quarta-feira, fevereiro 6

Doença renal crónica



A insuficiência renal crónica é uma doença provocada pela deterioração lenta e irreversível da função renal, estimando-se que em Portugal, à semelhança do resto do mundo, uma em cada dez pessoas sofra deste mal. O principal problema é a falta de diagnóstico. Apesar de não haver o hábito de consultar regularmente um nefrologista (médico especialista renal), há meia dúzia de sinais os quais, se se estiver atento, permitem, com a ajuda do médico de família, detectar a doença e intervir a tempo. Há ainda algumas regras que devem ser seguidas por quem quer manter os rins saudáveis. Vamos saber quais, no SC.

10 comentários:

lady_blogger disse...

Bom regresso ao trabalho para a Fernanda e restante equipa SC.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
lady_blogger disse...

Para o tema de hoje gostaria que se desse um especial alerta aos diabéticos, pois muitos desconhecem que um dos efeitos colaterais dos diabetes pode ser a insuficiência renal.
O IRC (não confundir com o Imposto sobre Rendimento de Pessoas Colectivas, nem com Internet Relay Chat) é uma doença progressiva que se traduz na insuficiência das funções renais, e pode levar à anemia, ou a agudizar problemas cardiovasculares.
Os rins são o nosso purificador interno, que filtra as impurezas do nosso sangue. Deixando estes de funcionar em pleno, precisamos de transplante ou de diálises, ou a "vida corre perigo de vida".
Previna-se fazendo pelo menos anualmente análises à urina e ao sangue.


CC

Maria Mendes

Pedro Marinho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Marinho disse...

Olá Fernanda, voltei, beijinho para si.

Olá boa tarde a todos.

Nas piscinas o grau de sudação é 26 vezes superior em relação a um ambiente de trabalho normal, o corpo está submetido a enormes temperaturas quentes e húmidas,onde os níveis de desidratação são elevados, sei que os dois rins filtram em média cerca 360 litros de sangue por dia, pergunto porque razão muitos médicos de familia tendo conhecimento de causa desta e outras profissões de risco não nos pedem para fazer um exame renal com alguma frequência? Ecografia etc.

Será que tenho que ter primeiro os sintomas e depois é que me enviam para um exame onde poderá ser tarde?

Será que me podem explicar o que se entende por prevenção?

Não deviamos realizar exames mais minuciosos e com mais regularidade?

Ou basta ter um sorriso bonito e até estar bem disposto e o médico "advinhar" que estamos bem de saúde e não precisamos cá de exames?

Um abraço
Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

12:49

josé pedro disse...

pedro, tal como foi dito no post original, o médico só consegue intervir se se manifestar algum sinal no nosso corpo, intervindo assim ainda a tempo. A prevenção deve ser feita através de uma boa alimentação, ingerir bastantes líquidos e outros que decerto serão falados no decorrer do programa.

Um abraço e um beijo para a Fernanda.

José Pedro

Pedro Marinho disse...

Querida Dra Freitas,

Lamento dizer, mas era importante que a população entende-se que a pratica desportiva é sem dúvida o verdadeiro medicamento para a vida toda, nadem , corram , mudem hábitos, alimentem-se bem, deixem o tabaco e o alcool em excesso...vão ver que a vida e a saúde tem outra qualidade.

Pedro Marinho de Arcos de Valdevez

lady_blogger disse...

Fernanda, o meu post das 12h 11m é relativo ao tema anterior. Pode colocá-lo no devido contexto?
Só hoje pude aqui comentar porque também tenho direito a férias do SC...

CC

Maria Mendes

Criança e Rim disse...

Somos um grupo informal de crianças, jovens, pais, familiares, médicos, enfermeiros, outros profissionais de saúde e amigos que, directa ou indirectamente, convivem com as doenças renais.

Nesse sentido, criámos um portal, que pode visitar em http://criancaerim.blogspot.com. Temos como objectivo que este grupo cresça e, para tal, queremos contar com a sua participação.

Faça-nos uma visita e deixe o seu comentário no blog (http://blogcriancaerim.blogspot.com/) ou no fórum (http://pub42.bravenet.com/forum/3551440163).