segunda-feira, dezembro 3

DOENÇAS REUMÁTICAS - UMA EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA?

25% da população portuguesa sofre de alguma doença reumática. Artrite reumatóide, espondilite anquilosante, artrite psoriática ou idiopática juvenil são algumas das doenças reumáticas mais graves. Podem atingir portugueses e portuguesas em qualquer idade, e são incapacitantes ou até letais. Mesmo as formas menos graves são debilitantes, provocando problemas articulares ou síndrome de fadiga crónica, prejudicam a fertilidade, provocam abortos, afectam a actividade sexual do doente. Transversal a todas as formas da doença, está a dor física crónica, e, para além desta, a dor na alma que causa depressões e afecta os laços de afectividade.

5 comentários:

lady_blogger disse...

Sempre que se fala de reumatismo lembro-me da "brigada do reumático".
Agora a sério...
Eu própria me ressinto das bruscas mudanças climáticas, e já me disseram que estas sazonais dores nas articulações são reumatismo hereditário, contudo não sei se isto terá fundamento.

CC

Maria Mendes

lady_blogger disse...

No tema anterior do vosso programa, um anónimo perguntou se alguém saberia qual é a música do vosso genérico. Eu tentei responder-lhe mas já estavam encerrados os comentários.
Presumo ser um excerto da música Sinnerman, de Nina Simone.

CC

Maria Mendes

Anónimo disse...

Boa tarde a todos(as):
O meu nome é Sara Correia e gostava de colocar uma questão: o meu pai sofre de artrite reumátóide e, recentemente, após uns exames de rotina, reparei que a valor da proteína c reactiva está ligeiramente elevado. Pesquisei sobre o assunto e, entre outras coisas, constatei que este elemento estará relacionado com a presença de um qualquer tipo de reumatismo. Estou certa ou não?
Obrigada.
Parabéns pelo programa!

Anónimo disse...

Boa tarde novamente:
Penso que não terei sido suficientemente clara: fiz análises ao sangue e a minha proteína c reactiva está ligeiramente elevada, assim como a velocidade de sedimentação. uma vez que é o meu médico de família disse que este valor era inespecífico, gostaria de saber se há uma relação entre este e a doença do meu pai.
Sara Correia

Sociedade Civil disse...

Sara Correia,

de acordo com a Dra Ana A. Teixeira, estes valores têm à partida a ver com a AReumatoide. uma simples constipação poderá elevar esses numeros. tem q saber se a AR está controlada - se estiver, poderá ser uma infecção.
mas como não temos mais dados é impossivel fazer um diagnostico rigoroso.
Saudações civis