompanhar.

WTH

nordico-avac.co 919155912 disse...

claro k sim e meprego e servº ,so trabª kem ker , e 1 questao d liberdª d opçao 66% votaram sim na tenho duvidas e a evolªº na ha sistª perfº mas e p/ o bem do cliente , na chove e estaciona d borla em td mundo existem centros comª o problª ta sim na nao evolªº de alguns comercª tradicionais
cumpts pedro yama- porto 919355910

Anónimo disse...

o sociologo e a voluntaria felizmente conseguem falar coerentemente sobre o assunto e têm uma visão bem realista até como o Dr psiquiatra q é pena estar a provocar a Dra Margarida mas ele sabe q ela é facil de provocar e sabe q ela é radical na opinião e nem devia ter sido convidada p o programa... mas infelizmente é verdade ela tem a cabeça atrasada como alguns portugueses


de resto parabéns pelo programa e pelo filme e pelo tema!

Se as crinaças vê as novelas e filmes e tido o que passa na TV sem quase filtro de pais etc etc haja quem tenha coragem p ver este filme com os filhos e possa ser tema familiar e de amigos