quarta-feira, novembro 9

Violência nas escolas

Assaltos, agressões e até homicídios dentro ou à porta de escolas têm marcado as noticias nas últimas semanas. Como chegámos aqui? Há falta de prevenção, nomeadamente nos chamados bairros problemáticos? Pouca presença das forças de segurança? Entre as formas de violência destaca-se o bullying, uma pratica punível por lei. O último caso mais mediático aconteceu em Santarém e levou ao suicídio de uma criança de 10 anos, supostamente vítima de bullying. Como podem os pais e os professores saber se os seus educandos são alvos de bullying? Quais os sinais a que se deve estar atento? Saiba tudo sobre esta matéria neste debate elucidativo.

Convidados:
Manuel Coutinho, Secretário-Geral IAC
Hermínio Côrrea, CONFAP
Henrique Salinas, Prof. Fac. de DireIto UCP
Tânia Paias, Psicóloga Clínica e Coordenadora Portal Bullying

1 comentário:

Miguel Prata Gomes disse...

Chamo-me Miguel Prata Gomes, docente da Esc. Superior de Educação de Paula Frassinetti -Porto. Sou coordenador em Portugal da equipa de investigadores universitários do Projecto STRONG -Supportive Tools for Resilient, Open-minded and Non-violent Grassroot work in schools. É um projecto de investigação/intervenção internacional (Suécia, Alemanha, Polónia, França e Portugal) e tem como linha de força trabalhar a prevenção da violência nas escolas através de instrumentos (para pais, professores, alunos... e comunidade educativa) com a finalidade de aumentar a resiliência dos estudantes. Em Portugal, está a ser implementado, desde Janeiro 2011, em 3 escolas: os resultados e a publicação científica de um Manual/toolbox para professores/alunos/pais será publicado em 2013 (neste momento dispomos já de resultados muito interessantes). O nosso trabalho foi encomendado pela Comissão Europeia e será amplamente divulgado.
Pensamos que eliminar a violência é algo muito complexo que deve ser tratado nas suas raizes multifacetadas com carácter psico-social; mas um passo fundamental é conseguir "imediatamente" que os jovens vítimas consigam construir "resistência/resiliência" frente à agressão no seu mundo escolar -este é o nosso objectivo pragmático.
Para mais informações: mpratagomes@gmail.com
https://sites.google.com/site/strongproject1/home