sexta-feira, dezembro 18

Diferenças de temperatura: proteja-se!

No Inverno, a exposição continuada ao frio pode conduzir à hipotermia e desencadear o aparecimento de infecções como a gripe, bronquites e pneumonias.
Sabe-se que só em Portugal morrem por complicações associadas ao frio, directa ou indirectamente, cerca de 3.000 pessoas em cada Inverno, sendo as mais vulneráveis as idosas e, claro, as crianças. Saiba com os melhores especialistas as correctas dicas para se proteger do frio. Aqueça o corpo e a mente no SC de hoje.

Pedro Miranda, Professor Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
Filipa Mafra, Associação Portuguesa de Médicos de Clínica Geral
Eulália Semedo, Médica Pneumologista
Alberto Sá Borges, Ordem dos Engenheiros

18 comentários:

Roberto Oliveira disse...

Olá

Quando existe variações de temperaturas elevadas entre o interior e o exterior da casa nomeadamente quando esta frio o ar condicionado funciona?

Octávio Paredes

Pedro de Castro disse...

Boa tarde,
Li à alguns meses atrás uma noticia que se referia a casos fatais no Reino Unido, de pessoas que faleciam sem se determinar uma causa específica. O artigo expunha que se descobriu que essas pessoas não usavam luvas e a exposição a temperaturas baixas levava à formação de coagulos que migravam pelo sistema circulatório para outras zonas do corpo provocando enfartes e embolias. Poderá ser verdade?
Se uma pessoa tiver problemas circulatórios, como pode minimizar o efeito do frio nas extremidades do corpo?

Vanessa Alex disse...

Infelizmente nem todos os Portugueses se podem aquecer. especialmente se for aquecimento eléctrico, porque os custos cobrados pela EDP não são suportáveis para todas as carteiras

Sylvie disse...

Boa tarde!
Eu nem aquecedores ligo por causa das variações de temperatura!
Há dias fui á segurança social e como sempre tinham o ar condicionado ligado e muito quente. Ao sair, para a rua como estava frio e vento constipei-me. Acho que nestes locais onde há sempre tanta gente deviam ter os espaços mais bem ventilados e pelo menos terem os aquecimentos menos quentes. São estas pequenas grandes variações de temperatura que fazem mal!

Sociedade Civil disse...

Boa tarde, estou a ouvir o vosso programa e achei interessante aquilo que foi dito sobre o controlo, de facto a par da boa arquitectura (aproveitando a energia fornecida pelo Sol, gratuita e não poluente) e a boa construção, para que um sistema funcione convenientemente necessário o controlo, preferencialmente integrado com os estores, intensidade da radiação solar, monitorização da presença de pessoas, etc. Desta forma é possível obter um conforto mais próximo do óptimo e garantindo a máxima eficiência. Infelizmente estes sistemas de controlo integrados são neste momento pouco acessíveis em termos de preços, digo de experiência própria porque os desenvolvo e instalo, infelizmente não é dada a importância devida a este assunto quando se fala de eficiência e redução de consumos de energia.

Melhores Cumprimentos,
André Nascimento (por mail)

Anónimo disse...

Boa tarde,

Não concordo com o que disseram relativamente à temperatura no interior das habitações.
Supondo que temos uma temperatura interior de 23/24 graus e vamos saír para uma temperatura exterior de 5, isso será um grande choque para o organismo pois estaremos a respirar um ar 19 graus mais frio!
Penso que o ideal é manter uma temperatura interior não muito diferente do exterior, vestindo sempre, tanto numa situação como noutra, roupa que nos faça sentir confortáveis.

AC

Pedro de Castro disse...

as saudosas camisas Thermotebe para nos tirarem o frio. :)

Sylvie disse...

Quando tenho frio o melhor método para aquecer é mexer-me! fazer qlq coisa em casa e aqueço logo! :)

Sylvie disse...

As pessoas (principalmente as mulheres mais vaidosas :)) chegam a passar frio para estarem na moda e bonitas! (o que é mt mau!).

Sylvie disse...

É verdade que as pessoas mais magras têm mais frio? e as mais gordinhas menos frio por ter mais gordura?

João disse...

Olá
Em relação à roupa, a camisola que devemos usar em contacto com a pele usualmente chama-se de 1º camada e tem a função de expulsar a humidade do corpo, quando essa roupa é larga ajuda na ventilação, quando a mesma é mais justa mostra-se mais quente pois reduz as correntes de ar!
Obrigado pela a atenção João

Vanessa Alex disse...

Olá

Estou a morar numa casa alugada em Estremoz muito húmida. Não sei bem se devo comprar um desumificador...mas as paredes e portas/janelas pigam com água, e só agora começou a chuva. Tenho ar condicionado mas não utilizo por razões financeiras. Será que há outra forma mais em conta para combater toda esta húmidade?

Vanessa Alex disse...

Sylvie,
concordo consigo...muitas mulheres realmente passam frio por razões de beleza e moda...nesta época de frio isso é ridículo.

Sylvie disse...

Em resposta:
eu tive todos os cuidados de retirar o casaco, o gorro e as luvas! antes de sair, voltei a proteger-me e de nada adiantou!
Continuo a dizer que as lojas, os centros comerciais, etc estão demasiado quentes e abafados nestas alturas frias do ano.

Pedro de Castro disse...

Já tive a experiência de viajar ao Reino Unido e a Holanda durante o Inverno. As temperaturas rondavam os 0 graus no exterior. No interior podia-se andar de t-shirt e calções pois estava bastante quente. O que se verifica é que ninguém saí para a rua sem estar devidamente vestido e preparado. Além disso, quase todos os edifícios têm ante-camaras que filtram as trocas de calor e servem para ter um primeiro contacto com a temperatura exterior. Em Portugal é prática usar no interior da habitação a mesma roupa que se usa no exterior o que revela uma grande desadequação da construção às condições atmosféricas.

Unknown disse...

Boa tarde,

A minha casa, não sendo enorme, tem a desvantagem de ter 3 pisos com circulação interna aberta. Aqueço-a com aquecedores eléctricos que têm incorporados acumuladores de calor em cerâmica, que permitem aquecer em horário mais económico e libertar também durante todo o dis
Gostaria que me esclarecessem algumas dúvidas, nomeadamente:
- uso desmumificadores quase diáriamente e não sei a percentagem de húmidade que devo manter no ar ambiente;
- por que período será necessário ventilar a casa para renovar o ar? Bastará abrir algumas janelas fazendo correr o ar durante 5 minutos?
- 18ºC no interior é considerado muito baixo? não é aconselhável ou se me sinto bem, é suficiente.

Ao debater este tema gostaria de ver incluídos conselhos sobre sistemas de aquecimento "amigos do ambiente" assim como aconselhar os responsáveis por espaços públicos a não manterem a porta literalmente aberta exigindo um consumo enormíssimo de energia para os manterem super aquecidos.
Desejo-vos muita Saúde e muita paz
Obrigada
São Mota

Unknown disse...

Boa tarde,

Relativamente ao aquecimento, qual a vossa opinião sobre a utilização de placas de infravermelhos, como por exemplo das marcas REDWELL, NOBO e HEATWAFER? Não serão mais saudaveis do que os metodos de aquecimento convencionais?

Obrigado.

Pedro Marinho disse...

Olá querida Dra Fernanda...

O nosso país tem uma população muito idosa é um facto, acredito que muito poderiamos aqui e aí discutir, alterações climáticas, aquecimento e isolamento e a pobreza uma realidade irrefutável, mas nesta fase temos que trabalhar por obejectivos, devemos reconhecer que o mais importante é a emergencia nesta época sobretudo aos idosos limitados pelas suas faculdades e carencias, daí criar equipas da protecção civil dedicadas exclusivamente a esta situação agindo directamente com a população alvo os "idosos",uma brigada muito especifica financiada pelo estado, sabemos todos nós as consequencias inerentes ao frio e como evitar as fugas de temperaturas não sabemos quem está a morrer ao frio, a precaridade social essa sim é a hipotermia principal a combater, os pobres sabem dizer o que seria necessário para combater o frio num natal cheio de gente a precisar de um cobertor ou uma sopa de leite bem quente, porque a crise chega tambem aos idosos lembrem-se que um pequeno gesto nesta altura faz toda a diferença.
Obrigado

Pedro Marinho
Presidente dos Bombeiros de
Arcos de Valdevez.