segunda-feira, janeiro 17

Ecofamílias – lares reciclados

Promovido pela Quercus em parceria com a EDP, Ecofamílias é um programa que pretende sensibilizar e incentivar o consumo reduzido e racionalizado de energia no setor doméstico.
Nesta 2ª série, as equipas da Quercus acompanharam cerca de mil famílias ao longo de um ano, identificaram os potenciais de poupança de cada habitação e deram dicas para tornar o lar mais amigo do ambiente: nos consumos de standby e off-mode, na iluminação, nos hábitos de utilização dos equipamentos áudio-visuais e informáticos. Pequenos gestos que resultam em grandes diferenças e que qualquer espectador pode aplicar. Saiba como no SC de hoje.

Convidados:
Susana Fonseca, Presidente Quercus
Neves de Carvalho, Diretor Gabinete Ambiental EDP
Patrícia Simões, Ecofamília
Alexandre Fernandes, Diretor-Geral Adene - Agência para a Energia

3 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde.

Acho o projecto excelente, não somente pelo impacto nos consumos energéticos, mas também pelo seu potencial nos hábitos gerais de consumo das famílias.

Sou Professora Adjunta no IPAM Aveiro e umas das minhas disciplinas é Personal Finance. Temos abordado nesta disciplina muitas dicas de poupança e alteração de estilo de vida e acredito vivamente que é a forma mais eficaz de reduzirmos os nossos consumos, pouparmos mais e termos, no fundo, uma forma de viver mais racional, mais relacionada com aquilo que precisamos e menos com aquilo que desejamos.

Para nós, cada aluno que saia da minha disciplina com melhores hábitos de poupança é um elemento de divulgação desses hábitos a outros amigos e conhecidos, e é assim que poderemos ter respeito pelo nosso ambiente e pelo nosso planeta, poupando também algum dinheiro como factor inicial de motivação.

Gostaria de entrar em contacto com os responsáveis do projecto para tentar compreender como podemos realizar acções de sensibilização pública para fins de poupança, tendo como apoio o IPAM e os nossos alunos fantásticos nas acções de divulgação. irina.amaral@ipam.pt

Parabéns as Ecofamílias, à EDP e à Quercus por esta iniciativa e parabéns à Sociedade Civil pela divulgação.

Irina Saur-Amaral

Unknown disse...

Olá, pensámos em adquirir um "reservatório" de água que é colocado na chaminé e aquecido através da lareira (recuperador de calor) e que envia a água aquecida para o circuito do aquecimento central, sendo possível distribuir o calor por toda a casa. Acham uma boa opção de aquecimento?
Obrigada

Unknown disse...

É claro que todos nós queremos poupar, mas porque é que a EDP mesmo com as tarifas bi e tri horárias quer tambem ganhar dinheiro, porque é que quem adere ao bi e tri horário paga a energia mais cara que o normal quando está fora da tarifa bi e tri horária?

Rui Dias