sexta-feira, julho 24

Férias: descubra um Portugal maior

O slogan é conhecido por todos e, numa época de poupança, muitos são aqueles que preferem viajar apenas em Portugal – 46%, segundo uma sondagem recente do Expresso/Euroexpansão –, aproveitando as férias para conhecer alguns tesouros escondidos nas paisagens nacionais. No entanto, há quem admita que fica mais barato aproveitar alguns pacotes de viagens para Espanha ou outros pontos da Europa – já que graças a voos low-cost e ofertas promocionais (em que, por exemplo, os menores não pagam estadia) o orçamento fica mais interessante. Neste SC vamos perceber que existem variadas razões para apostarmos num turismo Made in Portugal.


Convidados:
Lídia Monteiro, Directora de Imagem e Conteúdos do Turismo de Portugal
Mónica Franco, Jornalista Evasões
Nelson Raimundo, Escoteiro Chefe Nacional
Isabel Angelino, Apresentadora de televisão

22 comentários:

Cristina Rocha disse...

Olá!
Sou a favor de "ir para fora cá dentro".
Portugal tem tanto por descobrir e acho que se deve conhecer o continente e ilhas. Lutem pela economia nacional.

Lembrem-se também da gripe A que foi falado aqui no SC.

Uma sugestão para obter óptimas férias é o ZMAR (que falaram na RTP1 no Verão Total); trata-se de um eco camping resort no Concelho de Odemira, distrito de Beja, a 13 km da Zambujeira do Mar, no litoral alentejano.

Para mais informações:
http://www.zmar.eu/

Cumprimentos

Cristina Rocha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipa Serra e Silva disse...

Já é quase um "cliché" afirmar que estamos tão perto de locais lindos e interessantes e quase só pensamos que os outros países é que o são.

Contra mim falo: já fui ao Museu de História Natural em Londres e, vivendo tão perto do de Lisboa, ainda nunca visitei o nosso "homólogo".

Martinha disse...

Boas férias
Boas férias
Boas férias
Boas férias

e voltem depressa
xau,
Martinha

Filipa Serra e Silva disse...

Há um programa óptimo da CP, como devem saber, que se chama intrarail. É acessível pois permite fazer férias à medida de cada um, tanto a nível monetário como temporal, permitindo percorrer vários locais de Portugal.

ana chagas disse...

Boa tarde,

Sempre fiz férias no nosso país e, sinto-me realmente orgulhosa da diversidade, riqueza e beleza do nosso território.
No entanto, devo criticar as condições que encontro enquanto turista.
Várias campanhas incitam-nos a visitar regiões que não se limitam aos destinos turísticos habituais, como as ilhas ou o Algarve, mas sim a explorar todo o território. Mas, o mais comum é a falta de sinalização e indicações, as más condições das estradas, a ausência de actividades, a inexistência de locais onde comer e, sim não é raro encontrar exemplos de que "charme" significa "sem condições". E a preços de viagens para o estrangeiro.
Sublinho que adoro o meu país, e conheço-o quase de lés a lés e, por isso não receio em afirmar que há muita coisa a melhorar ainda.

Obrigada. Ana Chagas

Mário Ramos disse...

Não sei se percebi bem, mas a ultima interveniente falou na aldeia de Póvoadão, nas Flores;
ora a aldeia de turismo rural nas Flores é Aldeia da Cuada; Póvoadão fica no distrito e concelho de Viseu.

Há erros desculpáveis mas há outros que merecem o nosso reparo.

Se percebi mal as minhas desculpas.

Mário Ramos

Renato Machado disse...

boa tarde a todos.
aconselho vivamente a visitar tavira. uma cidade pacata, cheia de história, de momumentos a visitar, o castelo, 21 igrejas apenas dentro da cidade... conventos, jardins... a ria formosa, a ilha de tavira com a praia do barril e da terra estreita...boa gastronomia... enfim, um paraiso quase intacto no algarve.
tavira tem duas vilas á beira ria, Santa Luzia e Cabanas, com os seus aldeamentos turisticos, com as suas praias e com a simpatia da nossa boa gente.
renato machado- tavira

sofia disse...

Olá!
Parabéns pelos excelentes programa e apresentadora.
Penso que enquanto os portugueses não valorizarem o que é seu nunca vão conhecer o país que têm. Portugal tem sítios belissimos. Eu própria vou este ano, pela primeira vez, visitar a ilha da Madeira e estou ansiosa por descobrir todos esses encantos de que falam.
Obrigada. Continuem o bom trabalho:D

Borrego disse...

A xavala de azul devia estudar melhor a geografia nacional.
O parque do Serrão e a praia da Amoreira não ficam na costa alentejana mas no ALGARVE.

Borrego disse...

A xavala de azul devia estudar melhor a geografia nacional.
O parque do Serrão e a praia da Amoreira não ficam na costa alentejana mas no ALGARVE.

Strawberryzinha disse...

Parabéns pelo programa!

Portugal tem locais fantásticos e já tive o prazer de visitar muitos dos locais referidos! Com pouco dinheiro e a dividir o carro com os amigos tem-se o melhor de tudo. A companhia, o divertimento e o conhecimento!
- Regaleira fantástico divinal, as grutas os lagos, a arquitectura... de cortar a respiração e mesmo aqui ao lado! Assim como toda a Serra de Sintra e seus arredores!
- A praia sempre "grátis" da costa, de Sesimbra ou Praia das Maças.
- Tomar e o convento, Almourol e os fantásticos "Fatias de Cá" que promovem espectáculos teatrais nestes locais (aqui carote... mas com jantar incluído e com peça de teatro em monumentos onde não sei vai pagar o bilhete e se percorre às vezes espaços vedados ao público... faz valer bem a pena!)
- Óbidos e a Feira Medieval a decorrer até dia 26 inclusive fabuloso, o ambiente, a ginjinha em copo de chocolate hummm delicioso, a música o torneio!

Não há desculpa para não andar nos eléctricos! Bilhetes carris metro combinado por apenas 3,70€ dia! e Tem-se tempo de ver todos os elevadores e o fantástico 28 com paragem na feira da ladra!

E tanto mais haveria a dizer...

Gil disse...

Uma visão diferente de Lisboa, Lisboa em Pormenor

http://lisboaempormenor.blogspot.com/

Nos locais mais turísticos e menos também, uma Lisboa que se esconde debaixo do comum.

A Palavra! disse...

Realmente o Turismo Nacional merece todo o destaque, mas como se pode explicar um país que não tem postos de turismo representativos do mesmo país? Será que a Engª Lídia tem uma resposta para isto? Foram extintos Postos de Turismo a troco de Postos de Venda de Merchandising. Há 1 ano atrás os turistas chegavam a Portugal, a Lisboa nomeadamente e tinham pessoas habilitadas que planeavam roteiros consoante os dias disponíveis no país e preferências dos visitantes em questão. Os turistas que nos visitavam voltavam para agradecer o roteiro antes d partirem para os seus países de origem levando na memória um Portugal especial, passando a palavra sobre o quão belo é o nosso pequeno país.
Actualmente não existe essa possiblidade! Portugal pode efectivamente ser um destino de referência mas o Turismo de Portugal segue políticas meramente económicas.
Ass. Susana Oliveira

Angelica disse...

Boa tarde!
Nos últimos anos tenho aproveitado para conhecer Portugal... Ao fim-de-semana, aproveitando os feriados, numa semana de férias... Óbidos e o chocolate, gente muito simpática no Alentejo (adorei Elvas e Monsaraz)... A última viagem foi a Lisboa e Sintra no Santo António (aproveitando os feriados) com amigos, fomos à turista, porque normalmente vou a Lisboa para ir ter com a familia, concertos, etc, e acabamos sempre por não ver nada (até porque costumava sempre andar de metro). O que eu andava a perder, adorei toda a zona antiga de Lisboa e Sintra com o seu ambiente misterioso... Aproveitem os feriados e domingos de manha para visitar muitos monumentos, a crise não é desculpa, é grátis! Agora à segunda-feira muitos estão fechados, não se esqueçam disso quando planearem as férias!

Renato Machado disse...

venham a tavira, cidade calma plantada é beira ria formosa. santa luzia e cabanas sao vilas piscatórias repletas de vida, de boa gente, de simpatia.
tavira ainda é dos poucos lugares no algarve que ainda nao foi corrompido pelo turismo de massa.
visite as praias na ilha (barril, terra estreita e barra)
tavira é uma cidade que respira história e cultura.
temos uma optima gastronomia e doçaria.
renato machado

Angelica disse...

Peguem no carro e vão à descoberta... E a internet é sempre um óptimo recurso para ajudar a traçar um percurso, o que ver e onde!

Unknown disse...

Olá, boa tarde.
Dou os parabéns à Fernanda pelo seu programa e todos os seus colaboradores.
Hoje o tema é muito caro para mim, uma vez que sempre que posso vou passar as minhas férias ou "escapadinhas" durante a semana nas Pousadas de Juventude.
Já ouvi falar de campismo, Pousadas de Portugal, Turismo rural, mas a rede de Pousadas de Juventude é o turismo por mim eleito, uma vez que é mais económico e permite conhecer o nosso país desfrutando de condições habitacionais fantasticas, com uma qualidade/preço fantástico.
Aconselho todos os portugueses a conhecer os sítios lindos que temos e a relaxar do stress diário...
Cumprimentos a todos os participantes.
Paula Loução

Unknown disse...

Boa Tarde a todos!

Sou licenciado em Turismo, actualmente desempregado, e defendo o Turismo em Portugal como um dos melhores do mundo, embora muito mal aproveitado.

Há muito para fazer no que toca ao turismo no interior do país, inclusivamente estudei o programa PENT(Plano Estratégico Nacional do Turismo) e agora ninguém fala disto.

Quanto aos comboios, realmente existem linhas muito bonitas em paisagens, mas a CP deixa muito a desejar na preservação das estações, muitas delas degradadas pelo tempo.

Há muito para fazer e descobrir neste nosso Portugal, obrigado e parabéns pelo programa.

Pedro Ferreira

CME disse...

Viva,

A minha sugestão é de touring cultural e paisagístico, numa abordagem slow driving:
percorrer a estrada nacional 2, de Faro a Chaves, descobrindo um Portugal menos conhecido.

Parabéns pelo programa... e boas férias!

Abraço,
Maria

Sara Dias disse...

Boa tarde, quero antes de mais congratular o programa e hoje, especialmente, a escolha do tema. Gostaria de pedir que deixassem algumas sugestões de praias, lagoas, rias, praias fluviais, enfim...tudo o que seja passivel de se nadar!

Sara Dias

Unknown disse...

Ola!SC!!!
Gostaria de saber se há algum sítio para mergulhar com golfinhos e seja seguro e não interfira com o bem-estar destes seres maravilhosos!

Obrigada e boas férias!
CM