quarta-feira, novembro 10

Emigrar é solução?

São cada vez mais os portugueses, qualificados ou não, a optarem pelo estrangeiro como próxima morada, fugindo da falta de oportunidades em Portugal.
Mas, nos últimos tempos, o registo tem sido bastante intenso junto de jovens licenciados. O esforço financeiro que aplicaram num curso universitário ou uma maior especialização levam a destinos onde a qualificação seja valorizada.
A que se deve este fenómeno? Será fruto da era da globalização mundial e da mobilidade que se pretende para o espaço europeu? Ou a crise e a instabilidade financeira forçam a escolha de paragens mais longínquas? Que fatura pagará o país em apostar na formação se depois não vai ter retorno?
Um tema que vem a propósito do colóquio “Migrações, Minorias e Diversidade Cultural”, que a Fundação Calouste Gulbenkian organiza amanhã.

Convidados:
Tiago Forjaz, Fundador Fundação Talento
Bernardo Santos e Sousa, Diretor do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural
Luísa Valle, Dir. Programa Gulbenkian de Desenvolvimento Humano
João Peixoto, Professor ISEG

2 comentários:

Francisco Nobre disse...

Neste programa deixaram um endereço onde existem algumas ofertas de emprego no estrangeiro, mas no momento em que passava eu não tive forme de escrever num papel...será que me podem fornecer esse endereço?
Obrigado, cumprimentos e felicidades para o programa.

Sociedade Civil disse...

http://portal.iefp.pt/portal/page?_pageid=257,1&_dad=gov_portal_iefp&_schema=GOV_PORTAL_IEFP


obrigado