segunda-feira, março 3

Vida mais cara?

Todos os portugueses já sentiram no bolso que a vida está cada vez mais cara.
Da água à roupa, da gasolina às portagens – aumentou tudo, e por último o pão. No caso do pão, o aumento foi de 10 a 15% por causa da subida do valor do trigo.
O valor do leite vai também acompanhar esta subida, para mais 10 cêntimos por litro, tal como a carne, as massas e os ovos, que devem aumentar por arrasto.
Afinal a que se devem estes aumentos? Conseguirão os portugueses voltar a apertar os cordões à bolsa? Como orientar o orçamento familiar tendo em conta estes aumentos? Quais as prioridades das famílias portuguesas em matéria de compras? O que pretendem? O saldo neste Sociedade Civil.

13 comentários:

Pedro Marinho disse...

Fernanda Freitas,

Porque razão os portugueses continuam acreditar neste sistema politico sem credibilidade, onde cada vez mais uns mais ricos e outros cada vez mais pobre, temos um país que é o faz de conta. Os sãlário baixos o desemprego a aumentar , as pessoas endividadas, como é possível viver neste país em que tudo está cada vez mais caro, que rumo é este?

Porque razão terei que passar a pagar a conta da luz mais cara, quando a culpa é do estado e agora o povo é que tem que pagar mais cara a sua factura da luz derivado a uma má gestão? Que governantes temos?

Gasolina, água, gás, luz, pão, para onde caminha este país em que apenas se vive para trabalhar e não há resposta face a tantos aumentos e despesas mensais?

Poderíamos dizer que um país como este que em termos económicos não dá resposta e nem tem futuro valerá a pena continuar a viver em portugal?

Sejamos realistas o país não vai bem, e a politica caminha sem credibilidade, esta é a pura realidade dos factos.

Pedro Marinho
Arcos de Valdevez

lady_blogger disse...

Boa tarde

Ora aqui está um tema que muito me apraz. Lastimo bastante que hoje eu só possa ver 30 minutos de programa.
Há sempre tanto que dizer sobre orçamento familiar, sobretudo sobre como gastá-lo racionalmente.

No meu blogue www.euronios.blogspot.com dou algumas sugestões. Apareçam por lá para aprender algumas dicas de poupança, para as comentar e até para ensinar algumas vossas.

CC

Maria Mendes

Filipe disse...

Aprendemos nos anos 90 a consumir muito rapidamente, mas já nos esquecemos como é que se deve poupar.

Tb cabe aos Governos tomar essa iniciativa atraves de programas concretos para as familias e não só promover-se com discursos, autopromotores ou mais catastrófico de "aperto de cinto", que nada ensinam mas apenas espalham o pânico e o sentimento de desesperança.

Em épocas críticas as pessoas conseguem ser + criativas ou mais desorientadas ainda.

Olhemos para os espanhois (...que até dormem a sesta ) e deixe-mo-nos de insistir em criar modelos. originais.

Filipe Brito

Orlando Pinheiro disse...

Um Sul-Coreano dizia-me um dia destes que em Portugal existe uma relação directa entre o tamanho das casas e dos televisores... Quanto mais pequena, maior o plasma ou LCD.

Será que devemos reflectir mais sobre os hábitos, o stress do status e diminuir o consumo supérfluo?

À semelhança das companhias aéreas, também os hotéis aderiram de imediato ao Low-Cost.. Hoje o conceito está espalhado.

Low-Life parece ser o futuro.



Eu já comecei, troquei um carro de ‘status’ que gastava 9 por um que gasta 3,5.

sonharamar disse...

Os produtores de pão queriam aumentar o pão em 50% porque o preço do trigo aumentou substancialmente. O preço do trigo representa APENAS 5% do preço de um pão!
O preço do petróleo em dólares tem subido mas o euro também tem subido face ao dólar, fazendo simples cálculos chega-se á conclusão que o preço do barril de petróleo está quase igual desde à 2 anos atrás. O preço dos combustíveis é que tem subido vertiginosamente.
Se o preço dos combustíveis aumenta existe uma inflação generalizada. Mas os salários ou são congelados ou têm aumentos inferiores à inflação. E a culpa de quem é? Da politica? e quem elege os políticos? somos todos nós. A culpa é da mentalidade retroada e conformista dos portugueses que aposta no bipartidarismo PS/PSD que diz que é tudo igual e é tudo o mesmo e que não acreditam que podem tornar este país um pouco melhor do que o encontraram. Depois existe a minoria como eu que tenta mudar essas mentalidades. Talvez este programa faça algumas pessoas pensar e agir. Parabéns.

Mario Clipper disse...

Os portugueses consomem hoje mais que nunca. Não lhes passa pela cabeça que por exemplo em países mais avançados economicamente, na Suécia no Canadá ou na Suiça, há crianças de classe média que não têm canais cabo extra ou brinquedos ou jogos carissimos.

É um produto da sua imaginação pensar que "lá fora" se vive melhor pq se consome mais.

Mário Almeida

sonharamar disse...

É extremamente absurdo comparar o poder de compra de um suíço com o de um português!

serges disse...

Porque razão não começamos a olhar para as energias alternativas, existem outros veiculos que não os de combustão, adquiri a pouco tempo um motociclo eléctrico a minha poupança começa por aí quando antes gastava perto de 50€ de passe ou quando decidia levar o meu carro para o trabalho, neste momento faço perto de 100km por semana e gasto 0,40€, basta ligar a tomada. Reparem que não existe qualquer ajuda a nível do estado para adquirir este tipo de veículos!

Com este novo veiculo levou me a repensar velhos hábitos! Faço uma utilização eficiente na minha residência de toda a agua, gas e electricidade que consumo assim posso economizar bastante!

Rui disse...

É muito pertinente nos dias que correm, o tema da poupança. Neste sentido eu faço uma pergunta muito simples a todos os intrevenientes no programa. Quantos de vòs utilizaram o automóvel próprio para se deslocarem para o local do programa? Penso esta questão muito mais importante do que a questão das lâmpadas incandescentes que toas as pessoas hoje trocam por lâmpadas de baixo consumo. Parabéns ao programa.

_djs_ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
_djs_ disse...

No meu blog tanto falo de bons como maus aspectos relacionados com Portugal e o Mundo pois penso que dar os dois pólos é muito importante - http://overdadeiroportugal.blogspot.com/!!!

lady_blogger disse...

Voltei para ver o que por aqui hoje se passou, mas pelos vistos o debate não me parece ter sido animado, tão poucos foram os comentários...
Será que ninguém comenta porque raros se interessam por poupar? É algo só para os outros fazerem?!

CC

Maria Mendes

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/


Passem por aqui.

SAUDAÇÕES