terça-feira, novembro 18

Enriquecimento ilícito deve ser crime?

Por que motivo o enriquecimento ilícito não é punido por lei? Vale tudo na especulação financeira e em processos de falência pouco claros, que delapidam milhões de pessoas para enriquecerem uns poucos?
A Convenção da ONU contra a corrupção foi ratificada pela Assembleia da República, mas o governo afirma que a presunção de inocência do indivíduo e a não inversão do ónus da prova impede a verificação desse tipo de crime. Queremos ouvir as explicações dos especialistas que são a favor da alteração da constituição e perceber por que razão o governo não tem este assunto como uma das prioridades.

Convidados:
Teresa Almeida, Coordenadora da 9ª Secção do DIAP
Eduardo Dâmaso, Jornalista
João Ermida, Analista
Luís Leite Pinto, Engenheiro Civil

10 comentários:

EviL disse...

Já morrem, infelizmente, pessoas à fome neste mundo mas se pensarmos nos milhões a mais que vão agora morrer por causa das poucas pessoas que levaram a banca internacional à falência...
Além de ser considerado crime deveria também ser tratado como crime contra a Humanidade.

Cmpts,
Nelson

Barraka Obana disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Barraka Obana disse...

Explicações destas lembram-me logo o António Feio e o José Pedro Gomes, melhor o Zé e o Toni. Como se pode enriquecer de actividades licítas? Eu explico: ex: médicos e advogados que levam 100 Euros, 400 euros, quase constantemente e não passam recibo. Alguns responsáveis na area da gestão, fundamentalmente na função pública, que só deixam passar determinadas propostas, com as necessárias compensações e tb exeções. A comunicação social, recordo-me do independente no tempo de Cavaco Silva, depois só o Contra-informação, seguido dos gatos lith, e agora todos dizem mal e bem, mas nada se altera. Off-shores, goodmorning. As instituições que deveriam assumir, estão todos gordos e anafados. Os juizes são miúdos, só tem arrogância e nenhuma experiência de vida, que lhes permita dimensão. Está tudo a caminho, até o PM, pede ajuda para a oposição falar, pois sabe como dizia António Guterres, "isto é um pantano".
Das actividades ilícitas, são ilicitas. O nosso melhor ministro, (para mim) Teixeira dos Santos foi considerado o pior da UE.
Não chamem derrapagem ao que não é. Porque é que pago taxa de rádiodifusão? Pequenas coisas que levam às grandes.

Barraka Obana disse...

Falar só do BPN, é demasiado redutor, esquecer o BCP, com Joe Berardo, insistentemente a denunciar a situação, que só a muito custo foi, talvez em parte, deslindada.
As situações apresentadas onde envolve dinheiro avultado, irão ficar claramente impunes.
O pobre rouba, e poderá ficar preso, o rico desvia e vai de férias com indemnização.
Sr. Eng., atenção não diga muitas verdades.....

Barraka Obana disse...

O problema da fiscalização que agora lhe chamam regulação, é a facilidade de serem corrompidos, porque as escolhas são logo à partida manipuladas.
A banca espanhola não me parece ser assim tão especial, veja-se a injeção brutal de capitais públicos que foi sujeita.
Também deveriam estar presos quem diz barbaridades. Ai está o tal que dizia que os juros devem é estar altos. "crescer abaixo da tona de água". "Ganda moca".

O Homem dos Leões disse...

Integridade humana, valores do género; honra, decência, solidariedade, humanismo puro, já era. A competência ao serviço destes valores, seria algo próximo do paraizo.
Não tivemos bolha especulativa na bolsa?
Change

Deragnu disse...

Gostaria de saber o que é enriquecimnto ilícito?
Exemplos:

O amor da minha vida disse...

Por todo o lado que procuro, seja no canto dos passarinhos, até nas outras mulheres. Certo é a sublime sensação quando os nossos olhares se entrecruzam. É sempre como a fénix que revisita a minha vida, e Sara as minhas feridas.
Gostava de te ter nem que fosse na minha carteira, mas nem carteira tenho.
Interpretação livre, mas um pouco de fantasia, de ilusão de sonho, pode ajudar a não sofrer tanto com tantas aberrações que assistimos.
Até nos sentimentos existe corrupção, como se vê.
Santinho!?

Adeus Beatriz Gosta

Alex disse...

Boa-tarde.
enquanto a lei favorecer algumas classes sociais e profissionais, nos acomodarmos e sermos coniventes, dificilmente minimizaremos a corrupção no nosso país, Europa e mundo. Pagamo9s os impostos e não temos benefícios nenhuns, só os que são corruptos é que têm.Professora

O Homem dos Leões disse...

Carpir é fixe mas curtir é bem melhor.

Verdades que passam,...ao lado.
Adeus mundo cruel.
Até sempre