quarta-feira, outubro 31

A PEDOFILIA É UMA DOENÇA?

A resposta parece óbvia e exige resposta, numa altura em que a Casa Pia volta à ribalta pelas mesmas razões de há 5 anos. Mas sobre este tema não há consensos. Na comunidade médica as opiniões dividem-se, na jurídica também – quem considera que é doença defende a castração química, quem acha que é mais um comportamento criminoso, pugna pela aplicação de penas mais severas. Para confundir, há os mitos, que dizem que a pedofilia está associada à homossexualidade, é apanágio das classes “baixas” e das instituições de acolhimento. Mas há estudos que demonstram que a maioria das ocorrências são entre adultos do sexo masculino e crianças do sexo feminino, que mais de 60% da pedofilia é praticada dentro de casa, e atinge todos os estratos sociais. No SC de hoje propomos-lhe um debate esclarecido e sem sensacionalismo.

98 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!

A pedofilia consta do "Manual de diagnóstico e estatística das perturbações mentais" (DSM - IV).
A maior parte dos casos (e são frequentes) passa-se dentro das próprias famílias.
Provavelmente na maioria dos casos não implica violência física e muitos sujeitos com pedofilia não se sentem mal devido aos seus impulsos sexuais dirigidos a crianças (do mesmo sexo, sexo oposto ou ambos).

Gostaria de saber se existe algum tipo de tratamento para sujeitos pedófilos, em que é que consiste, se já houve pessoas que o fizeram e quais os resultados?

RUTE disse...

Este é um tema muito doloroso, polémico e até controverso.

Abusar da ingenuidade é crime. As crianças não se podem defender, especialmente as mais pequeninas e aquelas que sofrem abuso dentro da própria familia.

Mas há casos em que as próprias adolescentes instigam e assediam os adultos.

Uma das últimas vezes que saí à noite fiquei horrorizada de ver miúdas novinhas, menores de 16 anos, com roupas provocantes, super pintadas, a exibirem os seus corpos que cada vez mais cedo ganham formas que atentam os homens.

E sei de alguns casos de miúdas que dizem gostar de "atiçar" os homens e depois não lhes darem nada!! Brincam com o fogo e um dia queimam-se!!

Mas nada perdoa os adultos que violam bébés, ou que págam por sexo com crianças, ou que procuram sites para visualizarem fotografias menos próprias. É doentio e arrepiante.

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lady_blogger disse...

Para o tema de hoje tenho a dizer que sei de casos de crianças que gostam de provocar os adultos, não medindo as consequências dos seus actos, mas isso não é justificação para que se possa violá-las. Não há sequer justificação cabal para a aceitação passiva da violação.
Há vários tipos de violação, porém a de menores é das mais chocantes.
Os violadores deveriam ser ou internados ou presos para toda a vida, pois não acredito que as suas mentes perturbadas e perturbadoras da ordem social algum dia sejam sãs. E se os sujeitassem a situações similares, qual seria a reacção deles? Será que aprenderiam que o que não gostam que lhes façam a eles também não devem fazer aos outros?!
Sinceramente tenho muita pena das pobres e inocentes vítimas destes doentes ou perversos.
Se algum dia visse o situação destas a suceder receio que tomaria uma atitude drástica, e acreditem que não gosto de envolver em zaragatassejam elas de que tipo forem, mas há coisas que simplesmente não nos deixam ficar indiferentes.

CC

Maria Mendes

Sylvie disse...

Boa tarde!
Para os casos de pessoas que abusam (principalmente de crianças) eu sou totalmente a favor da pena de morte. Na minha opinião é o único castigo q consigo entender como justificável porque tb iria servir de exemplo para os outros. Assim iriam com certeza pensar duas vezes!Custa-me a entender que não se consiga controlar um impulso sexual!

RUTE disse...

Sou a pessoal mais pacifica que existe mas caso a minha filha fosse vitima de abuso, julgo que matava o sujeito. Fazia justiça com as próprias mãos.

Até porque a minha filha é deficiente mental o que torna a hipotética circunstância mais grave. Nem consigo sequer imaginar algo tão aterrador.

lady_blogger disse...

Realmente Rute abusarem de dificientes é mais abominável ainda tal situação, mas sabemos que infelizmente são um dos alvos mais fáceis, pois não conseguem defender-se facilmente. É triste que alguém conceba fazer mal a outrém, ainda para mais nestas circunstâncias específicas, ou seja, que alguém pense cometer um crime de pedófilia.
Desejo a melhor sorte para a sua filhota.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Não sei dizer com certezas absolutas se a pedofilia é uma doença, mas é certamente uma questão grave de falta de controlo psicológico, de falta de moral e ética, em que a pessoa que o faz não tem qualquer consideração séria pelo bem estar fisico / emocional / psicológico (presente e futuro) da sua victima.

cd

Anónimo disse...

"eu sou totalmente a favor da pena de morte. Na minha opinião é o único castigo q consigo entender como justificável porque tb iria servir de exemplo para os outros."



Então e aqueles que matam centenas ou milhares de pessoas de todas as idades merecem o que? Merecem morrer mil vezes é? Não é isto (massacre / genocídio) muito mais grave que pedófilia?

E quem somos nós para decidir quem vive e quem morre???

Quem mata um assassino, assassino se torna.

Anónimo disse...

Caro anónimo

Eu tenho uma filha de 4 anos e garanto-lhe que lhe fizessem algo de mal como no caso, um acto pedófilo, matava e não sentiria nenhum, mas nenhum remorso e não me sentiría minimamente culpado.

Essas teorias da treta são muito lindas ... na teoria.

Confronte-se com o mundo real e logo verá que essas filosofias de bloco de esquerda passam-lhe logo.


M Moreira

Anónimo disse...

Gostaria de saber se do ponto de vista psicológico, uma criança que seja sujeita a um abuso sexual pontual sofre das mesmas secuelas de outra que tem sido abusada de forma continuada?


Rita Silva

lady_blogger disse...

Cortem os orgãos genitais aos reincidentes neste tipo de crimes, pois se depois de terem estado presos ou internados voltarem a cometer o mesmo crime significa que esses pedófilos não têm cura. Isto não é ser radical, é prevenir males maiores, é no fundo cortar o mal pela raíz.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Rita Silva a palavra pontual não combina com abuso sexual, pois parece um termo lenitivo associado a algo tão grave.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

BOA TARDE

Anónimo disse...

QUE É UMA DOENÇA, PENSO EU QUE NÃO SUSCITE MUITAS DUVIDAS, PORQUE NINGUÉM MENTALMENTE SÃO, AGRIDE SEXUALMENTE OU FISICAMENTE UMA CRIANÇA.

Anónimo disse...

Fernanda, por favor diga isto no programa que é muito importante:


Derivado à questão da Casa da Pia, soube-se pelas notícias e há poucas semanas, que há por parte de alguns políticos (não sei bem quem são), uma forte intenção de em breve, tentarem aprovar uma nova lei sobre pedófilia, que permite no máximo, que um pedófilo seja julgado e condenado APENAS UMA única vez por molestar uma criança, mesmo que durante anos tenha molestado dezenas de crianças e de forma repetida.

Ou seja, se essa lei for aprovada, tenha um pedófilo como os da Casa Pia, abusado de muitas crianças e de forma continuada, apesar de tudo só poderá ser julgado por apenas uma violação.

Pela mesma lógica sem sentido, será como que um ditador ser julgado por matar apenas uma pessoa apesar de ter ordenado a morte de milhares.

Isto é completamente ridículo, não tem sentido alguma e é uma clara tentativa de se tentar proteger algumas pessoas (poderosas) de poderem ser julgadas por vários crimes e condenadas de forma grave pelos crimes que cometeram.

Sabe-se bem que existem algums políticos que são suspeitos de serem pedófilos, e isto explicará o porque de se tentar fazer esta lei.

cp

Anónimo disse...

QUANDO SE FALA EM PENAS A APLICAR AOS CRIMINOSOS, SERIA MUITO FÁCIL DE SE ADEQUAR A PENA, SE NOS PUSÉSSEMOS-NOS, NO LUGAR DA CRIANÇA OU NO LUGAR DOS PAIS, POR UMA RAZÃO SIMPLES, O PROBLEMA DOS OUTROS SÃO SEMPRE MAIS FÁCEIS QUE OS NOSSOS.

Anónimo disse...

"matava e não sentiria nenhum, mas nenhum remorso e não me sentiría minimamente culpado."


Ou seja, tornar-se-ia um assassino. Apesar de ser um pouco "compreensivel" que a pessoa perdesse a cabeça, para quem é contra violência (ex: contra crianças) isso parece um contrasenso e hipócrisia.

Não sabe que violência gera mais violência, e que se adoptar as "táticas" daqueles que têm atitudes que discorda/odeia, se torna precisamente naquilo que odeia?

Anónimo disse...

"Confronte-se com o mundo real e logo verá que essas filosofias de bloco de esquerda passam-lhe logo"


Não seja infantil que isto ABSOLUTAMENTE NADA tem a ver com politica e muito menos radicalismos seja da esquerda ou da direita.

Tem apenas a ver com ética e moral.

Anónimo disse...

OS SEUS CONVIDADOS TAMBÉM SABEM DE CERTEZA QUE APESAR DA CASTRAÇÃO S PEDÓFILOS CONTINUAM A ABUSAR POR MÉTODOS QUE NÃO TEM A HAVER COM A COPULA EM SI.DESDE GARRAFAS A OUTROS OBJECTOS TUDO SERVE.

Anónimo disse...

olá,
á 10 anos a minha filha mais 17 crianças foram molestadas sexualmente, pelo professor primário.
Só tive conhecimento após ter tirado a minha filha daquela escola, e esse senhor todos os anos mudava de escolA, lecionava só o 1º ano e mudava novamente. Tentei por tudo para que o senhor pagasse pelo seu crime, mas foi em vão. Ainda hoje penso nisso,com culpa de não me ter apercebido na altura certa e por pensar que crianças ainda podem a estar a ser suas vitimas.
A minha filha só tinha 6 aninhos, desde então tem sido acompanhada por especialistas médicos.
A nivel escolar tem sido complicado, e as consequencias estão lá. Agora que tanto se fala de pedofilia será possivel ainda abrir um processo judicial? sem que para isso a minha filha tenha que reviver todo o passado?
Obrigada

Anónimo disse...

OS SEUS CONVIDADOS TAMBÉM SABEM, DE CERTEZA, QUE APESAR DA CASTRAÇÃO, OS PEDÓFILOS CONTINUAM A ABUSAR, POR OUTROS MÉTODOS, QUE NÃO TEM NADA HAVER COM A COPULA EM SI.DESDE GARRAFAS A OUTROS OBJECTOS TUDO SERVE, TUDO SERVE PARA ABUSAR.

lady_blogger disse...

Ao anónimo das 14h e 30m.

Primeiro poderia identificar-se.
Segundo você não deve ter filhos, porque quando se é pai tudo o resto é secundário.

Você disse "Não sabe que violência gera mais violência, e que se adoptar as "táticas" daqueles que têm atitudes que discorda/odeia, se torna precisamente naquilo que odeia?". Então se violência gera violência, pergunto eu quem atirou a primeira pedra? O pedófilo que não tivesse tido atitudes de violação. E adoptar-se tácticas dos outros? O M Moreira não disse isso, pois se adóptasse as tácticas dos pedófilos seria também ele um pedófilo. Eu percebi que você deve ter querido sugerir que quem se vingue é também um criminoso. Você sabe porque é que muitos se vingam pelas próprias mãos, porque há sempre formas de contornar as leis, e enquanto um suposto pedófilo estiver em liberdade o número de vítimas deste poderão aumentar e muito.
Quanto a si os pais cujos filhos tenham sido vítimas de pedofilia devem aguardar com serenidade que se prove e prenda o criminoso quando os pais até viram o acto a ser consumado?
Quando tiver filhos vai ver até onde pode ir o amor por eles.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Estive ontem a ver a Sky News e foi noticiado, a propósito de uma investigação de um jornalista que criou um avatar, que o Second life está a ser usado para criar um admirável mundo novo de pedofilia, que potencia o desenvolvimento de fantasias virtuais muito perniciosas e que no extremo, serão concretizadas na vida real. Por isso mesmo, esta situação está a colocar inúmeras questões (muito complicadas)jurídicas e sociais, nomeadamente na investigação e punição destes crimes.

Anabela
Lisboa

Anónimo disse...

PENSO QUE O SR. MOITA FLORES NÃO TEM RAZÃO, EM DIZER QUE O CASO BALLET ROSE, TERIA FICADO PELO INICIO, SE NÃO FOSSE A CENSURA, PELA SIMPLES RAZÃO: QUANTOS ANOS DEMOROU A SER CONHECIDO O CASO CASA PIA????

Anónimo disse...

Um tema profundamente triste

Os pedofilos depois de dectetados devem ser castrados quimicamente e presos para sempre ou devem continuar a molestar crianças?

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

Anónimo disse...

A pedofilia não é uma doença é um crime horrendo e satánico.

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

lady_blogger disse...

Claramente que dadas as nossas diferenças genitais se justifica que haja mais queixas de mulheres molestadas por homens do que homens por mulheres.
Apesar de uma mulher não estar receptiva psicologicamente, pode ser violada estando fisicamente receptiva ou não, mas o homem dificilmente estará fisicamente receptivo perante a tentativa de ser violado.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

"Então se violência gera violência, pergunto eu quem atirou a primeira pedra? O pedófilo que não tivesse tido atitudes de violação."


Então isso agora de quem atirou a primeira pedra é a justificação perfeita para se fazer o que se quiser e quando quiser, por mais imoral e errado que seja?

Se existe um fogo iniciado por outra pessoa, vai também ajudar e aumentar ainda mais o fogo?

Por outras palavras, isso agora justifica que se alguém rouba, nós também podemos começar a roubar quem o fez, se alguém mata também podemos começar a matar, etc etc, tudo é válido desde que seja o "outro" a atirar a primeira pedra???

Com esse tipo de mentalidade de violência e vingança, não admira que haja tantas guerras, homicidios, violência fisica/verbal e outros crimes...


PS: Amar é 100% incompativel com odiar. Para bom entendedor.

Anónimo disse...

Dra Fernanda Freitas

Alguns especialistas alertam que se você obriga o seu filho a beijar ou a abraçar todas as pessoas que solicite essas demonstrações de afeto, pode estar minar esse treino.

Ensine as crianças a usar palavras e uma clara e firme linguagem corporal para resistir aos avanços impróprios.

Pedro Marinho
Arcos de Valdevez

Anónimo disse...

A pedofilia é algo de chocante e acreditem que quando molestam uma filha nossa é como nos arrancassem o coração... Não só destroi a criança como a familia... A culpa de não termos protegido e conseguido ver na altura é terrivel, mata-nos por dentro.

Raquel

lady_blogger disse...

Já agora o anónimo pede às pessoas que amem os pedófilos que violaram os seus filhos?

E caso não tenha percebido este é o crime que mais mexe com quem é pai, por isso talvez muitos digam ser capazes de vingança pelas próprias mãos. Logo ser capaz de vingança perante estes crimes, não implica que alguém tenho o hábito de se vingar, nada disso. Isto é um caso isolado, se não percebeu isso leia a maioria dos posts de hoje e verá que ninguém demonstra querer vingar-se por outros crimes.
Os pedófilos é que gostariam de ficar impunes e continuarem os seus abomináveis crimes contra inocentes.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Será que os que cometem abusos sexuais de menores visam o trabalho em creches? A Srta. Flowers respondeu: “Temos pedófilos nas ordens religiosas, no sistema judiciário, e no educativo. O perfil do pedófilo abrange todas as fronteiras financeiras, ocupacionais, raciais e étnicas.” No entanto, como se expressa o Dr. Roland Summit, psiquiatra que se especializou em tratar de crianças que sofreram abusos sexuais: “O aumento do risco de exploração duma criança é diretamente proporcional à distância que a criança fica dos cuidados de sua mãe biológica.”

O que então devem fazer os pais que têm filhos em creches e órgãos similares? “Ouça seu filho!”, afirma Doby Flowers. “Sente-se e converse com seu filho. Observe mudanças no comportamento ou sinais de angústia, tais como urinar na cama ou a súbita relutância de ir para a creche.” A vigilância e a educação parentais dos filhos são as melhores armas contra o abuso de menores.

Anónimo disse...

SE PERGUNTAREM A UM PEDÓFILO, SE CONCORDA COM A PENA A QUE ESTA SUJEITO, PELAS SUAS ACÇÕES, É ÓBVIO QUE NÃO CONCORDA, MUITO MENOS SE FOR A PENA DE MORTE.

Anónimo disse...

Um livro para quem tem crianças

"Não te deixes Levar" de Jocelyne Robert

Raquel

lady_blogger disse...

Há crianças que se calhar não contam aos pais os abusos sexuais de que são vítimas, por recearem que os pais contem a todos os conhecidos ou mesmo com medo que os pais lhes ralhem. Um ralhete deve acontecer em núcleos familiares onde os pais são uns perfeitos ignorantes. Uma criança violada tem de ser protegida e não ainda mais maltratada.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Dª MARIA MENDES AINDA NÃO PERCEBEU PORQUE É QUE O ANÓNIMO FAZ ESSA DEFESA???

Anónimo disse...

DEPOIS de usarem crianças para satisfazer paixões pervertidas, depois de lhes roubar a segurança e o senso de inocência, os molestadores de crianças ainda querem algo mais de suas vítimas — O SILÊNCIO. Para garantir esse silêncio, usam a vergonha, o segredo, e até mesmo o franco terror. Rouba-se assim das crianças a sua melhor arma contra o abuso — a vontade de contar, de falar e pedir a proteção de um adulto.

Tragicamente, a sociedade adulta, não raro sem querer, colabora com os que abusam de crianças. Como assim? Por se recusar a reconhecer esse perigo, por promover uma atitude de silêncio sobre isso, por crer em mitos muitas vezes repetidos. Ignorância, desinformação e silêncio protegem os abusadores, não as suas vítimas.

Pedro Marinho
Arcos de Valdevez

Anónimo disse...

A questão do assedio sexual nos Estados Unidos é um tanto relativa.
Não pretendo desdramatizar os casos reais de forma alguma, mas conheço pessoalmente um caso de um professor amigo meu "convidado a sair" da escola onde leccionava. Tinha uma aluna que tinha perdido recentemente o pai e quando entrava na sala de aula abraçava o professor.
A escola encarou isto com maus olhos, mesmo quando a mãe da aluna falou com a direcção e disse não encontrar nada de mal nesse gesto. A verdade é que teve mesmo de sair da escola e ficou com o incidente registado no cadastro.
Isto só para questionar até que ponto as estatísticas reflectem a realidade, quer para um lado, quer para o outro.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

"Já agora o anónimo pede às pessoas que amem os pedófilos que violaram os seus filhos?"


LOL
Está a gozar não?
É CLARO que não foi isso que se dava a indicar, mas sim que sobre a questão de que quem sente realmente amor de uma forma geral e seja por quem for, que consegue controlar e/ou mesmo evitar sentir ódio, pois os dois não conseguem conviver no mesmo "coração", pelo menos tão facilmente.




"E caso não tenha percebido este é o crime que mais mexe com quem é pai, por isso talvez muitos digam ser capazes de vingança pelas próprias mãos."


E isso faz com que se justifique MATAR outro ser humano? Seja porque motivo for, isso será sempre um acto imoral e destructivo. Se se eentrar pela questão de se fazer justiça pelas próprias mãos, então nas ruas só viamos pessoas a ferir e matar outros, seria um caos.

Além do mais, moral e legalmente falando, matar é um crime muito mais grave, sangrento e violento que abusar sexualmente de crianças.

Anónimo disse...

E JÁ AGORA Dª MARIA MENDES, EM RELAÇÃO SEU COMENTÁRIO, ACERCA DE MENORES QUE PROVOCAM, OS ADULTOS, DIGO-LHE O SEGUINTE, É UM DIREITO UNIVERSAL DE TODOS, DE DIZER NÃO.
E MUITOS PEDÓFILOS ALEGAM SEMPRE, QUE AS SUA VITIMAS OS PROVOCARAM SEXUALMENTE (CRIANÇAS DE 6 E 7 ANOS). NADA JUSTIFICA UMA AGRESSÃO.

Anónimo disse...

Caro anónimo

Das duas uma, ou o meu amigo é um pacifista [e está no seu direito], ou então vive num mundo perfeito onde quem comete um crime grave, nomeadamente um pedófilo é castigado exemplarmente não dando azo a reincidências e dissuadindo outros possíveis criminosos. Acha que isso sucede cá no burgo?

Se acha que em Portugal temos uma justiça, justa (passe o pleonasmo) está a cair nos tais ideais políticos e teóricos que lhe referi. E assim sendo está a ser ingénuo e precoce [provavelmente fala de cor, como é a moda das massas, não tendo uma opinião formada com base em principios pessoais].

Ouviu o que se disse na TV? O drama de uma mãe de uma criança violada aos 6 anos e que passados 10 vê o crime prescrever. E as consequências do crime também desapareceram? Não me parece.

No dia em que se punir estes animais exemplarmente mudarei de opinião. E esta minha postura prende-se também com princípios, nomeadamente o de protecção dos nossos filhos.


M Moreira


PS: Essa de punir um pedófilo por um só crime quando este comete vários [actos pedófilos] é brincar com a dignidade humana!

Anónimo disse...

E isso faz com que se justifique MATAR outro ser humano? Seja porque motivo for, isso será sempre um acto imoral e destructivo. Se se eentrar pela questão de se fazer justiça pelas próprias mãos, então nas ruas só viamos pessoas a ferir e matar outros, seria um caos.
O INVERSO TAMBÉM SE APLICA??
EXPERIMENTE DIZER ISSO A UM CRIMINOSO QUE LHE ENCOSTE UMA ARMA A CABEÇA.
FALAR É MUITO FÁCIL, SENTIR NA PELE É OUTRA CONVERSA,E QUEM DEU O DIREITO DE MATAR A UM CRIMINOSO, OU ESTA ISENTO????

fmelo disse...

eatava a ver o programa relactivo ao tema, envolvido nos meus próprios valores e considerações, quando ouvi a leitura de uma carta escrita por uma mãe, que de todos os prismas enquadro na minha forma de pensar em relação a este assunto.
Infelismente, sendo um problema bem real, o abuso sexual existe e enquanto pai, que vive de forma intensa a infancia dos seus filhos, procuro partilhar a sua vida e os seus progressos... enfim, ser realmente pai e não apenas progenitor, não posso conceber o atentado contra a infância, seja na forma tentada ou consumada, seja de cariz sexul ou qualquer outro.
Para não me estender muito, fica aqui a minha postura perante tais actos: a pena de morte existemesmo em Portugal! Não na nossa lei, mas (Deus nos livre de passar por tal provação) mas não poderia viver enquanto o agressor de um filho meu não estivesse morto. Fa-lo-ia pelas minhas próprias mãos. Sem dúvida. E não só o afirmo como também o defendo, um animal que provoca tal agressão não merece viver e se todos os pais assim pensarem e agirem não só contribuem para a segurança dos seus filhos mas contribuem ainda para a erradicação destes cancros sociais. Quem não respeita a vida humana não a merece

Anónimo disse...

" ACERCA DE MENORES QUE PROVOCAM, OS ADULTOS, DIGO-LHE O SEGUINTE, É UM DIREITO UNIVERSAL DE TODOS, DE DIZER NÃO.
E MUITOS PEDÓFILOS ALEGAM SEMPRE, QUE AS SUA VITIMAS OS PROVOCARAM SEXUALMENTE (CRIANÇAS DE 6 E 7 ANOS)."


Se percebi bem o comentário, isto não faz sentido.

É provavel que haja alguma criança (muito jovem) que "provoque" algum adulto, mas de certeza que isso são casos muito muito raros. Pessoalmente nunca ouvi nenhum. No caso da adolêscencia já é bastante diferente, há mesmo casos relatados de adolescentes que provocaram / queriam mesmo ter sexo / intimidades com algum adulto, seja por gostar da pessoa ou só pela experiencia.

No caso de crianças jovens, mesmo se a própria disser claramente que quer experimentar intimidades com um adulto, isso é ainda assim ilegal e imoral.

É claro que normalmente as crianças/adolescentes são abusados sem o seu consentimento, que acaba por acontecer porque a victima é de alguma forma FORÇADA. Se até muitas mulheres adultas que foram violadas têm receio de falar sobre o caso e denunciar a pessoa, muito mais as crianças onde tem um impacto muito maior.

Anónimo disse...

Compreendemos que a pedofiilia, visto pela sociedade, é um acto criminoso, mas também se compreende que é uma doença que deve ser"curada", pela ajuda dos médios.
Por muito criminoso que seja a pessoa, não se pode resolver o problema criminando-a ainda mais, porque o problema vai-se manter ou piorar.
É tão inocente o pedófilo como a vitima, porque o pedófilo faz um acto por impulso sexual e a vitima não sabe o que lhe estão a fazer.

Olga Teixeira

Anónimo disse...

"EXPERIMENTE DIZER ISSO A UM CRIMINOSO QUE LHE ENCOSTE UMA ARMA A CABEÇA.
FALAR É MUITO FÁCIL, SENTIR NA PELE É OUTRA CONVERSA,"


A responsabilidade é individual.

Se alguém ficará com as mãos sujas de sangue, com o seu espirito cheio de ódio e destruido, serão aqueles que cometeram os actos.

Para bom entendedor.

Anónimo disse...

Mas há casos em que as próprias adolescentes instigam e assediam os adultos.
Para o tema de hoje tenho a dizer que sei de casos de crianças que gostam de provocar os adultos, não medindo as consequências dos seus actos, mas...
O QUE É QUE NÃO PERCEBEU???
ESTES COMENTÁRIOS ESTÃO PUBLICADOS NO FÓRUM.....

lady_blogger disse...

O anónimo que por alguma razão continua anónimo disse: "Seja porque motivo for, isso será sempre um acto imoral e destructivo. Se se eentrar pela questão de se fazer justiça pelas próprias mãos, então nas ruas só viamos pessoas a ferir e matar outros, seria um caos.
Além do mais, moral e legalmente falando, matar é um crime muito mais grave, sangrento e violento que abusar sexualmente de crianças."

Eu pergunto se a violação também não é um acto violento e destructivo? E realativamente ao caos que sugere, eu já lhe havia dito que as pessoas aqui hoje só demonstram desejo de vingança em casos de crimes de pedófilia, portanto em sociedade não se verificaria esse caos, pois ninguém tem intenção de se vingar por todo o tipo de crimes.
E como é possível dizer que este ou aquele crime é mais imoral, mais violento e sangrento que uma violação de um menor? Há homicídios que nem implicam perda de sangue...
E acha mesmo que um crime de pedófilia cometido contra um inocente é menos imoral que se matar um pedófilo de quem se espera que seja um adulto consciente?
Pela sua lógica pergunto quem deve ser defendido afinal? Os inocentes ou os culpados?


CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

António Silva, o que não entendi foi mesmo o seu post das 15h e 32m, pois eu havia dito o seguinte:

"Para o tema de hoje tenho a dizer que sei de casos de crianças que gostam de provocar os adultos, não medindo as consequências dos seus actos, mas isso não é justificação para que se possa violá-las. Não há sequer justificação cabal para a aceitação passiva da violação."

CC

Maria Mendes

fmelo disse...

para quem com indignação me responde, aqui vai:
a vida humana é o bem mais precioso que existe, mas não é um bem próprio... é comunitário, o Homem não é nada sozinho, está envolvido na sociedade...
Quem não se enquadra nela será ajudado e acompanhado. Quem contra ela atenta também não a respeita, e se nãqo a respeita não a merece.
Provavelmente os falsos moralistas que contra mim falam, revêm-se de alguma forma nos crimes que EU condeno. Tentam virar o guma da faca contra mim mas os valores que defendo são mais fortes que a minha própria vida - os meus filhos, talvez quem os não tenha nunca chegue a entender as minhas palavras

Anónimo disse...

NEM LITERÁRIAMENTE E GRANDE COISA, MAS DE QUALQUER MANEIRA NO VOU ENTRAR NESTE TIPO DE DIALOGO, COM TAO RUIM DEFUNTO, OLHE CONTINUE......

Anónimo disse...

Se alguém ficará com as mãos sujas de sangue, com o seu espirito cheio de ódio e destruido, serão aqueles que cometeram os actos.




NEM LITERÁRIAMENTE E GRANDE COISA, MAS DE QUALQUER MANEIRA NO VOU ENTRAR NESTE TIPO DE DIALOGO, COM TAO RUIM DEFUNTO, OLHE CONTINUE......

fmelo disse...

Ao António Silva que provavelmente assim não se chama, o exercício mental de passar por uma situação de ter uma filha com 5 ou 6 anos e um dia a desgraça de que falamos ... bate à porta...
se vtem filhos não é necessário dizer mais nada, se não tem talvez um dia venha a ter e coloque-se no lugar dos pais que passaram por tamanha provação.
Pode ainda estar no lado oculto e aí digo-lhe que a pena de morte (legal ou não ) é a única saída

fmelo disse...

Sr António Silva, para quem faz reparos sobre a arte literária... estamos mal!
LITERARIAMENTE não é acentuado!! Passe bem, continue a escrever e a pensar devagar, talvez no próximo século entenda o que digo.

fmelo disse...

a lady_blogger
sem dúvida que não nos entendem, sublinho o que escreveu e acentuo onde devo acentuar.
viva bem e cuide dos seus

Anónimo disse...

Dª MARIA MENDES É PRECISAMENTE ISO QUE DIZ NO INICIO QUE OS AGRESSORES UTILIZAM COMO ARGUMENTO PARA SE DESCULPABILIZAREM-SE DOS CRIMES QUE COMETEM, PORQUE ESSAS MENORES QUE SÃO PROVOCANTES E PROVOCAM, LIMITAM-SE A REPETIR GESTOS E MANEIRISMOS, DOS ADULTOS, QUE IDOLATRAM, E SÃO PUBLICITADOS COMO SENDO UNS MODELOS DE BEM VIVER.
MESMO QUE ASSIM NÃO FOSSE, QUEM PODE ALEGAR COMO DESCULPA TAL ARGUMENTO PARA AGREDIR ALGUÉM, UMA AGRESSÃO S SE JUSTIFICA COM DEFESA DA INTEGRIDADE PROPRIA.

lady_blogger disse...

Lastimo que o SC não aceite opiniões constructivas. Realmente o tema da pedófilia é muito importante que seja debatido, mas como hoje é Dia Mundial da Poupança e os outros canais televisivos já estão a fazer reportagens sobre o assunto, poderia o SC não se ter esquecido da importância deste dia.
Gosto muito do SC, e por isso dispendo muito do meu tempo aqui. Não estava à espera dum feed-back vosso quanto à minha sugestão das 12h e 24m, mas esperava que não a tivessem apagado do blog, pois o vosso acto foi um insulto ou denota algum receio da vossa parte.
A vossa atitude foi pouco democrática. Respeito quem me respeita, quando tal não se verifique retiro-me.
Cumprimentos à Fernanda e à equipa SC.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Caro António,

tenta nao escrever sempre com maisculas pois parece que está a "gritar".

Anónimo disse...

Caro António,

tenta nao escrever sempre com maisculas pois parece que está a "gritar".

lady_blogger disse...

António Silva, ssim já nos entendemos. Mas a directa era especificamente para quem?

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

"fmelo disse...

a lady_blogger
sem dúvida que não nos entendem, sublinho o que escreveu e acentuo onde devo acentuar.
viva bem e cuide dos seus

15:49"

Melo, agradeço e retribuo a sua mensagem.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Sr António Silva, para quem faz reparos sobre a arte literária... estamos mal!
LITERARIAMENTE não é acentuado!! Passe bem, continue a escrever e a pensar devagar, talvez no próximo século entenda o que dig
CONSULTE O DICIONÁRIO.
A APRECIAÇÃO NÃO ERA SOBRE A ORTOGRAFIA E SIM A INTENÇÃO (O INFERNO ESTA CHEIO DELAS).
QUANTO AO NOME É MESMO ESSE, SE QUISER PODEMOS MARCAR UM ENCONTRO QUE EU MOSTRO-LHE PESSOALMENTE, NUNCA ME ESCUDEI SOBRE A CAPA DE ANÓNIMO, NADA ME ASSUSTA E NADA ME METE MEDO.

lady_blogger disse...

Volto talvez mais logo aqui ao blog. Até lá. Fiquem bem. Bom fim de semana para os que cá não voltarem entretanto. Eu talvez só volte na Segunda, mas virei cá ver o que se terá passado na Sexta anterior.

CC

maria Mendes

lady_blogger disse...

"NUNCA ME ESCUDEI SOBRE A CAPA DE ANÓNIMO..."

Esta é uma atitude que todos no blog deveriam ter. Não acha António Silva?

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

António Silva, ssim já nos entendemos. Mas a directa era especificamente para quem?

CC

Maria Mendes

NÃO ERA, NÃO É E NÃO SERÁ UMA DIRECTA, RESPONDI A UM ANÓNIMO QUE DE REPENTE DEIXOU DE O SER, ALIAS NÃO SEI SE REPAROU QUE QUANDO ME REFIRO A SI PONHO SEMPRE O SEU NOME, QUANTO AS MAIÚSCULAS É SIMPLESMENTE MAIS COMODO PARA A MINHA VISÃO, TENHO PROBLEMAS DE VISÃO, E BERRAR NUNCA O FAÇO POR OUTRAS RAZOES.

Anónimo disse...

Esta é uma atitude que todos no blog deveriam ter. Não acha António Silva?

E ALGUÉM QUER LA SABER O QUE NOS PENSAMOS OU NÃO TEMOS QUE ACEITAR OS FACTOS CONSUMADOS E ESPERAR QUE ALGUM DIA ESTABELEÇAM REGRAS DE PARTICIPAÇÃO.

Anónimo disse...

António Silva, ssim já nos entendemos. Mas a directa era especificamente para quem?

CC

Maria Mendes


CONTINUO A NÃO VER ONDE ESTA A DIRECTA A SI DIRIGIDA, NÃO TERÁ CONFUNDIDO ALGO QUE EU TENHA ESCRITO SOBRE ALGUM PARTICIPANTE ANÓNIMO????

Anónimo disse...

"E como é possível dizer que este ou aquele crime é mais imoral, mais violento e sangrento que uma violação de um menor? "


Cara CC, respeito muito as suas opiniões mas esta que disse é ridicula.

Então acha que, por exemplo, abusar uma vez de uma criança é mais grave do que a MATAR??? Claro que abusar de alguém é muito negativo, mas não tem comparação entre destruir para *sempre* uma vida.

O problema de MATAR alguém é que, depois de feito, a vida da victima deixa simplesmente de existir, extingue-se para todo o sempre (pelo menos a nível físico).

Enquanto que uma criança que tenha sofrido um abuso, mesmo que tenha ficado com traumas por causa disso, tem ainda assim a sua vida, que é o que de mais precioso uma pessoa pode ter. Quantas pessoas que sofreram de vários tipos de abusos (sexuais e outros), com o passar dos anos não conseguem ter uma vida normal, completa e feliz?

Agora será que aqueles a quem lhes foi tirada a VIDA têm a mesma oportunidade? Claro que não.

E já agora, também não há bastantes casos de pessoas que cometeram crimes, mas que se arrependeram e que até conseguiram contribuir positivamente para a sociedade?



"Eu pergunto se a violação também não é um acto violento e destructivo?"


Claro que é, ninguém disse o contrário. Mas como disse acima, pelos motivos ÓBVIOS, matar é muito mais destructivo.




"E realativamente ao caos que sugere, eu já lhe havia dito que as pessoas aqui hoje só demonstram desejo de vingança em casos de crimes de pedófilia,"


Isso é tudo relativo, cada um com a sua opinião.
Já ouvi casos de pessoas comentarem que se alguém lhe roubasse o telemóvel, que literalmente lhe davam um tiro na cabeça. E isto é por coisas rídiculas, se formos a falar de coisas mais graves... ui ui ui.

Agora para demonstrar o cumulo do ridiculo e só para rir, aqui está um caso verídico cá em Portugal e há pouco tempo:
Que tal um juiz 100% arrogante, querer literalmente prender uma pessoa que estava a retirar dinheiro de um balcao de multibanco, ***APENAS*** porque o juiz tinha chegado ao local depois dessa pessoa, e como se achava que era mais que os outros, EXIGIU que a pessoa da frente se afasta-se que ele tinha pressa, como a outra pessoa não o fez ( e muito bem), o juiz com todo o seu poder chamou a policia e a outra pessoa teve de passar umas horas na prisão.

Isto com um juiz, por uma coisa nano-minuscula onde não tinha razão alguma.

Como vê neste exemplo, qualquer pessoa pode achar que este ou aquele motivo, por mais idiotas que sejam, é suficiente para impor, roubar, matar e seja o que for.

Consoante a mentalidade da grande maioria das pessoas, se cada um tivesse a total liberdade de fazer o que quisesse, mesmo se isso prejudicasse terceiros, então o planeta estaria bem pior do que já está.




"Pela sua lógica pergunto quem deve ser defendido afinal? Os inocentes ou os culpados?"


Moral e legalmente falando, TODAS as pessoas têm DIREITOS E DEVERES, seja Ghandi ou seja Hitler.
Um pedofilo não têm o direito de molestar uma criança, mas têm o direito de igualmente (como todos os outros), pela mesma lógica, não ser "molestado" e ter direito a uma defesa em tribunal para se apurar os factos e poder haver justiça. Claro que entre a teoria e a prática vai uma grande diferença.


Como é óbvio, não são as pessoas afectadas, que estarão completamente fora de si, muito emotivas e irracionais, que deverão decidir o que deverá acontecer com o agressor. Se assim fosse, a pena de morte aconteceria em todo o lado, a toda a hora, e pelos motivos mais ridiculos.

Anónimo disse...

"E como é possível dizer que este ou aquele crime é mais imoral, mais violento e sangrento que uma violação de um menor? "


Cara CC, respeito muito as suas opiniões mas esta que disse é ridicula.

Então acha que, por exemplo, abusar uma vez de uma criança é mais grave do que a MATAR??? Claro que abusar de alguém é muito negativo, mas não tem comparação entre destruir para *sempre* uma vida.

O problema de MATAR alguém é que, depois de feito, a vida da victima deixa simplesmente de existir, extingue-se para todo o sempre (pelo menos a nível físico).

Enquanto que uma criança que tenha sofrido um abuso, mesmo que tenha ficado com traumas por causa disso, tem ainda assim a sua vida, que é o que de mais precioso uma pessoa pode ter. Quantas pessoas que sofreram de vários tipos de abusos (sexuais e outros), com o passar dos anos não conseguem ter uma vida normal, completa e feliz?

Agora será que aqueles a quem lhes foi tirada a VIDA têm a mesma oportunidade? Claro que não.

E já agora, também não há bastantes casos de pessoas que cometeram crimes, mas que se arrependeram e que até conseguiram contribuir positivamente para a sociedade?



"Eu pergunto se a violação também não é um acto violento e destructivo?"


Claro que é, ninguém disse o contrário. Mas como disse acima, pelos motivos ÓBVIOS, matar é muito mais destructivo.




"E realativamente ao caos que sugere, eu já lhe havia dito que as pessoas aqui hoje só demonstram desejo de vingança em casos de crimes de pedófilia,"


Isso é tudo relativo, cada um com a sua opinião.
Já ouvi casos de pessoas comentarem que se alguém lhe roubasse o telemóvel, que literalmente lhe davam um tiro na cabeça. E isto é por coisas rídiculas, se formos a falar de coisas mais graves... ui ui ui.

Agora para demonstrar o cumulo do ridiculo e só para rir, aqui está um caso verídico cá em Portugal e há pouco tempo:
Que tal um juiz 100% arrogante, querer literalmente prender uma pessoa que estava a retirar dinheiro de um balcao de multibanco, ***APENAS*** porque o juiz tinha chegado ao local depois dessa pessoa, e como se achava que era mais que os outros, EXIGIU que a pessoa da frente se afasta-se que ele tinha pressa, como a outra pessoa não o fez ( e muito bem), o juiz com todo o seu poder chamou a policia e a outra pessoa teve de passar umas horas na prisão.

Isto com um juiz, por uma coisa nano-minuscula onde não tinha razão alguma.

Como vê neste exemplo, qualquer pessoa pode achar que este ou aquele motivo, por mais idiotas que sejam, é suficiente para impor, roubar, matar e seja o que for.

Consoante a mentalidade da grande maioria das pessoas, se cada um tivesse a total liberdade de fazer o que quisesse, mesmo se isso prejudicasse terceiros, então o planeta estaria bem pior do que já está.




"Pela sua lógica pergunto quem deve ser defendido afinal? Os inocentes ou os culpados?"


Moral e legalmente falando, TODAS as pessoas têm DIREITOS E DEVERES, seja Ghandi ou seja Hitler.
Um pedofilo não têm o direito de molestar uma criança, mas têm o direito de igualmente (como todos os outros), pela mesma lógica, não ser "molestado" e ter direito a uma defesa em tribunal para se apurar os factos e poder haver justiça. Claro que entre a teoria e a prática vai uma grande diferença.


Como é óbvio, não são as pessoas afectadas, que estarão completamente fora de si, muito emotivas e irracionais, que deverão decidir o que deverá acontecer com o agressor. Se assim fosse, a pena de morte aconteceria em todo o lado, a toda a hora, e pelos motivos mais ridiculos.

Anónimo disse...

"QUANTO AS MAIÚSCULAS É SIMPLESMENTE MAIS COMODO PARA A MINHA VISÃO, TENHO PROBLEMAS DE VISÃO,"


DICA:

Se utilizar o windows 200 ou XP, pode ir ao "menu iniciar - Programas - Acessórios e Acessibilidade"

ai pode escolher a "lupa" ou magnifier, que aumentar uma parte do ecrâ.

Anónimo disse...

VERGONHOSO são as leis não "mostrarem" justiça! Que palhaçada é essa da Prescrição e Anulação de provas que alegadamente foram obtidas duma forma menos legal, fazendo mtas vezes diferença, pk em mtos casos as únicas provas que incriminam o criminoso são essas provas!!
As leis precisam de uma reforma profunda! Como é q ao fim de tantos anos de Constituição Portuguesa, as leis ainda estão com lacunas tão graves, do qual os criminosos se aproveitam para fugir à punição dos seus actos!?

Como é que as pessoas não se indignam, qdo vemos pedófilos a n serem acusados de crimes pk houve prescrição do caso? Co é que autênticos "ladrões" certas individualidades mediáticas, que toda a gente sabe k são corruptas, n são julgadas pelos seus crimes pk as únicas provas q conseguiram obter são as famosas escutas telefónicas, são consideradas ilegais (n no conteúdo mas sim pelo meio co foram obtidas as mm e acabam por ser consideradas anuladas essas provas para o caso e a justiça liberta essa escoria sem qq tipo de punição dos crimes que praticaram!!? ESCANDALOSO! E dpx basta fazerem joguinhos de bastidores para que entretanto os casos prescrevam e sejam considerados inocentes!

É revoltante ver que, mais facilmente se condenam inocentes que se condenam criminosos!

N me admira nada, hj prá amnaha acontecer uma guerra campal devido às injustiças que o cidadão vitimizado q são cada vez mais e são constantemente vítimas de tais injustiças, acordam e digam basta!
Só tenho pena viver num país, que tem um estilo mto do "deixar andar", que se fica de braços cruzados à espera que as coisas se resolvam por si só e n se indignam de forma veemente e colectiva contra este tipos de injustiças! Somos tão solidários em doações às vitimas dos incêndios, a meninos resgatados de africa pk foram alvos de tráfego de escravidão(pk os adultos teem preguiça no trabalho),... e depois n nos unimos, n nos manifestamos, n lutamos para fazermos pressão aos governantes do nosso país, para que as lacunas nas Leis sejam resolvidas para termos melhores Leis e ser aplicada uma melhor justiça!

Hj em dias os criminosos teem mais direitos que as próprias vitimas!
Natural que as pessoas desejem a pena de morte para mtos criminosos devido aos crimes que praticaram e a nossa justiça n soube condená-los!

Co foi aquele caso duma companhia aérea de jactos particulares (pilotos e hospedeiras)..q felizmente teve um final feliz, mas quem "paga" o sofrimento por que passaram durante aquele tempo tdo em q tiverem presos?.. pk simplesmente um traficante de droga requisitou o serviço deles para o transporte da sua mercadoria? Viu-se as entidades venezuelanas mostrarem tanto desempenho na captura do tal traficante co a veemência que mostraram em condenar aqueles inocentes? E o nosso Governo que quase teve a ignorar e abandonar aqueles portugueses, n fosse a alguma pressão dos nossos meios comunicação!?
Ou agora, aquele grupo de franceses que foram salvar crianças e que agora estão sujeitas a apanharem uma condenação de 20 anos de cadeia e a trabalhos forçados? Qdo os verdadeiros criminosos são os “Chadins”, os que os querem condená-los e por permitirem tais atrocidades acontecerem no país mm por baixo das barbas deles!!
São estas organizações não-governamentais que ainda trazem uma restia de esperança ás vítimas de várias injustiças que n teem qq tipo de apoio ou justiça ao seu lado e temos governos a literalmente n apoiar estas organizações, mm qdo são vitimas de injustiças de certas leis! !...o Sarcosi está literalmente a abandoná-los!
Para que vale sermos governados por esta classe de governos? Para que vale pertencer a uma união europeia?! É so para abrirem mais tachos e poleiros a gaijos que n conseguem entrar pá politica nacional?

Dpx temos corruptos a governar o nosso país e as leis precisam dessas lacunas para esses corruptos saírem smp impunes!

Se o povo n se revoltar, e exigir melhores leis e mais justiça, a “sociedade” está perdida e dpx é o salve-se quem puder!


Hj assino co: anónimo altamente indignado e revoltado!

admd

Anónimo disse...

Escutas telefonicas ilegais?! Quem n deve n teme! Eu n me importo que m façam escutas! eu so digo k ia ter pena da pessoa k iria estar no outro lado a ouvir, pk iria ter de levar com as minhas conversas de chaça!e k estivessem a gastar recursos c alguem tão banal co eu! lol :P

Mudem as leis para que deixem de serem consideradas ilegais!e criêm entidades especiais para tratarem, darem encaminhamento a esse processo de forma correcta! Eu acredito q qdo uma entidade co o SIS, poe algum sobe escuta, é pk esse alguem é considerada suspeita de algo ilegal...agora se essa entidade faz escutas a pessoas k ocupam cargos de revelo importante so para fazer jogos de politica e ou controlar essas pessoas para que sejam marionetas nas mãos deles, entao é uma outra entidade compoetente e responsável averiguar, investigar se está a ver abusos de poder e ou descobrir se alguem está a fazer jogo sujo! Agora q digam k as pessoas de altos cargos, sejam procuradores, directos, juristas, politicos, presidentes estão impunes e teem imunidade se serem alvos de algum processo crime ou de investigação criminal, acho k não! São pessoas co outras quaisqueres, e n estão, n devem estar a cima da Lei em caso algum! És ladrão, ou se és corrupto,ou criminoso, ou fizeste mal a alguem e és presidente ou director ou procurador ou politico ou mecanico ou trolha ou médico ou professor ou desmepregado ou rico ou pobre ou branco ou preto ou azul ou velho ou homem ou mulher ou jovem ou criança, a justiça deve ser feita e a condenação deve ser executada consoante o crime e n a pessoa k é condenada!
Agora se n houver justiça, pk as Leis permitem alguns livra-se da condenação, entao mudem as leis ou corrijam-nas!!


admd

Anónimo disse...

errata:

onde escrevi ",acho que não" queria escrever "CLARO QUE NÃO!!"

Sylvie disse...

Olá novamente!
Só agora é que pude voltar ao Fórum e vi o meu comentário já foi criticado. Já estava á espera disso porque este tema da pena de morte é difícil de aceitar por mt gente por causa (entre outras coisas) da mentalidade q temos. Mas eu continuo a dizer q nestes casos resultaria a pena de morte. Mais nada. Não estou a dizer que sou a favor da pena de morte por tudo e por nada apenas para certos casos. Este é um deles!
Obrigada.
Até segunda :-)
PS: Pensando bem, ao colocar um pedófilo numa prisão, é que estamos perante o lema de "pagar a violência com mais violência" porque aí há um abuso continuado e sabido por toda a gente e em q ninguém faz nada porque se o pedófilo em questão está a ser mal tratado na prisão é bem feito e só está a pagar pelo mal q fez!!
Por favor!!

Anónimo disse...

Já para n falar que os presos, vivem à custa dos dinheiros publicos, comidinha, cama e roupa lavada, e k cada vez mais kerem ter tv's boas, salas de jogos, bibliotecas, playstations, pavilhoes de recreio ao ar livre, ginásios! MAs o k é isto?! è so direitos? E o serviço comunitárario? "ai mas isso é exploração, tadinhos deles"! Vergonha! quais direitos humanos?! e as vitimas? k direitos têm as vitimas?!

Na vez de lhes dar uma estadia, era po-los a fazer trabalhos comunitários, de escravo ate pagarem os serviços k usofruem dentro nas prisoes ate pagar o mal k fizeram a terceiros ou reposição do dinheiro roubados, desviados, destruição de bens materiais, e outros crimes!

Pessoa k mata ou k só faz mal a terceiros devia morrer!
Para mtos a pena de morte é o minimo!

Anónimo disse...

Alguém me pode informar sobre os livros sugeridos durante o programa? Obrigada

Anónimo disse...

"Mas eu continuo a dizer q nestes casos resultaria a pena de morte. Mais nada. Não estou a dizer que sou a favor da pena de morte por tudo e por nada apenas para certos casos. Este é um deles!"


Nos EUA ja existe pena de morte há centenas de anos. Ela começou a existir precisamente por esse motivo que diz, para tentar dissuadir assassinos e outros tipos de crimes... mas se formos a ver os estudos acerca dos crimes que envolve a pena de morte, vemos que em quase todos o crime não diminuiu, mas sim AUMENTOU.

Por isso dizer que a pena de morte vai diminuir esses crimes ao dissuadir os criminosos, é ser MUITO ingénuo ou mentiroso.

E já se perguntaram porque TODAS as organizações de Direitos Humanos como a Aministia são contra a pena de morte? Simples, é porque é uma violação dos direitos humanos mais básicos e essenciais.

Anónimo disse...

"Nos EUA ja existe pena de morte há centenas de anos. Ela começou a existir precisamente por esse motivo que diz, para tentar dissuadir assassinos e outros tipos de crimes... mas se formos a ver os estudos acerca dos crimes que envolve a pena de morte, vemos que em quase todos o crime não diminuiu, mas sim AUMENTOU."

E o aumento da criminalidade deveu-se à introdução da pena capital? sugerir isso tb é descabido!

Se n fosse a pena de morte, se calhar mtos mais seriam os crimes e mto maior serie esse aumento! Isto se virmos k o criminoso dpx de comprir a pena, voltar para o seio da sociedade! Quem acredita k este tipos de criminosos dpx de comprirem a pena, fikem totalmente arrependidos e viram santinhos ou bem feitores? Deve ser, deve!

Q direitos teem/tiveram as pessoas k foram vitimas desses criminosos?

Anónimo disse...

Eu é k n acho piada que os meus impostos sejam para pagarem televisores de alta definição para as prisões, ginásios e aparelhos para os criminosos fazerem os seus exercicios, nem mm para comprarem tabuleiros de mesa! Eles estão a cumprir pena ou estão num orfanato?

Ponham-nos a limpar sarjetas! A limpar as ruas, a desentupir esgotos, a arranjar os jardins municipais, a construirem levantar edificios municipais tipo: centros-infantis, centro de idosos, a apanhar o lixo urbano!...

Os municipios e o governo podia auto-sustentar os custos dum prisioneiro e pegar no dinheiro dos contribuintes para usá-lo para o bem de todos aqueles k são cidadão exemplo!

Anónimo disse...

Os crimes não deviam prescrever só porque passou muito tempo! Não faz sentido! Se houve crime deve haver punição se for descoberto mesmo que que tenha passado muito tempo! É uma injustiça! Alguém, por exemplo, que tenha sido sexualmente abusado em criança e só muitos anos depois tenha coragem de denunciar, não é justo que o criminoso fique impune só porque passaram anos e o crime prescreveu! A lei tem que ser revista, isso é injusto!

Anónimo disse...

"Eu é k n acho piada que os meus impostos sejam para pagarem televisores de alta definição para as prisões, ginásios e aparelhos para os criminosos fazerem os seus exercicios, nem mm para comprarem tabuleiros de mesa!"


Deixe de ser ridiculo e infantil.

Anónimo disse...

"E o aumento da criminalidade deveu-se à introdução da pena capital? sugerir isso tb é descabido!"


Claro que não, não se disse isso, aprenda a ler melhor.
Isso prova sim que a pena de morte não ajudou mesmo em NADA a diminuir os crimes violentos, como era o objectivo.



"Se n fosse a pena de morte, se calhar mtos mais seriam os crimes e mto maior serie esse aumento!"


Acredite no que quiser, mas uma coisa é certa... já são no minimo centenas de casos documentados (PROVADOS) que pessoas INOCENTES morreram só nos EUA devido à pena de morte. Se concorda com a pena de morte também terá de "concordar" com isto, visto que nenhum sistema judicial é perfeito e muitos são os inocentes que pagam alto por esses erros.

Se formos a falar em outros paises com pena de morte onde justiça funciona mesmo mal, como a China, Russia (URSS), então são muitos milhões os inocentes + pessoas que cometeram crimes pequenos, que foram mortas ao longo de décadas.

PENA DE MORTE = Violação de direitos humanos

Anónimo disse...

"Claro que não, não se disse isso, aprenda a ler melhor.
Isso prova sim que a pena de morte não ajudou mesmo em NADA a diminuir os crimes violentos, como era o objectivo."

caro cp, vc disse que a pena capital n fez diminuir a criminalidade..dizendo isso, está a pressupor que entao fez aumentar!
Trata-se duma dedução ao invês...

Mas dizer k n fez diminuir isso vc n sabe pk é impossivel repetir uma mm realidade c e sem pena capital para verificar se de facto ajudou a reduzir ou n a criminalidade..


"Acredite no que quiser, mas uma coisa é certa... já são no minimo centenas de casos documentados (PROVADOS) que pessoas INOCENTES morreram só nos EUA devido à pena de morte. Se concorda com a pena de morte também terá de "concordar" com isto, visto que nenhum sistema judicial é perfeito e muitos são os inocentes que pagam alto por esses erros."

Tb n acredito mto no sistema judicial americano nem na sua constituiçao, qdo se ouve q uma dona de casa processa uma empresa de microondas pk no livrete do microondas n dizia k n se deve secar gatos dentro do microondas e ganha o processo sobre essa empresa, aquele mundo só pode ser louco!

Mas sendo assim, vc tb deverá achar k mtos prisioneiros q estão presos são inocentes!

Co é k vc reagiria, sabendo k um pedofilo ou um serial killer fosse viver para o seu bairro pk entretanto foi cumprida a pena de prisão e sairam mais cedo devido a bom comportamento prisional?

Olha eu n ia gostar mto n, n ia arriscar e pensar "bem, eles de certeza k aprenderam a liçao e estão completamente arrependidos dos seus actos passados e k agora são boas pessoas!"....poix, poix! A ingenuidade fica bonito mas é nos filmes!

Espero k vc n seja dakeles tipos k "ai tadinhos deles", "os criminosos teem direitos" e dpx qdo saem das prisoes querem-nos longe de vcs!

Anónimo disse...

N revolta ver, nas noticias, fedelhos que deviam estar a fazer os TPC's andarem a assaltarem gasolineiras, a esfaquearem taxistas e matarem um pai de familia e a justiça nem sequer poder julgar esses criminosos pk sao menores de idade?

Era morte em praça publica! Qual dignidade, quais direitos! Por isso é que este mundo vai co vai!

RUTE disse...

Estou, só agora, manhã de 1 NOV, a ver o programa.

Parabéns Fernanda, excelente tema, muito muito bem gerido dentro desta hora e meia.

Antes mesmo da pena após o crime, parece-me a mim que é muito importante prevenir antes de remediar, especialmente quando os casos são dentro da própria familia.

Não coloquem o lume ao pé da estopa!! Conforme diz o ditado, vem o diabo e sopra. Ou seja, não se sabendo se a doença de pedofilia "está lá ou não", acho importante, ensinar as crianças a não andarem pela casa semi-nuas, a fecharem a porta da casa de banho ou do quarto quando se despem ou vestem, etc, etc...

Claro que não se pode fazer disto uma paranoia mas o que é facto é que ao aparecerem as formas de mulher numa criança pode resultar numa atracção doentia dum membro da familia.

Podendo soar algo conservadora, apelo ao sentido de pudor como meio de prevenir situações indesejáveis.

É obvio que as situações de coito com crianças é o que mais nos choca. Há no entanto casos em que não se chega a isso, mas que duram anos e anos dentro do seio das próprias familias, onde as adolescentes são espiadas, tocadas, e convencidas a praticarem sexo oral, sem nunca se vir a descobrir até que um dia saem de casa e Deus sabe qual será o seu destino. Muitas vezes é a prostituição.

Anónimo disse...

"Co é k vc reagiria, sabendo k um pedofilo ou um serial killer fosse viver para o seu bairro pk entretanto foi cumprida a pena de prisão e sairam mais cedo devido a bom comportamento prisional?"

Olá desculpe me meter na conversa, mas você está a dar a razão ao outro anónimo quando diz isto.
Porque,na minha opinião se ouver prisão perpétua, todos os criminosos, pedófilos ou assassinos, cumprem um castigo que é para toda a vida e ao mesmo tempo podem ter a hipótese de se provar a sua inocência, desde que se possa reabrir o seu processo no caso de surgir novos factos.
Claro que não se pode exigir que as pessoas sejam obrigadas a conviver com u serial killer, porque realmente eles são perigosos, até dentro da cadeia.

Lucia

Anónimo disse...

Cara Lucia: n precisa de pedir desculpa so para justificar a sua intervenção! kk um pode intervir na "discussão" e qtas mais ideias se expuserem ou ptos de vistas, melhor podemos consolidar, alterar ou reformular as nossas ideias!
N sou de ideias ficas!N me envergonho de dizer k afinal tava errado.. mas para isso teem de me convencer que tou a ver mal as coisas! ;)
Posso em algumas vezes parecer que tou a fazer um discurso exaltado ou revoltado, mas nada disso! Apenas tou a ter uma discussão quente aqui c o nosso, agora vou arriscar: anonimo carpem diem? :P(quem n gosta de ver um jogo de futbol mto renhido e c mta "luta"?;) De certeza k ninguem se vai esquecer dakele jogo de portugal vs inglaterra para o euro cujo o resultado foi 2-2 e ganhamos nas penalidades, mas mta gente ja nem lembra k portugal chegou a dar 7-1 à russia)

Lucia disse:..
"Olá desculpe me meter na conversa, mas você está a dar a razão ao outro anónimo quando diz isto.
Porque,na minha opinião se ouver prisão perpétua, todos os criminosos, pedófilos ou assassinos, cumprem um castigo que é para toda a vida e ao mesmo tempo podem ter a hipótese de se provar a sua inocência, desde que se possa reabrir o seu processo no caso de surgir novos factos."

Cara Lucia:
em parte percebo esse ponto de vista, mas nós n temos prisão perpetua! A pena máxima em portugal são 25 anos! Q raramente é cumpridas na totalidade! ou seja, o estado volta a despejar para o seio da sociedade criminosos "c garantia de selo"! O maior problema, os maiores casos e apreensoes sao por parte de reincidentes! assim, claro k vamos ter dificuldades em fazer diminuir o crime!

Para finalizar, deixo so uma pergunta para a Lúcia:

Vc preferia que os seus impostos fossem usados pelos Estado para dar melhores condiçoes às escolas, apara fazer mais centros de saude, hospitais, lares, bairros sociais ou preferia k fosse encaminhados para a manutenção dos custos dum prisioneiro cuja a sua pena é prisão perpétua?

E qdo se condena alguem à prisão perpetua de certeza k n pode haver duvidas qto a inocencia do mm! Sejamos realistas! Da maneira co falam, parece k se anda por aí a condenar prisoes perpetuas e ou penas capitais a torto e a direito!
Eu preocupo-me mais c os presumiveis inocente k estão a cumprir prisões temporárias (k em alguns casos relatados nos telejornais, de temporárias n teem nada "anos!!") do k um condenado à pena máxima ser longinquamente inocente. Pk a probabilidade de inocencia é maior em casos de prisão temporária, pk estes n foram condenados, nem co culpados nem co inocentes, apenas suspeitos, do k em condenados onde a sua culpa ficou provada!

Sejamos realista! Ha pessoas k merecem mais atenções e apoios e estas nem são lembradas e dpx vamos defender o coitadinho k matou/violou dezenas de pessoas/crianças à pena capital, pk o coitadinho tem direitos humanos, qdo os seus actos foram DESUMANIOS!

afinal n finalizei logo c a pergunta à colega Lucia! :p

Anónimo disse...

"Vc preferia que os seus impostos fossem usados pelos Estado para dar melhores condiçoes às escolas, apara fazer mais centros de saude, hospitais, lares, bairros sociais ou preferia k fosse encaminhados para a manutenção dos custos dum prisioneiro cuja a sua pena é prisão perpétua?"

Caro anónimo
O que eu preferia era que o estado usa-se o dinheiro dos impostos para dar melhores condições ás escolas, construisse mais hospitais com as urgências e as unidades de obstetricia abertas, (não sei para quê se os nossos futuros médicos vão estudar para espanha por causa das médias,mas esse é outro assunto), mais centros de saúde se estivessem abertos até mais tarde(ops, este é outro assunto), mais lares de idosos com vagas para todos os idosos, mais bairros sociais, que fossem dadas melhores condições aos prisioneiros das nossas cadeias e que ainda assim o dinheiro dos impostos servisse também para a manutenção dos prisioneiros perpétuos.

O que eu não prefiro é que o dinheiro dos nossos impostos sirva para construir estádios de futebol, Expos, tgvs á balda e aéroportos, tudo isto coisas que já foram autenticos fracassos e outros que estão para ser na nossa economia, tentanto parecer o que não somos quando temos tantas necessidades a todos os níveis, no nosso país.
Ainda assim continuo a preferir os custos da manutenção dos prisioneiros perpétuos á manutenção dos ministros e seus acessores que vivem á nossa custa e ainda gozam de imunidade parlamentar.

Quando se fala de pena de morte não se pode resumir apenas a custos mas a vidas ainda que se seja a favor.

Lucia
Lucia

Anónimo disse...

O que é engraçado é k vc referiu, melhores escolas, mais hospitais, clinica, lares, bairros sociais e dpx nas condiçoes dos prisioneiros e dos perpétuos, mas n se lembrou de falar em apoios às vitimas dos condenados! É isso a k me refiro! Dá-se mais apoios, direitos a condenados que às vitimas destes! Eu n tou a falar para k matam tdos os condenados! nem k estes tenham condiçoes sub-humanas nas prisoes, mas ponham-nos a fazer serviço comunitário! Mos prisioneiros n se queixam k dpx de tanto tempo la dentro nas prisoes, qdo veem cá pra fora, n sabem pra onde ir, onde arranjar trabalho ou conseguirem integrarem-se na sociedade?! Pois então ponham-nos a fazer algo produtivo e assim era maneira k os impostos chegassem mais pra fazer hospitais, escolas, lares,...!


"O que eu não prefiro é que o dinheiro dos nossos impostos sirva para construir estádios de futebol, Expos, tgvs á balda e aéroportos, tudo isto coisas que já foram autenticos fracassos e outros que estão para ser na nossa economia, tentanto parecer o que não somos quando temos tantas necessidades a todos os níveis, no nosso país."

É bem verdade! Mas o problema n é fazerem-se essas obras, mas sim fazerem-se à grande e à francesa, à toa e que mtas vezes sabendo k outras alternativas pudessem ser mais favoráveis pra um contributo para o país e n pk ha interesses particulares, politicos por detrás disso! Pk sem estes projectos, portugal tb n avança prá frente!Portugal precisa de ter atrativos ao progresso e desenvolvimento do país! Mas claro, apesar de mtas obras destas serem em parte financiadas pela UE era um desperdicio dizer n às ajudas k podem vir da UE, mas teem k ser bem geridos estes dinheiro e os projectos serem avaliados qto ao melhor para o país! Pk vc bem gosta dir de ferias para o algarve (n sei donde é) em auto-estrada. Pk vc n gosta de passar tempo no transito e por isso sao feitas pontes.. Qtos aos estádios, foi uma enormidade terem-se feito akela qtidade de estádios, sim!Mas a culpa n se deveu só à classe politica mas ao povo português,aos clubes!Pk é k n fizeram só um estadio em lx? pk o sporting e o benfica keriam um so pra eles..pk é k fizeram o do algarve? agora está às moscas e so está a dar prejuizos!N fui contra o euro, mas fui contra o megalomanismo k se aconteceu nesse projecto. Qto ao TGV, so altamente contra o projecto!Portugal n precisa de tgv's!Façam melhorias e alteraçoes aos alpha pendular k os 15 k vao ganhar no dito tgv, no alpha pendular podiam-se ganhar mtos mais!Mas a culpa tb está no povo, pk cada localidade ker ter o comboio a parar na terra deles, por isso é k o alpha pendular raramente anda em viagem cruzeiro pk pára em todos os apiadeiros! Qto ao aeroporto sou a favor mas n sou a favor à actual localizaçao! Tah sabido k o aero porto de lisboa tah pelas costuras!e agora c o grande aparecimento das companhias de lowcost é preciso arranjar novo aeroporto, mas k este n esteja destinado a ficar ultrapassado/desactualizado/pekeno/insuficiente passados meia duzia d'anos! Pk estas obras gigantes n ficam baratas ao pais serem feita a cada 5 anos!Assim nem chegam a serem auto-sustentáveis!Mas sabem pk a TAP prefere o actual aeroporto OTA por interesses proprios!pk co o aeroporto é condicionado a aumentos, assim as companhias lowcost n podem usar o aeroporto! simples qto isto! KEr eliminar a concorrencia e sem concorrencia a TAP n baixa preços e kem se f+++ são as pessoas!

Qto aos politicos, isso toda a genta tah de acordo que sao uma cambada de...dakilo k a gente sabe, e qdo apelam ao povo para fazerem sacrificios eles n dao o exemplo!
Mas e a culpa é de kem? do povo k vota neles, k os elege! Força! continuem a votar nesses ps's e psd's! e dpx n se keixem!

Anónimo disse...

desculpem as gafes os erros e o discurso de corrida!

cumprimentos!

admd

Anónimo disse...

E os traficantes de droga n era morte neles?! Ai sao inocentes! tadinhos, foram apanhados c um fardo de droga nas mao, mas tadinhos deles pk foi alguem k lhes pôs o fardo nas mãos e co precisam de ter dinheiro pra sobreviverem, traficam toneladas de droga k se chegarem às ruas, só vai trazer desgraça, destruição a tudo e tdos!

Anónimo disse...

Caro anónimo

Eu não me referi a essas coisas, respondi de acordo com o que você disse. E não me esqueci das vitimas, nem das familias dos que são agressores, esses ainda mais esquecidos. As mães desses assassinos e os seus familiares também sofrem, por verem os seus familiares enveredarem por esses caminhos.

Por acaso em relação aos politicos é isso mesmo que eu penso, se votaram neles aguentem-nos.

Lucia

Sociedade Civil disse...

Cara Lady Blogger

agradecemos sugestões mas não aceitamos imposições;
a forma como o seu post estava escrito (que acreditamos tenha sido sem esse propósito) dava a entender aos outros comentadores - sobretudo a novos - alguma revolta da sua parte por o SC não ter seguido a agenda do dia!! É verdade, não assinalámos o Dia da Poupança, mas como sabe, já no ano passado abordámos esse tema, neste dia. Ora, este ano nenhum parceiro se mostrou interessado em assinalar a data pelo que escolhemos outro tema igualmente actual.
quanto ao nosso acto, segundo a sra,
" foi um insulto ou denota algum receio da vossa parte.A vossa atitude foi pouco democrática. "

não subscrevemos. recear o quê??não insultámos ninguem ao retirar o seu comentário, pelas razões supra referidas.

A nossa atitude seria pouco democrática se não avisassemos antecipadamente que o blog tem um moderador que pode retirar TODOS os comentarios que não tenham nada a ver com o tema tratado: e foi exactamente o que aconteceu

aguardando sempre propostas de temas interessantes e actuais por parte de todos os participantes do blog

SC

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Obrigada equipa SC pela resposta.
Esclareço-vos que eu não imponho, sugiro.
Eu não sou vossa espectadora e comentadora assim há tanto tempo, logo não sei o que debatesteis na maioria das vossas emissões do ano passado. Nenhum telespectador se deve recordar do que falaram desde que existe o SC. É possível ver no blog os temas mas nunca as abordagens propriamente ditas.
Os gostos mudam e os interesses diversificam-se... Eu gosto do SC, mas não vivo para o SC, isto porque não sou paga para o fazer. Se fosse paga faria muito mais pelo SC e com imenso gosto.
Sugeri-vos o tema por ter achado uma mais-valia para vós, e porque também sou uma espectadora atenta.
Relativamente à questão de recearem alguma coisa, referia-me a que não queriam que os bloggers vissem que vós não dedicásteis este dia ao tema que mais tinha a ver com o dia que se comemorava.


CC

Maria Mendes