segunda-feira, outubro 29

DOENÇAS DE PELE: FALTA DE SOL?

Um questionário recente da Sociedade Portuguesa de Dermatologia revela que 80% dos portugueses já sofreram de uma doença de pele. As mais vulgares ressurgem ou agravam-se nesta época em que o corpo está menos exposto ao ar e ao Sol. Acne, frieiras, herpes, psoríase, são algumas entre muitas doenças que afectam o maior órgão do corpo humano: a pele.
Descubra no Sociedade Civil como proteger-se de doenças letais (carcinomas e melanomas), como identificar as crónicas (psoríase) e como debelar as mais comuns (frieiras, herpes, etc.)

79 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!

Uma alimentação pobre em gorduras pode prevenir o acne? Por exemplo, no período pré-menstrual tenho tendência a que a minha pele fique mais sebosa e a ter acne no rosto se comer por exemplo chocolate ou batatas fritas. A vitamina D também ajuda? Para além de controlar a alimentação, o que mais se pode fazer?

lady_blogger disse...

As pessoas europeias de tez mais escura sentem muito mais frio que todas as outras...- verdade ou mito?

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Como se pode ver no blog 1001dicas.blogspot.com hoje é Dia Mundial da Psoríase.

Tenho uma amiga na casa dos 50 e poucos anos que tem psoríase e deprime-se facilmente por ter esta doença de pele.

Sendo a psoríase uma doença crónica como surgem não raras vezes anúncios em jornais e em consultórios com a promessa de cura para tal?

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Qual a idade comum para o aparecimento dos primeiros sinais? Não me refiro nem a sardas nem a psoríase. Refiro-me sim aos sinais comuns.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Qualquer adulto pode padecer de icterícia ou de cancro de pele? Ou há peles mais predispostas a cada uma destas doenças? Talvez a 1.ª incida mais em pessoas de tez mais escura e a 2.ª nas de tez mais clara?!

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

De há cerca de 2 meses para cá, naceram-me pequenos cravos nos dedos das mãos e 1 deles já tenho há pouco mais de 2 anos e é grandinho. Isto é normal?

lady_blogger disse...

A minha filha nasceu com uma mancha escura nas costas, que me disseram que desapareceria após os 2 anos. De facto desapareceu, mas não entendo o porquê daquela mancha, só sei ser típico de crianças mais escurinhas. Algum dos presentes pode explicar o porquê destas manchas?

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

BOA TARDE

Anónimo disse...

Boa tarde a todos e parabéns pelo programa.

Não sei bem se o que passei há cerca de dois anos pode ser considerado doença de pele, mas apareceram-me um género de "cravos" nas mãos.. consultei o farmacêutico e andei em tratamentos durante quase um ano, e não passou. Um dia, numa conversa com a avó, ela deu-me um "mezinha popular" (deitar sal no forno do pão e fugir sem ouvir o estalir do sal)...
Acontece que os cravos desapareceram!!! Haverá explicação cientifica???

Anónimo disse...

Boa tarde.

Há uns tempos as minhas mãos começaram a "pelar". Especialmente nas mudanças de estação, nas minhas mãos aprecem pequenas bolhas e depois a pele cai. Consultei o médico. Diagnóstico: eczema de contacto.

Poderiam esclarecer-me acerca das causas, e qual a melhor forma de controlar?

Obrigado

Anónimo disse...

As melhoras para si Fernanda.
cp

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

O NÃO TRATAMENTO, PODE SER MORTAL NESTA DOENÇA?

Anónimo disse...

Sara disse:
"De há cerca de 2 meses para cá, naceram-me pequenos cravos nos dedos das mãos e 1 deles já tenho há pouco mais de 2 anos e é grandinho. Isto é normal?"


Cara Sara:
existe uma boa solução para eliminar cravos em apenas 2 ou 3 dias de aplicaçoes dum liquido (aplicação externa) k se vende nas farmácias k agora n sei dizer o nome do remédio k cheguei a comprar, mas vem em frasquinhos pekenos c um pincel para aplicar em cima do cravo! Tb me chegou a nascer um cravo na noz dum dedo e dpx de aplicar o likido, nunca mais me apareceu..

Tb andei uns anos c ele, e se tivesse ido mais cedo à farmacia, escusa de andar c ele e passar mau estar e vergonha pk a "cura" é emidiata e eficaz!

Vá à farmacia e n espere k eles desapareçam por si só! ;)

admd

Anónimo disse...

Como saber lidar com determinadas doenças de pele? A reacção e comportamento de cada pessoa influência a forma como se lida com a mesma doença. Mas será que por exemplo no caso da psoríase uma atitude mais ou menos positiva face a situação ajuda? Como saber tratar de tal doença?

Graça

Anónimo disse...

Olá Boa tarde!

Bem...gostava de fazer uma pergunta. Será que os sinais que temos na pele são perigosos?
Tenho um sinal e já várias vezes me chamaram a atenção que por vezes há sinais que são perigosos, é verdade?

Gosto muito do vosso programa!

Ana Raquel

cat disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Todo os novos aparecimentos de sinais pode indiciar algum problema de pele ou indicar que se trata de algum cancro?

Eu tenho um sinal relativamente grande na testa, mas desde que me lembro, smp o tive!Mas à uns 3 anos "apareceu-me" quase do nada, um outro ao lado deste e quase que ficou do mm tamanho (ate costumo fazer piada e digo que n cresceu mais porque embateu no outro sinal! :P)

Mas devo-me preocupar? Ou é mais um sinal para a colecção?

Sou de pele clara e n sou mto de apanhar sol, os meus pais ate dizem que devia apanhar mais sol por causa dos beneficios do sol na produção da vitamina D.

Obrigado

admd

cat disse...

Boa tarde.

Chamo-me catarina e tenho 19 anos, sofro de eczema atopico desde os 6 meses. revi-me em tudo o que disseram no programa relativamente à dor, à vergonha, ao complexo que estas doenças causam, principalmente porque sempre me afectou muito a zona do rosto e cheguei mesmo a ter vergonha de falar com as pessoas.
concordo que deviamos ter apoio do estado para os tratamentos pois já perdi conta do dinheiro gasto em tratamentos.
Obrigada
Catarina Maçaroco

Anónimo disse...

boa tarde,

a minha mãe tem psoríase, embora não se manifeste em grandes áreas da pele, aparece-lhe em zonas muito delicadas como por exemplo o anus, além desta manifestação ser muito penosa, desenvolveu-se nela artrite psoriática, gostavamos de saber se nos podem informar acerca desta doença que surge por causa da psoríase.
obrigada,
inês

Anónimo disse...

A PSORÍASE PODERÁ ESPALHAR-SE PEL CORPO TODO OU LIMITASSE A DETERMINADOS LOCAIS.

Anónimo disse...

Boa tarde,

Tenho uma bebé com 9 meses e esta apresenta em dois dos dedos da mão, uma escamação da pele, como se fossem frieiras.
Não consigo fazer com que sare, pois ela chucha no dedo e nesta fase, as mãos na boca são uma constante.
Para além deste problema, junto à zona da fralda, tem um pequeno eritrema, que não consigo curar, já utilizei uma série de pomadas e nada...

Quando era pequena, sofri de eczema atópico, que acabou por ser ultrapassado com o crescimento.
Poserão estes pequenos problemas estar relacionados com isso, uma vez que poderá ser hereditário?

Muito obrigada,

Filipa Silva

Que poderei fazer para atenuar esta situação?

Anónimo disse...

Boa Tarde!
Tenho Psoríase, fui diagnosticada há muitos anos e gostava de saber se os tratamentos tópicos são à base de cortcoides ou já há novos tratamentos. E os solários? Melhoram ou não são recomendados?
Obrigada pelo excelente programa

Anónimo disse...

Boa tarde.

A psoríase embora sendo incurável, pode estagnar ou deixar de se manifestar tão activamente numa pessoa? Será que há formas de a controlar ao longo da vida, a fim de minimizar a sua presença?

Graça A.

Unknown disse...

Boa tarde
Tenho 22 anos e também sofro de psoríase, é desesperante por vezes esta doença, no entanto tenho conseguido controlá-la com Psodermil e Daivonex, sendo o sol o melhor remédio!

Anónimo disse...

Boa tarde,
Gostaria de saber se a psoríese que se manifesta nas unhas, tem algum tipo de tratamento.
Obrigado

Anónimo disse...

Boa tarde

Porque é que as doenças da pele não são objecto de tanta pesquisa como outras doenças? Algumas são denominadas de "doença-órfã" tal é o abandono por parte dos especialistas do mundo inteiro.

Percebo que a mortalidade das doenças da pele não seja tão elevada como outras doenças mas quem delas sofre sabe que são muitas vezes incapacitantes e afectam seriamente o dia-a-dia do doente.

Sofro de hidrosadenite (doença de Verneuil) há 15 anos que foi confundida com Acne durante muitos anos. Foi muito difícil na adolescência viver com estes quistos disgraciosos e incapacitantes. Hoje é difícil viver com o facto dos médicos e especialistas não terem cura.

Através da internet pude me aperceber que não estava só no mundo e que muita gente sofre do mesmo e da mesma maneira: estão tristes, incapacitadas e todas querem uma cura que não vem, daí a revolta.

Obrigada pela atenção.

Unknown disse...

Boa tarde, parabéns pelo programa!

O meu genro sofre de falta de pigmentação da pela e começou nas mãos e ja está a evoluir muito depressa.

è verdade que não tem tratamento?

Obrigada a todos.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos!

O excesso de maquilhagem não provoca reacções negativas na pele, principalmente para quem tem problemas de pele?

Melhor será controlar e tratar os problema de pele em vez de disfarça-los!!

Conceição

Anónimo disse...

"Um dia, numa conversa com a avó, ela deu-me um "mezinha popular" (deitar sal no forno do pão e fugir sem ouvir o estalir do sal)...
Acontece que os cravos desapareceram!!!"

LOL Mezinha?! Pra mim isso é bruxaria! ;)

Sem ofensa! lol

A mim tb me tinham falado em por um suco duma erva do campo, cujo o suco é mto amarelado sobre os cravos, experimentei 1vez mas n tive resultados imediatos e co n quis perder mais tempo c aquilo, fui-me logo à farmacia! N posso dizer se falhou redondamente ou se iria resultar, pk so apliquei uma vez e aquelas ervas n se encontram em kk lado e nem me nascem à beira da casa :P


Cumps!

admd

Anónimo disse...

Olá boa tarde, eu chamo-me Mónica e sofro da doença de Ictiose.
Eu gostava de saber se existe algo que atenue os sintomas durante o Outono e Primavera, pois são as épocas piores, pois tenho tanta comichão e a pele fica tão sensível que até chega a fazer feridas!

Anónimo disse...

e no que toca a terapias quais os melhores cremes para a psoriase

lisa disse...

Boa tarde

o meu marido tem psoríase que apareceu de repente à cerca de 3 anos.
E com as pomadas do dermatologistas não conseguiu nem alivio nem melhoras e viu na internet um tratamento com cloreto de magnésio pa (puro para análise)
dilui 33 gr por litro de água numa garrafa de vidro e tomava de manhã.
O cloreto de magnésio será que tem algum inconveniente para a saúde.
Sentiu bastante melhoras mas o médico de família meteu-lhe medo que podia ter outros problemas mas não lhe disse quais.
Ele também dores nas articulações joelhos e cotovelos.

Cumprimentos

Lisete Fonseca

Anónimo disse...

Fala-se mta na "disinformação" das pessoas sobre as doenças de pele, mas a culpa é das pessoas ou da falta de informação que é passada para as pessoas?

Aproveito para perguntar se existe algum site ou sitio onde ir buscar a informação ou uma colectania dos vários tipos de doenças de pele?

Podem-me indicar o google para pesquisar e ou o wikipédia, mas se n souber os nomes dádo às doenças de pele, co vou buscar essa informação?

obrigado

lisa disse...

Tomava 1 copo de café (dos pequeninos) de manhã

Anónimo disse...

Qdo se fala em exposição do sol para o organismo produzir vitamenia D, o que significa em tempo, horas do dia, dias do ano ou zonas do corpo que se pode expor ao sol? Existe mais alguma dica para que a produção da vitamina D no organismo seja o mais eficiente possivel? Tipo, apanhar sol nas costas? ingerir mto lacteos? apanhar mais sol de manhã e evitar o da tarde?


obrigado

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Todo os novos aparecimentos de sinais pode indiciar algum problema de pele ou indicar que se trata de algum cancro ou problema de pele?

Eu tenho um sinal relativamente grande na testa, mas desde que me lembro, smp o tive! Mas à uns 3 anos "apareceu-me" quase do nada, um outro ao lado deste e quase que ficou do mm tamanho (ate costumo fazer piada e digo que n cresceu mais porque embateu no outro sinal! :P)

Mas devo-me preocupar? Ou é mais um sinal para a colecção?

Sou de pele clara e n sou mto de apanhar sol, os meus pais ate dizem que devia apanhar mais sol por causa dos beneficios do sol na produção da vitamina D.

Obrigado

admd

lisa disse...

isso era se o médico de familia o encaminhasse.
pois o meu médico diz que é para toda a vida e receita uma pomadas.

Anónimo disse...

Olá boa tarde,
Tenho psoríase desde os 12 anos, psoriase vulgar, ao longo dos anos fui fazendo tratamentos e melhorei bastante. No ano passado engravidei e a psoríase piorou bastante, terá sido pela gravidez em si ou pelo estado de ansiedade que a gravidez tráz? Obrigada

Anónimo disse...

Mas ponham na net, criem sites informativos! Os hospitais ja se queixam das sobrecargas e da corrida dos doentes por tdo e por nada!
Para alem ser mto mais facil obter informaçao na net uma pessoa só deve ir ao hospital se tiver doente e n fazer vistas guiadas e ocupar profissionais de saúde qdo está uma fila enorme à espera de 2minutos de consulta!!

Aproveito para dizer k o programa SC costuma dar boas dicas e informaçoes k passam em roda-pé durante o programa, mas mtas das vezes uma pessoa n capta tdo! Sugeria q expusessem essas infos no blog! Para futuras consultas ou para tirar o site que so se copiou metade..


Obrigado

admd

Anónimo disse...

oh fernanda! nem a duvida dos meus sinais expos aos seus convidados! :(

hj só foi psoríase!..


admd

Anónimo disse...

Obrigada pela dica ADMD! O que eu acho estranho é que do nada e tão rapidamente me apareceram uns pequenitos cravos: 7 ao todo e na mesma mão... e nessa mão tenho 1 maior que já me dura há pouco mais de 2 anos. Deve haver alguma explicação... Mas vou ver se me informo na farmácia e trato disto (antes que me apareçam mais...) =P

Sociedade Civil disse...

Associação Portuguesa da Psoríase

www.psoportugal.com

Saudações civis,

Anónimo disse...

Pois, toda a gente sabe o que são cravos, mas o q está por detrás do seu aparecimento ninguem sabe dizer ou diz...mas no programa um dos convidados fez uma breve, rápida e pouco detonada explicaçao sobre os cravos, parece que é um virus que os provoca e que podem aparecer de repente e desaparecer tb c alguma facilidade ou n...mas co hj só foi psoríase, nem explicou o pq do dos aparecimentos, o pk do virus, nem co evitá-lo...ou seja, continuamos ignorantes!
Vamos continuar a gastar dinheiro em consultas e em pomadas e n informar as pessoas co prevenir certas doenças...pk a prevenção n dá dinheiro aos médicos especialistas nem às farmácias!

O mal das pessoas n é n irem às consultas, é n terem dinheiro para ir a elas! Pk eu gostava de ter hipoteses de marcar consultas cada vez k me aparecesse algo novo ou por prevenção, gostava dir todos os meses ao dentista, gostava de tirar análises tdos os trimestres, mas o dinheiro n dá, por isso é k ha um "falso desleixo" das pessoas e só vão qdo as coisas ja estão negras!

Anónimo disse...

errata:
denotada e n "detonada"! lol

n pretendia k algum dos convidados explodisse do nada! lá ia a "nossa" fernandinha!..

Anónimo disse...

e obrigado pelo link fernanda, mas qdo pedi infos n era só exclusivo a essa doença, mas sim dos vários tipos de doenças de pele k podem haver, surgir..

Acabei por descobrir um topico geral no wikipédia, mas co este tipo de informação é construído por qq pessoa, eu n sei qual poderá ser a validade ou veracidade ciêntifica ou médica, no k toca às terapias e identificação de kk tipo de doença de pele. Mas partilho o link a tdos!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Categoria:Doen%C3%A7as_da_pele


Cumps

admd

Anónimo disse...

"oh fernanda! nem a duvida dos meus sinais expos aos seus convidados! :(

hj só foi psoríase!.."

é mm ADMD!

o tempo de programa pode ser pouco para tantas dúvidas, mas a fernanda devia OBRIGAR :P logo no final da transmissao do programa e emprestar o seu VAIO (portátil) aos seus convidados para poderem responder a uma ou outra pergunta q ficou no ar e que por infelicidade n foi colocada por falta de contexto ou tempo!

Cumprimentos!

Anónimo disse...

Cadé as marias, as saras, as rutes para continuar a discussão?! Tou a falar sózinho prás paredes? nem o carpe diem tenho aqui pa, me a mim Anónimo, tirar muitas Das minhas Muitas Dúvidas! ;P

Já arranjaram um outro blog para continuarem a conversa e n me disseram nada!? Ai a bida!

Assim vou amuar! :(

admd

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Ó admd não precisa de amuar, há sempre alguém por cá... Pelo menos anda por cá a Maria do costume, ou seja a Maria Mendes.
Eu como vi mas não ouvi todo o programa, decidi voltar ao blog.
E por acaso eu já pensei criar um blog paralelo, pois este é bom, mas limitativo.
Você esta tarde disse o seguinte à Sara:

"Cara Sara:
existe uma boa solução para eliminar cravos em apenas 2 ou 3 dias de aplicaçoes dum liquido (aplicação externa) k se vende nas farmácias k agora n sei dizer o nome do remédio k cheguei a comprar, mas vem em frasquinhos pekenos c um pincel para aplicar em cima do cravo! Tb me chegou a nascer um cravo na noz dum dedo e dpx de aplicar o likido, nunca mais me apareceu.."

Olhe admd, eu por acaso quando era catraia também tive uns cravitos que sairam da forma que você sugeriu à Sara. Mas os nossos antepassados recorriam a uma técnica natural, usavam leite de figo verde que espalhavam sobre os cravos. Se funcionava... já terão de perguntar às gerações anteriores, ou pode ser que nalguma localidade perdida no mapa ainda recorram a essa técnica.


CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

..sim, essa do leite de figos tb tinha ouvido dizer... entretanto ainda andei a ver se descobria a tal erva k falei, n sei bem mas acho k é a erva-leão...se ela deitar um suco amarelo qdo se arrancar as folhas junto ao cale, é pk é essa mm k me tinham indicado..

Entretanto tb li que o giz tb resolve o assunto assim co a seiva de folha de abóbora..

Óh Sara, n disse k táh c 7 cravos?! podia testar todas estas soluçoes e tirar a limpo estas "mezinhas" do tempo dos nossos avós! lol :)

Ja estou a ver a Sara publicar um livro daki a um mês c o título "Toda a verdade sobre as mezinhas k eliminam cravos"! LOL ;)


cumps

admd

RUTE disse...

Olá, boa noite a todos!!
Que pena, hoje, não ter conseguido estar presente para colocar uma perguntinha...
E logo hoje que estávam cá todos os bloggers que eu "conheço" (à excepção do Carpe Diem, talvez).

Em relação aos cravos, Sara, posso adiantar que quando eu era mais jovem apareceram-me 2 cravos. E como eu não gostava daquilo, arranquei-os à dentada :-D AhAhAh(verdade...nem parece uma atitude minha mas...deu resultado).

Não faço ideia se faz mal ou não. O que é facto é que nunca mais reapareceram.

ADMD, essa questão do sinal duplo é mais complicada. E nem pensar em eliminá-lo à dentada, ok? LOLOLOL
Mas, julgo, que um dermatologista pode realizar uma pequena cirurgia de remoção de sinais.

Segundo ouvi, se um sinal aumentar de tamanho consideravelmente, convém mesmo, realizar uma biopsia e removê-lo definitivamente.

Mudando de assunto: ADMD, eu pelo menos, não arranjei outro Blog/Fórum como o SC. No entanto tenho andado muito ocupada com os posts de cinema no meu próprio Blog (publicarparapartilhar.blogspot.com).

Visitem-me lá ;-)

Maria (ª_ª) disse...

Olá a todos, Fernanda, equipa do SC, comentadores habituais e ocasionais!

Tenho pena de já não ter tempo para ver o programa e vir aqui ao blog…mas hoje consegui arranjar um bocadinho de tempo.

Os programas, como sempre continuam bastante interessantes, e este até me interessava muito, pois sofro um bocado com as frieiras quando começa o tempo frio, já recorri a pomadas, medicação, nada…não sei como evitar que elas se manifestem. Penso que tenha algo a ver com má circulação nas mãos, mas não sei…e agora também já é tarde demais para perguntar no programa. :(

Muita saúde e cumprimentos a todos,

Maria (ª_ª)

Anónimo disse...

Relativamente a questão da psoriase, tenho uma colega que tem 39 anos que comeceu agora a ter psoriase.
Ela tem mais quatro irm~~as que tem.
Sei que comprou um creme e diz que não quer outra coisa, que a irmã tambem experimentou e sente-se muito melhor. Posso perguntar onde adquiriu.

lady_blogger disse...

Olá Maria de Cascais.
Se você tem problemas com as frieiras e até está numa localidade onde o frio não é agreste, imagine-se numa serra, aí você nem se mexia.
Você deve ter de facto um problema nas extremidades do seu corpo, as quais não aquecem com facilidade, e depois tenta aquecê-las com água quente ou com aquecedores e o resultado são essas frieiras que lhe provocam dor e comichão.
Evite submeter-se a grandes diferenças de temperatura, vai ver que isso vai melhorando. Se não melhorar fale com o seu médico na hipótese de lhe sugerir um tratamento. Sei que há uma planta que estimula a circulação nos locais mais difíceis, mas não me recordo do nome.
Beijinhos e volte sempre ao blog.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Ué pá!
Ó ADMD, não é preciso aborrecer, o pessoal mais cedo ou mais tarde anda por cá a rondar o espaço e a fazer blá blá blá! =)
Não pensei que os cravos fossem dar tanto que falar... A cura pelo leite de figo também já tinha lido algures num blog de mezinhas (algumas de rir às gargalhadas). Se funciona não sei, mas se encontrar algum figo hei-de experimentar! Mas esperem lá, é só espremer para ter o tal leite de figo não é?
Afinal contei-os mal, não são só 7, são 9 numa mão (só que alguns estão tão juntinhos que pareciam 1 só) e descobri 2 pequenitos na outra...
Ó Rute, arrancar à dentada?! Isso é masoquismo!! Deve doer não? E sangrar? :S Pelo menos o grandito não me atrevo! =)
Também já li aqui no blog mais 1 mezinha: "Um dia, numa conversa com a avó, ela deu-me um "mezinha popular" (deitar sal no forno do pão e fugir sem ouvir o estalir do sal)...
Acontece que os cravos desapareceram!!!" Miguel Pereira
Ora bem, não tenho forno de pão, mas se o normal servir, também hei-de tentar!
E depois faço uma lista das que resultaram e das que não e escrevo um livro sobre a minha experiência de cobaia e faço 1 ilustração de mim a fugir do forno para pôr na capa! =)

Isso do aparecimento de sinais pode ou não ser perigoso e é preciso ter cuidado, principalmente se começarem a crescer demais, por isso é bom consultar um médico. Tenho um tio que tinha imensos sinais pelo corpo e foi ao médico tirá-los todos!

Anónimo disse...

Ah, mais a erva-leão (nem sei como é mas vou pesquisar!), o giz e a seiva de folha de abóbora (é para espremer as folhas?)! Já cá tenho 1 colecção de remédios invejável, hã?!

RUTE disse...

Sara, a mim não me doeu nada.

Dizem que a saliva faz bem aos cravos.

Se tiveres um cravo pequenito experimenta. JURO que é verdade o que eu relatei. Eu fiquei com um buraquinho pequenino, desinfectei e tapei com um penso. Depois ganha crosta e sai sem deixar marca.

Convém humedecer primeiro para ser mais fácil. Podes até fazer isso depois dum banho de imersão. E não podes cortar muito fundo, basta à superficie da pele.

Também já tive um pontinho branco na palpebra do olho que parecia uma borbulha. Espremia aquilo e nada, não saia o pontinho branco, então, desinfectei e lancetei com o bico dum corta peles, igualmente desifectado (com fogo e alcool).

Bom, não aconselho estas cirurgias caseiras mas lá vou resolvendo tudo em casa. Tenho sempre muita atenção com a desifecção das feridas e dos instrumentos.

Já me disseram que eu noutra vida fui curandeira :-) Vai na volta até fui !! Só que ainda não estou muito convicta destas coisas de vidas passadas.

Anónimo disse...

Olha, já me pus aqui a salivar os cravos =) A saliva cura muita coisa! Por exemplo, quando me corto ou arranho em alguma coisa, passo saliva e deixo ao ar livre que rapidamente a ferida seca, ganha casca e cura-se (se tapar com penso demora muito mais tempo a fechar e curar a ferida).
Ó Rute, cautela com essas aventuras de "cirugias caseiras"! Eu tive 1 minúscula borbulhinha branca naquela zona onde há pessoas que pintam a parte inferior do olho com lápis próprio, mas já me desapareceu. Mas fosse em que parte do olho fosse eu não me atrevia a passar-lhe a laminazinha, ainda me tremia a mão de repente...
Pelo menos o meu cravo maior, basta pressioná-lo que me dói, talvez porque está numa zona mais sensível do dedo.
Isso de vidas passadas também duvido muito. A nossa mente é espantosa e envolve muita fantasia. Mesmo sendo "provado" pela hipnose, eu duvido porque acho que grande parte do que se diz durante a hipnose será fantasia misturada com memórias da nossa vida presente, que o nosso cérebro narra como se fosse um sonho e tal como num sonho, acredita.
Mas, quem sabe? Tudo é possível... Também há muitos que já viram e tiveram experiências com almas penadas (eu tenho histórias interessantes na família), mas eu não sei, eu nunca vi, ainda não veio ninguém do reino dos mortos dar-me notícias (ainda bem!!), mas confesso que desde pequena tenho um certo medo de andar sozinha no escuro em casa, tenho a sensação que vem alguém atacar-me atrás de mim...mas às vezes gosto de me desafiar (até certo ponto...).

RUTE disse...

Eu também já tive esses medos.

Em criança só dormia se tivesse uma luz ligada. Actualmente, se tenho uma luz ligada, nem que seja o sinal de presença da tv, já não consigo dormir.

Em casa, sinto-me perfeitamente em segurança. Não acredito nem em fantasmas nem em espiritos. Mas acredito na força do pensamento e na capacidade que temos de rejeitar certas "coisas" que chegam a nós. Até mesmo a doença!!

Às vezes, na brincadeira, mando o prenúncio de uma gripe ou constipação embora. Digo: vai-te que eu não te quero aqui (ahahahah). Mas ainda não coloquei sal a estalar no forno do pão...

Anónimo disse...

=) Sim, também acredito na nossa força interior (da qual muitas vezes parece que nos esquecemos)!
Quantas vezes nos esquecemos que podemos decidir o que fazer hoje e agora, que podemos alterar o rumo da nossa vida, que podemos desfrutar de um belo passeio relaxante à beira mar ao fim do dia ou aproveitar para convidar uns amigos para ver um bom filme e comer pipocas, em vez de ir logo para casa porque se tem que fazer o jantar e tratar dos afazeres domésticos e etc.. Não tem que ser tudo certinho, apenas temos que nos permitir o máximo de momentos de prazer!
Para dormir, quanto mais escurinho melhor, já aninhada na caminha. Mas quando vou para o quarto às escuras (olha pó que me dá...), aproximo-me só o sufiente da cama para logo saltar para cima dela e tapar-me logo com os lençóis... Deve ter medo de monstros debaixo da cama... E o mais engraçado é que eu gosto de sentir estes medos e de vez em quando desafio-me!

RUTE disse...

É importante lembrar: Somos donos da própria vida, sem dúvida.

Este ano tenho estado num processo de retomar o controle. Estupidamente deixei-me atulhar de trabalho e fiquei sem tempo para mim.
Tive de repensar a minha vida, os meus objectivos, as minhas necessidades e travei a fundo.

Foi mais ou menos na altura em que comecei o Blog. Os primeiros posts foram mesmo isto. Quis partilhar para acordar os outros :-)

Obrigada pela tua visita, Sara. Deixei lá a resposta ao teu comentário.
Um bom dia.

Anónimo disse...

"ADMD, essa questão do sinal duplo é mais complicada. E nem pensar em eliminá-lo à dentada, ok? LOLOLOL"

Cara Rute:

Bem, tb seria complicado, é n testa e os meus dentes n chegam la! :P A n ser k pedisse uns dentes emprestados?! lol

Ai nossa! arrancar cravos à dentada?! Oh rute, isso é mutilação dum violencia que so de pensar arrepia um gaijo! Mas olha é preciso ter cuidado c essa atitude de arrancar à dentada, ou usar corta-unhas ou laminas para cortar sinais de relevo, pk pode ser mto perigoso!e n falo a nivel de problemas de infecção! Co a sara disse, ela tem um cravo k lhe doi, ou seja, se lhe botar os dentes pro arrancar pode-me doer-lhe pois evendicia k o cravo n é um simples calosidade mas sim um sinal de relevo c nervos a entrarem por ele a dentro! cuidado c isso! pode ser doloroso e trazer consequencias piores! :/

digo isto pk a minha mae tinha um dakeles sinais tipo cogumelos, sabem? tem um pescoço e faz tipo bolinha na ponta? Foi ao medico e proibiu-a de tentar cortar esse sinal c o ker k seja! Pode ser perigoso! pode desencadiar problemas maiores! mas sabem o k sujeriu o medico? co uma linha de cozer fina, atasse à volta do pescoço de modo a ir apertando consecutivamente o sinal sem fazer dor e q passado uns dias o sinal devido ao aperto, deixa de ser irrigado por vasos sanguinos e ele seca e cai sem dor!

Agora claro este metodo n deve ser facil aplicar a todos este tipo de sinais ou outros... mas nada de mutilaçoes e ou sem consultar um dermatologista! Nem todos os sinais sao passiveis de serem removidos cirurgicamnte por isso aconselhem-se bem!
Ai Rute, eu ainda me arrepio c o k disse!



Cara Sara:
"Mas esperem lá, é só espremer para ter o tal leite de figo não é?"
oh sara, vc nunca foi aos figos a uma figueira, nem à figueira dum vizinho? ;)
o leite de figo ocorre qdo um figo ainda é arrancado relativamente verde da figueira pk nessa altura a seiva corre feita maluca para desenvolver a flôr da figueira! (Para kem n sabia, o figo é uma flôr e n uma fruta! ;)), ou seja para voce ter esse leite de figo, convem ser qdo vc arranca ele da figueira!.. Ha pessoa mto sensiveis aos figos pk esse leite, ou seiva do figo causa grande irritação aos labios da pessoa! Nunca vos aconteceu isso nem k fosse ligeiramente qdo comeram um figo e tenham passado os labios pela pele do figo?
Qto ao giz é andar smp c ele no bolso e riscar literalmente o cravo a toda a vez! :P ..pelo k li!
As folhas de abóbora é arrancar pelos caules e deve-se aplicar a seiva k estes possam emanar! Acho k n é esmagar as folhas e fazer um penso c elas, mas ja k tem tantos cravos tb pode experiemntar! lol

Qto á erva-leão, a erva é mto conhecida! É aquela erva k dá uma flor tipo ...er...n me lembro do nome da flor, mas são akelas flores k estao a florir agora e se levam ás campas dos cemitérios, so k são flores amarelas e qdo cai a flor as sementes fazem aquele efeito de uma bola de plumas que qdo era chavalitos iamos atrás desses "chupa-chupas" para soprar as sementes e pedir desejos se caso conseguissemos por a 2flor" careca? lembram? ?:\
erva-dente-de-leao, ou erva-leao
se calhar o nome leão nessa erva, deva-se ao efeito de juba k as sementes fazem qdo estão prontas a voarem! ;)

Mas pensando bem, acho k n é bem essa erva k me falaram k curava os cravos! Pk a tal erva costuma crescer um murros sombrios, humidos e parecem azedas bravas na sua estatura, nascem ao estilo das alfaces, e as folhas teem um serrilhado de dentes grandes, mais ao estilo de reentrancias tipo folha de videira, são longas e mto verdes. E se forem arrancadas elas deitam uma seiva amarelada, alaranjanda mm intenso! Eu n consigo explicar melhor! :( vou tentar perguntar aos meus pais, mas pra isso tenho de achar essa erva de perguntar directamente pk desconhecem estas "mezinhas" :P.. se bem me lembro na altura ou foi a minha avó, na aldeia dos meus pais ou umas tias minhas k me indicaram essa erva...
Dpx é akela, a mm erva pode ter varios nomes de zona pra zona...e co n existe um dicionario k este de catalogação destas ervas do campo o mais certo é n achar info nem na net! :\ Tantos saberes e mezinhas que se perdem c os nossos avós! é triste n ficar um registo destas coisas! Agora tb n se dá importancia para estas coisas, as pessoas só kerem viver nas cidades, e hj em dia ha remédios para tudo e mais alguma coisa! Mas sujeitamo-nos a remédios cada vez mais sintéticos, artificiais e c mais perigos k beneficios! :(

"Também já li aqui no blog mais 1 mezinha: "Um dia, numa conversa com a avó, ela deu-me um "mezinha popular" (deitar sal no forno do pão e fugir sem ouvir o estalir do sal)...
Acontece que os cravos desapareceram!!!" Miguel Pereira
Ora bem, não tenho forno de pão, mas se o normal servir, também hei-de tentar!"

lol isso n é mezinha mas sim bruxaria! lol eu nesse tipo de coisas é k n acredito! se fosse deitar sal quente sobre o carvos, ainda era nakela! agora deitar forno e fugir a 7 pés para n ouvir o sal a estalar?! eu nem kero pensar se vc n for suficientemente rápida a fugir e ouvir uns talidos do sal anntes de fugir casa fóra! lol Vão crescer o dobro de cravos?
Isso parece akelas correntes da sorte k circulam nos emails! lol :P

Sem querer ofender a pessoa k falou nisso! É so uma opinão minha! :)


"Dizem que a saliva faz bem aos cravos."
Oh Rute, mas se fazem bem entao esse truque n serve! As pessoas n kerem criar mais cravos e maiores! lol Nós queremos mezinhas k façam MAL aos cravos! Né o sara? ;) ;P
..agora tava a reinar c a Rute! :P

Sara disse:
"Isso do aparecimento de sinais pode ou não ser perigoso e é preciso ter cuidado, principalmente se começarem a crescer demais, por isso é bom consultar um médico. Tenho um tio que tinha imensos sinais pelo corpo e foi ao médico tirá-los todos!"

Bem, eu tb ja sabia dessa coisa de se fazerem mini-cirurgias, de remoção de sinais, mas n estou preocupado em remove-los, pk n me causam problemas, n tenho comichoes, nem me doem e praticamente são ja uma imagem de marca!Para alem de n serem assim tão grandes, tornam-me mais sexy tipo o famoso sinal da Cindy Crawford! lol ;P
Eu so fikei ligeiramente alarmado qdo me cresceu um ao lado num curto periodo de tempo, mas k nem a minha mãe notou pk co cresceu mm ao lado a minha mãe da ultima vez k se referiu ao meu sinal na testa numa conversa banal, eu disse, ja são dois! ela n acreditou?! "são mm!" lol
Eu so tenho medo é dos problemas k possam surgir silenciosamente e sem dar manifestações de dor, comichoes ou outros sintomas e dpx do nada se revelarem mto perigosos e problemáticos.
Mas quer eu quer os meus irmaos temos mtos sinais no corpo, tipo akela moça k entrou numa ou oitra novela portuguesa, cuja a irmã é cantora e tb actriz, Lúcia Moniz, sabem? A irma k falo n sei co se chama, mal ela tem uma colecção de sinais na cara e no pescoço k ate tem alguma piada! Bem, eu n tenho tantos! ;) lol


admd

Anónimo disse...

desculpem as gafes, a trocas de siglas tipo trocar "k"(que) c "c"(com) e o meu português de corrida! mas ontem n deu pa postar, e hj sentime obrigado a comentar, responder tdos os vossos post's k entretanto deixaram ontem e n me preocupei mto em reler o texto no intuito de o corrigir..

Bem, mas co se diz "para bom entendedor meia palavra basta", n deve ser complicado perceber o k eu keria realmente escrever ou dizer! :P

;)
Cumps!

admd

RUTE disse...

O ADMD fartou-se de escrever. Quase que dáva um livro hein.

Não há necessidade de se preocuparem com as minhas dentadas pois nunca mais tive cravos e já passou muito tempo desde que isso aconteceu.

Bom feriado na companhia dos cravos e dos sinais ;-)

Anónimo disse...

Foram dos cafés! Eu bem me parecia k hj tinha feito um litro de café!..
Bem, tb foi para n ficar loiça suja! lol

Anónimo disse...

coincidencia ou n vou postar para o nº de msg's n ficar no 69, segundo um colega nosso, senão parece mal! lol

Anónimo disse...

Que demais!! Já me fartei de rir! Isto até parece tirado de 1 sketch dos gato fedorento! =)
ADMD, por acaso nunca andei a apanhar figos, não há figueiras por aqui...se houver é dentro dos quintais e eu não quero assaltar ninguém! Mas quando era mais pequena eu e a minha irmã íamos roubar umas espigas de milho aos campos (um dia um lavrador viu-nos e veio a correr atrás de nós furioso a insultar-nos e com um utensílio enorme na mão - eu e ela pusemo-nos a andar dali para fora a tal velocidade que nem olhávamos para trás e até deixámos cair as espigas...mas teve piada!).
Desculpem-me a ignorância mas como se diz leite de figo, eu por leite não chegava lá, se dissessem logo logo seiva, aí sim eu já saberia que é o líquido que passa nos caules. O figo é 1 flor?! Não sabia...mas também é 1 fruto, não?

Uma coisa que me interessa muito é saber para que efeitos se pode utilizar cada planta. Sempre que posso uso plantas para me aliviar de problemas do fígado ou do estômago (ex: chá de cidreira, limão), de dores menstruais (canela), uso também como calmantes (ex: chá de alface, chá de camomila, maracujá), etc., tudo em vez de medicamentos químicos, é natural e funciona muito bem! É uma pena que estes saberes se vão perdendo, adorava saber mais sobre estas coisas só que não há muitas fontes de informação de confiança... Mas vou filtrando o que posso principalmente da minha família.

"se fosse deitar sal quente sobre o carvos, ainda era nakela! agora deitar forno e fugir a 7 pés para n ouvir o sal a estalar?! eu nem kero pensar se vc n for suficientemente rápida a fugir e ouvir uns talidos do sal anntes de fugir casa fóra! lol Vão crescer o dobro de cravos?"
Bolas, espero que não!! É melhor não me atrever, eu não sou propriamente o Obikwelo...e conseguir fugir do forno antes de ouvir o sal cair realmente parece-me complicadito!

Imagem de marca hã?! Mui sexy!! =)

Ó Rute, gostei do teu blog, tem temas interessantes!! Vou invadí-lo mais vezes!! =)

Fiquem bem! ;)

Anónimo disse...

Sara disse...
"O figo é 1 flor?! Não sabia...mas também é 1 fruto, não?"

Não. :) Se é flor n pode ser fruto ao mm tempo! É so flôr! Qdo comes figos tás a comer a flor da figueira! ;)


admd

RUTE disse...

Isso do figo ser uma flôr ou um fruto deu-me que pensar...

Pesquisei e encontrei o seguinte:

O figo é um flôr e um fruto ao mesmo tempo. Quando começa a se desenvolver é uma inflorescência, depois se torna um fruto. Os frutos formam-se graças a acção de uma vespa, a blastophaga, que entra no figo ainda em formação e fecunda parte da flor em seu interior. Sem essa polinização, a fruta cai da figueira, antes de amadurecer.

Será?

Li ainda outra explicação:

O figo não é uma fruta, mas sim o receptáculo da flor. A verdadeira fruta são os aquênios semelhantes às sementes que se desenvolvem junto com as imperceptíveis flores.

O figo é, em rigor, uma infrutescência e não um fruto.

Inflorescência?? Infrutescência??

Minha nossa!!!

P.S.- Sara, quando eu tiver artigos novos no publicarparapartilhar.blogspot.com aviso-te. Tenho vários na forja. Beijokas.
E ADMD quando é que me fazes uma visita e deixas lá o teu comentário?? (não és obrigado como é obvio mas eu gostava de te ver por lá)

Anónimo disse...

Tenho 50 anos e psoríase desde os 14. Na altura, fruto da adolescência, tive mtos problemas de ordem psicológica. Fiz tratamentos estranhos, receitados por médicos, como por exemplo, tirar sangue dos pulsos e injectar nas nádegas! Com a idade, apareceu-me artrite psoriática e alguma incapacidade. São doenças crónicas e mto complicadas de gerir. Bem hajam por fazerem sair do armário doenças como a psoríase!

Anónimo disse...

Pra mim o figo é uma flor, mas como-os co se fossem frutos! :P lol

tah visto k n ha um consenso á volta do figo, uns dizem flor, outros fruta, e outros um remixe! :)

Mas a meu ver é uma flor, ate pk se repararem, nem todas a arvores/arbustos/plantas dão fruto...as k dao fruto, antes são flores, e saõ flores pk as plantas precisam de chamar atenção aos insectos para poderem fazer a polonização para k a planta tenha sucesso na formação duma semente. Pk o objectivo delas, é a criaçaõ duma semente para k elas proliferem..mas voltando ao figo, se repararem em geral, todas as plantas k dao frutos, antes deram flor e a flor n tem a ver c o fruto..o figo desde o seu desenvolvimento tem smp a mm forma e n perde partes pelo caminho! ker dizer, perde a "virgindade" qdo a vespa entra em acção! lol

Cara Rute: ja tenho ido ao seu blog algumas vezes ;)...nunca deixei comentario, mais por perguiça, mas tah mto porreiro e mto profissional! Mas houve uma coisa k me chamou atençao e certa curiosidade...eu k tb sou um bocadinho maluco por joguitos electronicos, vc tem uma colecção invejavel deles! E alguns deles (diria antes maioria!) nem tava a ver a serem jogados por "gajas"!! (desculpe a expressao! ;))

..ja agora, à dias mandei-lhe 1mail pro clix..chegou a receber algo?


admd

RUTE disse...

ADMD,
Já fui ao mail e em breve respondo. Hoje é que já não tenho tempo pois estou de saída.

Obrigada pela visita e pelo comentário no Blog ;-)

Quanto aos jogos posso agradecer ao meu homem :-) Ele é que é fanático por video jogos e tem uma colecção invejável e interminável de jogos (para gaijo, claro).

Eu apenas gosto de jogos de acção/plataformas na 3ªpessoa e de preferência com armas de corte. Tenho jeito para os combos de ataque. Adoro enigmas e decifrar mensagens em código. Dá-me muito gozo desvendar mistérios e esconderijos.

Jogamos a dois os "meus" jogos. Os jogos "dele", ele joga sozinho. Naqueles que existem armas de fogo sem mira automática pásso logo o comando para ele. E confesso que gosto mais de ser o cérebro do que aquele que põe em prática.

Essa lista de jogos que está no meu Blog são os que mais gostei. No entanto a esses posso ainda juntar outros que joguei (como por exemplo, Tomb Raider(uns 4), Onimusha(uns 3), 007(uns 2), Da Vinci Code, Final Fantasy (uns 2), Constantine, e não me lembro de mais!!

Quase todos adquiridos, em 2ªmão, nos leilões do miau. Outros emprestados.

Estamos agora à espera da PS3 e dos jogos Heavenly Sword e Folklore :-)) Também comprámos no miau o pack.

Anónimo disse...

"Já fui ao mail e em breve respondo. Hoje é que já não tenho tempo pois estou de saída."

Ok ;)..era só pra saber k tinha enviado bem e k n tivesse ido para ao email doutra Rute! :P

"Eu apenas gosto de jogos de acção/plataformas na 3ªpessoa e de preferência com armas de corte. Tenho jeito para os combos de ataque. Adoro enigmas e decifrar mensagens em código. Dá-me muito gozo desvendar mistérios e esconderijos."

armas de corte!lol :) Eu nem tou a conseguir ver vc a jogar "Ninja Gaiden Black"! lol

Quer dizer, tb é raro ver pessoas do sexo feminino raparigas ou menos raparigas, ou seja, "gajas"!a terem algum interesse por este tipo de entretimento e pensar q possam existir, é ver mais a jogar jogos tipo "The SIMs", "Bubbles" ou seja rpg's, puzzles..agora esses?! lol E eu pensar k devia começar a ganhar juizo pk ja n tenho idade pra joguinhos! mas ouvir isso dito por vc tem alguma piada e é dificil de imaginar! Bem, tb os tempos e habitos mudam, e co é sabido os videos jogos é um mercado k cada vez maior crescimento e c transacções de milhoes de milhoes em todo o mundo!Por isso para haver tal crescimento é mais devido à entrada das pessoas do sexo feminino neste mundo k propriamente os gaijos andarem a jogar mais jogos.. :)Era curioso ver um reportagem ou um documentario ao estilo BBC, k analisasse este tipo de fenomeno nas "gajas"! lol

Eu nem quero perguntar se vc's teem filhos, mas se tiverem, isso aí em casa deve ser uma luta pra ver kem é k vai jogar a seguir! e kem é k vai fazer o jantar hj! "Á melhor de 3 combates, mas só c espadas e facalhoes e n vale feitiços!" lol eheheh

;)

Ja agora, oh Fernandinha, vc joga este tipo de joguinhos de video jogos? Oh pah, se ela joga, eu mijo-me a rir!:D Ela n tem cara disso! N pela idade k tem ou possa ter, mas ver a Fernanda Freitas agarrada a um comando dum x-box a fazer combos e esquartejar o adversario c 2 espadas de 2 metros, n dá pra imaginar! lol


admd

RUTE disse...

Quem vê caras, não vê corações!

A Fernanda até pode adorar jogar, nunca se sabe.

Quanto a mim, também ninguém me imagina tão criativa uma vez que sou contabilista. Muita gente já me disse: Os contabilistas por norma são chatos, monotonos e muito certinhos.

Eu sou multifacetada :-) Gosto de tudo um pouco. Considero os jogos muito estimulantes a nivel cerebral. Não esses dos SIM´s, que horror!!

Ninja Gaiden é espetacular. Mas não sou fanática pelos jogos. Tenho tantos, mas tantos, mas tantos outros interesses que tenho de gerir o tempo livre muito bem.

ADMD, jogar video jogos não é coisa de puto!! Não tem idade. Continua e arranja uma miúda que saiba jogar também. É super divertido.

Há 2 anos atrás, passamos umas férias de 1 semana em casa sempre a jogar.

RUTE disse...

:-D
;-)
:-P