quarta-feira, maio 28

Como poupar nas comunicações?

A partir do próximo mês as chamadas telefónicas passam a ser taxadas ao segundo
As operadoras de telecomunicações terão de criar pelo menos um tarifário com facturação ao segundo, ficando ao critério das empresas decidir qual o período em que se fará a facturação ao segundo. A DECO não concorda que se deixe esta decisão nas mãos das operadoras de telecomunicações e defende que deveria ficar estipulado qual o período desta nova facturação, de preferência no primeiro segundo.
Queremos neste Sociedade Civil informar o consumidor e ajudá-lo em simulações de tarifários para que possam escolher de acordo com as suas necessidades.
Convidados
Carlos Correia - Director de Regulação de Operadora de Telecomunicações
Luís Delgado - Consultor
Jorge Morgado - Secretário-geral da DECO

51 comentários:

Silvia Biscaia disse...

Tenho 18 anos e é a jovens da minha faixa etária que se destinam os "tags", os "moches",os "extravaganzas" e todos esses tarifários poucos transparentes. Aliás é uma das coisas que me preocupa é a forma muito confusa (mas de maneira a parecer simples) que nos são apresentado os tarifários o que torna complicado compará-los quando são da mesma operadora. Pior ainda quando se trata de operadoras diferentes.
Há muito que já se deveriam pagar as chamadas ao segundo. Quantas vezes não acontece uma chamada durar menos de um minuto? E deixar ao critério das operadoras é quase o mesmo que deixar tudo como está!
Silvia Biscaia

Unknown disse...

Boa tarde...

Sou consumidor como todos os Portugueses de telecomunnicações...
As minhas perguntas são:
1 - Porquê comparar os tarifários com os da restante Europa, quando não se compara os Ordenados dos Portugueses que são os mais baixos?
(Isto ao Sr. Regulador de uma Operadora)
2 - Porque é Obrigado no caso de acessos ao serviço ADSL ter um telefone fixo que muitas vezes nem é usado?
3 - Porque é que, no meu caso que tenho um tarifário já com vários anos, que não existe hoje, a operadora anda sempre a forçar que o abandone??? Isto é prática comum? Este é o tarifário mais económico que encontro no mercado sem ser em assinatura mensal, Será por essa razão?

Rui Silva

F. disse...

Quanto ao comentário anterior, gostava de referir o facto de a TMN pura e simplesmente "esconder" o facto de que o custo de 10€ mensais é mesmo um custo. Já o Tag requer um carregamento mensal de 10€ mas este valor conta para o saldo, ou seja, não nos é retirado. Na realidade, a "obscuridade" dos provedores de telecomunicações é altamente danosa para a economia de um agregado. Contudo, julgo que a Optimus está num bom caminho, desenvolvendo novos tarifários efectivamente transparentes e com uma aplicação eficaz para os jovens.
Filipe Catraia

Tiago Lopes disse...

de facto acho mal nao haver tarifarios unicos para toda a europa.porque???
Porque é Obrigado no caso de acessos ao serviço ADSL ter um telefone fixo que muitas vezes nem é usado???
admiro muit a apresentadora muito gira

Unknown disse...

Boas, na minha opinião, acho que as chamadas podiam ser mais baratas, ou grátis pelo menos entra a mesma rede.
Uma questão que se põem a mim e a muita gente, é porque se aplica o IVA as chamadas da mesma rede, pois esse dinheiro fica toda na operador e nada para as finanças, ou estou errado...
E porque inventarem novas redes, se só há 3 redes.
ah... claro chamas debitadas ao segundo, sem alterar o tarifário que se tem..

mar disse...

Outro abuso a que as operadoras sujeitam os seus clientes é quando estes chegam a um país estrageiro e a sua operadora lhe envia mensagens pseudo-informativas, cujo uma parte do preço lhes será posteriormente debitado (roming)

maria mendes

F. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F. disse...

Com franqueza, estamos em Portugal, onde a prática comum das empresas é a "extorsão" dos clientes. A minha operadora, TMN, tem práticas, pelo menos para comigo, muito pouco éticas e onde há manifestamente extorsão mas nunca a vontade de agradar ao consumidor. Sinto-me tão queimado pela TMN que é apenas uma questão de dias até mudar para a Optimus, que tem adoptado práticas mais honestas.

Angelo disse...

Boa tarde.
Só uma questão será que temos que ser iguais aos outros países?
Esta mudança por mim, não me faz diferença visto que uso mais mensagens escritas do que chamada por voz.
Mas que muita gente vai deixar o telemóvel de lado vai não tenho duvida.

PS: Só vi este programa porque andava a fazer zapping xD

Anónimo disse...

Boa tarde,

1º As operadoras não são transparentes porque se recusaram a dar informação de facturas minhas passadas e que eu teria de pagar 2.5€ por cada uma.

2º A optmius quer me cobrar uma mensalidade "extra" por terminar o serviço obrigatório de 12 meses, é legal?

Rosemary disse...

O tarifário que eu tenho no Tlm, só tem chamadas baratas após o 1º min. para a mesma rede (TMN), para outras redes é muito caro, o que eu faço é não ligar para essas redes e optar por enviar sms, o que me causa grande transtorno. A TMN está constantemente a aliciar-me para eu mudar de tarifário uma vez que este já nem existe, ao que eu respondo que só mudo quando le apresentarem uma opção mais favorável do que a que eu tenho. Para já a opção foi comprar um cartão sem carregamentos obrigatórios, para ligar para as outras redes... isto apesar de não ser nada cómodo tb não é barato...
Rosa Maria

Francisco Antunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
F. disse...

Os 15€ que a PT me cobra por mês de assinatura são o verdadeiro roubo. O mês passado tivemos 0,26€ de chamadas (passávamos bem se elas), a factura levou com 15€ de assinatura! É insuportável pagar 180€ anuais por NADA!

lady_blogger disse...

Não deveria haver carregamentos obrigatórios, mas obviamente só seria permitido efectuar chamadas com dinheiro no cartão.
E realmente comparar o preçário das nossas telecomunicações com as de países mais ricos não faz sentido, pois por cá auferimos salários muito aquém dos demais praticados noutras paragens.
O nosso caso devia ser tratado não por comparação, mas por avaliação particular, para desta forma se praticarem tarifários adequados e justos.

CC

Maria Mendes

JA disse...

Relativamente ao comentário dos Call Centers, deixo o meu, para ser breve vou poupar os detalhes embora esteja na posse de muitos, testemunho de ontem onde estive 30 minutos a ligar para o serviço Sapo ADSL para que me resolvam, reparem, não porque reclamo do preço que me debitam, mas devido ao serviço que mes prestam, isto é, estou a pagar um tarifário de 16Megabits, mas apenas tenho disponíveis na zona onde vivo 2Megabits! Isto foi recohecido pelos serviços técnicos da empresa e ainda tenho que pagar ligando para o número 707227276 e não tenho a certeza que me vão resolver o assunto.As pessoas do Call Center não podem decidir mesmo tendo dados evidentes de problemas de serviço!
João Araújo

Jorge Correia disse...

Afinal em que é que ficamos? A lei que obriga as operadoras a debitar ao segundo e não como fazem agora. A minha que é a Rede4 (da Optimus) continua a debitar no mínimo o primeiro minuto. Como já é costume as leis deste país são para inglês ver e não para serem cumpridas.
Jorge Correia

Angelo disse...

Boa tarde Outra vez
Isto faz-me lembrar a anos em que a PT quis cobrar as chamadas e o levantamento do oscultador a 10 escudos naquele tempo, isto so acabou porque houve manifestações e buzinões a porta da PT,
e a PT teve que dar chamadas grátis e reembolsar todo o dinheiro das chamadas...

Por mim e o que vai acontecer com esta decisão da ANACOM

Unknown disse...

Bem, vou especificar...

Em Relação à ADSL, Vivo no campo e aqui não há panóplia de oferta de serviços, logo sou obrigado a ter um serviço fixo para ter ADSL... Pois nem 3G existe na minha área de residêndia.

Em relação ao tarifário é pago um x no primeiro minuto e dpois é pago por minuto x/3, e sempre que passa um ou dois dias sem fazer o dito carregamento obrigatório é-me enviado uma msg a dizer que o meu tarifário foi alterado para um sem carregamentos obrigatórios... Já me aconteceu estar fora e por não ter efctuado esse carregamento foi-me alterado sem outro aviso... Claro que não me calei voltou ao mesmo... Mas É legal essa situação?

Mas volto a Tocar na Pergunta ao sr regulador àcerca da comparação de ordenados com a restante Europa, Sem medos... fale-se em aberto...

A questão que foi feita ainda agora sobre os espaços sem cobertura e ter de re-iniciar uma chamada e voltar a pagar todo o serviço Isso é muito comum nas vias que falam, agora experimentem fazer estrada para o interior...

Rui Silva

Pedro de Castro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Inês disse...

Tenho 63 anos e estou confusa com as Comunicações.
Assediada pelas novas empresas para deixar a PT, fico a perceber que estou fora de moda. Misturo a internet com o telefone e já agora, que falam de tarifários, o que verdadeiramente me inquieta é que estou a pagar ao Sapo um serviço de 24 horas, e que não tenho alternativa. Gasto cerca de 2/3 horas. O tarifário devia ser limitado ao que se usa, como nos telefones.
Se vier a propósito, gostava de uma informação. Obrigada

F. disse...

Ao João Araújo:

Sofri do mesmo problema. Na minha área só são suportados 3Mbps, mas o serviço não liga a mais de 2Mbps. Foram precisas semanas para me reduzirem o tarifário e ainda queriam cobrar 25€ de taxa administrativa. Quando contactámos o serviço de apoio ao cliente do SAPO, foi deveras hilariante. Apesar de pretendermos mudar de operadora, não só não nos cobraram a taxa administrativa como foram super simpáticos. Muito mau.

Jorge Correia disse...

Comentário dirigido a "Catraio". Faça como eu: dei baixa do telefone fixo e aderi à um dos operadores móveis. Como não se deve fazer publicidade aqui, pode entrar em contacto comigo via armjor@hotmail.com.
Jorge

Unknown disse...

Sei que este assunto pouco tem a ver com o debate, mas gostaria que as fornecedoras de internet fixa colocassem o seu tarifário de modo transparente, pois no local onde moro apenas a PT tem o monopólio, pelo menos que eu saiba, e se quiser colocar um serviço de internet fixo tenho sempre de me sujeitar ao pagamento da assinatura da PT o que é escandaloso. Já agora se puderem esclarecer se a assinatura da PT está enquadrada na Lei 12 de 2008 (contadores) agradeço.
Sérgio

F. disse...

A piada dos tarifários móveis de internet é o máximo! Cobertura planetária??? O nosso serviço ia abaixo a cada 10~25 minutos e a velocidade máxima era de 784Kbps, apesar de pagarmos 1Mbps. E há a questão do singular GB de tráfego. Nem dá para por os pés no Youtube! E o custo é ridiculamente alto. Way to go, internet móvel!

Unknown disse...

Chamadas VOIP

Gostava de saber para quando (se está previsto ou não)o deixar de contar como tráfego extra em todos os tarifários móveis (quer para telemóveis quer PC's) ou se os novos tarifários de grupo (com a possível utilização do messenger) são a 1ª e muito tímida resposta da indústria ...

Pedro de Castro disse...

A cobertura nas zonas de fronteira consegue ser curiosa, já me aconteceu em Monsaraz começar a enviar um sms na minha rede, e quando termino o envio vejo que o meu telemóvel já estava com a indicação de uma operadora espanhola, à qual mais tarde tive de pagar essa mensagem. Os valores de roaming são altissimos, no Reino Unido desisti de usar porque era mais barato telefonar por cabine.

Pedro de Castro disse...

Boa tarde,
Eu gostaria de saber porque é que os "ditos" operadores virtuais conseguem melhores tarifários para todas as operadoras? Neste momento tenho o tarifário que me permite ligar para qualquer número fixo ou móvel pelo mesmo preço e que tem vindo ao longo do período de um ano a descer 1cent/mês até chegar aos 10cent/min, valor que se irá manter indefinidamente de acordo com a operadora.
Este tarifário veio permitir que eu deixa-se de ter a preocupação da operadora para a qual ía ligar pois os preços para fora das operadoras são um abuso. Por esse motivo e para facilitar os meus contatos de outra rede ando com um telemovel exclusivamente para receber chamadas dessa operadora e onde mantenho um tarifário sem carregamentos obrigatórios.
Não seria mais interessante para as operadores estender o conceito dos tarifários dos operadores virtuais aos restantes tarifários da rede?

F. disse...

Os operadores virtuais são isso mesmo. Como não têm custos de estrutura ao nível de lojas e recursos humanos, podem praticar preços mais baixos. Mas repare que estes operadores virtuais pertencem a uma "casa-mãe" (expl.: a UZO pertence à TMN).

Unknown disse...

Boa tarde,
O meu nome é Artur Ceia e tenho uma assinatura da Clix ADSL+Telefone+TV.
O contrato é para uma velocidade de 24Mb. A realidade é que só recebo cerca de 3.5 Mb. Já contactei a Clix e foi-me comunicado que não era possível ter mais velocidade por questões técnicas, visto que os 3,5Mb foi a leitura efectuada por um técnico que se deslocou a minha casa. Ora no contrato está escrito que a operadora é obrigada a fornecer pelo menos 60% da velocidade contratada. Como resposta a operadora do call center afirmou que "ou aceitava a situação ou mudava de tarifário e perdia o direito a usufruir do telefone grátis". Tenho conhecimento, que um vizinho em frente da minha casa tem uma velocidade de 22mb. Pago uma mensalidade de 39,90€. Como resolver esta situação?

Unknown disse...

Resposta ao Rui:

meu caro, se tu assinaste livremente um contrato em que te obrigas a ficar num determinado operador durante um ano ou mais(como eu e muitos outros portugueses o fizeram) só tens 2 alternativas:

ou o cumpres ou não !!

Aí a operadora dá-te a escolher:

ou pagas a penalização (que deve estar expressa no contrato) ou vais a tribunal !!!

Miguel disse...

Boa tarde
A minha questão é a seguinte:
A Vodafone por cada euro de facturação atribui 2 pontos referente ao clube viva pontos esses que podem ser utilizados em desconto de produtos do clube viva.
Mas estando a minha empresa para assinar um novo contracto deparei com uma nova situação em que a Vodafone vai retirar os pontos atribuidos em facturas anteriores e continuar a descontar os pontos nas facturas seguintes.
Somos obrigados a requerer pelo menos um telefone quando não pretendo telefones de momento e não os posso pedir mais tarde.
E por ultimo por que razão as chamadas feitas entre numeros da mesma conta não são consideradas chamadas internas a custo zero e são cobradas

Francisco Antunes disse...

de facto a assinatura é um roubo descarado e evidente!!eu felizmente já nao pago assinatura, so pago o que falo e ,claro, pago a mensalidade da internet!
quando as zonas da fronteira, pode-se configurar o telemovel para nao escolher a rede automaticamente!é o que eu faço quando me encontro na raia, escolho a rede manualmente, e quando perco rede, mesmo que esteja debaixo da cobertura de uma operadora espanhola, o telemovel nao muda, fica simplesmente sem rede!

Deragnu disse...

Não queria entrar em linha, mas acerca dos contratos, é muito simples:

Fazem uma campanha, baseado no preço, nós vamos assinar o contrato obrigatório para que a operadora inicie o serviço.
Aqual é o problema?
É óbvio que se não estivermos de acordo com algum ponto não temos hipótese de constestar. Não temos serviço, por e simplesmente.
As operadoras são prepotentes e drásticas nas zero opções que propõem.

É legal a necessidade de contrato, nos serviço ADSL.
Anttónio

Unknown disse...

Boa tarde!

Sou vosso espectador assiduo e agora vi uma questao importante sobre o roaming fronteiriço e venho dar uma dica que pode ajudar a esses clientes que moram perto da fronteira. Existe a possibilidade junto dos equipamentos de seleccionar a selecçao de rede automatica ou manual. O equipamento irá sempre seleccionar a rede de maior captação pelo que basta colocar o modo manual de pesquisa e seleccionar a rede portuguesa.

Obrigado pelo bom programa que proporcionam diariamente!

Cumprimentos,

Pedro Moreira

Francisco Antunes disse...

é verdade, já que as fronteiras geograficas da comunidade europeia estão abertas, porque razão pagar roaming?? falam tanto em unificação e afinal....

Unknown disse...

Aqui ficou um excelente comentáro... Porque é que existe roaming no Mercado Único...

Os tais problemas de comparações com os preços dos tarifários e os praticados no restante Mercado Único Quando os Oredenados de cá são muito mais baixos...

Parem de fazer comparações com os restantes ou então comecem a pagar como lá fora... Com ojá disse nos 2 comentários anteriores...

Imaginem quem tem ordenados mínimos ou pouco mais... que ficam limitados na utilização devido a essa diferença...
Por exemplo, Quanto Recebe um gestor comparado com o operador de call center...

Rui Silva

Miguel Ferreira disse...

Faço parte do "grupo" de jovens que aderiu a um dos tarifários com chamadas de voz, videochamadas, sms e mms gratuitas... Um mês após a adesão, parece-me que não estou a poupar. Com o anterior tarifário carregava 15€ e, no fim do mês, ainda tinha saldo. Com o actual, como pago uma mensalidade de 10€, tenho necessidade de carregar por excesso para as chamadas para outras redes (tarifários). Resultado: para realizar o mesmo tipo de chamadas, tive necessidade de carregar 20€. Parece-me imperativo que o operador a que pertenço (Vodafone) copie na totalidade a Optimus para que os 10€ sejam convertíveis em chamadas para outros planos de tarifas. Assim iria realmente poupar!
Miguel Ferreira

Francisco Antunes disse...

o problema das velocidades da internet é que o "ATÉ" parece em letras muito miudinhas, mesmo muito!!!deviam fazer estudos às linhas e à distancia dos ISP's, para chegar a um valor mínimo de velocidade garantida

Unknown disse...

Essa é outra das dúvidas...

Pago por um serviço X de ADSL e na realidade o máximo que se consegue não chega a 3/4 de velocidade de acesso.
Volto a referir que estou a falar da provincia... onde não há concorrência....

Deragnu disse...

Fernanda, não é só isso, mas por exemplo se mudar-mos de casa, rescindimos os contratos, água e luz, porquê o no ADSL obrigam ao mínimo de um ano, será constitucional?

Não se promete o que não se pode cumprir, senhor "operador".

Anttónio

Deragnu disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Francisco Antunes disse...

na banca, nao m interessa o máximo que posso lucrar, mas sim, pelo menos, o mínimo!!!
claro que o máximo é infinito!
interessa-me é o mínimo garantido!
o mesmo se devia passar com as velocidades, no lugar de nos dizerem "até" que velocidade a ligaçao pode ir, dizer o "mínimo", tecnicamente falando, que nos podem garantir!

JA disse...

Peço desculpa, mas não se trata de velocidade partilhada pelos utilizadores que falei no meu comentário.Trata-se mesmo de velocidade possível de sincronização do serviço ADSL! Logo as restrições são da qualidade da linha e não do número de utilizadores que a partilham! Neste caso o operador é a PT!
A PT já sabia que que não era possível instalar o serviço de 16Mbps quando o contractei, logo deveriam dizer que apenas poderia ter 2Mbps!
João Araújo

Unknown disse...

Fernanda, Fico Muito triste que não se tenha voltado a tocar no assunto da comparação de Ordenados e na comparação de preços dos tarifários praticados no nosso País...
Continua a ser TABU neste país...

Maria Eugenia disse...

Gostaria que viesse a debate a legalidade e ética dos contratos obrigatorios de fidelização dos prestadores de serviços de comunicação bem como o aparente acordo existente entre todos os operadores nesse sentido.

Francisco Antunes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Boa tarde!
É difícil mudar de operadora para quem tem um grupo de amigos em que todos tem a mesma rede.
No meu caso somos mais de 40pessoas com cartões 91.
Mesmo que haja outras redes com preços mais baixos, acabaria por não ser vantajoso visto que por exemplo, a utilização de mensagens grátis para a mesma rede ficava sem efeito!

F. disse...

De facto, o TAG é bastante mais honesto do que o Moche e o Extravaganza! Os meus parabéns à Optimus!

Jorge Canedo disse...

Tenho pena que um alto funcionario da Vodafone nao saiba informar que alguem que esteja perto da fronteira deve ter o seu telemovel em procura de rede manual e assim nao passaria para a rede espanhola

JA disse...

Esqueci-me de referir que vivo bem no litoral, a 20 km do centro do Porto, e que usufruo não de 3/4 mas de apenas 1/8 do serviço ADSL.

lady_blogger disse...

Estive agora a ver alguns posts e reparei que mais alguém começou a assinar Maria Mendes. Só para que não haja confusões, eu aqui surjo sempre com o nick de lady_blogger.

CC

Maria Mendes