Deduzir a prestação da casa no IRS ainda é posssível este ano?
E os Planos de Poupança Reforma? Como fica a situação das pensões de alimentos? As deduções estão dependentes dos escalões de rendimentos de cada contribuinte?
Qual o teto máximo de dedução? E até quando se irão manter estes escalões de IRS?
As mudanças são muitas e, segundo o Orçamento Geral de Estado para 2012, estas medidas apenas servem para reforçar as receitas do Estado. Mas até quando o contribuinte conseguirá suportar o aumento da carga de impostos sem que possa deduzir as despesas mais comuns com educação ou saúde? Todas as respostas antes de preencher o seu IRS neste Sociedade Civil.
CONVIDADOS:
Paula Franco, Consultora OTOC
Ernesto Pinto, Fiscalista DECO
Amândio Alves, Representante CNAF (Confederação Nacional das Associações de Família)
Leonardo Marques dos Santos, Professor Direito Fiscal UCP
5 comentários:
Boa Tarde,
Gostaria de saber se num caso de um pensionista que aufere de uma pensão do estrangeiro e outra de portugal, ele é obrigado a declarar no IRS o valor da pensão do estrangeiro.
Obg
Susana
B tarde,
Gostaria de saber se um pensionista que aufere de 2 reformas uma de PT outra do estrangeiro (união europeia) é obrigado a declarar no IRS o valor da pensão do estrangeiro.
Susana
Obg
Boa tarde. Tenho uma filha que casou em meados de 2011.
Porque deixou de ser minha dependente por via do matrimónio ela e o marido é que declaram e deduzem as despesas de educação feitas no primeiro semestre de 2011 quando ainda era minha dependente e solteira ou sou eu?
Em resumo o ano fiscal é dividido a meio?
Cumprimentos
Eduardo Rodrigues
Rectifiquem:
Um pai que pague a pensão de alimentos tinha um limite de 2,5 IA (IRS) e actualmente o limite baixou para 1 IA (que nem dá para pagar metade das propinas da faculdade de um filho)
Filipe de Oliveira
Boa Tarde
O meu rendimento de 2011 foi apenas Subsídio de Desemprego.
Tenho que declarar IRS?
Obrigado
Màrio
Enviar um comentário