segunda-feira, outubro 20

Cancro da mama – auto-exame salva

4500 novos casos por ano, 1500 mortes no mesmo período. O cancro da mama é, depois do cancro de pele, aquele que mais atinge a mulher portuguesa e é também a segunda causa de morte por cancro no feminino.
Apesar dos números, a mortalidade tem vindo a descer vertiginosamente muito graças à evolução da medicina e à detecção precoce. O auto-exame da mama representa um importante aliado na luta contra a mortalidade e para isso é preciso que se fale cada vez mais do assunto. As repercussões sociais, possíveis causas e mitos sobre o cancro da mama estão em discussão no Sociedade Civil, no mês em que se assinala a luta contra esta doença.

Convidados:
Ricardo da Luz, Presidente IPO de Lisboa
Cidália Ventura, Psicóloga Clínica Hospital São José e membro da direcção da Associação Viva Mulher Viva
José Rosa de Almeida, Cirurgião Plástico no IPO de Lisboa
Margarida Rebelo Pinto, Escritora

15 comentários:

CVC disse...

Olá muito boa tarde.
Entre as várias dúvidas que tenho a que mais me amedronta tem a ver com a menopausa precose. Eu gostaria de saber se esta pode propiciar o cancro da mama...
Muito obrigada e parabéns pelo programa.

Anónimo disse...

Boa tarde a todos,

Diexo aqui as minhas dúvidas para que os especialistas possam responder:
A prevenção no homem é igual à das mulheres? Também temos uma altura do mês para fazer apalpação?

Obrigado

Familia de Pinho Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rax disse...

Olá,

sendo um problema maioritariamente feminino não podemos deixar de nos questionar sobre a influência da pílula no número de vítimas.

Sal, o Tal disse...

Olá a todos. Parabéns pelo programa.

Como posso ajudar a minha companheira a prevenir o cancro da mama.
Refiro-me não apenas á detecção mas também aos outros cuidados a ter.

Obrigado.

Familia de Pinho Marques disse...

Boa Tarde. Gostaria de saber se o implante mamário de silicone, pode ou não ter influência no cancro da mama.
Obrigada.
Ana, Norte

O Homem dos Leões disse...

Passam dias como o Mundial contra a fome; hoje o dia mundial da osteoporose, mas enfim passa-se ao lado, não porque o tema não é importante mas como serviço público os assuntos são aflorados e este programa por ser diário poderia ser esclarecedor, ou tentar.
As mamas, sim os homens também as tem, mas o que isso de cor-de-rosa. Se não fosse por iniciativa minha a ex- nunca teria feito uma mamografia, e que chatisses ela me arranjou, porque o médico apalpou,por isto e por aquilo. Falei no Papa Nicolau, deixou de me falar. Grandes taras, o principal problema é psicológico e cultural. Há uns anos atrás as mulheres mexiam-se e trabalho duro, nem ginásio existiam, DÁVAM MAMA A SEUS FILHOS, hoje secam o leite, e ninguém as pode tocar, a não ser para lhe por implantes, depois queixem-se. ETc., Etc.

Sim estou incomodado.
tt

O Homem dos Leões disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
morcego persistente disse...

Boa Tarde

Muitas vezes, ao fim de um auto-exame, e da verificação de alguma irregularidade, há mulheres que entram numa negação tal que se recusam a fazer qualquer outro tipo de exame. Pelo medo do que se avizinha...
O diagnóstico, as cirurgias, as quimioterapias, algo que se sabe de antemão que é muito doloroso e muitas vezes para nada.
A estas mulheres, penso que se deve incutir a preciosidade da vida...A nível cultural tem que se avançar e fazer realçar que quanto mais cedo melhor mas mesmo muito melhor.
tem que se apoiar não só o/a paciente mas toda a familia que sofre com eles..
Boa continuação de programa que foca aspectos muito importantes.

Gonçalo Valente disse...

Boa tarde!
A prevenção é de facto o meio privilegiado do combate ao cancro da mama. Os Enfermeiros ao nível dos Cuidados de Saúde Primários (Centro de Saúde) detêm um papel preponderante na luta contra o cancro da mama, nomeadamente através do ensino do auto-exame da mama, o qual é de extrema importância para a detecção dos primeiros sinais/sintomas. Como Enfermeiro que sou, sinto-me triste por não ver reconhecida no vosso programa de hoje a importância da nossa classe profissional num tema em que a nossa acção (de extrema importância e com resultados visíveis) é fundamental na prevenção do cancro da mama. De qualquer forma parabéns pela pertinência do tema.

Unknown disse...

Boa tarde
deixo uma nota apenas, e, quando sempre houve prevenção, mas apareceu, venceu-se, e reapareceu, será que se deve simplesmente dizer "temos muita pena" e cortar o sonho de viver só porque a partir dai já não é um bom numero para ser divulgado em artigos médicos?
Ainda bem que existem programas de sensibilização, mas não deixem de mostrar o lado menos bom, até mesmo das instituições, no caso presente, do IPO Lisboa, em que passamos dia a dia a ser só um número e por vezes nem isso....

Marco disse...

ola...
gostaria de saber com que idade pode aparecer um cancro da mama num homem e quais são os principais factores de risco e a melhor forma de detectar.
Obrigado e parabens

ana maria lopes disse...

desde dos 15anos que fsço o suto-exame, foi assim que descobri um fibroma no minha mama. fui operada aos 17anos e felizmente era benigno. hoje com 20anos continuo sempre a fazer o auto-exame alem de exames medicos(ecografia mamaria). nao tenho casos de cancro da mama na familia mas é preferivel prevenir. bjinho Fernanda e muita força para todas as mulheres que possam estar a passar por um cancro na mama

O Homem dos Leões disse...

Estudos recentes demonstram que o chocolate não engorda; afinal quem engorda é você.
É como varrer para debaixo do tapete ou dar dinheiro aos bancos para "resolver" a crise, só se for para eles.
A questão é simples quais as prática ou processos que levam ao aparecimento de tumores. Pré desposição genética, outras, alimentação (ingestão de quimicos), movimentos ou falta deles, abstinência sexual, ou não, contaminação do meio ambiente,(ar, água, radiações rádio-eléctricas), etc.

Mais uma vez fica muito por dizer.

tt

lady_blogger disse...

Nem de propósito...
Hoje que se fala sobre este exame que salva, consegui um postal da Postalfree, no qual fazem referência a um site sugestivo (www.spsenologia.pt), e onde na forma de desenho transmitem a seguinte mensagem:
Tome banho uma vez por dia
Pinte-se uma vez por semana
E faça o auto-exame da mama uma vez por mês.

Na parte de trás explicam o método de auto-exame.
Para quem quiser um destes postais, pode conseguir em alguns cafés e nalgumas entradas de cinemas. Este postal pode ser bastante útil...

CC

Maria Mendes