25% da população portuguesa sofre de alguma doença reumática. Artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriática ou idiopática juvenil são algumas das doenças reumáticas mais graves. Podem atingir portugueses e portuguesas em qualquer idade, e são incapacitantes ou até letais. Mesmo as formas menos graves são debilitantes, provocando problemas articulares ou síndrome de fadiga crónica, prejudicam a fertilidade, provocam abortos, afectam a actividade sexual do doente. Transversal a todas as formas da doença, está a dor física crónica, e, para além desta, a dor na alma que causa depressões e afecta os laços de afectividade.
5 comentários:
Sempre que se fala de reumatismo lembro-me da "brigada do reumático".
Agora a sério...
Eu própria me ressinto das bruscas mudanças climáticas, e já me disseram que estas sazonais dores nas articulações são reumatismo hereditário, contudo não sei se isto terá fundamento.
CC
Maria Mendes
No tema anterior do vosso programa, um anónimo perguntou se alguém saberia qual é a música do vosso genérico. Eu tentei responder-lhe mas já estavam encerrados os comentários.
Presumo ser um excerto da música Sinnerman, de Nina Simone.
CC
Maria Mendes
Boa tarde a todos(as):
O meu nome é Sara Correia e gostava de colocar uma questão: o meu pai sofre de artrite reumátóide e, recentemente, após uns exames de rotina, reparei que a valor da proteína c reactiva está ligeiramente elevado. Pesquisei sobre o assunto e, entre outras coisas, constatei que este elemento estará relacionado com a presença de um qualquer tipo de reumatismo. Estou certa ou não?
Obrigada.
Parabéns pelo programa!
Boa tarde novamente:
Penso que não terei sido suficientemente clara: fiz análises ao sangue e a minha proteína c reactiva está ligeiramente elevada, assim como a velocidade de sedimentação. uma vez que é o meu médico de família disse que este valor era inespecífico, gostaria de saber se há uma relação entre este e a doença do meu pai.
Sara Correia
Sara Correia,
de acordo com a Dra Ana A. Teixeira, estes valores têm à partida a ver com a AReumatoide. uma simples constipação poderá elevar esses numeros. tem q saber se a AR está controlada - se estiver, poderá ser uma infecção.
mas como não temos mais dados é impossivel fazer um diagnostico rigoroso.
Saudações civis
Enviar um comentário