quinta-feira, abril 3

Segunda-feira, Abril 3, 2006

Envelhecer em casa ou numa instituição especializada?

A Rede de Cuidados Continuados Integrados (CCI) aprovada em Conselho de Ministros visa a organização do sistema com base em serviços de proximidade.Os CCI são uma resposta ao elevado número de internamentos de longa duração em unidades saúde, diminuindo o peso do Estado e tirando à família a preocupação de cuidar dos seus. Nos próximos tempos será possível envelhecer condignamente em casa?
Publicado por Sociedade Civil às 10:42
2 comentários:

Pedro disse...

Ser idoso não significa doença nem morte. A velhice representa sabedoria e experiência de vida. Penso que é preciso reequilibrar o papel dos reformados e dos idosos na sociedade portuguesa. Eles têm aptidões que os jovens ainda não possuem. Repensar a forma de ver os idosos parece-me um excelente ponto de partida para melhorar a nossa sociedade.
14:18

Anónimo disse...
A questão da 3ª idade só é encarada como um problema porque não se pensa na solução mais óbvia, que é aumentar o período de vida activa. Não faz sentido que com o aumento da esperança média de vida nas últimas décadas se passe à reforma numa idade em que ainda temos 10 a 20 anos de vida pela frente.
14:20





Foi assim, há precisamente dois anos que tudo começou- o SC nascia a 3 de Abril de 2006 e ,com ele, este espaço de discussão na blogosfera . Dois anos depois, a nossa média de mensagens por programa é claramente superior à do primeiro dia. Graças a telespectadores interessados, exigentes, participativos, este blog tem sido o 4º convidado do programa. Agradeço em meu nome e em nome de toda a equipa , a vossa participação activa em matérias tão importantes - aqui, haverá sempre espaço para toda a expressão da nossa cidadania.



Fernanda Freitas, 3 de abril de 2008

6 comentários:

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Olá.

Queria ser a primeira a dar-vos os Parabéns por mais um ano de emissões. Eu também completei mais um anito de vida faz hoje 1 semana, daí eu ter andado lastimavelmente um pouco ausente do SC. Mas votarei em força.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
lady_blogger disse...

Curioso que o assunto por vós debatido no vosso 1.º SC foi hoje um dos meus temas de conversa durante 1 hora ou mais, e tudo porque uma vizinha diz querer ir para um lar e eu e outra senhora dizemos que não a deixamos. Entretanto falei disso com uns colegas e ninguém tem a mesma opinião que eu.
Eu tenho uma solução viável para que os nossos idosos não residam permanentemente em lares.
Não sou totalmente contra a existência dessas instituições, só acho que se deveria haver mais responsabilidade familiar e que os idosos não fossem "despejados" em lares.
Atente-se para o caso dos filhos que por questões de facilitismos colocam os pais em asilos... sinceramente devem esquecer-se dos sacríficios que os pais se sujeitam ao longo da vida para os criar e educar.

Só dão valor às coisas quando as perdem...
Deêm o melhor de vós pelos vossos familiares que outrora vos amaram incondicionalmente e jamais vos abandonariam. Eu não sou propriamente o melhor exemplo, mas nunca colocaria num lar um familiar, até porque eu em criança infelizmente tive a experiência de durante uns anos ter vivido num.
Não façam aos outros aquilo que não desejam para vós.

CC

Maria Mendes

Miss Madeira disse...

A equipa também dá os Parabéns à Jornalista para quem o Sociedade Civil é muito mais do que um programa que desafia a actualidade... mas que se empenha para que cada convidado, cada reportagem e cada programa possa trazer algo de novo ao espectador... e é assim há 2 anos! Parabéns Fernanda...