quinta-feira, março 1

Iliteracia na saúde

Todos temos noções de saúde e consideramos que podemos experimentar um ou outro medicamento quando estamos doentes, até mesmo dar “consultas” aos familiares. O que não sabemos é que podemos estar a por em risco a nossa saúde e a dos outros.
Números sobre iliteracia na saúde não há, mas todos concordam que falta aos portugueses capacidade para entenderem a informação sobre saúde ou que falta informação sobre saúde “trocada por miúdos”.
A automedicação é perigosa ou deve ser promovida? As bulas do medicamentos deveriam ser simplificadas? Que fontes de informação sobre saúde podem ser consideradas fiáveis?

CONVIDADOS:
Alexandre Castro Caldas, Médico neurologista
Gabriela Plácido, Farmacêutica - Ordem dos Farmacêuticos
António Vilar, Secretário-geral ANDAR
Pedro Melo, Enfermeiro - Ordem dos Enfermeiros

3 comentários:

Unknown disse...

Porque não incluir uma disciplina como "Educação para a Saúde" , desde o ensino primário, em que se incluam conteúdos como Suporte Básico de Vida, Noções básicas sobre o Sistema de saúde, Primeiro Socorros, entre outros?

Não é promovendo o conhecimento que se aumenta o empoderamento das pessoas e como tal o seu nível de literacia em saúde?

Será algo que terá de ser cada vez mais comum dado que cada vez existirão mais pessoas dependentes no autocuidado, menos pessoas disponíveis para cuidar e um maior peso da despesa privada no peso total da despesa em saúde...

Não teremos de nos tornar menos dependentes dos profissionais de saúde e mais autónomos?

Unknown disse...

Porque não incluir uma disciplina como "Educação para a Saúde" , desde o ensino primário e continuando até à idade adulta em que se incluam conteúdos como Suporte Básico de Vida, Noções básicas sobre o Sistema de saúde, Primeiro Socorros, entre outros?

Não é promovendo o conhecimento que se aumenta o empoderamento das pessoas e como tal o seu nível de literacia em saúde?

anabela disse...

Boa tarde a todos!tenho 47anos e doença de cronh a 27anos e no primeiro ano fui diagnosticada com artrite reumatoide e medicada com corticoides que tomei durante 10anos e a 12 que tomo imuran como medida de prevenir crises,a minha pergunta é:o diagnostico e a medicaçao sera a mesma para as duas doenças?