quarta-feira, outubro 20

Osteoporose: 800 mil portugueses afetados

De acordo com os últimos dados, 11% de portugueses com mais de 50 anos sofre de osteopenia (um precursor da osteoporose) e 30% de osteoporose. Enganem -se os que julgam que são mais mulheres do que homens: os valores estão cada vez mais nivelados.
As que sofrem de osteoporose têm entre 66 a 75 anos, mas a maior parcela de homens está entre os 56 e 65 anos.
A doença caracteriza-se pela redução de massa óssea e consequente aumento de fraturas.
Como se previne e como se tratam os 800 mil doentes em Portugal?
Quais as despesas do Estado no tratamento destas doenças? Em 2006, as fraturas das ancas custaram ao SNS 53 milhões de euros.
Que mais contas é preciso fazer para se apostar na prevenção?

Convidados:
Paulo Felicíssimo, Pres. do Colégio da Especialidade de Ortopedia da Ordem dos Médicos
Ana Henriques, Médica de Clínica Geral
Fátima Baptista, Professora da Faculdade de Motricidade Humana – Laboratório de Exercício e Saúde
Viviana Tavares, Médica Reumatologista e Pres. APOROS – Ass. Nacional contra a Osteoporose

6 comentários:

paleozinha disse...

Tenho 32 anos e tenho osteoporose devido ao uso de corticoides. É uma doença que também pode ser provocada por medicamentos usados noutras doenças.

@llberto disse...

boa tarde, tenho 27 anos e tenho algum cuidado com a alimentação e prática de desporto...no entanto gostaria de colocar uma questão, que me é, muito pertinente...há cerca de um mês, foi-me dito que beber muito leite faz mal, ora...recomendam constantemente para que se beba leite, e alguém me disse o contrário. Não duvidei visto ser um enfermeiro mas...gostaria de esclarecer esta minha dúvida...até que ponto beber leite pode ajudar ou não à prevenção da osteoporose? Bebia em média 2 litros de leite, diários. Obrigado

Unknown disse...

Boa tarde. A osteopenia evolui sempre para a osteoporose?

JOÃO FERNANDES disse...

Cumprimento a todos os presentes
Tenho 51 anos e sou paraplégico desde 1984 com fractura cervical c6 e c7, em respeito à perda óssea gostaria que os Médicos presentes que me indicassem qual a ginástica mais apropriada para a minha situação?

Cumprimentos
JOÃO FERNANDES

Isabel disse...

Tenho 49 anos, raramente tomo leite, mas como queijo e derivados, como por ex. yogurtes, faço exercicio fisico 4 vezes por semana, não fumo, não bebo, tenho muito cuidado com a alimentação, direi mesmo que tenho uma vida saudavel, irei ter osteoporose futuramente, isto é, quando entrar na menopausa?

Sociedade Civil disse...

@joao fernandes

a nossa convidada da FMH sugere-lhe as placas vibratorias mas inferiores a 1G, durante 10 minutos com interrupção de minuto a minuto.