quinta-feira, dezembro 6

SAÚDE ORAL - MAIS ACESSÍVEL PARA TODOS

A partir de 2008 o Estado passará a comparticipar as consultas e tratamentos dentários dos portugueses. Uma lacuna do Serviço Nacional de Saúde, onde a medicina dentária acessível a qualquer cidadão é praticamente inexistente, que é agora parcialmente preenchida: abrange, para já, crianças e idosos com baixos rendimentos.
Descurada desde sempre pela generalidade dos portugueses, que a encaram mais como um luxo do que como uma necessidade, a saúde oral é fundamental para um salutar desenvolvimento físico e emocional. Como se concretizarão os apoios do Estado (por contratos com clínicas privadas ou abertura de serviços nos hospitais públicos)? Quem beneficiará? Que alternativas existem para quem não for abrangido por esta medida? Que dicas práticas se podem dar aos cidadãos para manterem a boca saudável?

54 comentários:

Anónimo disse...

bom dia
gostava de saber se uma jovem com bulimia pode vir a sofrer de problemas dentários.
obrigada -- Paula M., Braga

Anónimo disse...

ola a todos. a minha filha tem 4 anos e adora escovar os dentes!! comecei logo em bebé a brincar com as escovas e ela até tem escovas para os "dentes" das bonecas. o problema é a pasta- ela não suporta nenhuma! já experimentei tudo o que há no mercado - com bonecos, com sabores, com cheirinhos e nada!!! há algum truque que me possam dar? ( deduzo que tenham um convidado que me possa dar uma dica!!)
Marta Sousa

Anónimo disse...

olá, esta coisa das pastas para miudos é um engodo!! nunca comprei nenhuma só porque tem os desenhos animados que os meus filhos gostam. lavam com a mesma que eu , mas em menos quantidade!! mas já agora, deixo aqui a duvida- os miudos têm 5 e 11 anos, precisam de suplementos de fluor ou não?

Natalia

Sylvie disse...

Bom dia.
Mais uma vez o tema escolhido é excelente! este sim, é um programa informativo e útil! assim vale a pena ligar a televisão!
Duas sugestões:
1-repetir os programas, durante a semana mas à noite,ou aos fins de semana num horário acessível para quem trabalha poder ver porque o SC é um programa que interessa a todos.
2-Vejo o programa há pouco tempo e por isso não sei se este tema já foi debatido: heranças, partilhas, o que fazer quando morre um familiar e nós somos herdeiros, etc. Acho que é um tema que interessa a todos nós.
Estou a passar por um problema destes e tenho tantas dúvidas! lembrei-me que seria muito interessante o SC debater o assunto.
Os melhores cumprimentos,
Sylvie

Anónimo disse...

Acerca do assunto em questão:
Tenho imensos dentes estragados e outros que me faltam o que me impede muitas vezes de sorrir. Estou desempregada e sei que muitos dos empregos a que me candidato me são recusados por causa do mau aspecto que os dentes me dão.
O que já tentei:
Hospital: só tiram dentes e eu preciso posteriormente de colocar prótese em cima e em baixo e eles não o fazem.
Clínicas "baratas" (dentistas brasileiros): são muito mais em conta, com 1.ª cons.e orçamento grátis e as restantes a 20,00€ (o mesmo valor é cobrado por cada tratamento, ou retirar raízes/dentes) mas ainda assim o preço das próteses é demasiado elevado principalmente para quem está desempregado. A maioria destas clínicas até dão facilidades de pagamento mas é através de cheques pré-datados e eu não os tenho.
Assistência Social, Sta. Casa:
Fui atendida há 2 meses na clínica que têm para uma primeira cons de encaminhamento. Aí, realmente tratam os dentes e oferecem as próteses. Agora, fiquei numa lista de espera para começar o tratamento que irá ter a primeira consulta em Março de 2008. Vou ter que aguardar e já sei de ante mão de vai demorar bastante tempo até ter a boca arranjada. A questão que ponho é será que alguém me dará emprego até lá?
Cumprimentos.

lady_blogger disse...

As crianças deverão ir ao higienista oral e ao odontopediatra para irem controlando a sua saúde oral, e poderão fazê-lo acho que até aos 12 anos de modo gratuito em locais com ocordos com os Centros de Saúde. Nos restantes casos, devem inteirar-se se os Centros de Saúde locais dispõem da especialidade de estomatologia, pois sempre fica mais barato que ir a clinicas privadas, contudo tem o senão de quase nunca se conseguir consulta para o momento que se precisa. Se por exemplo alguém tiver uma dor de dentes e precisar de tratamento imediato, mais vale ir a um médico particular.
Tive há uns anos um dentista que chegou a exercer a sua profissão num hospital holandês. Pergunto eu para quando os nossos hospitais estarão apetrechados com mais esta especialidade a funcionar normalmente sem ser em regime de urgência?

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Para a Marta Sousa:

Experimente diversas pastas, geralmente as crianças preferem as de sabores.
Em todo o caso, se ela escova os dentes já não é mau. Saiba que muito mais importante que a pasta dentífrica é o processo de escovagem. De que vale a pasta se não se souber escovar os dentes e lá continuarem resíduos?
Outra dica: dê à sua filha maçãs com casca, elas costumam ser uma boa opção para quem não tem tempo de lavar os dentes.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

"comecei logo em bebé a brincar com as escovas e ela até tem escovas para os "dentes" das bonecas. o problema é a pasta- ela não suporta nenhuma! já experimentei tudo o que há no mercado - com bonecos, com sabores, com cheirinhos e nada!!!"

"Experimente diversas pastas, geralmente as crianças preferem as de sabores."



A questão de ela não suportar as pastas de dentes, deve-se prender com a questão dos muitos químicos sinteticos que estas contêm na grande maioria, que não servem para nada do que para dar mais sabor, espuma, e outras coisas que podem até atrair o cliente (pois é esse o objectivo) mas que só fazem mal á saúde.

NÃO COMPRE pastas de dentes em supermercados normais, especialmente as da colgate, pepsodent e outras tretas do género, essas são as piores, as que contêm mais químicos (alguns deles está comprovado que prejudicam a saúde) e claro, fazem mais mal.

Vá a lojas de produtos naturais e pergunte a alguém que perceba do assunto sobre isto: nessas lojas e praticamente aos mesmos preços ou mais barato, vendem-se pastas de QUALIDADE, com muito menos químicos, e em alguns casos 100% naturais. Existe pastas que são só feitas de ervas e argila, no inicio é estranho habituar mas depois é fácil, limpa bem os dentes e é 100% natural e saudável. Existe ainda outro método mais caseiro que também é natural e limpa bem os dentes, que consiste no uso de bicabornato de sódio (se não me engano) misturado com mais alguma coisa (não me lembro), que uma pessoa até pode fazer em casa, super barato, eficaz, e sem efeitos nocivos. Informe-se com pessoas em lojas de produtos naturais que lhe podem dar mais pormenores.

Boa sorte

Anónimo disse...

O grande problema da "saúde oral" são os preços proibitivos de se cuidar dos dentes, em especial quando falamos de restaurar os dentes das mais diversas formas, de usar aparelho, etc etc.


Acho que é importante salientar no programa, que para aqueles que têm muito poucos ou nenhuns recursos, que possibilidades é que se tem para se poder obter este tipo de apoios de muito baixo custo ou mesmo gratuitamente.

lady_blogger disse...

Esbocemos um sorriso amarelo à saúde oral em Portugal!

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

A anónima das 12:05 disse que lhe oferecerão a prótese. Tal coisa nunca tinha ouvido falar? Há de facto locais que oferecem isso? Quais são? Onde ficam? E quais as condições para se poder aceder a estes?
Estas são algumas questões que muitos portugueses gostariam de ver respondidas, dado que por cá é tão caro custear a manutenção da saúde oral.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Comparo esse aspecto de uma grávida poder ter tratamentos por cada gravidez até a um limite de 120 euros, com as migalhas dos abonos de família. 120 euros dará para umas 3 idas a um médico que pratique preços acessíveis.
Gostava de ver quem estipula essas normas de acesso a esses tratamentos a ter também tratamentos anuais até aos valores indicados, assim veriam que 120 euros não dão quase para pagar 1 consulta, dependendo do problema dentário que se quer tratar.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

Criei agora este lema:

Prevenir para poder sorrir!

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Todos sabeos que a cárie é um dos prinipais indicadores da "classe" económica em que uma pessoa nasceu. Todos também sabemos que essa é uma praga em portugal, e também que bocas desdentadas levam posteriormente a problemas do aparelho digestivo. Nós até sabemos que os dentistas apoiam e colaboram com medidas do Governo para mehorar a situação DESDE QUE NÃO LHES VÁ DIRECTAMENTE AO BOLSO. Seja por pagamento directo do doente, seja por esquemas de apoio, o dinheiro sai sempre dos nossos bolsos. Através dos impostos, através de seguros, etc as opções são muitas. A única coisa que está SEMPRE fora de disussão é os rendimentos dos dentistas. Talvez se essa classe desemvolvesse um pouco mais de Ética e pusesse a mão na consciência; se pudesse passar férias no estrangeiro menos vezes, ou baixar a gama do carro, então talvez houvesse verdadeiro acesso à medicina dentária. Mas isso, NUNCA!

Anónimo disse...

AÇUCAR:

O melhor mesmo é não ingerir açucar, muito em especial o refinado, pois é muito prejudicial à saude para além de danificar os dentes. No máximo opte por açucar amarelo ou de preferencia por frutose (açucar dos frutos).

Não nos podemos esquecer que os alimentos ácidos também danificam o esmalte.

lady_blogger disse...

Tal como se proibe o consumo de tabaco em espaços fechados, institua-se a lavagem dos dentes após a hora de almoço em todos os estabelecimentos de ensino e locais de trabalho. Seria uma boa medida de prevenção e de higiene.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

O nutricionistas dizem que n devemos fazer só 3 refeiçoes diarias, mas varias refeiçoes ao longo do dia em menores quantidades, mas para quem quer fazer alguma higiene oral, assim temos de passar o dia a escovar os dentes!.. O escovar excessivo pode n trazer problemas às gengivas e consequente problemas orais?

lady_blogger disse...

Eu tenho algures um cd ou um dvd cedido por uma médica de clínica geral amiga que é bastante educativo. Segundo ela foi um laboratório que lho ofereceu. Esses apoios didácticos deveriam não ser somente oferecidos aos médicos mas sim aos pais em geral. Todos teriam a lucrar.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Olá e boa tarde a todos!
Ainda bem que estão a falar sobre saúde oral porque é um tema muito desprezado em portugal...
A saúde oral faz parte da saúde geral.
Eu como Higienista Oral tenho pena que nao tenham ai um Higienista porque a nossa actividade basea-se na prevenção...a nossa actuação é muito importante mas pouca gente sabe o que somos, o que é triste.
Trabalhamos em centros de saúde implementando programas comunitários e também em clínicas...
Não há Higienistas suficientes para abrangerem todos as crianças...é pena.


Liliana

lady_blogger disse...

Para quem não quer prejudicar ainda mais o estado geral dos seus dentes deve evitar os doces, o tabaco e o café, entre outros alimentos.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

"O escovar excessivo pode n trazer problemas às gengivas e consequente problemas orais?"


Claro que sim, desgaste o esmalte, pode provocar problemas nas gengivas como feridas, e depois até mesmo infecções devido a feridas que não têm tempo para sarar.

Np máximo escovar duas vezes ao dia. É preciso sim ter muito cuidado com os açucares que nem se deviam comer e alimentos ácidos, isso sim.

lady_blogger disse...

Por falarem em dentes, ontem conheci um cão pequeno de 10 meses que iria ser adormecido para lhe extrairem uns dentes, pois tinha dentição dupla, à semelhança de alguns tubarões.
Já há veterinários que sejam somente dentistas de animais? E nestes tratamentos de animais também há alguma comparticipação?

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

"Eu como Higienista Oral tenho pena que nao tenham ai um Higienista porque a nossa actividade basea-se na prevenção...a nossa actuação é muito importante mas pouca gente sabe o que somos, o que é triste. "



Uma pergunta, se reclamam por terem poucos clientes, porque é que fazem preços de ROUBO (a minha opinião) para tratarem de dentes, que basta 10 mins e é logo 50 ou mais euros? Outras pessoas têm de trabalhar 8 ou 16h para ter 50 euros.

Pensem nisso e sejam mais justos.

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Ir ao dentista não dói nada, só dói na hora de pagar.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Acerca do fluor, concordo a 100% com o que a nutricionista falou, que há alimentos vegetais que já ingerimos que contem fluor e não ser necessário "suplementos".

Se forem pesquisar na internet, vão até verificar que esses "suplementos" de fluor fazem mais mal do que bem, em especial o fluor que é deitado na canalização das cidades. Não sei se em portugal isso acontece mas nos EUA faz-se isso (por questões comerciais apenas) dizendo que é para dar melhor saude oral aos americanos, o que é mentira.

Anónimo disse...

ola
a chupeta ou chuchar no dedo... o que fazem ao dentes dos bebes?

Anónimo disse...

"Claro que sim, desgaste o esmalte, pode provocar problemas nas gengivas como feridas, e depois até mesmo infecções devido a feridas que não têm tempo para sarar."

Então co devemos resolver a higiene oral sem recorrer à escova de dentes?

Anónimo disse...

E vacina contra a carie? Existe em Portugal? Para quando será uma realidade?

Anónimo disse...

Olá... gostava de saber se existe alguma coisa natural que se possa fazer (alem do branqueamento) os dentes mais brancos? Por exemplo um alimento que ponha os dentes mais brancos...

Anónimo disse...

Boa tarde
Ouvi aí no programa a falar do uso de comprimidos de flúor. Gostava só de realçar que o seu uso generalizado está contra-indicado.O aporte de flúor aos dentes deve ser feito,preferencialmente, de forma tópica e não sistémica

Anónimo disse...

Boa tarde pra todos!
Gostaria de questionar acerca da periocidade devem ser usados quer a fita ou o fio dentário, quer o elixir. Bem como o melhor método.
Obrigado , Paulo Gonçalves

Anónimo disse...

Não somos nós que ditamos os preços, é para quem trabalhamos...
Eu além de profissional também sou utente e sei que é caro mas que posso eu fazer...
As consultas de especialidade tipo dermatologia, ginecologia são também carissimas...porque só se queixam das consultas de medicina dentária ou higiene oral?

As consultas de Higiene oral não são de 10 minutos... quem vai a uma consulta sabe a diferença que faz...


............


Escovar os dentes só provaca um desgaste dentário visivel se se escovar com força excessiva e se usarem escovas com cerdas duras, o ideal é usar cerdas macias ou suaves...removem na mesma a placa bacteriana e nao magoam a gengiva nem desgastam os dentes.


Liliana

Anónimo disse...

Avril Lavigne!

Tiago Madeira disse...

Gostaria de saber por que razão se continua a receitar flúor para evitar doenças dentárias quando já foi provado há vários anos que este faz precisamente o contrário, provoca cancro nos ossos e consequente deterioração dos dentes. Quando isto foi descoberto, vários países aboliram o uso do flúor na água e noutras substâncias. Podia disparar alguma teoria da conspiração claramente evidente sobre este assunto específico, mas penso que somos todos pessoas inteligentes, e que sabemos que toda a indústria que gira em volta das pastas de dentes/tratamento dos dentes não tem qualquer interesse em acabar com o seu negócio megalómano, tendo apenas o interesse de o alimentar. Enfim, e continuamos nós a dar ouvidos a pessoas que apenas dizem o que outros disseram em tempos, ou lhes dizem para dizer, ou então pessoas que têm conhecimento que o flúor é altamente cancerígeno e fazem-se passar por pessoas muito sérias.

É caso para dizer que quem mata uma pessoa a sangue-frio é um criminoso, mas quem mata milhares dissimuladamente e anda de fato e gravata é uma pessoa séria.

Desculpem o desabafo, mas muito me custa que as pessoas andem a ser enganadas sem que em muitos casos os meios de comunicação façam algo para o evitar.

Anónimo disse...

boas tardes, tenho 34 anos ex doente de hodgkins e tenho a boca muito , mesmo muito estragada , mas cada dente que trato necessito de trabalhar 6 meses ..... deviamos ter mais apoio e aconpanhamento... joao estoril

Anónimo disse...

Os Meus parabéns pela questão que colocou acerca do fornecimento das pastas e escovas de dentes às ciranças que não tiverem posses. Contrasta com a resposta do representamte do programa.

Paulo Gonçalves

Anónimo disse...

"Gostaria de saber por que razão se continua a receitar flúor para evitar doenças dentárias quando já foi provado há vários anos que este faz precisamente o contrário, provoca cancro nos ossos e consequente deterioração dos dentes. Quando isto foi descoberto, vários países aboliram o uso do flúor na água e noutras substâncias."



POIS É.

Isso que diz é correcto. é a questão dos interesses económicos à custa da saúde das pessoas. O Sociedade Civil até deveria fazer um programa só relacionado com isto para informar as pessoas.

Anónimo disse...

Uma vez que no SC se vão falar de preços, gostaria de saber o grau de compartipação da ADSE, por exemplo.

Anónimo disse...

Boa tarde
Sou médica dentista e faço o programa de promoção de saúde oral em crianças e adolescentes desde o seu inicio e penso que que este programa não terá grandes vantagens para a boa saúde oral das crianças a longo prazo.As crianças são vistas e tratadas por exemplo aos 6 anos, no ambito deste programa, mas nos anos seguintes não são novamente seleccionadas.Ou seja faz sentido fazer tratamento e prevenção da cárie dentária numa criança,pago pelo estado, numa determinada idade e não haver continuidade no acompalhamento destas crianças.

Anónimo disse...

Segundo o Programa Nacional de Saúde Oral o uso de flúor sistémico (comprimidos) só é receitado a crianças de alto risco a cárie dentária...isto porque o seu uso sem a devida precaução provoca mal formações na superficie dentária tais como a fluorose.

Deve-se dar prevalência à escovagem desde o nascimento do primeiro dente e utilizar logo uma pasta dentifrica de adulto porque a concentração de flúor é maior...o flúor fortalece o esmalte dentário e ajuda a prevenir as cáries nos dentes.

Liliana

Anónimo disse...

Preços

Acho engraçado que nos anúncios que as clínicas privadas colocam nos jornais nunca referirem o preço dos aparelhos. Deve ser para não espantar clientela...

lady_blogger disse...

Fernanda, já que é vegetariana, pode perguntar aos conidados se os vegetarianos terão dentes mais saudáveis.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

"Fernanda, já que é vegetariana, pode perguntar aos conidados se os vegetarianos terão dentes mais saudáveis."


Isso é relativo, há quem tenha e quem não tenha. Depende de muitos factores mas acho que isso (de nao comer carne) não tem muita relevancia para os dentes, excepto se se comer carnes muito rijas.

Acho que o aspecto mais fundamental é a prevenção e o dinheiro para corrigir as falhas.

Ainda assim, há centenas de motivos para se se tornar vegetariano :p

Anónimo disse...

Considero este tema muito pertinente. Sou enfermeira num Centro de Saúde, ligada á Saúde Escolar, e deparo-me todos os anos com imensa relutância por parte dos educadores de infância para a escovagem dos dentes das crianças , pelas razões que já inumeraram aí no programa, e pelos professores para o bochecho quinzenal...

Felizmente a lavagem dos dentes é rotina no infantário do meu filho ( 3 anos). É um privilégio!!!

Anónimo disse...

Eu sou doente de uma clinica no catujal onde os preços praticados sao bastante baixos e a qualidade e excelente!

lady_blogger disse...

Perante tratamentos dentários gratuitos, a excelência dos processos raramente se veriifica, e é caso para dizer "a cavalo dado não se olha a dente"! ;-)


CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

nao é so na freguesia de benfica, aqui estao o blog http://clinicadentariadocatujal.blogspot.com/

lady_blogger disse...

Fica mais barato colocar selantes, ou facetas ou numa fase posterior as próteses removíveis ou fixas?

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Nao se deixem enganar existem alguns sitios implantes a 1000€ e totais fixas sobre implantes com carga imediata 6000€

lady_blogger disse...

O anónimo do post anterior tem de nos informar onde consegue esses preços. E já agora qual o valor das consultas.

CC

Maria Mendes