quinta-feira, maio 31

"ENTÃO É ASSIM" - EDUCAÇÃO SEXUAL PARA CRIANÇAS

Numa acção inédita, a RTP2 cria as condições para que os telespectadores possam decidir se querem ou não que os seus filhos vejam o filme sobre educação sexual para crianças que vai passar no dia 1 de Junho.

“Então é assim” é uma co-produção dinamarquesa-canadiana, um filme de animação para crianças, que ensina tudo o que os mais novos precisam de saber sobre como se fazem bebés.

“Então é assim” vai ser exibido no Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, às 20h30.

A novidade está em que na véspera à noite, 31 de Maio, às 23h30m, a RTP2 promove uma edição especial do programa “Sociedade Civil” em que será mostrado o dito filme e debatida a sua adequação às necessidades e sensibilidades nacionais.

Esta “ante-estreia” destina-se a dar aos pais a possibilidade de visionar antecipadamente “Então é assim” e decidirem se a sua informação e linguagem conferem com o que gostariam de transmitir aos seus filhos na fase de vida em que se encontram.

Se os educadores entenderem que é prematuro expor as suas crianças a este produto ficam de sobre-aviso para que a televisão não esteja sintonizada na RTP2 dia 1 de Junho pelas 20h30.

Se, pelo contrário, encontrarem em “Então é assim” um bom apoio para a formação dos seus filhos, não devem deixar de se mobilizar para estarem com a RTP2 às 20h30 do dia 1 de Junho.

Certos de que compreendem a importância deste empenhamento da RTP2 em mobilizar os educadores portugueses para uma questão tão fundamental e delicada como esta e em dar-lhes a oportunidade de decidirem com a máxima informação o que entendem adequado para os seus filhos.

466 comentários:

«O mais antigo   ‹Mais antiga   201 – 400 de 466   Mais recente›   Mais recente»
Anónimo disse...

Como é que os Senhores Doutores "psis" querem que se fale sobre educação sexual quando eles próprios estão a dar um pessimo exemplo?!?!
Cuidado Senhores Doutores... tem responsabilidades acrescidas...

Anónimo disse...

Fernanda,
Neste tipo de programas devia haver o cuidado de uma maior equidade entre os intervenientes. Porquê 3 posições contra uma?
Acho o filme mau pela forma desabrida e nada educativa com que é apresentado. Pela posição nervosa do Prof Daniel Sampaio, fico na dúvida da sua segurança sobre este tema, e chego a duvidar também de quem terá sido realmente o professor; se o próprio ou se a Dra. Margarida Neto?
Não vou ver o filme com os meus filhos.
Boa noite,
Carlos Castro

Anónimo disse...

a responsabilidade de ensinar matemátca e português é dos pais? química e física? é responsabilidade é de permitir o acesso à educação, que o Estado assume como sua porque essencial para a formação dos cidadãos.
ainda assim, se a a responsabilidade é dos pais e estes fogem a essas responsabilidades o q se faz? deixa-se q os pais negligentes deitem para sociedade pessoas q não sabem o q é a vida?

Anónimo disse...

Fazemos as coisas pela metade...Tanta preocupação com este tema e com os ditos pais do tempo da pedra mas "Mais de metade dos centros de saúde , hospitais e delegações do Instituto Português da Juventude fecharam as portas aos jovens que procuraram planeamento familiar a pedido da Deco . O estudo baseia-se em 85 visitas anónimas aos estabelecimentos feitas por jovens entre 15 e 20 anos que queriam uma consulta de planeamento familiar.Em 49 estabelecimentos os utentes não passaram da recepção, diz a Deco na revista Teste Saúde ". Ou seja , primeiro aguçamos-lhes o apetite e depois não informamos ??? O nosso estado anda algo baralhado e não sabe bem o que fazer . É o que se chama dar uma mão no cravo e outra na ferradura...
Carla Ferreira

Anónimo disse...

Acho vergonhoso que só porque uma pessoa tem uma opinião diferente (Drª Margarida) seja literalmente gozada durante todo o programa. Ela deu a sua opinião assim como qualquer um dos outros participantes mas pelos vistos estes não são suficientemente crescidos para compreender e respeitar tal opinião!!

LAMENTÁVEL!!!!

Ezinore disse...

Eu acho que esta gente ja passou a muitos anos a infância. Já não se lembram do que passaram? Da incógnita que era o sexo e a vergonha que era perguntar aos pais?? Acho engraçado terem tanto pudor em relação a isto mas no entanto vem as novelas brasileiras com os filhos de qualquer idade que ficam piores de dia pra dia. Ao menos que sejam coorentes no que dizem e fazem!!! Estou totalmente de acordo com o Dr. Daniel Sampaio. Aliás, hoje em dia as crianças tem maneiras e meios que eu não tinha quando era mais novo. A internet basta um click e é logo montes de pornografia. Meus senhores, pensem antes de falar.

Anónimo disse...

Agradecia, que os senhores dissessem algo sobre os problemas psicológicos das crianças vitimas de abuso sexual.

www.ruaAugusta.com.pt

Anónimo disse...

Prof. Daniel
concordo consigo
o problema não é a ingenuidade das crianças
é a "cegueira" selectiva dos adultos


gostava que esta informação fosse passada ao Prof Daniel Sampaio
Filipe Nave

lara disse...

Lara.

Eu sou menor e já aprendi este assunto na escola, mas este filme é muito bom em termos de explição da educação sexual ás crianças mais novas do que eu.A única coisa que eu não gostei foram os bonecos do filme a imitarem os "barulhos" que os adultos fazem nas relações.

Anónimo disse...

Eu queria pedir ao Prof Sampaio que seja mais humilde Os comentários da Drª Margarida Neto são muito pertinentes e a oposição do Prof Sampaio é muito desgradável. Fernanda

Anónimo disse...

Este debate deveria ser visto pelas crianças para verem que os adultos têm discordâncias e dúvidas sobre a sexualidade!

Anónimo disse...

LEMBRO-ME DE UM ALUNO MEU DO 1.º ANO DO 1.º CICLO DIZER-ME QUE NÃO FAZIA OS TRABALHOS DE CASA PORQUE TINHA QUE VER COM O IRMÃO MAIS VELHO UNS FILMES QUE PASSAVAM NA TVCabo COM UMAS PESSOAS A FAZEREM SEXO.
DIGAM-ME UMA COISA:
SERÁ QUE OS PAIS QUE DESCARREGAM COM TELEVISÕES NOS QUARTOS DOS FILHOS PARA SE LIVRAREM DESTE TIPO DE PERGUNTAS SÃO OS MESMOS QUE SE ESTÃO A PICAR TANTO COM O DESENROLAR DA RESPOSTA DE UMA MANEIRA NATURAL?

Anónimo disse...

Eu tenho muita pena que nos dias d hoje a população portuguesa ainda seja tão retrogada em certos aspectos, a sexualidade é uma delas, não vejo razão pois sexualidade todos temos o que nos falta é educação sexual. Eu gostava de á uns anos atraz ter tido acesso a certas informações que são aqui abordadas. espero que a rtp2 não pare por aqui e continue a incentivar a informação das crianças/adolescentes.

Anónimo disse...

Os meus filhos têm 3 anos de diferença sendo a menina a mais velha. O menino cresceu a ouvir as mesmas explicações que eu dava à irmã e já mais cedo. A minha "grande" dificuldade foi lhe informar quando ele é que podia ter filhos, pois as meninas têm a "marca" da menstruação...agora e os meninos?...e o próprio filme tb acaba por deixar essa dúvida no ar: " Eu acho que os meninos só podem ter filhos aos 13 ou 14 anos...." foi o que um dos bonecos disse.
Actualmente eles têm 14 e 11 anos e no entanto vou propor-lhes vermos o filme.

Anónimo disse...

À Drª Margarida Neto os meus parabéns pela forma educada como conseguiu responder às provocações de Daniel Sampaio. Parece-me que ele não tem a mínim idéia do país onde vive.

Anónimo disse...

A MASTURBAÇÃO NÃO FAZ PARTE DO DESENVOLVIMENTO não estejam a dizer nojices dessas

Anónimo disse...

O sampaio diz que a masturbação continua pela vida fora...e depois temos os diversos tipois de tarados sexuais...

Anónimo disse...

Acho curioso porque se dá tanta importância a um filme de educação sexual? Porque não se deveria ter tratado a passagem deste filme como outro de sistema digestivo ou respiratório? Não estaremos assim a dar ainda mais o enfoque TABU a esta temática? tanto alarido com um filme de educação sexual?

Dr. Daniel Sampaio... actualize-se. É um verdadeiro cátedra. sabe toda a teoria mas não percebe nada da prática. Venha dar aulas e lidar diariamente com os nossos alunos. DIARIAMENTE. Não é dar umas palestras nas escolas e dizer que conhece a realidade escolar. Respeitar as ideias do próximo é uma competência a desenvolver.

Unknown disse...

É inevitável adoptar um método. Apesar de filtrar o visionameno televisivo de meus filhos - 6 e 9 anos, não é possível mantê-los alheios ao que os rodeia - escola, balneários, comentários de novelas 'teenagers'. Já tratamos destes assuntos com nossos filhos, e o filme vai apenas reforçar nossa abordagem inicial. Não percebo qual a admiração e espanto. Não há uma certa hipocrisia em querer censurar tal informação?

Anónimo disse...

Sobre o filme «Então é assim»
E os valores que devem ser realçados?

Anónimo disse...

Parabéns à Rtp 2 por este debate!
A repetir, por favor.

relativament a estes temas é pena que a ed. sexual que é tão vasta e que implica uma abordagem de vivência familiar continuada seja forçada por este filma - que apoaece de uma forma quase imposta...
Educar para a assertividade para o amor e os afectos não deve começar por uma prescrição desta natureza.
A ed. sexual é belíssima , por isso deve fluir naturalmente e as famílias portuguesas sentem-no naturalmente.
Pela natureza da criança dos 7 aos 10 anos penso ser este filme , um método de choque. Podemos evitar isto estando atentos, como pais e educadores a todos os sinais de dúvida que nossos filhos demonstram ter nas vivências diárias que fazem.
Penso que elucidar as crianças é respeitá-las no seu livre desenvolvimento psico-afectivo e rerwsponder atempadamente às suas úvidas e nâo antecipando-as.
Quanto à iniciação da vida Sexual, penso que 15/16 anos é cedo deais - atendendo ao desenvolvimento psiquico-afectivo dos adolescentes....
Eugénia Botelho

Anónimo disse...

FORA AS TEIAS DE ARANHA!
ESTAMOS NO SÉCULO XXI!!!

Anónimo disse...

Boa Noite

Acho de todo o interesse permitir à criança que ela tenha acesso a este tipo de informação, uma vez que ela se apresenta de forma bastante lúdica e bastante acessível.
Ressalvo ainda que nas escolas cada vez mais cedo as crianças têm acesso à internet e nem sempre é bem vigiada.

Anónimo disse...

ó sérgio psi, isso é a escala Hy do mmpi a rebentar a escala ou a cruz??

menina-m disse...

ao rapazinho de 12 anos - luís mira?


prepara-te.

a primeira vez só vale por ser a 1ª vez. não a mistifiques e por isso não a apresses.
não há idade para a 1ª vez: é aquela em que te sentires preparado; se vires que não te vais sentir "sujo", vai em frente.

certifica-te que a pessoa com quem vais fazer está pronta e é alguém que valha a pena.

eu senti o amor apenas agora - aos 22. já tinha feito amor, mas, acredita, só agora sei o que ele é.
talvez isso aconteça contigo - ouve os teus sentimentos.

Anónimo disse...

Mais do que o filme, perturba-me a agressividade do Dr. Sampaio. Como Pai, não abdico do direito de educar os meus filhos como quero e da liberdade de poder defender os meus valores e as minhas convicções.

Não concordo que as crianças de 7 e 8 anos, ou até mais novas, sejam confrontadas com imagens tão cruas e explícitas. A educação sexual tem uma intimidade que merece ser preservada, tanto do lados dos pais como dos filhos.

O Dr. Sampaio, que tem opinião contrária, tenha a amabilidade de aceitar esta opinião (que não é retrogada nem provem de um fantasma).

Rui Cunha

Igreja em nossas casas disse...

para um assunto de tal interesse e sensibilidade parece-me a mim que está a ser colocado inadequadamente e atrevo-me a dizer irresponsávelmente também. Acaba por se dar mais relevo e importancia ao que não interessa do que o que é mais conveniente, e isto diz mais respeito aos pais, que são responsáveis e que conhecem os seus filhos e sabem melhor como satisfazer as necessidades de cada um conforme a sua individualidade.
Desculpem, mas as crianças não são todas iguais e por isso não se pode esperar resultados iguais se por ventura assistirem ao filme. TUDO PODE SUCEDER QUER SEJA BOM OU MAU HAVERÁ SEMPRE RESULTADOS INESPERADOS!!!!
Pergunto ao painel : Gostava de saber se por acaso, uma vez que não assistiram a este filme quando tinham 7 a 12 anos, perderam alguma coisa na sua vida sexual?

ruimarques disse...

Margarida vista uma burka.

Anónimo disse...

@Sérgio Cunha,
Usa o título de psicólogo para começar o seu post e acaba a dizer que prefere ler os contos de fadas. Hum... não deve ser lá grande psicólogo

Anónimo disse...

E ENTÃO FOI ASSIM...

Anónimo disse...

Antes de mais louvo a RTP2 pela forma como decidiu abordar esta questão !
Informar e capacitar para decidir é fundamental numa sociedade livre e democrática.
Lamento a falta de capacidade democrática do Dr.Daniel Sampaio em aceitar a pluralidade de opiniões e a forma "arrogante" de reagir a algumas das opiniões.
Tinha uma outra opinião da pessoa que fica afectada decididamente...
Espero que esta minha opinião não seja "censurada" e até passada ao próprio no sentido de poder melhorar o seu carácter...
Obrigado por poder participar democráticamente...

Anónimo disse...

Por favor isso é que não estava à espera! vão repetir outra vez.

Anónimo disse...

Somos pais de 3 filhos, e consideramos que o filme contém cenas desnecessárias ( acto ). A sexualidade é sempre conversada com os nossos filhos. Lamentável a atitude do Dr. Daniel Sampaio. Será que não podem existir pessoais com opiniões diferentesdas suas? Parece que não!!. Lamentável a sua atitude.

Pedro G disse...

O Dr. Daniel Sampaio parece-me que não tem teias de aranha, mas tem e bastantes fantasmas dentro da cabeça!!

Anónimo disse...

epá,tem que começar À hora o jantar para rebentar com a escala das audiências

Anónimo disse...

Se este programa pretendia ajudar os pais a discernir então que o emitissem áS 8, assim mais educadores poderiam visiona-lo

Anónimo disse...

Quando se fala de educação sexual fico sempre com a dúvida entre o significado de "educação" e de "informação". Creio que aqui reside uma das principais questões. Informação sem educação será verdadeiramente útil? Tal como educação sem informação nada vale.
Uma outra questão do filme é o amor. essa palavra surge como o acto sexual. Não poderá o casal amar-se sem fazer amor? O amor, independentemente dos actos sexuais, não é algo muito importante na sexualidade Humana? (creio que além do prazer, que é importante, o amor -agapé e não apenas eros- é o que nos diferencia dos cães e gatos, também referenciados no filme...)

Anónimo disse...

O sampaio diz que a masturbação continua pela vida fora...e depois temos os diversos tipois de tarados sexuais...

Anónimo disse...

Não concebo uma escola que se demita dos valores. É talvez neste buraco que se instala o ruído.
A Educação sexual compete primeiramente às familias, não medigam que pode ser contra pois a democracia onde estamos é falsa e tutelada por uma gente incapaz com a soberba de impor modelos apimentando-os com chavões que parecem noviade como "os pais devem poder dizer que não" parabeéns pela fabulosa descoberta quem está no terreno já o descobriu pela empiria!
A arrogância não atrai, repele.

Anónimo disse...

O sampaio diz que a masturbação continua pela vida fora...e depois temos os diversos tipos de tarados sexuais...

Anónimo disse...

o Dr Daniel Sampaio poderia ter posto de lado a antipatia que sente pela Dra Margarida Neto e ser menos inconveniente e antipatico

Anónimo disse...

A meu ver a questão não se resume à informação fornecida nem aos conteúdos programáticos instituídos mas A FORMA COMO É FORNECIDA. Sabemos que o ser humano funciona também por símbolos e tem uma dimensão espiritual, crenças e valores. Que garantia tenho eu que os conteúdos são transmitidos na escola sobre perfeito respeito pelos meus valores? Porque também posso ser subjectiva acredito que o professor também o será. Acho que é algo enevitável. Sem dúvida que penso que este assunto é uma responsabilidade da família e encaro, pessoalmente este assunto com alguma natuaralidade. Penso que seria importante discutir o novo tabu do sec. xxi: falar da morte às crianças.

Obrigada pela oportunidade

Anónimo disse...

Realmente interessante poderá ser analisar com as crianças o debate gerado neste "Sociedade Civil" e neste blogue, ambos reveladores dos incríveis fantasmas e temores que o tema da sexualidade continua a suscitar. Talvez assim elas possam compreender por que razão a educação sexual ainda é o que é... Haja paciência!

Anónimo disse...

O Professor Sampaio pensa que crianças com 7 a 10 são como os seus alunos universitários! quando é que uma criança com 7 anos vai associar a alegria transmitida pelo filme às posições sexuais?? Não compreende que estamos a falar de crianças e que tais imagens podem chocar! Se não o chocaram parabens pra ele, no entanto têm que se pensar nos outros! Sim as crinças podem ver pornografia no entanto não quer dizer que a compreendam e filme explica partes no entanto considero que determinadas partes estão demasiado explicitas e/ou mal explicadas. Durante todo o programa teve contra a Dr. Magarida! Sinceramente pra idade que tem deveria ter mais respeito pelos outros porque acredito que ele também que que os seus alunos o tenha para com ele!!

Anónimo disse...

Boa noite. Acho o filme e o programa, muito louváveis. Embora, com uma ou outra cena mais ou menos evitável, o filme e' o melhor que ja vi. É, pois, de aproveitar como ajuda à abordagem da formação sexual das crianças. Já a intervenção do Dr. Daniel Sampaio, quem muito muito considero, como que passando um atestado de ignorância à Dra Margarida, é que me pareceu episódio de altivez gratuita e dispensável. FS

Anónimo disse...

O Professor passou todo o tempo a querer mostrar quem é que sabe, por vezes até num tom provocatório para com a sua aluna. Será que é ele mesmo senhor da razão? Parece um pouco cego para a existência de outras sensibilidades que não a sua!

Anónimo disse...

Consideramos que o filme contém cenas desnecessárias. A forma como o programa foi gerido, não foi a mais correcta. Tinha uma opinião favorável sobre o Dr. Daniel Sampaio, contudo depois de ver e ouvir a forma infeliz como se comportou, deixei de a ter. Em democracia todos são livres em transmitir as suas ideias, o que que não é aceite pelo Dr. DS. Lamentável a atitude!!. João

Pais com Música disse...

tenho pena de alguns comentários . Felizmente na região Autónoma dos Açores há educação sexual nas escolas. Todas as crianças do 3º e 4º ano tem acções realizadas por pessoal ligado à saúde. Só assim se pode combater a gravidez na adolescência, por exemplo. Embora este seja um caminho que ainda é longo, e os resultados só se poderão ver daqui a alguns anos. Mas claro com alguns dos comentários feitos verifica-se que muito ainda há a fazer. Obrigada à RTP 2 por criar um espaço de dialogo entre a família.

Anónimo disse...

Consideramos que o filme contém cenas desnecessárias. A forma como o programa foi gerido, não foi a mais correcta. Tinha uma opinião favorável sobre o Dr. Daniel Sampaio, contudo depois de ver e ouvir a forma infeliz como se comportou, deixei de a ter. Em democracia todos são livres em transmitir as suas ideias, o que que não é aceite pelo Dr. DS. Lamentável a atitude!!.

Pedro G disse...

O Dr. Daniel Sampaio deveria ser menos inconveniente e antipático até com os telespectadores, que tiveram de aturam o seu mau feitio.

Anónimo disse...

o socilogo e a voluntaria felizmente conseguem falar coerentemente sobre o assunto e têm uma visão bem realista até como o Dr psiquiatra q é pena estar a provocar a Dra Margarida mas ele sabe q ela é facil de provocar e sabe q ela é radical na opinião e nem devia ter sido convidada p o programa... mas infelizmente é verdade ela tem a cabeça atrasada como alguns portugueses


de resto parabéns pelo programa e pelo filme e pelo tema!

Se as crinaças vê as novelas e filmes e tido o que passa na TV sem quase filtro de pais etc etc haja quem tenha coragem p ver este filme com os filhos e possa ser tema familiar e de amigos

Anónimo disse...

o Dr. Daniel Sampaio não compreende que o filme é uma mensagem para os filhos que deve ser catalizada pelos Pais, pela sua sensibilidade e pela educação que tem e não pela que ele acha que deveriam ou poderiam ter! A Drª Margarida Neto fez algumas apreciações muito lucidas, pese embora a insolencia do Dr. Sampaio que parece não compreender o "retrato" social do País. M.Morgado / Lisboa

Anónimo disse...

Pois...parece-me que não fui a única a achar o dr. Daniel Sampaio arrogante. Tinha uma ideía diferente dele! Disse que não tinha nada a ver com a vida particular da drª, no entanto começou logo no inicio a tentativa de desacreditar a drª relembrando-lhe que já fora sua aluna(será que isso não era pessoal?)Não percebo como é que uma pessoa que acha que consegue ajudar os jovens(pois já o faz há 30 anos!!!)seja tão arrogante e inflexivel nas suas opiniões!!!

Anónimo disse...

Estamos a ver o v. programa e gostariamos de fazer alguns comentários:
1) De facto a animação passada contem imagens que, para um filme introdutório e destinado a crinaças dos 7 aos 11 anos, parecem-nos dispensáveis, como por exemplo as diferentes posições do acto sexual. Ao aprender a ler, as crianças começam pelo B-A-BA e não pelas conjugações verbais (ainda que básicas).
2) Preocupou-nos uma frase lançada no filme, associando a maldade da pedofilia ao constrangimento da criança; deixando no ar que, se a criança for seduzida o acto é legitimado.
3) Somos pais com dúvidas sobre como iremos responder às exigencias de uma boa educação (incluindo a educação sexual), mas ainda assim confiantes que o papel cabe-nos a nós, e não nos iremos demitir dele. Gostariamos de ouvir o Doutor Daniel Sampaio relativamete a esta visão.
4) Tivemos pena que o filme - e alguns dos participantes na mesa redonda -, se foquem na vertente informativa da educação sexual, e não dêem ênfase aos valores envolvidos na educação sexual, que devem estar presentes não apenas no ambiente familiar.
Nuno e Catarina

Pais com Música disse...

Felizmente na Região autónoma dos Açores há educação sexual nas escolas
Normalmente as turmas de 3º e 4º ano tem acções feitas por enfermeiros ( normalmente dos centros de saúde). tenho um filho com 9 anos e como cá é mais cedo ele espreitou um pouco o filme e comentou " aH!! já sei esse filme foi feito pelo enfermeiro Flávio, e pela enfermeira Mª João Dias" . Só tenho pena que ele quando eu quero aprofundar o tema desvie o olhar . Obrigada por criarem um espaço de dialogo nas familias . Mãe Margarida Almeida

Anónimo disse...

Para grande parte do pessoal o mal do filme foi o Daniel Sampaio! Estranho, eu estou em crer que ele não entrou no filme. O Daniel Sampaio esteve muito bem. Li aí algures em "educar os pais incultos". Quem define quais são os pais incultos? A senhora? Li também aí algures dizerem que o facto de a masturbação continuar pela vida fora faz dessas pessoas taradas sexuais. Eu devo ser cá um taradão então. Tenho de procurar ajuda, pobre de mim.
O filme foi muito bom, a RTP está de parabéns (e custa-me dar os parabéns à RTP nos dias que correm).

Jorge

Anónimo disse...

Sim, realmente do Dr Daniel Sampaio, tinha outra imagem: de maior serenidade e pluralismo. Parece trazer de casa duas pedras na mão contra a Dra Margarida Neto. Ficou-lhe mal, esta sua postura. Também mudei a minha opinião a seu respeito.

Anónimo disse...

Pois...parece-me que não fui a única a achar o dr. Daniel Sampaio arrogante. Tinha uma ideía diferente dele! Disse que não tinha nada a ver com a vida particular da drª, no entanto começou logo no inicio a tentativa de desacreditar a drª relembrando-lhe que já fora sua aluna(será que isso não era pessoal?)Não percebo como é que uma pessoa que acha que consegue ajudar os jovens(pois já o faz há 30 anos!!!)seja tão arrogante e inflexivel nas suas opiniões!!!

Anónimo disse...

Percebi a mensagem da Dra. Margarida Neto, pautada pela ponderação e pelo cuidado (porque se colocou na pele de uma criança), e por isso o facto de ter salientado o ferimento e as posições sexuais.

De facto, será que interessa a uma criança de 9 ou 7 anos, saber que existem várias posições sexuais?

A participação do Sr. Dr. Daniel Sampaio, foi no mínimo de perseguição às suas convicções e sensibilidades. A cada palavra proferida pela Dra. Margarida Neto, sucedia-se a gratuita contestação do Dr. Daniel Sampaio.

Senão, qual a necessidade de afirmar que a Dra. Margarida foi sua aluna, trabalhou com o próprio. O limite aconteceu quando foi proposta uma oferta de trabalho!!!
Que baixaria.
Esperava ouvir mais da parte do Dr. Daniel Sampaio; sim, porque tenho 8 livros da sua autoria (ou será que foi a Dra. Margarida a escrevê-los?)

Anónimo disse...

Pois...parece-me que não fui a única a achar o dr. Daniel Sampaio arrogante. Tinha uma ideía diferente dele! Disse que não tinha nada a ver com a vida particular da drª, no entanto começou logo no inicio a tentativa de desacreditar a drª relembrando-lhe que já fora sua aluna(será que isso não era pessoal?)Não percebo como é que uma pessoa que acha que consegue ajudar os jovens(pois já o faz há 30 anos!!!)seja tão arrogante e inflexivel nas suas opiniões!!!

Helder Lemos disse...

Parabéns pela iniciativa!

Anónimo disse...

Percebi a mensagem da Dra. Margarida Neto, pautada pela ponderação e pelo cuidado (porque se colocou na pele de uma criança), e por isso o facto de ter salientado o ferimento e as posições sexuais.

De facto, será que interessa a uma criança de 9 ou 7 anos, saber que existem várias posições sexuais?

A participação do Sr. Dr. Daniel Sampaio, foi no mínimo de perseguição às suas convicções e sensibilidades. A cada palavra proferida pela Dra. Margarida Neto, sucedia-se a gratuita contestação do Dr. Daniel Sampaio.

Senão, qual a necessidade de afirmar que a Dra. Margarida foi sua aluna, trabalhou com o próprio. O limite aconteceu quando foi proposta uma oferta de trabalho!!!
Que baixaria.
Esperava ouvir mais da parte do Dr. Daniel Sampaio; sim, porque tenho 8 livros da sua autoria (ou será que foi a Dra. Margarida a escrevê-los?)

Luís Botelho Ribeiro disse...

Meus caros,

Não acredito que o filme em discussão seja o único disponível no mercado ou sequer o melhor para a faixa etária visada. Ora, havendo então outros filmes, certamente melhores, alguém seleccionou este segundo critérios provavelmente muito questionáveis.

E a minha dúvida não advém só da tradicional e comprovada falta de pluralismo da RTP em tantas matérias mas também resulta da forma como a moderadora do programa cortou abruptamente à Dra Margarida Neto o seu comentário sobre a "banda sonora" alternativa a que assistira no Verão. A impressão que fica é que não se admite alternativas: nem outros filmes, porventura menos crus, mais respeitadores das diferentes sensibilidades e melhor fundamentados cientificamente; nem sequer outras traduções DO MESMO FILME.

Estamos no reino da intolerância dos ditos "tolerantes". Intolerância dos tolerantes, aliás, bem patente na postura professoralmente sobranceira do Prof. Daniel Sampaio para com a sua ex-aluna que, pelo facto de o ser, não o autoriza a reivindicar uma qualquer superioridade. Aliás, aquele (pobre) argumento da antiguidade já nem na "tropa" teria valimento - quanto mais na ciência!

Parece-me que os melhores critérios para a escolha do filme a passar num primeiro "ensaio" televisivo de abordagem ao tema (e admitindo que haja efectivamente ampla margm de escolha) seriam os da Verdade e da prudência. Sem algumas das cruezas (como lhe chamou e bem a Dra M. Neto) que este filme claramente apresenta, seria mais fácil a um maior número de pais dar-lhe sequência em família. Ao "ir mais longe" (ou longe demais, se se quiser) alguns pais-filhos terão mais dificuldade em estabelecer o diálogo construtivo e produtivo que se pretendia abrir com o visionamento. Penso que se ganhava em "falar para o maior número" e,se se concluisse que se tinha ficado aquém, podia-se então avançar um pouco mais num segundo momento.

Com menos prudência, querendo "queimar etapas" ou presumindo um estádio de preparação da família-média portuguesa muito distante da realidade, pode ser impossível voltar atrás e reparar o mal porventura já feito.

Anónimo disse...

Percebi a mensagem da Dra. Margarida Neto, pautada pela ponderação e pelo cuidado (porque se colocou na pele de uma criança), e por isso o facto de ter salientado o ferimento e as posições sexuais.

De facto, será que interessa a uma criança de 9 ou 7 anos, saber que existem várias posições sexuais?

A participação do Sr. Dr. Daniel Sampaio, foi no mínimo de perseguição às suas convicções e sensibilidades. A cada palavra proferida pela Dra. Margarida Neto, sucedia-se a gratuita contestação do Dr. Daniel Sampaio.

Senão, qual a necessidade de afirmar que a Dra. Margarida foi sua aluna, trabalhou com o próprio. O limite aconteceu quando foi proposta uma oferta de trabalho!!!
Que baixaria.
Esperava ouvir mais da parte do Dr. Daniel Sampaio; sim, porque tenho 8 livros da sua autoria (ou será que foi a Dra. Margarida a escrevê-los?)

Anónimo disse...

Parabéns pelo o programa! Boa iniciativa a continuar. Penso que este filme será bom também para os educadores das crianças que vivem pouco a sua sexualidade e sabem pouco de como tudo acontece.

Adorei ouvi-lo mais uma vez Dr. Daniel Sampaio. Sereno, esclarecedor, honesto, um homem que sabe "Ser" "Sentir" "Viver". Obrigada também ao sociólogo e à senhora do planeamento familiar.

Anónimo disse...

Só há uma coisa que não percebo: vão passar um filme sobre sexualidade às 8.30 da noite?? Então as crianças não têm que estar na cama às nove?

Anónimo disse...

Então o dr. daniel sampaio informa-nos que a situação ideal para uma boa ed. sexual está em todo um ambiente saudável, aberto e tal e não se lembra que este filme talvez se destine também e seja útil precisamente para as famílias com preconceitos, fechadas e com dificuldades em abordar este assunto. Ele não devia estar mais preocupado com as famílias preconceituosas e tentar dar a volta a isso, educar isso, em vez de criticar e negar categoricamente que tais preconceitos possam existir? Parece que quer neglicenciar o facto de que há mt malta preconceituosa e com problemas por resolver e prefere estar a falar de utupias... afinal qual é o trabalho dele? fiquei sem perceber o que ele trouxe ou disse que pudesse ajudar... estava tão picadinho o senhor que foi pena ele não perceber q diferentes pontos de vista e opiniões devem ser positivamente discutidos e tidos em consideração para um melhor esclarecimento e ajuda de quem é, de facto, inseguro. Em vez de desprezar os inseguros (que foi a mensagem que ele, intencionalmente ou não, transmitiu) talvez os pudesse ter esclarecido com a sua verdade e autoridade absoluta...

Anónimo disse...

Como já manifestei em cima,achei muito oportuno este filme, porém não acho que insultos sirvam para defender que o filme deve ser mostrado. Este filme é para crianças, para educar crianças, mas parece que há muitos adultos que precisam de educação. A opinião da Drª Neto, não me pareceu que seja contra o filme, mas sim vai de encontro à realidade de muitas familias portuguesas que ainda não estão preparadas para abordar a sexualidade de uma forma tão directa defendendo outras maneiras de educar. O filme é claro sim! É bom, não há duvida.
Mas queiramos respeitar a opinião de todos aqueles que acham que há outras formas de ensinar os seus miudos.
Sou apologista deste filme, mas respeito os que acham que há outras formas. O importante é que as meninas quando menstruam a primeira vez, nao tenham de esconder a menstruação com medo de represálias da mãe, que as crianças saibam defender-se de familiares que dia apos dia sao noticia na nossa comunicação social por abuso de crianças, que as crianças não criem "minhocas" quando espreitam pela fechadura do quarto quando os pais fazem amor.
Cada pai através deste filme, pode agora escolher a melhor forma de abordar o tema aos seus filhos.
Mas respeitemos as opiniões de todos. Todos em prol das nossas crianças!

Unknown disse...

Eu acho muito engraçado as criticas feita as pessoas que não concordaram com o filme. O filme é muito pesado, para se falar como se faz um bebe não precisa mostrar posições, aprender como se faz um bebé é uma coisa e como se faz sexo é outra, as crianças não precisam aprender a fezer sexo, aconselho que não soltem vossos filhos na boca dos loubos, falem a eles da responsabilidade de assumir uma familia, um filho ou uma filha, se não podem fazer isso não podem fazer sexo.

Anónimo disse...

Este programa foi fantástico.
Os portugueses ficaram a conhecer um bocadinho melhor quem é o Sr. Daniel Sampaio e a quem o estado anda a confiar a educação das crianças.

Anónimo disse...

oh anónimo...não serás tu um bocado parvo?...ajudará esses comentários À questão que foi lançada?

Anónimo disse...

Pois foi e fiquei a gostar mais do Daniel Sampaio.

Jorge

Anónimo disse...

Entristeceu-me aperceber-me de que o "jornalismo praticado" neste debate não foi, como deveria ter sido - isto é, imparcial(independentemente da posição pessoal da senhora Fernanda Freitas)!!!
comentários pessoais, concordâncias,impulsos eram dispensáveis...afinal, só estava a moderar um debate...

Anónimo disse...

Pois, ele nem ouviu a Margarida Neto. Disse ter orelhas grandes, enfim, mas afinal quem tem preconceitos é ele... ele é demasiado seguro de si para ouvir a ex-aluna com atenção e respeito. Será esse o ambiente maravilhoso que ele aconselha aos demais? Olha ao digo não olhes ao que faço.

Anónimo disse...

Este programa foi fantástico.
Os portugueses ficaram a conhecer um bocadinho melhor quem é o Sr. Daniel Sampaio e a quem o estado anda a confiar a educação das crianças.

Anónimo disse...

Não devemos ter visto o mesmo programa, a Fernanda Freitas não manifestou uma única opinião pessoal. ´
Aliás foi isenta como sempre.

Anónimo disse...

gostámos de ver o dr daniel sampaio com uma postura humana, capaz de reagir sem paciência às coisas para as quais já não HÁ PACIÊNCIA.
enquanto a educação e a saúde continuarem nas mãos da igreja católica...
enquanto os técnicos só se permitirem ao politicamente correcto...
enquanto acharmos que temos de doutrinar as pessoas...
enquanto...

Anónimo disse...

Seria muito positivo se a Drª. Margarida Neto tivesse a paciencia de convidar o Dr. Daniel Sampaio para trabalhar com ela. Teria muito a aprender. provavelmente esta doente e necessita de ir ao psiquiatra.

Anónimo disse...

PG

O filme aborda questões muito importantes embora tenha pena que não se tivesse abordado os meios anticoncepcionais (mesmo nesta idade). Concordo com a opinião de que o filme tem imagens “cruas” especialmente no que diz respeito ao acto sexual em si e não as acho necessárias. Pode ser preconceito meu, pode estar só na minha cabeça, mas nesta parte… eu “sinto que não”.

Em relação às questões de abuso sexual, pareceram-me bem abordadas, ensinei o meu filho de que é normal os meninos da mesma idade namorarem mas não é normal um adulto namorar com uma criança, .

Anónimo disse...

ah... se esta não fosse mais uma batalha da igreja/estado novo contra o portugal que entretanto, mal ou bem, tenta crescer.

Anónimo disse...

ja li alguns comentarios e realmente foi 1 pena o Dr Daniel Sampaio ter-se confrontado com a Dra Margarida... mas só ficou chocado nem náo conhece bem a Dra Margarida :( ele tem uma imagem mais pulica e conhecida (felizmente) ela é menos conhecida dos meida... mas pra mim já é conhecida mais q o suficiente... e ela é que pensa q é dona da razao e nao gosta q a contradigam como se viu... nao foi claro p o publico em geral talvez o porquê da discussão aberta entre prof e aluna... mas esta aluna nem parece uma mulher do sec XXI com um diploma e tão activa mas muito retrograda e mandona mesmo! acreditem!... e como se viu ela acabou por se picar com o antigo prof e pq ela sabe bem q ele tocou nalguns pontos em que ela se debate publicamente como a dona da razao e da sabedoria... o prof devia ter sido mais contido só pq assim baralhou as pessoas q nao sabem de certos assuntos e dos porquÊs e do que defende cada um deles... mas claro que muita gente pensa como a dra Margarida... é a unica coisa q ela tem razao... que muita gente ao ler e ver imagens sobre educa´ção sexual fica chocado e interpreta erradamente a msg mas sao essas mesmas pessoas q nao sabem e nao querem ajudar e ensinar as nossas crianças e jovens.. mas realmente alguns nao tem capacidade pra tal pois sao mesquinhos e preconceituosos demais como a dra Margarida demonstrou q sabe q muita gente +e assim e ela "defende" é os preconceituosos como se mostrou..

o dr quis mostrar q as pessoas sao liivres e que quanto mais informação nso dias de hoje melhor

só espero que tenham ouvbido bem o sociologo q disse e muito bem q quanto mais informado esta um jovem mais tarde começa a sua vida sexual e começa de uma forma talvez mais reflectida e pensada e informada ao contrario q os ignorantes e os mal informados se deixam manipular mais facilmente e sao apanhados de surpresa e nao tem ferramentas de escolha e opção como seja a informação e o conhecimento q sao as melhores ferramentas q podemos ter p decidir e escolher e ter vontade propria e distinguir as situações e fazer as grandes opções!!!

Anónimo disse...

Mas esta onda anti-Daniel Sampaio já estava preparada para mal acabasse o programa é? Não vos percebo. Desliguem o computador, vão ver o que os vossos filhos estão a ver na tv, e depois façam sexo, mas evitem aquelas posições obscenas que o filme mostrou. De preferência fechem a luz, e, se tiverem de fazer com a luz ligada, cubram o corpo o máximo que conseguirem com roupa. Ah e já agora, debatam a sério este tema em vez de andarem a descascar no Sampaio.

Anónimo disse...

Nós não vamos ver este filme.
Somos família numerosa e cada vez vemos meno TV.
Queremos construir vidas de afecto fortes instruídas sem tabus mas de forma naturl- não imposta, postiça, forçada desta maneira...
Afinal todos os dias há motivos para educar nossos filhos ( comentários, cenas visionadas na TV, "cenas a que assistiram na escola, comentários dos colegas...
Tentaremos ser pais atentos e responderemos com honestidade a peguntas abertas de qualquer de nossos filhos mas tentaremos não adiantar nada.
antecipar dúvidas poderá prejudicá-los no seu harmonioso desenvolvimento global natural- e cada criança tem um ritmo diferente , por isso queremos respeitá-la .
Eugénia Botelho

Anónimo disse...

querem castrar-nos?!?
nota-se bem
até o dr daniel queriam ver castradito

Anónimo disse...

Senhor Professor Daniel Sampayo, gostei de o ouvir no programa nem que fosse para constatar que, de facto, há sensibilidades muito diferentes. Preocupa-me que seja a sua a impulsionadora de este tipo de programa que pretende "educar" os meus filhos. Obrigado, mas não obrigado.

Quanto a uma frase, entre outras, bastante "infeliz" como se diz na giria, que o Senhor proferiu, relacionada com várias posições e prazer (tenho algumas dúvidas que isto tenha que ser explicado a quem quer que seja, e muito menos a crianças de 7 anos), supreendeu-me, pois pelo que me pareceu o Senhor tem apenas uma.

Quanto ao "facto" de a educação sexual retardar as relações sexuais (estranho, pois no Reino Unido o aumento de gravidezes em adolescentes subiu exponencialmente com a introdução deste tipo de programas nas escolas), deve-se seguramente ao nojo que este tipo de filme "pedagógico" possa provocar nas crianças.

Anónimo disse...

Ludovico
achei lindo, grande comentário.
MO

Anónimo disse...

acho o drdaniel sampaio forada realidade do pais onde vive margarida neto como mulher que é mais realista e consciente de que o filme pode ferir sensibilidades nem todas as crianças ate aos nove têm a mesma maturidade, dos dez aos doze já é diferente .há maneiras mais suaves de apresentar este tema mas cada criança é um caso e depende do contexto social em que está inserida.Em democracia devemos respeitar as ideias ainda que não as partilhemos coisa que o sampaio não fez...

Anónimo disse...

Esta iniciativa está de parabéns.
tenho uma filha de 10 anos e pretendo gravar o filme para o ver com ela.
Sei que a maior parte dos assuntos focados já são do conhecimento dela e dos miúdos da idade dela, que entre eles falam sobre sexo e muitas vezes com os risinhos mostrados no filme. Vai permitir-me abordar com ela o tema do abuso sexual que para mim é o mais comlicado. A crueza das imagens é bem menor que algumas telenovelas onde o sexo é ainda por cima associado a violência, traição e acaso fortuito. Lamentei somente que durante o debate, a determinado momento, o mais importante fosse uma discussão pessoal entre dois comentadores.

Anónimo disse...

Ludovico o senhor é que mete nojo. Já foi explicado aí nos comentário o caso do Reino Unido, procure. Quanto a uma criança enojar-se com este filme... bem... não tenho comentários para esse seu comentário, é por e simplesmente estúpido.

Anónimo disse...

As reacções que encontro neste blog, são reveladoras da repressão sexual que até há bem pouco tempo o país vivia. Só assim compreendo as mensagens de natureza mais purista.

Recordo à corrente mais conservadora, que já vivemos na chamada sociedade de informação. O que significa que os mais jovens têm acesso a imagens e conteúdos bem mais explícitos do que os que são apresentados no filme. Pior ainda, os jovens hoje têm acesso a muitos conteúdos que estão errados.

Por favor, não proibam a informação; não escondam a informação, mas antes sejam críticos activos em conjunto com os vossos filhos.

Crianças com 10 e 12 anos desenham sites no Hi5 e gravam videos no iTunes. Lamento desiludir os Pais mais conservadores mas este filme não é nada, comparado com o que as crianças têm acesso.

Deixo aqui a sugestão da RTP incluir este filme no seu site.

Anónimo disse...

Ahahahahah!
está óptimo! :) é que é mesmo...

"Seria muito positivo se a Drª. Margarida Neto tivesse a paciencia de convidar o Dr. Daniel Sampaio para trabalhar com ela. Teria muito a aprender. provavelmente esta doente e necessita de ir ao psiquiatra"

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

A RTP2 mostrou hoje o filme a uma hora tardia para dar aos pais a possibilidade de o verem e avaliarem se o querem mostrar aos filhos. Aqueles que não desejarem que os seus filhos o vejam, deverão garantir que amanhã, pelas 20h15, a televisão não esteja sintonizada na RTP2.

Esta atitude da RTP2 seria de louvar se a RTP2 conseguisse garantir que as únicas crianças que amanhã verão o filme serão aquelas cujos pais assim o desejem. E isso é impossível de garantir!

Anónimo disse...

Deixar a Educação sexual unicamente nas familias é um risco, em especial nas Familias que encaram o tema como tabu. Um pré adolescente para quem a sexulidade nunca existiu, se se cruzar na sua vida com as pessoas erradas, estará mais sujeito a situações de manipulação afectiva que poderão levar a que as primeiras relações sexuais sejam, demasiado cedo, não consentidas e traumaticas. A maior diversidade de informação apropriada para a faixa etária poderá ser uma forma de ajudar a formar um adolescente/adulto mais " inteiro " no que diz respeito aos afectos

Cotinha Mor disse...

Interessante o debate...pela negativa: os comentadores devem respeitar-se mais e ser mais pedagógicos entre si!
Não se pretende que se evidenciem...mas que se respeitem e mostrem as suas diferenças.
O filme: os pais têm direito de opção

Anónimo disse...

Boa Noite a todos
Sou Mãe eduquei o meu filho que hoje tem 26 anos, falei de sexualidade com ele com a maior naturalidade nunca tive tabus na linguagem sexual com ele.Pois só podemos ter seres bem formados se os educermos senão para que servem os Pais senão para educar...falar de sexualidade... não é imoral... Os pais têm o dever de educar em todas as areas e dar bons exemplos e se não sabem como responder procurem leitura adquada para ficarem mais cultos...e saberem como devem explicar certas observações feitas por os filhos(as)...
Passem bem e eduquem bem

Anónimo disse...

e acho piada as pessoas estarem com problemas q passem este tipo de filme na tv e q haja educação sexual na escola mas deixam ver filmes e novelas e as crianças têm acesso a toda a informação distorcida e "sem legendas" adequadas p a idade delas em todos os media quer revistas, tv e internet... e ainda se preocupam q haja informação canalizada e a pensar numa linguagem p crianças? mas que raio de mundo vivemos?.,.. querem q os desenhos animados sejam só monstros e cinderelas... ou querem q aproveitem p passar informação e conhecimento e descodificar e orientar muita infirmação p crianças q elas de qq maneira tem acesso e os pais quer se preocupem ou nao ?!? nao conseguem evitar pq os filhos nao estao numa redoma de vidro... mas escusam de estar as escuras ou melhor... so com a tv acessa nas novelas e em certos filmes q talvez os pais ate se preocupem em dizer q nao é pra eles verem... o que só lhes aguça a curiosidade e eles vao acabar por ver muita coisa de qq maneira!!! porque nao desta maneira e que permita um acompanhamento dos pais? ahhhh os pais nao tem vontade e tem medo e vergonha de falar nisso com os filhos... ai ai porque será? q mentes tão ingenuas ou distorcidas ou atrasadas ainda temos como pais das nossas crianças?

nao escondam a realidade de forma velada!!! nem sejam depravados... as crianças na sua ingenuidade só vêm depravação se os pais disserem q é "sujo"... etc etc como sabemos ai ai


mostrem q pode nao ser sujo. q pode ser limpo e a limpeza depende dos cuidados de higiene e de conhecimento e sao mais limpos quanto mais informados!...

e nao tenham medo do kamasutra... há por ai revistas e programas muito piores e q as crianças vêm!!!!

mostrem q faz parte da vida!

e dá vida... mas mostrem e ensinem como se devem proteger p terem uma boa vida saudavel e feliz!!!

ou nao é isso que querem p os filhos e crianças deste pais?!

Anónimo disse...

Amanhã, pelas 20h15, muitas crianças de várias idades e até mais novas que os 8 anos estarão a ver a RTP2. O horário é o habitual para outros programas destinados aos mais novos. Mas os pais de muitas destas crianças não sabem nem sonham com o programa que os seus filhos estarão a ver!

Anónimo disse...

A quem interessar a Colecção "A Minha Sexualidade" de Jocelyne Robert editada pela Porto Editora é uma forma de salutar de abordar estas questões. Ofereci o 2º vol. - dos 6 aos 9 anos - à minha filha que fez à pouco 10 anos e vou deixar que veja também o filme porque é minha obrigação esclarecê-la e não quero que fique com ideias erradas transmitidas pelos "Morangos com Açúcar" ou outras "Floribelas".

Não recomendo que aqueles pais que nunca discutiram estes assuntos com os filhos os ponham agora a ver o filme sem mais nem menos.

Ana L. C. disse...

Apesar de considerarmos que é importante falar abertamente às crianças sobre esta temática, não é necessário partilhar com elas alguns aspectos da intimidade do casal, nomeadamente posições sexuais e sons num tom de gozo...

esse tipo de mensagem elas já adquirem em qualquer novela. para além disso o facto das crianças terem conhecimento da sexualidade não deve criar nelas o desejo de praticarem o acto sexual estando ou não associado ao amor, prematuramente. para além do corpo estar preparado(conforme explicitou o filme) tem de haver maturidade e idade. Caso contrario continuaremos a ter mães com 15 anos.

Relativamente ao abuso sexual, mais do que o sentimento de "bem estar" tem que haver um constante acompanhamento no desenvolvimento sexual da criança desde a auto descoberta até ao primeiro contacto sexual, afim de se sentir segura e saber se é uma coisa certa ou se o que sente parece certo mas não deixa de estar errado. Nomeadamente o incesto, em que o carinho vindo da família parece bom, mas passando para a sexualidade muitas vezes na criança se confunde com o "saber bem", pois não é obrigatório um abuso sexual infantil ser associado
a um forçar a criança a algo, muitas vezes passa pelo engano e induzir a criança a fazer algo afirmando que o que ela está a fazer é bom...

Directamente em relação ao filme penso que não seja um bom começo mas sim um auxilio para os pais pois acho o filme pedagogicamente correcto, mas no factor educação para o crescimento social e desenvolvimento pessoal é demasiado
explicito nomeadamente posições e algumas cenas de acariciamento mútuo...
penso que acima de tudo antes de dar um ensino aos filhos devia-se dar um ensino aos pais.

Anónimo disse...

"Mas os pais de muitas destas crianças não sabem nem sonham com o programa que os seus filhos estarão a ver!" Que mania essa de se acharem sempre superiores aos outros todos. Há mais gente no país que se calhar vê os mesmo programas que você. E que amanhã vai estar com os filhos. Olha que porra!

Anónimo disse...

Drª Margarida. Parabens. O Dr. Sampaio apenas demostrou a atitude tipica de quem não consegue compreender que o aluno superou o mestre!Continue o seu trabalho com a convição que demostrou, sinto-me mais confiante e alerta depois de ouvir os seus comentarios. vou ver com os meus filhos.

Anónimo disse...

" o aluno superou o mestre!" Isso foi piada certo?

Anónimo disse...

Lamento que não tivesse ficado definida a faixa etária alvo do filme proposto. Parece-me que o filme proposto não se destina a todas as idades. Além disso também não ficou claro o nível de conhecimentos prévios que as crianças devem ter para poderem melhor entender e beneficiar do filme proposto.
Sei que existem muitos outros filmes sobre o tema e que este talvez não seja dos melhores (ou então o problema estará na tradução feita...)
Quanto aos participantes:
Dr Daniel Sampaio: bom; levaria muito bom se não se tivesse exaltado com aquela senhora "do contra"
Sra. da Associação (desculpe não ter fixado o nome): Muito bom
Sociólogo (idem desculpa): Muito Bom
A senhora do contra: Medíocre: revelou ter problemas por resolver consigo própria; recomenda-se psico-análise profunda)

Anónimo disse...

"Sei que existem muitos outros filmes sobre o tema e que este talvez não seja dos melhores (ou então o problema estará na tradução feita...)"
Todos naquela mesa, assim como eu, concordaram que a tradução estava muito boa.

Anónimo disse...

Muito boa noite, congratulo antes de mais a RTP pela iniciativa. Lamento no entanto que um momento que poderia e deveria ter sido precioso para o esclarecimento dos pais e que os poderia inclusivamente munir de ferramentas para uma reflexão pessoal e familiar e discussão aberta, serena e clara das temáticas da Sexualidade, se tenha transformado num campo de batalha. É uma pena que "técnicos tão experientes" no trabalho em Educação Sexual não sejam capazes de agir de acordo com um dos grandes principios que é trabalhado com os jovens em Educação Sexual - O respeito!!

Joana

Anónimo disse...

Lamento que não tivesse ficado definida a faixa etária alvo do filme proposto. Parece-me que o filme proposto não se destina a todas as idades. Além disso também não ficou claro o nível de conhecimentos prévios que as crianças devem ter para poderem melhor entender e beneficiar do filme proposto.
Sei que existem muitos outros filmes sobre o tema e que este talvez não seja dos melhores (ou então o problema estará na tradução feita...)

Anónimo disse...

"Sei que existem muitos outros filmes sobre o tema e que este talvez não seja dos melhores (ou então o problema estará na tradução feita...)"
Todos naquela mesa, assim como eu, concordaram que a tradução estava muito boa.

Anónimo disse...

COMO ALGUÉM PEDIA MAIS ACIMA, POR FAVOR PONHAM ESTE FILME NO VOSSO SITE. DÁ IMENSO JEITO PARA LIMPAR ALGUMA IDEIAS MAL COMPREENDIDAS.

JÁ AGORA... NÃO FALEM DO QUI PRÓ QUO DIRECTO SE NÃO CONHECEM AS CAUSAS!!!
PROVAVELMENTE A DRª NETO E O DR SAMPAIO JÁ MESMO CONVIDADO POR TEREM UMA CONHECIDA OPOSIÇÃO DE IDEIAS. UMA DEMASIADO RETRÓGRADA E OUTRO DEMASIADO À FRENTE (MUITO BEM) PARA UM PAÍS QUE AINDA NÃO ESTÁ SEQUER PREPARADO PARA UM WOOSTOCK À BOA MANEIRA AMERICANA DOS ANOS 70, REPITO, ANOS 70 DO SÉCULO PASSADO.

Anónimo disse...

Quem souber a verdadeira historia por de tras da picardia psiquiatrico-freudiana que poste por favor... a curiosidade e' terrivel

Anónimo disse...

Decididamente, não verei o filme com o meu filho de 7 anos. Embora me considere "sem teias de aranha", conheço o meu filho e sei que algumas imagens o chocarão. Porque conheço o meu filho, porque o acompanho, conheço também a sua sensibilidade.Decididamente...NÂO!

Anónimo disse...

Ainda bem que conhece o seu filho, já é qualquer coisa. Agora trate de o educar.

Anónimo disse...

Nossa Senhora do Rosário de Fátima, salvai-nos! Salvai Portugal!

Anónimo disse...

Parabéns mais uma vez à RTP2. No país onde vivemos e a apreciar pelos comentários, este canal está "muito à frente" como dizem os miúdos..
Gostaria de perceber um pouco melhor onde está a informação que a dada altura D.Sampaio referiu estar online (penso) acerca da Educação para a Saúde...procurei no site do ministério da educação e não encontrei nada... aos poucos avançaremos ...

Anónimo disse...

já consegui ler alguns comentarios mais e nao percebo o preconceito de certas pessoas e as criticas pessoas?... será q conhecem mesmo e sabem o que estao a criticar?

é que parece q só conheceu o Dr Daniel e só o ouviram a ele a à tresloucada aluna tb ela psiquiatra!!!! e que trabalha mas numa onda bem diferente!!!

Será que nao ouviram o sociologo? ou nao sabem comentar o q ele disse... e a experiencia de quem trabalha no terreno sem ser num consultorio como a dra Margarida Neto? alias, ja vi q tudo o que ela faz fora do consultorio ainda é pior do que o trabalho q faz dentro do consultorio privado! mas so la vai quem quer..

Anónimo disse...

Como mãe de família numerosa, professora e formadora em ed. sexual peço à Rtp2 o favor de não passar este desenho animado!
Muitas crianças o verão sem que estejam acompanhadas!
A Rtp2 que é um canal de confiança para muitos pais que "quase abandonam" seus filhos de tenra idade (3,4,5 anos em diante). Por isto mesmo penso que não devm transmitir neste horário o desenho animado.
Por favor integtrem-no numa hora mais tardia e à sexta feira para os que queiram acompanhar seus filhos com mais de 8/9 anos - qiue poderão achar interessante deitar-se depois das onze da noite excepcionalmente.
Por favor!
A.E.B.

Anónimo disse...

Dr. Sampaio, será que consegue compreender que nem tudo é assim tão racional e que muitas das reacções dos pais são impulsos instintivos com origem bem mais profundas e complexas que a sua (desculpe), masturbação mental!

Anónimo disse...

Boa noite a todos
quero dar os parabens à iniciativa da RTP ao trazer para o debate público questões delicadas como esta da sexualidade infantil. Sou a favor deste tipo de iniciativas, pois acho que quanto mais e melhor informação houver sobre os assuntos em geral, mais benéfico será para as pessoas e sociedade.

Em relação ao filme, apesar de achar a ideia muito boa e a mensagem que passa bastante positiva, não posso deixar de fazer algumas críticas: a linguagem é demasiado infantil para a faixa etária a que se destina, quase de bebé; opostamente a isso, acho que algumas imagens, colocando-me na pele de uma criança, chegam a ser chocantes, e parece que visam só a satisfação dos instintos, sendo certo que entre a imagem e a mensagem o que ficará retido será a imagem, que vale mil palavras.
Mas penso que não será má ideia as crianças verem se acompanhadas por um adulto ao lado que lhes vá explicando, isso deve ficar ao critério de cada pai.

por fim, sobre o debate, gostei de ouvir as diversas opiniões, só acho que ficou manchado pelas intervençoes do Sr. Daniel Sampaio que em nada contribuiu para o esclarecimento e leal troca de ideias. A arrogância com que falava e o desrespeito para com as opiniões de outros manifestaram-se quando disse à outra convidada para ir trabalhar com ele ou quando disse ter "pena dessas pessoas" no momento em que a apresentadora leu um comentario do forum com o qual nao concordava, atitudes típicas de quem pensa ter superioridade moral sobre os outros e a verdade absoluta consigo.
Dou os parabens aos outros convidados que souberam expressar as suas opiniões e ouvir e respeitar a dos outros.

Anónimo disse...

tenho pena que a atitude infantil do prof sampaio tenha diluido o debate e afastado a atenção do essencial. Fernanda Freitas, acho que para a proxima a sus intermediação deva ser mais "agresiva".

Anónimo disse...

Controlem os comentários ou vou ter mesmo de pensar que estamos num país de estúpidos... porque não um fórum esclarecido e interessante .. ou o "tuga" gosta mesmo é da discussão de café? Elevação meus caros.. uma certa elevação em vez da eterna troca de ofensas e "galhardetes" que em nada nos fazem evoluir!

Anónimo disse...

nao sabia q o Dr Daniel provoca tantos comentarios..

ainda bem... e sinal q o trabalho dele e ele sao muito conhecidos...

a sra de vermelho como alguem comentou é que ainda nao é muito conhecida... ou nem todos se lembram de a ter visto na TV recentemente e qual o assunto... se nao se lembram ainda bem... é q nao interessava

mas havia mais pessoas no programa ou nao interesssou o que tinham p dizer?... eu achei muito interessante!

estao de parabens pelo programa e pelo tema escolhido e pelos convidados... excepto a sra de vermelho... :(

Anónimo disse...

Não me parece que posições extremadas nos ajudem na discussão.O exageros tendem para atitudes radicais.Eu não tive educação sexual tão obvia como este filme e sinceramente não senti falta, considero-me perfeitamente feliz na vivência da minha sexualidade. A minha "educação sexual" foi aprender a respeitar o outro e a respeitar-me. Não seria mais importante educar as emoções, as relações, os afectos? no meu entender o resto vem livremente e no seu tempo.

Anónimo disse...

o radicalismo que o Dr. sampaio demostrou é o ultimo instrumento que deve ser utilizado na educação sexual de qq ser humano, especialmente quando se trate de crianças.

Anónimo disse...

é aqui q ficamos a conhecer as mentes retrogadas e perversas q existem no nosso país...

a avaliar por alguns comentarios aqui colocados cada vez mais penso que devia haver testes p se poder ter filhos... é que há pessoas que sabem mexer num computador e deixar msgs em blogs mas nao sabem educar nem ensinar nem evoluiram a nao ser q navegam em blogs e sabe-se lá mais em que sites?!=?

e nao querem q os filhos deles ou dos outros...?!?! nao querem q a juvente aprenda! seja informada! tenha conhecimento p fazer opções mm q sejam diferentes das dos pais... (ainda bem q sao muitas das vezes... a uma má educação e pais retrogadas ainda saiem mutos filhos bons e de olhos abertos... nao sei como mas saiem... deve ser a parte boa da sociedade de informação q os habilita a isso!)

Anónimo disse...

Podem-me explicar que idade têm os filhos da doutora???
São crianças?
Ela viu o filme com eles? e os nossos filhos não podem, certo?
Parece-me que o gato fedorento fará um rabula do estilo marcelo do assim não.
"as crianças não podem ver. Mas os meus filhos viram. Mas as crianças não podem ver. mas os meus filhos viram"
Expliquem-meeeeeeeeeee

Anónimo disse...

independentemente da idade os filhos da doutora viram o filme com alguem bem informado e não com alguem para quem o sexo deve ser tão natural como beber um copo de agua..isso é não compreender que o acto sexual tem na sua genese um impulso instintivo, que nos sociedade devemos socializar e não hiper-normalizar...

Anónimo disse...

Justiça seja feita. Devo acrescentar algo que omiti sem querer no meu comentário anterior. Nem sequer coloco em causa a postura, as intervenções e o contributo positivo que os outros intervenientes deram ao programa. A Drª Fátima Forreta e o Sociologo (também com as minhas desculpas por não ter fixado o nome) estão de parabéns.
Joana

Anónimo disse...

Há um comentarista que se diz "anónimo", que nem coragem teve, para no mínimo colocar um pseudónimo. Insinua que é por as pessoas se masturbarem que temos diversos tipos de tarados sexuais. Com mentalidades assim não há filmes que cheguem.
Parabéns RTP2, em frente...

Anónimo disse...

partilho da sugestão de se poder ter acesso ao filme no site q acharem mais indicado e autorizado e que façam publicidade p poder ser visto e revisto mais tarde...

Anónimo disse...

adorei o que a Isabel disse:

"isabel said...
A quem interessar a Colecção "A Minha Sexualidade" de Jocelyne Robert editada pela Porto Editora é uma forma de salutar de abordar estas questões. Ofereci o 2º vol. - dos 6 aos 9 anos - à minha filha que fez à pouco 10 anos e vou deixar que veja também o filme porque é minha obrigação esclarecê-la e não quero que fique com ideias erradas transmitidas pelos "Morangos com Açúcar" ou outras "Floribelas".

Não recomendo que aqueles pais que nunca discutiram estes assuntos com os filhos os ponham agora a ver o filme sem mais nem menos.
"


e sim, acho que todos os pais deviam ler esses livros e deixar os filhos ler.... alias, dêm livros às crianças e não só TV e NET

e depois tb me preocupam aqueles pais q nunca conseguiram ou souberam falar com os seus filhos sobre certos assuntos... ou q os filhos nem tem a vontade p falar com os pais... q amanhã queram fazer a grande estreia?!?!... hum... mas à sempre 1 primeira vez.. e esta nao parece das más!... há bem piores!

Anónimo disse...

o filme foi feito num contexto social distinto do nosso, Canada/ dinamarca. Apesar de muito bom, é necessario adapta-lo ao nosso contexto social. Visiona-lo atraves do site é uma excelente ideia, com, por exemplo, acesso a 3 ou 4 traduçõs para diversos indices de inteligibilidade.

António Maia disse...

Agradecimentos à direcção de programas da RTP

Este país é o que é. Cerca de trezentos anos de inquisição, mais cerca de cinquenta de “fascismo” sobre a orientação da “santa igreja católica” é demais. Basta da intromissão da malvada igreja que tanta importância tem no atraso do nosso povo.
Basta, i-de para os vossos templos pregar para quem vos queira ouvir.
Basta de moralismos da treta, lembramo-nos dos casos recentes de pedofilia levados a tribunal nos EUA onde os arguidos eram padres católicos, o catolicismo é sinal de retrocesso, basta olhar os povos onde a Reforma foi levada a cabo.
Se amamos os nossos filhos desejamos que sejam felizes, certo? Então informem as meninas e os meninos sobre a sexualidade com prazer, não deixem que as crianças aprendam a sexualidade de uma forma distorcida na rua selvagem, ou nas igrejas, cheias de pecados e culpas, a começar pelo primeiro livro, Génesis, “podem comer frutos de todas as árvores, menos daquela que é a árvore do conhecimento” disse o senhor.
As “pilinhas” e as “passarinhas” não são só para fazer chichi, nem para fazer bebés, são para também para ter prazer, é bom, a maioria das pessoas gostam muito e só não têm mais prazer porque vivemos ainda numa sociedade cheia de imensos tabus.
Mostrem, dêem o exemplo às crianças de que o sexo é uma coisa maravilhosa que está na origem da vida, sem o amor da sexualidade eles não teriam nascido.

Parabéns pela coragem de mostrarem o filme e pelo debate, que dispenso de comentar para não ser desagradável.

Fernanda Freitas, adorei o teu penteado ahahaha Parabéns pelo teu trabalho.

Façam mais amor, façam mais sexo! e expliquem às crianças, vocês não explicam ahahahaha
Uma vénia
antoniomaia@netcabo.pt

PS: ahahahaha Tenho de gargalhar, por ainda me lembrar do discurso do bispo do Porto no dia a seguir à RTP passar o filme o “Império dos Sentidos”, nos anos oitenta.

Anónimo disse...

Cara Fernanda,
Espero que tenha oportunidade de ler este meu comentário.
Escreveu, era quase 01h00, que "para se falar como se faz um bebe não precisa mostrar posições, aprender como se faz um bebé é uma coisa e como se faz sexo é outra, as crianças não precisam aprender a fezer sexo". Acontece que, pelo menos no meu entender, este filme não discute a mecânica de fazer um bébé (para isso temos livros de biologia). Discute sexualidade. E as crianças precisam de aprender o que é o sexo simplesmente porque têm curiosidade sobre o assunto e fazem uma ideia, por vezes errada, do que se trata.Não acha que é melhor serem esclarecidas de forma clara?
Não se trata aqui de introduzir um tema novo ou acrescentar preocupações às crianças. Trata-se de um instrumento adicional dado aos pais para responder a perguntas já feitas.
E não penso que o sexo tenha de estar associado à formação de uma família.Penso sim que, principalmente para esta faixa etária, deve estar associado ao carinho e ao amor entre um casal.

Catarina, 22 anos

Anónimo disse...

Se pensarmos num debate como uma relação: um debate em que um agride o outro é uma relação sado-masoquista; um debate em que um quer anular o outro é uma masturbação.

Anónimo disse...

Que credibilidade se pode dar a um psiquiatra que nem sequer consegue controlar os seus impulsos. o tipo devia estar proibido de lidar com crianças...

Sérgio Cunha disse...

Um debate em que se cruzam pontos-de-vista diferentes, de modo a criar ideias novas é uma fecundação. É amor.

Anónimo disse...

Pois! para alem disso ele tb é um vaidoso!

Anónimo disse...

Fernanda Freitas: eu acho que , em nome da credibilização do filme, amanhã vc deveria começar o programa com uma nota sobre o comportamento disfuncional do Dr. Sampaio, explicitando que a rtp e os autores do filme são alheios às atitudes demonstradas pela "personalidade"

Anónimo disse...

É de todo lamentável que dos comentários que até agora mais se vangoliaram de mentes abertas, livres e capazes de uma educação sexual saudável dos seus filhos, foram aqueles que mais radicalismo e menos tolerância apresentaram. Será que não percebi bem? A discussão com os nosso filhos sobre sexualidade não deve passar especialmente pela tolerância e aceitação das diferenças? Será que esta postura de ataque não está totalmente errada nesta discussão?

Anónimo disse...

Fiquei surpreendida com a agressividade do Prof Daniel Sampaio. Faz-me muita impressão ver e ouvir estes debates pois reparo que no nosso país ainda não conseguimos ser adultos como sociedade.
Será que poderiam organizar debates com número igual de intervenientes - uns com uma maneira de pensar outros com outra - para que os espectadores possam livremente formar a sua opinião?
Será que ainda não se percebeu que não se diz aos outros o que fazer?
Parece que somos todos crianças e todos mandam em nós (pais, professores, TV, estado etc. Será assim que nos tornamos adultos e responsáveis?
Uma mãe

Anónimo disse...

Não vou ter a possibilidade de ver este filme com os meus filhos! Gostaria saber se podem colocá-lo no site da rtp ou repeti-lo noutro dia? Obrigado

Anónimo disse...

Ainda não vi o filme mas sou completamente a favor que ensinem as crianças no que respeita ao sexo (que não deve ser tabu, é natural! (senão nenhum de nós cá estava...)), tão cedo quanto possível.

Na minha família ninguém nunca me falou de sexo. O que eu ouvia de vez em quando eram umas lasquinhas sobre o assunto que nem chegava a perceber porque disfarçavam o assunto ou acabavam com ele...

A minha mãe é a pessoa com quem sempre tive mais convívio e esse tema para ela sempre foi tabu. Mesmo hoje, e já tenho 20 anos, quando vemos um filme juntas e, de repente, passam cenas de sexo mais atrevidas, ela muda de canal e dá uma desculpa do tipo "Ai, deixa-me ver o que é que está a dar em X canal" ou "Hoje ia dar um filme, deixa ver se já está a dar"...

A verdade é que tudo aquilo que sei sobre sexo (e acho que a minha mãe nem sonha o quanto sei...) aprendi com os amigos e colegas, na TV (novelas , filmes, etc.), livros, revistas, internet, etc. e com a vida. Ou seja, aprendi com tudo menos com aquelas pessoas que tinham o dever de me ensinar, de me prevenir.

Fui muito ingénua acerca disso até muito tarde (mesmo aos 12 anos). Mesmo quando os meus amigos e colegas falavam sobre sexo, eu às vezes não entendia ou percebia erradamente porque me faltavam as bases, o essencial que eu ainda não sabia.

Por causa dessa ingenuidade sofri consequências.
Não, não me envolvi sexualmente com alguém e depois tive filhos. Podia acontecer, mas não, felizmente não foi isso. Mas conheço alguns casos de miúdas que conheço de vista da altura do ensino básico que com 12, 13 anos foram mães. Uma delas é quase minha vizinha e o filho fica quase sempre, não com a mãe mas com a avó. E o pai? Nem vê-lo.
As consequências que sofri foram outras: fui vítima de abuso sexual por 2 familiares sem saber que isso era errado, que era uma coisa má e que devia contar aos meus pais. Ninguém nunca soube. Quando comecei a perceber do que realmente se tratava comecei a sentir vergonha e receio que descobrissem. Talvez se me tivessem explicado o fundamental sobre a sexualidade quando eu era pequenina, isto não teria acontecido porque, sabendo que era uma coisa má, certamente eu contaria à minha mãe quando as coisas começaram a acontecer.
E atenção que o abuso sexual dentro das famílias não é assim tão raro. Conheço mais 3 casos.

Da ignorância das coisas só pode sair asneira. É bom saber para, pelo menos, se estar prevenido!

Anónimo disse...

Boas! Custa-me a crêr a mediavilidade em que muita população se encontra, tabus e preconceitos que tem. Nasci e vivi na Alemanha até aos 10anos, tive Educação Sexual na escola aos 7anos (Isto foi à 25 anos), hoje tenho 33, pai de um filho de 4 anos, planeado e uma sexualidade que correu bem desde o início. Foi um método que resultou e hoje o meu filho de 4 anos verá o filme comigo e com a mãe! Dêem-lhes a informação, expliquem-lhes, porque senão alguém o fará por vós e, poderá distorcer um pouco ou muito a verdade! Ao contrário do que o preconceito de algumas pessoas sugere, o facto de aprenderem mais cedo, funciona ao contrário.. só o vão pôr em prática depois de acharem que têm toda a informação disponível e de acharem que estão preparados.

Anónimo disse...

Relativamente a este assunmto tenho a inha opinião e tambem as minhas duvidas. Na generalidade concordo com o visionamento dos filme pelas crianças. O que jamais queria era alguem com tantas "certezas",como o sr. dr. sampaio, perto dos meus filhos. o sr. esta obstinado com a sua prespectiva das coisas e isso é muito negativo para a dialectica que a criança necessita.

Anónimo disse...

este filme tem cenas chocantes, nao apropriadas a crianças de 7-11 anos.
nem todas as crianças com 7 anos viram tampoes, pensos higiénicos e afins. muito menos é normal ver os pais nus como o filme quer fazer passar, mas que raio?!?!
o dr daniel sampaio tem uma postura muito arrogante, não sao possiveis debates serios com posturas destas. e pensar que é este senhor que "encabecilha" o programa de educação sexual das escolas, até arrepia..
Sabe, sr DR, Atacar o "adversario" é sempre a pior técnica para defendermos as nossas ideias, essa sim a técnica do inseguro. aliás como se denotou no seu tom de voz jucoso e impositivo.
Louvo terem passado este filme hoje para os pais optarem o que fazer amanhã, os meus filhos decidiamente não o irão ver.
Acho que crianças de 7-11 anos não têm maturidade para digerir nem
conteudos nem as imagens (posições SEXUAIS ..7 anos?!?), menstrução, imagens de caricias, placenta, etc) nem sozinhos, nem acompanhados.
o vosso debate perde por ter o dr daniel sampaio, todos os outros
oradores me parecem bem mais ponderados
pergunto-me se o dr daniel sampaio julga que todos os que antes da idade certa (e não são 15 anos!!) não pensávamos em relações sexuais somos todos uns frustrados mentais..
inês menéres

Anónimo disse...

Convém lembrar, entre tanta gente que, mais do que debater procurando respeitar e perceber o enquadramento das opiniões alheias, tudo faz para achincalhar os outros, que SEXUALIDADE não é apenas SEXO. Para mim, tal como para muitos pais, estou em crer, é essa a principal preocupação na abordagem deste tema com os filhos. Hoje, com tanto sexo explícito e implícito que os nossos filhos vêem, não podemos deixar de abordar o tema com eles. Nunca deixei de o fazer a propósito das mais diversas situações, tal como também o faço em relação a quaisquer outros aspectos da sua formação. Mas, infelizmente, vejo muita gente (Dr. Sampaio incluído, para minha grande surpresa) a quem incomoda muito que o tema da sexualidade não passe por uma triagem de valores feita pela família. A beleza da sexualidade e o prazer da sua descoberta também passa por alguma (se não muita) privacidade e não há (nem deve haver, quanto a mim) necessidade de explicitar tudo. Julgo ter sido a isto que se referiu a Dra. Margarida Neto quando falou de «crueza». Parabéns lhe dou pelas suas intervenções equilibradas, ao contrário das do Dr. Sampaio – nunca pensei que fosse tão intolerante e agressivo e tão militante na causa contra os valores de algumas famílias que mais não visam do que contextualizar moralmente a sexualidade, algo inevitável para promover comportamentos saudáveis e equilibrados.

Anónimo disse...

Vou ver o filme com os meus filhos porque sinceramente acho positivo. relativamente ao Dr. Sampaio justifica-se uma intervenção do ministerio. A sexualilidade nas escolas não pode estar na mão de intolerantes. Se um dia o Dr. sampaio for à escola dos meus filhos, nesse dia, eles ficam em casa.

Anónimo disse...

os pais deste país antes de quererem pistas e que outros falem por si de assuntos delicados (e pros quais os filhos de 7-8-9 anos não estão definitivamente preparados) deviam banir televisoes e internets dos quartos como acontece em tantas casas portuguesas.
nao me parece sequer proprio por no mesmo saco os 7 e os 11 anos...
1º ano e 5º ano???

Anónimo disse...

o filme é muito muito "cru", para não dizer "nojento" em certas imagens...gemidos, maminhas a saltar, menstrução, a conversa dos bonecos de que sim já (todos) viram a mãe /ou pai nus, as posições (a mãe de pernas no ar) no acto sexual. acho positivo terem passado o progrma de vespera, acho pessimo que o passem logo apos o zig zag (crianças de 10 anos não se deitam ás 20h30 á sexta feira pelo que seria perfeitamente normal pasá-lo as 21h ou 21h30).
por ultimo, dou os parabens a todos os oradores EXCEPTO ao Dr Daniel Sampaio que para além de ter conseguido ser mal educado não deve saber o que se compreende por humildade na vida. Deve achar que puxa dos galões e insulta quem quer...
perdeu a razão no minuto em que incultou "o grupo" da dra margarida, seja lá quem for esse grupo, e escusava de ter dito que ela tinha sido sua aluna com um ar de que "sei bem mais que a senhora!"
posturas na vida.

Anónimo disse...

parabéns pela iniciativa de darem lugar aos pais para decidir o que fazer quanto a este assunto de ed sexual através da TV.
Penso que a apresentadora estava claramente "enamorada" das ideias do Dr D. Sampaio deixando que ele interrompesse quem queria a seu belo prazer. Quem contabilizou os minutos de intervenção de cada um deverá dar-me razão; penso, aliás, que uma mediadora não pode ter uma posição tão pouco isenta (é só uma opinião).
Por último, e mais importante, não gostei das cenas do filme. Considerei-as grosseiras, violentas, e algumas até repugnantes (sou mãe de crianças e acho as imagens do parto completamente sinistras).
gostava ainda que me informassem se são estes os conteúdos que o Dr Sampaio disse irem ser postos em prática no próximo ano, nas escolas portugesas, pois tal custa-me MESMO a acreditar.

Anónimo disse...

José Silveira e Fernanda:

Isso é pensamento retrógrada!!

É claro que os pais é que decidem o que vão e se vão contar aos filhos acerca de sexualidade! E quanto à passagem do filme na RTP2 continuam a ter o poder de decidir se vão ou não deixar os filhos ver!

Eu não vi o filme, não sei como é. Se eu tivesse filhos primeiro via o filme, gravava-o e depois decidia se os deixaria ou não ver.

Em todo o caso, mesmo que achasse algumas cenas despropositadas (como querem fazer parecer alguns dos comentários aqui deixados), O IMPORTANTE É ENSINAR AS CRIANÇAS SOBRE SEXUALIDADE, O MAIS CEDO POSSÍVEL (mesmo que não seja através do filme). ELAS VÃO SABER DE ALGUMA MANEIRA, SE NÃO FOR PELOS PAIS SERÁ ATRAVÉS DE OUTRAS FONTES OU ATÉ EXPERIÊNCIAS! POR ISSO É MELHOR QUE SEJAM OS PAIS A ENSINAR, O QUE FUNCIONARÁ TAMBÉM COMO PREVENÇÃO.

As crianças percebem as coisas desde que lhes sejam bem explicadas. Quem me dera que os meus pais me tivessem ensinado o mais importante sobre sexualidade quando eu era pequena. Isso evitaria certos acontecimentos na minha vida.

Libertem as vossas mentes de tabus ridículos! A sexualidade faz parte da vida, é natural e deve ser ensinada, educada, como tudo o resto. Afinal, é a partir do sexo que todos nós nascemos. É tão natural como a vida.

Porquê tabus?! Acham realmente que sabendo precocemente do essencial sobre sexualidade as crianças vão iniciar as suas experiências sexuais mais cedo?!
Elas têm curiosidade e quando começarem a saber algumas coisas acerca de sexo, elas vão querer saber mais e até experimentar, por exemplo, tocar e "manipular" os seus órgãos genitais (às escondidas obviamente. e isto acontece cedo (7, 8, 9 anos)).

Mas, se lhes for explicado, se tiverem educação sexual através dos pais (que deveriam ser os primeiros a ter a iniciativa de lhes explicar), isso deixará de ser para eles um fruto menos proibido, mais esclarecido e, logo, menos apetecido e sem tanta necessidade de experimentar para conhecer.

Sem falar do enorme benefício da prevenção de comportamentos sexuais de risco (a que as crianças, acreditem ou não, também estão sujeitas).

E, para os ignorantes: OS PSICÓLOGOS NÃO PROMOVEM PORNOGRAFIA NEM PERVERSÃO! OS PSICÓLOGOS SÃO A FAVOR DE QUE SE INFORME AS CRIANÇAS ACERCA DO FUNDAMENTAL SOBRE SEXUALIDADE, SEM PRECONCEITO!

É claro que esta educação pode ser gradual. Ir ensinando, à medida que vai crescendo.

Pensem!

Anónimo disse...

Bom dia,
Felicito a RTp2 pela coragem. No entanto, ( e dizendo desde já que não faço parte de nenhum GRUPO da Dr. Margarida Neto), concordei inteiramente com os pontos que ela referiu. Não se trata de esconder seja o que for, mas sem abordá-lo de outra forma, assim como acho perfeitamente desnecessária a variedade de "posições".
Lamento tambem ter visto o prof.daniel sampaio todo "empertigado" com a Drª. Margarida N., chegando mesmo a rasar o grosseiro. Acho quanto mais não fosse pela profissão ou área de especialização que tem, tinha a obrigação e a responsabilidade de ser mais calmo, por forma a controlar uma espécie de ira, que parecia estar a descarregar para cima da Srª. É melhor o prof. consultar um colega!
Além disso, acho claro que educar não é impingir uma ideia ou opinião, venha ela de onde vier; Prfs. Drs., televisão, etc., mesmo porque não somos todos iguais e as abordagens, principalmente em temas sensiveis como este, devem ser feitas para chegar a todos.
No geral filme é razoável, mas falha em alguns pontos: Imagens desnecessárias e coisas importantes que ficam por dizer. No meu caso, não acrescenta em nada à abordagem que tenho vindo a fazer ao meu filho quanto a esta questão.

Um bem haja

Anónimo disse...

Vi o programa com muita atenção.

Alguns comentários:
Até tinha algum respeito pelo Dr Sampaio - perdi-o totalmente! Foi de uma arrogancia extrema...sem motivo q o justificasse.

Acho que a faixa etária para a qual aconselham o filme muti baixa, na minha opiniao antes dos 9 é precoce mostrar algumas das imagens.

Anónimo disse...

Rectifico frase:... Não se trata de esconder alguma coisa, mas SIM abordá-la de outra forma...

Obrigado pelo tempo de antena.

Anónimo disse...

Bom dia.

Assisti a grande parte do programa, mas tive me ir deitada de tão irritada que estava com a arrogância do sr. Daniel Sampaio. Revelou não ter educação nem respeito pelo próximo, nem pelas opiniões que possam não ser equivalentes às suas. É um ser humano muito mal formado. Fiquei impressionadíssima com toda a sua atitude. Sou professora e (nem por acaso) esta semana nos deparámos com duas situações. Alunos de 7 anos que simulam cenas de sexo e exibem os seus órgãos genitais em público. Não é por falta de informação, uma vez questionados sobre os seus comportamentos vos garanto (porque lá estava) sabiam perfeitamente o que estavam a fazer e gemiam desenfreadamente. Outro caso relatado por uma mãe conta que o filho (com 7 anos) se agarra a ela simulando uma "cena de sexo" porque, dizia ele "estou pronto para isso". Não me venham dizer que estas crianças não estão esclarecidas porque informação foi coisa à qual eles não foram poupados (infelizmente). A questão é dosear a informação. Eles devem ter acesso a tudo, mas só quando as dúvidas forem suscitadas, nunca estimular curiosidades ainda adormecidas porque o processo pode ser preverso. Acho que lhes devemos passar a informação devida e adequada às faixas etárias, coerente e fidedigna, sem entrarmos em pormenores que possam pôr pais e crianças em causa. Não calculam a ânsia que algumas crianças revelam em experimentar "isso do sexo" como elas dizem, porque é assim tão bom, esperam desejosos a vinda desses dias. Brincar aos namorados é normal, agora despirem-se, simularem relações sexuais, parece-me preverso. Eu não mostraria este filme a crianças com menos de 9/10 anos (2º Ciclo). Já dei aulas de educação sexual ao 1º e 2º Ciclo, converso abertamente com cada aluno que me procura com dúvidas, agora não entro em particularidades (que eles também não estão interessados em saber, mas nós teimamos em dar-lhas). Nenhuma criança com 7 anos precisa de saber que há várias posições que permitem ao casal disfrutar da sua sexualidade com mais prazer. Ela um dia saberá, com 7 anos, dêem-lhes aquilo que eles precisam, não baralhem mais as cabeças que já custam a digerir o facto haver uma relação sexual onde o homem põe o pénis dentro da vagina.

Não queiramos ser "mais papistas do que o Papa". Obrigada pela atenção.

Anónimo disse...

Sinceramente, cada dia consigo ficar ainda mais supreendida. Esta "causa" desenfreada em querer mudar radicalmente as mentalidades é fantástica. Num dia, vemos juizes a decidir a favor de pedófilos, no outro, supostos profs./dtrs, ou lá o que é, nervosos a opinar e impingir uma também suposta educação sexual.
Que país maravilhoso! Haverá certamente qualquer coisa mal resolvida com aquele prof.

Anónimo disse...

Vi o programa e o filme ontem à noite mas só hoje pude comentar.
Primeiro (e colocarei esta questão ao provedor do espectador da RTP), que divulgação teve este programa e a sua estratégia de pré-visualização pelos pais? Acho, de facto, louvável que a RTP siga este tipo de estratégia, mas convém divulgá-la: o problema não vai estar nestas centenas de famílias cujos pais, responsáveis e informados, assistiram ao filme, mas sim nos muitos milhares de famílias onde a informação não chegou e nas quais os pais, mesmo responsáveis, vão ser surpreendidos com com filme sem o poderem filtrar ou comentar e as outras, em que os pais nem sabem o que os filhos vêem na tv! Há crianças com menos de 7 anos a ver televisão (a RTP2) a essa hora (não que o devessem, mas há...).
A minha filha mais velha tem 7 anos e não vou ver o filme com ela; acho que ainda não está preparada. Não lhe escondo as questões da sexualidade e falo abertamente com ela, à medida da sua idade, mas não quero apresentar-lhe agora o kama sutra...! As carícias mostradas e os termos usados em algumas partes do filme não são seguramente indicados para crianças de 7/8 anos!
Finalmente, tive muita pena de verificar que o Prof. Daniel Sampaio, pessoa notável, não sabe afinal respeitar a opinião dos outros: a forma como tratou a Dra. Margarida Neto foi arrogante, ofensiva e reveladora, afinal, de insegurança! Qualquer que seja a nossa opinião, devemos sempre respeitar a opinião dos outros, assim como as suas ideologias. Desrespeitar, inclusivamente, a religião de cada um não é digno de uma pessoa do nível do sr. Prof.! Os católicos (como os que professam outras religiões) não são retrógados e "velhos do restelo", que não sabem educar as suas crianças na sexualidade! Não é por se confessarem em Fátima que são menos informados! "O grupo" da Dra. Margarida Neto (no qual, provavelmente, me incluo, mesmo nunca a tendo conhecido pessoalmente) são pessoas com o mesmo direito à opinião que o "seu grupo", sr. Prof., e a sua verdade não é, acredite, a verdade universal!

Sónia

Anónimo disse...

Quero dar os parabens à Dra Margarida Neto pelo forma como conseguiu e muito bem defender-se do ataque inqualificavel do Dr Sampaio, que se revelou um velho demente.
Não a conheço nem sei a que grupos pertence mas gostei muito das suas intervençoes e partilho das suas opinioes, bem haja, Dra Margarida Neto.
Ana Sousa
33 anos e mãe de 3 filhos

Metralhinha disse...

A qualidade e a autoridade de tantos comentários negativos levam a concluir (e ainda sem ter visto o filme) pela excelência do mesmo. Assim, só tenho de louvar esta iniciativa da RTP que deste modo cumpre verdadeiramente o «serviço público».
Quem achar tal iniciativa subversiva dos seus valores morais tem um bom remédio: não veja!

Anónimo disse...

Não faltam cenas de sexo e de violência a que as crianças estão sujeitas todos os dias (infinitamente piores que este filme (que ainda nem vi) porque essas cenas nem sequer são explicadas nem mostradas de uma forma compreensível (e, no entanto, as crianças vêem e a maioria dos pais nem sabe ou nem se preocupa): seja na televisão (novelas, desenhos animados (cada vez mais violentos), jogos de computador, internet, revistas, livros, etc. facilmente acessíveis!

Ora, é importante gerir esta informação (que muitas pessoas julgam que as crianças não sabem, que são inocentes (no sentido de ignorarem essas informações)), ajudar a criança a organizar e perceber correctamente a sexualidade tal como tudo o resto que precisam saber sobre a vida.

E quem melhor do que os pais para os informar e educar? O problema é, como se nota, infelizmente, em grande parte dos comentários aqui deixados, que muitos adultos ainda vivem carregados de tabus e, logo, não são capazes de educar os filhos nesse sentido. Uma pena. Evoluam!

Anónimo disse...

Bom dia,
Queria dar os parabéns à rtp pela excelente iniciativa.Achei o filme muito bom e adequado.As crianças têm acesso a estas matérias de outras formas e a maior parte das vezes desadequada.
Mas gostaria também de referir (e aqui não há quem nos corte a palavra) que, na minha opinião um dedate é feito com o intuito de promover e apresentar pontos de vista,pistas para a actuação,dos pais neste caso,e variedade de opiniões ou menos divergência de opiniões.A questão aqui é que este nem foi o caso..Não me pareceu que a Dra Margarida estivesse assim tanto em desacordo com o Dr. Daniel nos pontos essenciais.Lamento,sinceramente a posição assumida por este,no que respeita à sua postura e modo de falar,porque sobre as opiniões e convicções à cerca o tema em questão,concordo em absoluto.Relembro que começou o debate por falar dos netos que tem na referida faixa etária e 20 minutos depois a vida ou exemplos pessoais não interessavam para nada.Não compreendo porque razão um homem como ele,com tanta capacidade,estudo,prática e tanto trabalho no terreno se sentiu tão incomodado com algumas questões levantadas.Se refere que tem pena das pessoas que pensam "como a Dra Margarida" é porque sabe que existem.Então e com essas não se trabalha?A Dra Margarida,naquele contexto e independentemente das suas covicções pessoais,considerou pertinente salientar que há familias assim e se tivessem tido a preocupação de aceitar esse facto e de tentar,a partir do filme,desconstruir essa posição e falar directamente para esses pais,talvez hoje já fossem menos.Aproveito também para salientar a posição parcial assumida pela apresentadora..e que se certa forma impossibilitou que a discussão fosse mais esclarecedora sobre o ponto que referi anteriormente.Peço desculpa pela extensão deste "post".. Termino também com uma questão: É esse o ambiente de abertura,de dismistificação de fastasmas que preconiza Dr. Daniel?Sabe perfeitamente que não é agindo como se pessoas que pensam diferente não existissem ou pior,falando com arrogância e algum desrespeito sobre elas,que se combatem estas velhas e falsas questões e perconceitos..é justamente encarando-as e educando-as.

Anónimo disse...

Se é imprescindível que as crianças tenham ascesso aquelas imagens do desenho,para ter um conhecimento claro do assunto, seria melhor que os pais as mostrassem ao vivo. Na minha opinião seria a mesma coisa. Pois quando ensinamos algo a uma criança muitas vezes mostramos como se faz, ou então elaboramos um método inocente para que não interfira em seu pisicológico. Se as imagens ficassem no "ficam um em cima do outro e fazem festinhas" com o marido deitado de costas em cima da mulher, ainda ia, mas mostrar aquelas imagens explícitas não concordo.
As crianças não precisam aprender como se faz sexo, a própria natureza humana as mostrará no momento certo. É o tipo de coisa que se faz por instinto humano, não necessita aprendizado.

Anónimo disse...

Não concordo com o filme na sua totalidade. A sensibilidade de cada pessoa deve de entrar em conta na educação sexual, razão pela qual devem ser os pais a dá-la e não a TV a mostrar. Tenho 2 filhos aos quais eu dei a educação sexual e a reacção de cada um foi completamente diferente. É um tipo de informação que, para ter o verdadeiro efeito, deve ser dado com muito amor e carinho.
Na minha opinião seria um filme mais de apoio aos educadores que pudessem filtrar o assunto de acordo com a sensibilidade de cada filho

Anónimo disse...

eu tinha o Sr. Sampaio como um senhor equilibrado e ponderado. O stress trás ao de cima o verdadeiro eu. Eu estou muito afastado da problemática da educação sexual nas escolas. No entanto, o Sr. Sampaio deu a entender que como figura incontestável que é estava à espera que depois da ministra lhe ter dado a missão de pôr a educação sexual nos eixos que toda a gente ia pôr-lhe um tapete vermelho à frente para pôr em prática a sua sabedoria. Não sei se em psicologia existe a doença da iluminação ?
O que parece é que face a alguns grupos mais aguerridos, possivelmente ligados ao cristianismo, ele deve ter ganho alguma alergia às posições que não se baseiem em exclusivamente “em estudos”. Esta visão materialista da sociedade que leva ao engano de se achar é possível dar um sentido à vida e às relações humanas pelo método científico é claramente perigosa e leva a muita experimentação que dá origem a muita infelicidade.
Quem me ensinou a relacionar com os outros e a viver em sociedade foram os meus avôs e a minha família. Por sua vez foram de certeza os seus pais e avôs que lhe ensinaram. A sociedade evolui e foram eles que foram eles que foram-me ajudando a discernir a informação extra que a sociedade adicionava. Fora do meio familiar só recebi bons conselhos de pessoas que acreditam em Deus. A experiência que tenho das pessoas que têm uma visão materialista da sociedade é muito má no que diz respeito à visão que têm da sexualidade. São pessoas com quem se pode falar das aplicações do método científico, do trabalho, do futebol, fora disso as coisas tornam-se pré-históricas.

Existe um sentido que se tem que passar às crianças que é a responsabilidade que está associada à sexualidade. No século XXI estar a por ênfase no prazer é um pouco chover no molhado porque toda a gente sabe que a sexualidade dá prazer basta olhar para os anúncios. Eu o que vou tentar ensinar aos meus filhos é que a sexualidade é expressão mais intensa do amor entre um homem e uma mulher (casados) e é um jogo em que uma pessoa se arrisca a ser pai ou mãe sempre (com ou sem contracepção) e é essa a beleza da sexualidade.

Depois da demonstração cívica do sr. Sampaio as dúvidas que tinha sobre os objectivos da APF agravaram-se. Em escolas públicas vou sempre optar que os meus filhos não tenham aulas de informação sexual (os meus filhos não são bases de dados).

Desculpem este longo desabafo mas custa-me ver uma pessoa ponderada como a Dra. Neto ter que aturar a atitude de pai do Sr. Sampaio. No meio científico tenho visto muito disto. Normalmente por detrás da agressividade está muita insegurança e frustração.

Anónimo disse...

Gostaria de sugerir à RTP, para levar esta discussão ao debate do PRÓS E CONTRAS", mas já agora, com um painel de convidados mais equilibrado (sem tendenciosismo).

Obrigado

Anónimo disse...

Desculpem é só mesmo para dizer que no meu "post" onde se lê: "variedade de opiniões ou menos divergência de opiniões." deveria ler-se "variedade de opiniões ou mesmo divergência de opiniões." Defendo que é esse o objectivo dos debates, se não convidavam apenas um orador!

Unknown disse...

Cara sara, é claro que me interpretou da maneira mais errada possível. Não sou contra a orientação sexual e nem sou ligada a tabus. Sou uma mãe jovem de pouco mais de 20 anos de idade, mas sei exatamente o que é exagero.
Para se ensinar uma criança como fazem-se bebés não é necessário mostrar cenas de sexo onde até as pleliminares são exploradas. Não sou antiquada, apenas gosto de pudor e descência, e em minha opinião (e espero piamente que a respeite)penso que aquele filme foge ao longe deste respeito que eu espero que chegue até aos meus.

Anónimo disse...

Prepotência do Prof. Daniel Sampaio. O file é violento e pode ser traumatizante. Penso ser um convite à experiência infantil desordenada.
Nenhuma doença se cura num só dia. O tratamento deve de ser progressivo.
Lamento

Anónimo disse...

Fernanda:

Eu respeito a sua opinião tal como a opinião de qualquer pessoa!

Refutei o que disse principalmente por comparar a pornografia e e questionar se foi algum psicólogo que deu a ideia (isso é ofensa!).
Achei que exagerou, apenas isso.
Refuto mas respeito!

Cumprimentos.

Unknown disse...

O que é que uma criança de 7 anos precisa saber sobre as profundezas do mercado de trabalho ou da violência desenfreda de nossos dias? Pelo que me conste, quando falamos destas coisas para nossos filhos falamos mais ou menos assim: Filhinho, precisas estudar bastante para ser um bom profissional e não saias à rua sozinho nem fale com estranhos, pois há muitos homens maus...
Então, por que falar de sexo de uma maneira tão aberta se não será necessário à criança de uma forma imediata?

Anónimo disse...

qualquer dia será normal em certo dia da semana trabalharmos todos nus....a nudez é natural, porquê tabus e preconceitos? e também deviam mandar banir as portas de w.c....fazer chichi é natural, porque não á vista de todos?

Anónimo disse...

Simplesmente um convite a uma experiência que pode trazer consequências negativas e irreversíveis como já aconteceu. Já que estamos atrasados relativamente a outros países porque é que não fazemos disso um ponto positivo e aprendemos com os erros deles? Razão tinha o Eça de Queiroz quando dizia que nós copiávamos os estrangeiros de uma forma exagerada e ridícula.
Os adultos não têm em conta os sentimentos das crianças e muito menos o que elas querem. Os adultos não sabem o que buscam para eles próprios e tentam arranjar cobaias para os seus ensaios. A sua insatisfação leva-os à procura de uma liberdade desenfreada e sem regras e isso não é liberdade mas anarquia. Por isso é que o mundo está como está e os excessos levam à busca de novas sensações e experiências que muitas vezes são perniciosas para as crianças.
O senhor Prof. estando ligado às crianças e seus problemas deveria ser o primeiro a conhecer e reconhecer que cada criança tem a sua sensibilidade. Tudo na vida, independentemente se é sobre a educação sexual ou não, deve ser transmitido aos nossos filhos consoante as suas sensibilidades e idades; a percepção e aceitação dos assuntos são diferentes.
Olhem mais para as vossas famílias e deixem cada educador decidir o que é melhor para os seus filhos.
Como era bom se se preocupassem com a mesma força e energia todos os valores humanos como quando se trata de sexo!

Unknown disse...

Cara sara, quando falei que aquilo era pornografia falei no quanto as imagens eram pesadas ou ofensivas ao meu ver, à mente de uma criança.
Ademais, olhe o que o dicionário priberam designa por pornografia:
"representação (por escritos, desenhos, pinturas, filmes ou fotografias) de cenas ou objectos obscenos destinados a serem apresentados a um público;"
Então, não está tão longe assim da realidade.
Quanto ao meu comentário, aliás, pergunta irónica, se foi feito por um pisicólogo, não foi desmerecendo os profissionais da área, mas sim o conteúdo que foi muito mal formulado, então, se foi de facto algum pisicólogo que o elaborou, pra mim está desqualificado.

Anónimo disse...

"Então, por que falar de sexo de uma maneira tão aberta se não será necessário à criança de uma forma imediata?"

Cara Fernanda:

Talvez para que a criança esteja prevenida quanto às possíveis coisas a que pode assistir ou estar sujeita ao longo do tempo que não passa com ela. Na escola, nas brincadeiras com os colegas, nos passeios, na televisão, na internet, em livros e revistas, etc..

Como já disse, ainda não vi o filme e não sei até que ponto vai a "abertura" do filme em relação à sexualidade. Mas os pais é que determinam se acham que é ou não adequado para a idade e mentalidade (maturidade intelectual) dos seus filhos.

A vida é uma constante aprendizagem.
E é bom que as crianças entendam desde cedo as coisas básicas sobre a vida com os pais, para que o aprendam de uma forma correcta. Todos os dias são com certeza expostas a cenas que o mais provável é perceberem e interiorizarem de forma não adequada, o que gera confusão nas suas mentes e pode trazer consequências negativas.

As crianças são curiosas e vão procurar saber o que pretendem mesmo que não seja através dos pais. E as outras fontes de informação podem ser desadequadas ou incompletas ou até podem ser entendidas erradamente pelas crianças.

Por isso é crucial a orientação por parte dos pais ou encarregados de educação, para esclarecer e ensinar correctamente as suas crianças, desde cedo.

Anónimo disse...

Amei a posição do sr. Paulo Leitão.

Anónimo disse...

adoro as pessoas que comentam o blog começando por dizer que não viram o programa...é que acho mesmo PEEEERFEITO!

Anónimo disse...

Então a obscenidade está patente desde que existem seres a habitar o mundo!
Não lhe chamemos isso, por favor!
Sexo é tão natural como o mundo, como a vida. E deve ser desmistificado, informado e respeitado.

FuckItAll disse...

Tomo a liberdade de deixar aqui link para um comentário ao assunto:
http://womenageatrois.blogspot.com/2007/06/educao-sexual-e-os-inimigos-do-costume.html

E aproveito para comentar também que me parece que há aqui muita gente que não se lembra, ou faz por esquecer, como foi ter 8, 9 ou 12 anos. Acham mesmo que viviam desligados do corpo e da sexualidade? Thing again.

Pelo teor dos comentários, parece é que entraram na sexualidade no mesmo estado de ignorância e falta de apoio por parte dos adultos em que querem manter os filhos. Mas mantenham assim os VOSSOS filhos: desliguem-lhes a televisão. Não queiram é impedir o resto de nós de ter filhos informados. E não me digam que não controlam o que eles vêem na televisão, porque aí é que perdem mesmo toda a autoridade para continuar esta conversa...

Inês Meneses

Anónimo disse...

Cara sara, talvez meu post seja alvo de rejeição por parte daqueles que tem um pensamento contrário por basicamente dois motivos:
1º É um desbafo. Uma expansão. Por isso contém expressões sinceras e nem um pouco latentes, porém, nunva invasivas.
2º Por ter sido lido ao vivo, pela srª. Fernanda Freitas, pois com já dantes afirmei é sincero e expressa revolta.

Porém, deve-se lembrar, que não fui só eu que fiquei chocada e expresei minha indignação. Tente avaliar as outras mensagens e chegue à uma clara conclusão.
A propósito, acabo de ver um comunicado na RTP,talvez porque eles perceberam que o filme feiru a sensibilidade de muitos, assim como eu, onde se diz que hoje será mostrado um vídeo "onde se mostra ás crianças como se fazem os bebés" e nem sequer cita a palavra "sexo". Então, torno a reafirmar minha posição: Ensinar como se afzem os bebés é uma coisa, mostrar como se faz sexo é outra.
Com respeito e consideração,

Fernanda

FuckItAll disse...

E, por fim, não resisto a responder a uma comentadora em particular: Fernanda, tem todo o direito a educar os seus filhos para terem medo dos outros na rua, e até para terem medo do seu próprio corpo. Desligue a televisão e feche-os em casa. Não pode é obrigar-nos a todos a fazer o mesmo.

Anónimo disse...

Vi o filme e assisti ao debate de ontem à noite.
Como mãe, parece-me que o filme vem facilitar o trabalho dos pais em transmitir estas questões às crianças.
Contudo, concordo com a Dra. Margarida Neto em que algumas imagens são bastante cruas. Não me parece que se possa pensar que só porque hoje em dia as crianças têm acesso a muita informação aquelas imagens não sejam de todo "novidade" para algumas delas.
O debate foi muito interessante, julgo que para todos os pais. Contudo, pareceu-me muito triste a "quesília" levantada pelo Dr. Sampaio contra a Dra. Margarida Neto. Perdeu-se tempo que teria sido mais util em esclarecer os pais. Para quem está em casa a assistir, fica muito feio este lavar de roupa suja, ainda para mais que não eram políticos... a esses estamos habituados!
Parabens à RTP2 pela inicitiva.
Sendo um tema tão importante, não pensam repetir a transmissão do filme?

FuckItAll disse...

Ups, no meu primeiro comentário era "think again", claro.

Inês Meneses

Anónimo disse...

Pois é, sexo é uma coisa tão natural! Mas não para as crianças! Tudo tem seu tempo determinado.
Vai ver que o que a minha tia diz faz sentido: Que os bebés já nascem com comportamento sexual activo, e de facto o pratica quando mama nos seios da mãe.
Isto é ridículo!

Anónimo disse...

Fernanda:

Tal como a senhora, eu deixei a minha opinião que, obviamente, não se destina só a si.

Penso que não me entendeu correctamente, não estou a defender o filme, até porque ainda o verei hoje.

Estou é a defender que os pais ensinem sobre sexualidade aos seus filhos e, quanto mais cedo melhor. Não é ensinar de uma forma agressiva, obviamente, mas de uma forma elementar, clara, suave e sem tabus que os faça entender aquilo que é preciso. Sem ocultar algumas das coisas fundamentais que chama de obscenidades até porque, mesmo que não seja através dos pais, as crianças vão procurar saber por outras fontes (que podem não ser muito adequadas).

Anónimo disse...

Muitas crianças terão que usar armas quando forem adultas, se vierem a ser polícias ou militares. Devemos por isso fazer uma banda desenhada sobre técnicas de embuscada com armas de fogo ou técnicas de contra-terrorismo? As crianças "devem saber tudo" ou a vida é um processo contínuo em que se vai aprendendo a cada momento aquilo que é importante para cada momento? Que importância tem para uma criança de 8 anos saber se foi concebda com "penetração" ou num tuo de ensaio? O que é importante não é que saiba que foi acolhida pelos pais com amor? O que é importante não é saber que os pais se amam, o que, na sua experiência, tem como principal manifestação as "festinhas" e não a penetração sexual?

Anónimo disse...

Caro cidadão, eu quis obrigar a quem a fazer o que? Cada um faz o que quer e por isso é que eu me expressei: Porque eu quis! E é porque eu quero que defendo meus filhos de coisas que acho erradas. Falarei de sexualidade e procriação quando achar conveniente, quando meus filhos me questionarem. Pode ser com 5, 6 ou 7 anos. Responderei na mesma, mas de uma maneira mais light.

Anónimo disse...

O que é que vocews acham que as crianças vão comentar na escola depois de ver este filme? Será que vão comentar como o filme foi didático ou elucidador, ou como eram engraçadas as cenas entre o papá e a mamã?

Anónimo disse...

O que é que voces acham que as crianças vão comentar na escola depois de ver este filme? Será que vão comentar como o filme foi didático ou elucidador, ou como eram engraçadas as cenas entre o papá e a mamã?

Anónimo disse...

Sou mãe de uma menina de 5 anos que já sentiu curiosidade em saber como é que os bebés nascem e, mais especcificamente, como é que ela nasceu. Quando ela me perguntou eu senti uma certa dificuldade em adequar a informação à sua idade, mas consegui explicar-lhe com uma linguagem clara e dando os nomes certosaos orgãos. Ela percebeu e acho que essa nossa conversa vai fazer com que de futuro ela fale comigo sobre esse o muitos outros assuntos. Gostaria de louvar a iniciativa da RTP2 e de levantar a questão se não seria oportuno a passagem de um filme sobre este tema, mas direccionada para crianças mais novas, isto porque como referi a minha filha tem 5 anos e conforme foi dito no debate este filme é mais adequado para crianças dos 7 aos 11 anos. Obrigado

Anónimo disse...

"Que os bebés já nascem com comportamento sexual activo, e de facto o pratica quando mama nos seios da mãe.
Isto é ridículo!"

Não é ridículo e também não é exactamente um comportamento sexual. Nessa idade do mamar, a zona erógena da criança, ou seja, a zona que lhe dá mais prazer e que mais explora é constituída pelos lábios e pela cavidade bucal. O mamar é considerado a 1ª actividade sexual para Freud e os seus seguidores.

A realidade é cega para quem não quer ver.

Anónimo disse...

Deve ser muito importante que as crianças tenham plena consciência, aos 8 anos - presumo que seja para esta faixa etária que se fazem desenhos animados - de que há violadores, abusadores e pedófilos! Assim já se podem protejer! Ora tenham paciência!!! A pedofilia é um problema de ADULTOS! Somos nós que temos que o resolver. As crianças NÃO DEVEM ter contacto com algo que NUNCA deveria existir. Já bem basta aquelas que são abusadas. Não é preciso que esse horor seja partilho por todas as restantes enquanto são crianças! Façam um programa sobre pedofilia e abusos sexuais mas para os ADULTOS, que são quem tem capacidade de actução e responsabilidade.

Anónimo disse...

Tenho 23 anos. À primeira vista o filme que vi poderia parcer-me excessivo. No entanto, ao fazer uma restrospectiva da minha vida, dou conta que aos 10 anos estava farta de saber o que era sexo, como se fazia, e que estava claramente associado ao prazer. E agora acredito que foi por isso mesmo que tive um inicio de vida sexual consciente e responsável.
Acrescento ainda que tenho que concordar com o p Dr Daniel Sampaio disso logo ao início e que foi pouco notado : o importante não é o dia em nos sentam numa cedeira e nos explicam os factos da vida ou nos mostram um filme como este. O importante é o modo como a nossa familia vive todos os dias, como os pais se tratam, as mensagens e os valores que passam, e a descontração com que, em qualquer altura "puxam" o assunto do sexo para uma conversa de sala.

Anónimo disse...

Está comprovado que crianças de 7 anos já sentem impulsos sexuais e principalmente os meninos tem já uma idéia formulada de como é o órgão sexual feminino e alguns já almejam pela prática do sexo, talvez pelo excesso de informação. Concordo quando falaram de obscenidade, pois imaginem o que um garoto de 11 anos ou até menos sentirá quando ver a mulher de pernas abertas com a vagina claramente à mostra quando se fala na menstruação pois a palavra obsneno pode denotar algo lascivo ou sensual e não propriamente algo que vai contra a moral, e lógico é que foi contra a moral de muita gente.

Anónimo disse...

"Se sinto que sim, é porque é bom. Se sinto que não, é porque é mau". quer então dizer que quem fez este filme, está convencido de que uma criança de 8 anos, tem o descernimento suficiente para distinguir o bem do mal, apenas por aquilo que sente?! O qu eacham que acontecerá se experimentar encher-se de gelados e bolos? É bom, mesmo que vá ficando obesa? E alcool? E cocaína? Ouvi dizer que também é se "sente que sim". A cocaina é boa, porque nos faz sentir bem? E já agora, expliquem-me qual o papel dos educadores, se qualquer criança de 8 anos é autosuficiente para distinguir o que deve fazer do que não deve!

FuckItAll disse...

Cara Fernanda, quando apela à não exibição deste filme na televisão, está de facto a querer impedir todas as pessoas, crianças incluídas, de vê-lo. E algumas pessoas, eu incluída, achamos este tipo de material pedagógico importante, e estamos gratos por a RTP2 o tornar acessível.

Se se trata só dos seus filhos, mais uma vez, basta não os deixar ver, que é o que faço quando acho alguma coisa desadequada para a minha filha.

(peço desculpa por me dirigir a si em particular, é só porque sintetizou bem a posição de muitos outros comentadores, a quem o meu comentário também se dirige)

Inês Meneses

Anónimo disse...

O que? E isto não é ridículo?

Anónimo disse...

Não tenho filhos, mas de qualquer forma a minha formação na área da Psicologia, levou-me a ter um especial interesse pela visualização do filme. E tenho de dar os meus parabéns à RTP2 e ao programa. Será que estes pais que se mostram indignados, não deixam os seus filhos ver televisão (mesmo as novelas, claro!), estar na Net(sem controlo adequado), e até falar com os amigos sobre estes temas... É só uma ideia ... até porque ninguém vai ser obrigado a ver o filme ....

Espero sinceramente que se repitam mais vezes este tipo de iniciativas. Obrigado.

Marta Rema disse...

Vi o filme e gostaria de deixar a minha opinião sobre este assunto:
1- não há apenas um erro científico no filme (da cauda do espermatozóide que não cai) como foi dito durante o debate que se seguiu. Nessa fase, não existe ainda um feto, como o filme transmite, mas sim um embrião.
2- estou totalmente de acordo com o que dizia ontem o sociólogo: quanto mais informação melhor. e quantos pais não sabem como/quando iniciar a conversa sobre sexualidade ou como explicar o que as crianças procuram saber.
3- TODAS as crianças experimentam. todas as crianças fazem interagir o seu corpo com o do outro e interagem com o seu próprio corpo. nada fora disso seria saudável.
4- nem todas as crianças se tornarão adultos heterossexuais.

Unknown disse...

Eu não apelei em momento nenhum nem para que não passassem o filme nem para que não o assistissem.
Vivam e dexem viver, assistam o filme e se isto vos faz felizes que seja assim.

Anónimo disse...

Louvo a iniciativa. É o 1º comentário que me apraz realizar. E louvo porque denota a intenção de contribuir com algo num tema considerado marginal.

Falo na qualidade de cidadão critico e como pai de filhos com idades tenras (4 e 5 anos). Isso dá-me a autoridade de puder contribuir neste painel de comentários à semelhança de muitos de vós.

Como nota adicional, penso ter sido lamentável a forma como dois dos participantes se comportaram perante uma plateia que lhes merecia muito mais respeito...todos nós do lado de cá do écran.

Condeno também a forma abusiva como este forum foi utilizado por alguns cidadãos muito pouco escrupulosos e de caracter questional ao optarem por palavras e posições claramente incendiárias. Porém todos sabemos também que são as opiniões extremadas que mais se manifestam nestes circulos, num ou noutro extremo, ficando no "meio" toda uma população que não se dá ao trabalho de se expressar, sendo porem estes que eventualmente contribuiriam de uma forma muito mais sensata e construtiva neste tema de grande importância.

Focunda-me no tema em si, o desenho animado, para uns adequado, para outros demasiado explicito, partilho convosco que nele nada me espanta ou choca. Porém, é sempre nos pais que deve constar o filtro e será em acordo familiar (com a minha esposa) que se tomará a decisão de se partilhar este momento com os nossos pequenos. Mesmo que decidâmos não o visionar, louvo mais uma vez em nota final todas as contribuições e estimulos que a sociedade possa dar, desde que em envolvendo os pais nessas decisões, como esta que o canal 2 dos deu.

Aguardo com entusiasmo as iniciativas seguintes.

«O mais antigo ‹Mais antiga   201 – 400 de 466   Mais recente› Mais recente»