quarta-feira, março 9

O melhor gestor é uma mulher?

Podíamos começar o programa com uma provocação: se os CEO da banca de investimento norte americana fossem mulheres estaríamos em crise? Afinal, não havia decisoras nos CA do Bear Stearns ou do Lehman Brothers. Nem no BPN ou no BPP, à escala portuguesa.
A realidade revela que é ainda muito reduzida a percentagem de mulheres que chega ao topo de uma empresa. Apesar de haver empresas cotadas em bolsa administradas por mulheres e que apresentam lucros, maiores ou menores, como todas as outras. Uma discriminação apenas por motivos sexistas? Há estilos de liderança diferentes em função do género?
A seguir ao Dia Internacional da Mulher analisamos o empreendedorismo no feminino e as oportunidades (ou a falta delas) para ascender na carreira.

Convidados:
Suzana Ferreira, Conselho Consultivo da EWMD – European Women's Management Development
Pedro Brito, Diretor Geral Jason Associates – empresa de consultoria estratégica de gestão –
Teresa Fragoso, Presidente CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género
Isabel Canha, Diretora revista Exame

2 comentários:

tatiana mendes disse...

POR FAVOR!, não naturalizem os comportamentos ou atitudes para os quais fomos educad@s.
"por natureza", NÃO!!!

p.s.: novamente, parabéns pelo programa.

Scotex disse...

No ocidente, a emancipação da mulher é já um dado adquirido. E ainda bem que o é. Mas hoje em dia, concordando inteiramente com o que já ouvi o Bill Maher dizer,

“a sociedade ocidental vive governada pelos valores femininos”.

Grosso modo, o comediante e comentador político norte-americano advoga que

“vivemos num tempo em que o homem tem de pedir desculpa por ser homem.”

Verdade. Senão vejamos:

“a sensibilidade é hoje mais importante do que a verdade, os sentimentos são mais importantes do que os factos, o compromisso é mais importante do que a individualidade, as crianças são mais importes que as pessoas e a segurança é mais importante do que o divertimento.”

Ele diz e eu assino por baixo. Exemplo disso é a televisão – o espelho da podridão humana. Na televisão, em particular num desses programas tipo «Praça da Alegria»,

“é-se apupado por se dizer que os homens são mais inteligentes do que as mulheres, mas é-se automaticamente aplaudido por se dizer que as mulheres são mais inteligentes do que os homens, ou por se dizer que se as mulheres mandassem o mundo seria melhor, ou por se dizer que as mulheres ficam sexy’s grávidas.”

Tudo mentiras. Pelo que ele remata perguntando:

“O que quer isto dizer da nossa sociedade, quando esta finge que um género é melhor do que o outro?”

Quer dizer que a sociedade se afeminou, respondo eu.