quinta-feira, janeiro 22

Doenças do frio

Há um rol de enfermidades que se revelam ou agravam na estação fria: gripes, constipações, pneumonias, reumatismos, entre outras. O resultado é, no limite, a morte ou a debilitação física, nomeadamente nos idosos, muitas vezes irreversível.
As receitas para evitar estes males são simples e algumas ancestrais. Usar saco de água quente na cama, tomar a vacina para a gripe logo em Setembro ou Outubro, evitar estar em grandes aglomerados de gente durante epidemias de gripe.
Hoje o Sociedade Civil vai recordar estes e outros conselhos, pela voz dos melhores especialistas de cada área.

Convidados:
Francisco Araújo, Médico de Medicina Interna Hospital Santa Maria
Duarte Caldeira, Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses
Donato Ramos, Médico e representante da Cruz Vermelha Portuguesa
Luís Malheiro da Silva, Consultor de Engenharia da Ordem dos Engenheiros, Perito em Sistema de Certificação Energética

38 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde!
Desde há alguns anos que temo imenso o frio, constantemente sofro de hipotermia, mas o pior são as frieiras que incomodam em tudo as tarefas do dia-a-dia pois chegam a estádios bastante dolorosos, o que se pode fazer, para além da prevenção que já faço com bastante antecedência, usando cremes, luvas entre outros?

Bjs para a toda a equipa Sociedade Civil!

Pedalófilo disse...

Este tema só ajuda ao alarmismo. Então nunca houve frio? Então e os pais da europa central sem gás foram riscados do mapa?
Eu, que já vivi em países onde invernos quentes foram bem mais frios que este, até chego a pensar que Portugal apanhou Alzheimer! Os media deviam mostrar mais os comentários dos cidadãos que AINDA se lembram de invernos que (SIM já existiram).
Felizmente já estou alguém a ouvir sobre a "recente amnésia", desta feita sobre a habitação...

Pedalófilo disse...

Abençoado Presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses! Claro que sim... a realidade não mudou, mudaram foi os olhos de quem a vê.
Há frio e só se fala de carros parados? Para já mostra que já não há Portugueses, mas sim automóveis de matrícula portuguesa. Depois mostra que os cidadão portam-se que nem visitantes dum parque temático... à espera de carregar no butão de emergência logo que tenha frio nos pés.
Educação, civismo, é disso que Portugal precisa...

Anónimo disse...

Gostaria de perguntar ao Sr.Doutor, o porquê de não criarem um novo antibiotico a 4 anos (dito pelo meu médico de família)...e porque é que as vacinas da gripe este ano não protegeram a maior parte das pessoas.
Gostaria também de pedir ao Sr. Doutor para deixar o alerta de que não se deve nestes casos de gripe e afins, levar crianças e idosos para hospitais, visto que estes têm menos defesas.
Outra questão, sempre ouvi dizer que fazer exercicio fisico nestes casos é bom porque deitamos as impurezas para fora do corpo, porque é que á pouco tempo ouvi o contrario?

Agradeço a atenção!
Beijo e continuação de um bom trabalho.

Pedalófilo disse...

Infelizmente a Certificação energética pode já vir tarde. Agora com a crise económica pode tender a cortar custos "não prioritários" e nesta área.
Digo o não consensual: ainda bem que houve esta "vaga de frio" para não deixar esquecer a importância de termos melhores casas, e com menos gastos de energia.

Exemplo do reactivismo, notícias de abertura no media: Invernos (ah está frio!) ; Verão (ah está quente!)

madame M. disse...

Boa tarde,
Não concordo com o que foi dito na questão do aquecimento das escolas. Não me parece que tenha sido uma opção entre o "leite e uma construção mais cara", parece-me que foi mais uma vez falta de visão estratégica a longo prazo, dado que a construção tendo em conta o isolamento térmico resulta mais tarde na poupança de energia. O ministério da educação gasta milheres de euros no seu orçamento no aquecimento das escolas que se esvai entre paredes e janelas sem isolamento É um desperdício de dinheiro, de calor e de tempo já que agora vão fazer novas obras nos edifídios para colmatar essas deficiências que podiam ter sido logo de início pensadas. Poupança e sustentabilidade .

vicente disse...

tenho uma conta de gás para pagar de 260€ ( 2 meses), pois a minha casa é de 2001, mas muito mal isolada. com dois filhotes pequenos penso seriamente em fazer parte da população que esgota as brazeiras e os caloríferos... Virá então a EDP...

Pedro Miguel Simões Oliveira disse...

Excelente tópico, como já é vosso costume. Sou estudante de engenharia electrotécnica e a eficiência energética das nossas casas é algo que me tem preocupado. Acho que há ainda uma ideia muito errada dos portugueses sobre o que se pode fazer para tornar a nossa casa eficiente, poupar nos gastos e estarmos sempre com boa temperatura. Pois eu recentemente fiz a experiência, ao construir uma nova divisão na minha antiga casa, onde usei o mínimo de materiais que permitem uma eficiencia energética, como por exemplo um bom isolamento em polistireno (as célebres placas de "esferovite" azul). Acontece que nesta nova divisão, num mês depois de cá estar, tenho usado muito menos o aquecedor, quase mesmo só usando nos dias mais frios, talvez uns 6 ou 7 dias num mes, ao invés do que era costume na divisão antiga. É, portanto, uma poupança enorme e um método excelente de estarmos com uma temperatura ambiente agradável. Já falaram no vosso programa sobre isto, mas eu só quis afirmar ainda mais que as pessoas pensam em poupar na altura de construir... mas depois acabam por gastar mais e não compensa.

Cumprimentos e continuação de bons programas,
Pedro Oliveira

wise up disse...

Boa Tarde!!!
Este é um excelente tema. E é bastante interessante referir que a maioria das casas não tem qualquer isolamento.
É o que acontece em minha casa. O meu quarto é o local mais frio da casa, em que o isolamento das janelas se encontra mal feito, entrando ar para dentro do quarto.
Apesar de nos ultimos anos as construtoras terem passado a preocupar-se com o isolamento, o facto é que há muitas que ainda não rspeitam as normas, e basta dar uma vista de olhos mesmo na capital para passar junto de prédios novos cheios de humidade. Eu pergunto, como que se conseguem alterar estas situações?

Parabéns a toda a equipa da Sociedade Civil pelo traballho que fazem.... :)

Anónimo disse...

Então porque é que em vez de criarem estadios de futebol não investem mais nas aldeias onde têm pessoas em condições não tão boas???Restaurar certas casas...acredito que muito dinheiro do que é investido nos estadios de futebol que dava perfeitamente para esta gente estar em melhores condições e ainda sobrava muito dinheiro.
Além disso há muitas pessoas que nem acesso têm as informações das TV's e daí passarem por situações piores, alguem se lembra dos que têm menos possibilidades? pois..penso que não e muitos deles passam frios piores do que estes, sem saberem sequer que as temperaturas vão descer....enfim...e muitos outros temas que estão por aqui que os meus colegas bloguistas estão a comentar.....

Ainda há muito para se falar...e eu falo por aqueles que não sabem sequer que existem programas como SOCIEDADE CIVIL, RTP, SIC ou TVI....

enfim...lembrem-se desta gente!

Pedalófilo disse...

Alerta à subjectividade do tema:
hoje-se adjectiva-se como MAU este tempo, da moderadora ao meteorologista passando pelos convidados. Demoniza-se a chuva e as nuvens...
Se calhar logo amanhã vir-se-á falar de Agricultura, e então todas as baterias serão apontadas à seca... Ou se for no Verão, ouvir-se-á certamente que a chuva seria necessária para evitar fogos.

Cuidado com os mundos a preto e branco, pois o telespectador tende a sintonizar com o contraste bem elevado...

Pipoquita disse...

Boa tarde,
Moramos perto do mar e da serra e este ano subitamente deparámo-nos com humidade em alguns pontos da casa, coisa que nunca tinha acontecido em quase 4 anos de habitação nesta casa.
Foi-nos dito pelo constructor que seria um problema de condensação e tentamos neste momento arejar mais a casa e utilizar um desumidificador, mas é complicado com este frio ter as janelas abertas!
O que me tem intrigado nos últimos tempos é o facto do meu marido ter asma e sempre que está em nossa casa, tem incidências da doença com maior frequência, não acontecendo o mesmo quando está em Angola, uma vez que se desloca ao país com alguma frequência por motivos profissionais.
Será uma questão de humidade? Não deixa de ser estranho, já que o grau de humidade no ar em Angola é bastante mais elevado.

Beijinhos a toda a produção e continuem a esclarecer as nossas questões como têm feito até aqui.

Filipa Silva

Anónimo disse...

Deviam era de Organizar voluntária para se dirigir a essas aldeias e afins (a maior parte delas, porque todas é dificil) e simplesmente informarem as pessoas.
Vamos evitar as mortes devido ao frio!

Pedro Miguel Simões Oliveira disse...

Caras Joana e Wise up,

A construção das casas com bom isolamento é feito pelos privados. Ou está a exigir que o governo é que pague a construção das casas das pessoas? não percebi.

Quanto ao problema da falta de informação, esse começa pelos empreiteiros e pelos engenheiros ao fazerem o projecto das casas. São eles que devem informar as pessoas das opções que existem.

Quanto a recuperar uma casa já feita, eu vejo uma hipótese um pouco usada, mas um pouco chata, que é construir uma parede dupla exterior, onde entre as duas paredes se colocará o isolamento térmico.

Pedro Miguel Simões Oliveira disse...

Concordo com o que disse, pedalófilo. Temos que deixar de dramatizar e dizer que qualquer chuvinha é um tempo péssimo e lançar logo alertas de todas as cores.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
CarlaRamalho disse...

Boa Tarde!

Desde há 12 anos que desenvolvi uma alergia ao frio. Mais concretamente ás mudanças de temperatura. Fico com urticária nas partes do corpo mais expostas ao frio (mãos, cara) sendo que a única coisa que me pode valer quando tenho que sair para a rua ou para locais onde a temperatura está baixa, são os anti-histaminicos (Zyrtec)que dão muito sono e interferem com a minha vigilância e capacidade de trabalho.

A nível social é complicado porque não é rara a vez em que apareço ao trabalho ou a casa de alguém cheia de borbulhas, sendo que já uma vez tive uma espécie de choque anafilático...

É uma alergia estranha, pouco comum (penso eu) mas que se agrava com o Inverno.

Anónimo disse...

Ninguem falou em obgrigar mas sim imformar!

Filipa Serra e Silva disse...

Penso que já é um tema muito discutido, mas ainda existem pessoas que, quando têm de tomar antibiótico, descuidam-se com as horas ou deixam mesmo de tomar o referido antibiótico antes do tempo: já que estamos a falar em relação a doenças do frio, pedia que abordassem este tema para que, talvez não para todos, mas para muitos fique esclarecido.

(muitas pessoas com gripe vão ao hospital na esperança de receber antibiótico, que nada irá fazer contra a gripe, a menos que se torne um problema bacteriano)

Pequenas histórias de gente grande! disse...

Boa tarde.
chamo me mónica e tenho 34 anos.
eu sofro de síndrome de raynaud e do sindrome de anticorpos antifosfolipidos.
nao imagina o frio que sinto quando chega o inverno.
nao ha roupa ou calor que seja aconchegante.
a minha sorte é a de viver em lisboa onde o clima é mais ameno, porque decidi sair da zona norte, para minimizar o meu sofrimento.
beijinho.

martagaspar disse...

Com 72 anos feitos hoje, de miuda sofri muito com frieiras e cieiro.Após 17 anos em Luanda, no regresso, deixei de sofrer desses males. Há uns tempos sofro de Síndrome de RAYNAUD, que me deixa as pontas dos dedos sem circulação.Alivia passá-los por água mt quente.É maçador, mas todos os males sejam esses...para viver em PAZ.

Susana disse...

Boa tarde!
Moro num apartamento com 2 anos, e tenho notado alguma água de condensação junto às janelas do quarto. Comprei recentemente um desumidificador para tentar resolver o problema.
Será esta solução a adequada? Que mais poderei fazer para resolver esta situação?
Obrigada pela atenção!

Unknown disse...

A dieta vegetariana também é essencial para evitar griopes e constipações, assim como umsa alimentação isenta de alcool e drogas.

lylybety disse...

Olá boa tarde!
O frio é sempre igual todos os anos, só que nos esquecemos de ano para ano.
Gostaria sim de fazer um pergunta ao Sr.do bombeiros, e é a seguinte:
Eu costumo, no inicio do Inverno, ligar o aquecedor a óleo, e mante-lo ligado, durante todo Inverno. Acontece que há dias, houve alguem num programa de TV, que disse ser essa prática altamente perigosa. Queria ter a certeza de que não vou prejudicar 3ªs pessoas. Uns dizem que se deve manter o aquecimento ligado, para que o calor se mantenha, evitando um gasto maior de energia. Outros dizem que se deve ligar durante pouco tempo, afinal em que ficamos.
Muito obrigada
Lylybety

martagaspar disse...

Gostaria que soubessem que sou anti vacinas e nunca me vacinei contra a gripe. Por incrível que pareça há muitos anos que não apanho gripe nem constipações. Aliás é muito mau que entupam os hospitais , os doentes de gripe, pois esta cura-se na cama, com coisas quentes e as pessoas sem frios no quarto ou fora dele.

Unknown disse...

Ana, Super tia e outros que se queixam de maleitas, a acupunctura e medicina chinesa pode ajudar nos vossos problemas e ajudar a compreender os mesmos.

lylybety disse...

Olá boa tarde!
O frio é sempre igual todos os anos, só que nos esquecemos de ano para ano.
Gostaria sim de fazer um pergunta ao Sr.do bombeiros, e é a seguinte:
Eu costumo, no inicio do Inverno, ligar o aquecedor a óleo, e mante-lo ligado, durante todo Inverno. Acontece que há dias, houve alguem num programa de TV, que disse ser essa prática altamente perigosa. Queria ter a certeza de que não vou prejudicar 3ªs pessoas. Uns dizem que se deve manter o aquecimento ligado, para que o calor se mantenha, evitando um gasto maior de energia. Outros dizem que se deve ligar durante pouco tempo, afinal em que ficamos.
Muito obrigada
Lylybety

lylybety disse...

Olá boa tarde!
O frio é sempre igual todos os anos, só que nos esquecemos de ano para ano.
Gostaria sim de fazer um pergunta ao Sr.do bombeiros, e é a seguinte:
Eu costumo, no inicio do Inverno, ligar o aquecedor a óleo, e mante-lo ligado, durante todo Inverno. Acontece que há dias, houve alguem num programa de TV, que disse ser essa prática altamente perigosa. Queria ter a certeza de que não vou prejudicar 3ªs pessoas. Uns dizem que se deve manter o aquecimento ligado, para que o calor se mantenha, evitando um gasto maior de energia. Outros dizem que se deve ligar durante pouco tempo, afinal em que ficamos.
Muito obrigada
Lylybety

kit-kat disse...

Boa tarde,tenho um filho que acabou de perder 56Kgrs.Acontece que ele não sabia o que era frio e agora não há roupa que lhe chegue...Gostava de perguntar ao Dr. se este sintoma tem algo a ver com a dieta hipocalorica,ou com a perda da massa gorda corporal...e que medidas devo tomar?...Parabens a toda a equipa do Sociedade Civil

temfifi disse...

Nao tem muito a ver mas depois de verificar o caos em que o pais ficou devido ao frio gostaria de saber para quando o bom funcionamento da Protecção Civil? Para quando deixamos de contar com o voluntariado dos Bombeiros e passamos a ter Bombeiros Profissionais do estado como temos os sapadores? Para quando Inem para todo o Pais? Temos de continuar com zonas de Pre-Hospitalar assegurado pelo estado e outras zonas sem meios asseguradas pela boa vontade dos Bombeiros? Afinal as condições são iguais para todo o Pais ou não?

lylybety disse...

Olá boa tarde!
O frio é sempre igual todos os anos, só que nos esquecemos de ano para ano.
Gostaria sim de fazer um pergunta ao Sr.do bombeiros, e é a seguinte:
Eu costumo, no inicio do Inverno, ligar o aquecedor a óleo, e mante-lo ligado, durante todo Inverno. Acontece que há dias, houve alguem num programa de TV, que disse ser essa prática altamente perigosa. Queria ter a certeza de que não vou prejudicar 3ªs pessoas. Uns dizem que se deve manter o aquecimento ligado, para que o calor se mantenha, evitando um gasto maior de energia. Outros dizem que se deve ligar durante pouco tempo, afinal em que ficamos.
Muito obrigada
Lylybety

martagaspar disse...

Olha, em vez de árvores de natal gigantes que levam ao consumismo e mandam co2 para atmosfera e dinheiro para os bolsos da EDP, façam casas pre-fabricadas ou outros, para os sem abrigo.Como é que no séc. XXI ainda há quem se entusiasme com essas pipoquices!.........

Anónimo disse...

Ou seja, legumes e frutas todo o ano. Uma boa alimentação, menos doenças!

Anónimo disse...

E as Bronquites, sao mais perigosas no inverno com baixas temperaturas?
Que mais cuidados posso ter?

temfifi disse...

Boa Tade

Eu uso radiadores, no inicio do inverno aqueço a casa ate a temperatura de 20ºc e depois deixo o termostato ate manter esta temperatura constante, cada vez que necessito arejar a casa fecho por ex a porta do quarto desligo o aquecedor e so volto a ligar quando fecho a janela, faço assim todo o inverno e tenho um radiador por cada sala, estao sempre ligados, faço bem?

Susana disse...

"Suspeita", existem anti-histamínicos de última geração que não provocam sonolência! Por exemplo "Kestine". Informa-te no teu médico ou farmacêutico. Tb sofro de alergias e percebo o incómodo da sonolência que provocam. Espero ter ajudado!

osiris disse...

Não sei se foi referido no programa mas acho que seria interessante referir o projecto solanova que torna possivel a poupança de energia e o aumento do conforto.

http://www.solanova.eu/